sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 15: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 15: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 15: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(CMC - COEOCP).

Considere os números decimais:

1,17; 1,71; 1,04; 0,83; 1,081; 0,98 e 2

Ao colocarmos corretamente em ordem decrescente obtemos a sequência:

A
B
C
D

Ordenadas do maior para o menor. Logo:

    2,000

    1.710

    1.170

    1.081

    1.040

    0.980

    0.830

Logo:

  2 < 1,71 < 1,17 < 1,081 < 1,04 < 0,98 < 0,83

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(CMC - COEOCP).

Nas figuras acima é possível identificar:

A
B
C
D

Nas figuras é possível identificar: três círculos, um losango, dois triângulos, um retângulo e um octógono.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(CMC - COEOCP).

Estão destacadas três figuras geométricas que podem ser observadas na bandeira.


As Figuras 1, 2 e 3 recebem, respectivamente, o nome de:

A
B
C
D

As Figuras 1, 2 e 3 recebem, respectivamente, o nome de: círculo, losango e retângulo.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(CMC - COEOCP).

Observando as alternativas abaixo, encontre aquela em que a representação da região escura, na forma decimal, corresponde ao valor igual a 0,75.


A
B
C
D

Observe:

  Figura A: [tex] \frac{4}{10} = 0,4 = 40\ \%\ [tex]

  Figura B: [tex] \frac{2}{8} = 0,25 = 25\ \%\ [tex]

  Figura C: [tex] \frac{8}{12} = 0,666.. \cong 66,66\ \%\ [tex]

  Figura D: [tex] \frac{3}{4} = 0,75 = 75\ \%\ [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(CMC - COEOCP).

A figura abaixo mostra uma malha quadrada que foi dividida em 36 quadrados iguais.

Um quadrado e quatro triângulos foram pintados sobre a malha e tal região será recortada de forma que se possa construir uma figura tridimensional.

Essa figura que receberá o nome de pirâmide.


É correto afirmar que essa figura tridimensional terá uma região planificada com área equivalente a:

A
B
C
D

O número de arestas são 8: (4 na base e 4 subindo).

Agora, a área é:

    [tex]Área = \frac{parte\ colorida}{Total} = \frac{12}{36} = \frac{1}{3} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(CMC - COEOCP).

A figura abaixo corresponde a um triângulo equilátero dividido em 36 triângulos equiláteros iguais.

O lado dos triângulos menores mede 1 cm. Pedro pintou 24 triângulos para gerar uma nova figura.


Após Pedro fazer alguns cálculos e analisar a figura, ele concluiu que a figura pintada tem perímetro igual a:

A
B
C
D

Perímetro é o contorno da figura. A figura colorida é um hexágono (6 lados) com 2 cm de lado. Logo:

    [tex] P = 2 \cdot 6 = 12\ cm [tex]

e,

    [tex] = \frac{Parte\ colorida}{Total} = \frac{24}{36} = \frac{2}{3} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(CMC - COEOCP).

Roberto sai de sua casa para ir ao shopping e observa o seu relógio para controlar o tempo.

Em menos de duas horas ele chega ao shopping, observa novamente o relógio e calcula o tempo que gastou nesse percurso.

Os horários estão representados na figura abaixo.


O valor obtido por Roberto no cálculo do tempo foi de:

A
B
C
D

O valor obtido por Roberto foi de:

    [tex]= 12h:45min\ -\ 13h:35min [tex]

    [tex]= 50\ minutos [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(CMC - COEOCP).

Observe a frações a seguir:

[tex]\frac{3}{5};\ \frac{3}{4};\ \frac{17}{10};\ \frac{3}{2};\ e\ \frac{3}{8} [tex]

A ordem crescente correta da sequência de frações:

A
B
C
D

Como fração é uma divisão. Logo:

    [tex]= \frac{3}{5} = 3 ÷ 5 = 0,600 [tex]

    [tex]= \frac{3}{4} = 3 ÷ 4 = 0,750 [tex]

    [tex]= \frac{17}{10} = 17 ÷ 10 = 1,700 [tex]

    [tex]= \frac{3}{2} = 3 ÷ 2 = 1,500 [tex]

    [tex]= \frac{3}{8} = 3 ÷ 8 = 0,375 [tex]

Agora, em ordem crescente é:

  [tex] 0,375\ < 0,600\ < 0,750\ < 1,500\ < 1,700\ [tex]

  [tex]\frac{3}{8}\ < \frac{3}{5}\ < \frac{3}{4}\ < \frac{3}{2}\ < \frac{17}{10} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(CMC - COEOCP).

Sara fez uma compra na loja de uniformes do Colégio.

Se fizer o pagamento da compra à vista terá um desconto de 20%.

Qual será o valor do desconto, na compra à vista, sabendo que custou R$ 500,00?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]= R \$\ 500,00 \cdot 20 \%\ [tex]

    [tex]= R \$\ 500,00 \cdot \frac{20}{100} [tex]

    [tex]= R \$\ 5\color{Red}{\underline{00}},00 \cdot \frac{20}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]

    [tex]= R \$\ 5,00 \cdot \frac{20}{1} [tex]

    [tex]= R \$\ 100,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(CMC - COEOCP).

Supondo que o trecho da estrada que liga duas cidades A e B foi dividido em cinco partes iguais e em seguida foram instalados seis marcos quilométricos, como mostra a figura abaixo.


Dessa forma é correto afirmar que a distância entre as cidades A e B é de:

A
B
C
D

Primeiro encontrar a distância entre os marcos:

    [tex] = \frac{163\ -\ 61}{2} = \frac{102}{2} = 51\ km [tex]

Sendo assim, a distância entre as cidade A e B é:

    [tex] = 5 \cdot 51\ km [tex]

    [tex] = 255\ km [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(CMC - COEOCP).

Pedro estava brincando com dois dados.

Cada dado possui seis faces, cada face possui um número de 1 a 6.


Num mesmo dado, cada face possui um número diferente. Ele jogou os dois dados e somou os números das faces que ficaram voltadas para cima.

Qual a chance dessa soma ser 8?

A
B
C
D

Observe a tabela com o total de possibilidades ao lançar os dois dadinhos.

+ 123456
12 3 4 5 6 7
23 4 5 6 7 8
34 5 6 7 8 9
45 6 7 8 9 10
56 7 8 9 10 11
67 8 9 10 11 12

Logo, a chance de sair SOMA 8 é de:

   [tex] chance = \frac{Soma\ 8}{Total} = \frac{5}{36} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(CMC - COEOCP).

Lucas vendeu seu carro para João com o pagamento combinado a ser feito em cinco parcelas, nas seguintes condições:

• Recebeu R$ 2 000,00 do total no ato da venda;

• Recebeu 3 parcelas de R$ 2 500,00;

• Recebeu uma parcela de R$ 5 500,00.

Qual foi o preço total recebido por Lucas na venda desse carro?

A
B
C
D

• Entrada:

  [tex]= R \$\ 2\ 000,00 [tex]

• 2ª, 3ª e 4ª parcelas:

  [tex]= 3 \cdot R \$\ 2\ 500,00 = R \$\ 7\ 500,00 [tex]

• 5ª parcela:

  [tex]= R \$\ 5\ 500,00 [tex]

O preço total recebido por Lucas na venda desse carro é de:

  [tex] = 2\ 000 + 7\ 500 + 5\ 500,00 [tex]

  [tex] = 15\ 000,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)