sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 04: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 04: MATEMÁTICA 6° ANO
Quiz 04: MATEMÁTICA 6° ANO

01
(SEDUC-SP).

A professora Carla pediu a seus alunos para medir a largura da quadra de esportes da escola.

A unidade de medida mais apropriada para a realização dessa atividade é o:

A
B
C
D

Para medir a largura de uma quadra a unidade de medida mais apropriada é o "METRO".

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-SP).

Em uma jarra foi colocado [tex]\frac{1}{4}[tex] de um litro de água.

A quantidade de água colocada nessa jarra é de:

A
B
C
D

Como nesta jarra foi colocado [tex]\frac{1}{4}[tex] de um litro de água. Logo:

   [tex]\frac{1}{4} = 1 ÷ 4 = 0,25\ L [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-SP).

Dona Sara precisa de 12,60 m de fita para enfeitar o vestido da sua neta.

Ela já tem [tex]\frac{1}{3}[tex] da quantidade de fita necessária.

A quantidade de metros que ainda precisa comprar é:

A
B
C
D

Como Dona Sara já tem [tex]\frac{1}{3}[tex] do comprimento da fita. Então, aínda faltam [tex]\frac{2}{3}[tex]. Sendo assim:

    [tex]\frac{2}{3} \cdot 12,60 = \frac{25,20}{3} = 8,40 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-SP).

Uma professora pediu aos alunos que fizessem o desenho de um quadrilátero, cujos lados fossem paralelos dois a dois e que possuísse os quatro ângulos internos retos.

Observe o desenho de quatro alunos dessa professora:


Qual dessas crianças desenhou o quadrilátero solicitado pela professora?

A
B
C
D

A criança que desenhou o quadrilátero corretamente foi "RAFAEL".

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-SP).

Para fazer uma jarra de suco de limão, Raquel usa 3 colheres de açúcar.

Para fazer 18 jarras de suco de limão, a quantidade de açúcar que ela precisará será:

A
B
C
D

Como as grandezas "jarra de suco" e "açúcar" são diretamente proporcionais, logo:

   [tex] 1\ jarra\ .....\ 3\ colheres\ de\ açúcar [tex]

   [tex] 18\ jarras\ .....\ x\ colheres\ de\ açúcar [tex]

   [tex] x\ =\ 18 \cdot 3 [tex]

   [tex] x\ = \ 54\ colheres\ de\ açúcar [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-SP).

Na prova de Matemática, Marcela obteve [tex]\frac{1}{4}[tex] da nota; Carlos [tex]\frac{1}{2}[tex]; Lucas obteve [tex]\frac{3}{4}[tex] da nota e Bruna [tex]\frac{2}{10}[tex].

A criança que obteve a maior nota na prova de Matemática foi:

A
B
C
D

Observe que:

  Marcela:  [tex]\frac{1}{4} = 1\ ÷\ 4 = 0,25 [tex]

  Carlos:  [tex]\frac{1}{2} = 1\ ÷\ 2 = 0,50 [tex]

  Lucas:  [tex]\frac{3}{4} = 3\ ÷\ 4 = 0,75 [tex]

  Bruna:  [tex]\frac{2}{10} = = 2\ ÷\ 10 = 0,20 [tex]

Sendo assim, a criança que obteve a maior nota foi Lucas.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUC-SP).

Lara organizou seus livros em 12 prateleiras. Ela colocou 25 livros em cada prateleira.

O número de livros organizados por Lara foi:

A
B
C
D

O número de livros organizados por Lara foi de:

    [tex] 12 \cdot 25 = 300\ livros [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(canaleducacao.tv).

As estradas 1 e 2 ligam as cidades de Belo Monte e Alto da Glória. A estrada 3 corta as outras duas. No mapa abaixo, estão representadas essas estradas.


Quais delas são paralelas?

A
B
C
D

As ruas que são paralelas são as ruas 1 e 2.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW - net).

O carro de João consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos.

Para ir da sua casa ao sítio, que fica distante 63 quilômetros, o carro consome:

A
B
C
D

Como as grandezas "litro" e "km" são diretamente proporcionais, logo:

   [tex] 1\ litro\ .....\ 10\ km\ [tex]

   [tex] x\ litros\ .....\ 63\ km [tex]

   [tex] 10x\ =\ 63 [tex]

   [tex] x\ = \frac{63}{10}\ = 6,3\ litros\ de\ combustível [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(roseartseducar).

As escolas “Morada da Luz” e “Saber Mais” têm, juntas, 4 982 alunos. As duas escolas têm o mesmo número de alunos.

A quantidade de alunos na escola Morada da Luz é:

A
B
C
D

Como as duas escolas tem juntas 4 982 alunos e sabendo que elas tem o mesmo número de alunos. Logo:

    [tex] \frac{4\ 982}{2} = 2\ 491\ alunos [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(adriana2012eliseomarson).

Fernando tem, no seu cofrinho, cinco moedas de R$ 0,05, oito moedas de R$ 0,10 e três moedas de R$ 0,25.

Que quantia Fernando tem no cofrinho?

A
B
C
D

A quantia que Fernando tem é de:

    [tex] = 5 \cdot R \$\ 0,05 = R \$\ 0,25 [tex]

e

    [tex] = 8 \cdot R \$\ 0,10 = R \$\ 0,80 [tex]

e

    [tex] = 3 \cdot R \$\ 0,25 = R \$\ 0,75 [tex]

Total:

    [tex] = 0,25 + 0,80 + 0,75 = R \$\ 1,80 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(adriana2012eliseomarson).

Há três meses, Lúcia pesava 31,3 kg. Hoje ela pesa 29,7 kg.

Pode-se afirmar que Lúcia emagreceu:

A
B
C
D

Lúcia emagreceu:

    [tex] = 31,3\ -\ 29,7 [tex]

    [tex] = 1,6\ kg [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)