(atividadesmatematica.com).
O quadro abaixo mostra a relação das compras que Aline fez na padaria: Antes de passar pelo caixa da padaria, ela fez o cálculo de quanto gastará.
Padaria Três Rios | |
---|---|
1 leite | R$ 2,30 |
1 Rosca | R$ 3,80 |
1 Manteiga | R$ 4,10 |
Quanto Aline deverá pagar?
Logo, Aline deve pagar:
= 2,30 + 3,80 + 4,10
= R$ 10,20
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Mariana gosta de ler e todos os meses ela compra um livro. No mês de maio, ela foi à livraria e viu a seguinte promoção:
Dois livros por apenas R$ 14,90
Ela aproveitou a promoção e comprou os dois livros.
Quanto Mariana pagou por cada um deles?
Mariana pagou pelos os dois livros:
[tex] = \frac{14,90}{2} = R \$\ 7,45 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(novaescola.org.br).
Um estudante pretende se inscrever para participar de um campeonato. O valor das inscrições está apresentado na tabela abaixo:
Categoria | Inscrições até 31/10 | Na abertura do campeonato |
---|---|---|
Profissional | R$ 60,00 | R$ 70,00 |
Estudante | R$ 30,00 | R$ 35,00 |
Sabendo que o estudante vai se inscrever na abertura do campeonato, qual o valor que ele vai pagar?
De acordo com tabela, o estudante vai pagar na abertura do campeonato, R$ 35,00.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª Fabiana Custódia).
As figuras abaixo representam 4 caixas de peças, contendo figuras geométricas planas.
Qual dessa caixa você poderia usar para montar a figura a seguir?
O sólido geométrico é uma pirâmide. Logo, é composto por 1 quadrilatero (base) e 4 triângulos (lateral).
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª Fabiana Custódia).
Andando sempre sobre as linhas da malha quadriculada, Lia partiu do ponto P e chegou até a barraca de doces andando quatro quarteirões para leste e depois três para norte.
Partindo de P, um dos caminhos mais curtos que Lia pode fazer para ir ao circo é:
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª Fabiana Custódia).
Observe os algarismos das fichas:
Se utilizarmos todas as fichas para formar o maior número possível, o algarismo que ficará na ordem das unidades de milhar, é o número:
O maior número possível é o 8 542. Logo:
8 | 5 | 4 | 2 |
---|---|---|---|
Unidade de milhar | Centenas | Dezenas | Unidades |
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof.ª Fabiana Custódia).
Marcos participou de uma olimpíada de matemática da escola.
Ele acertou 72% das 150 questões.
O número de questões que ele acertou foi:
Observe que:
[tex]= 150 \cdot 72 \%\ [tex]
[tex]= 150 \cdot \frac{72}{100} [tex]
[tex]= \frac{10\ 800}{100} [tex]
[tex]= 108\ questões [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)