(MEC-CAED - ADF).
Durante uma promoção, uma caixa de sabão em pó de determinada marca que, normalmente, contém 3,2 kg de sabão, estava sendo vendida com 200 g de sabão a mais.
Durante essa promoção, qual foi a quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó?
A quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó é:
[tex] = 3,2\ kg + 200\ g [tex]
[tex] = 3,2\ \cdot 1000\ g + 200\ g [tex]
[tex] = 3\ 200\ g + 200\ g [tex]
[tex] = 3\ 400\ gramas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica crescente com os números apresentados abaixo.
173 999 - 192 298 - 192 300 - 179 005 - 179 401
Qual é a sequência que representa a ordem crescente desses números?
A sequência que representa a ordem crescente desses números é:
173 999 < 179 005 < 179 401 < 192 298 < 192 300
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Uma fábrica produziu 11 120 lápis e irá distribuir esses lápis em embalagens contendo 8 lápis em cada uma.
Quantas dessas embalagens serão obtidas nesse processo?
A quantidade de embalagens que serão obtidas nesse processo é:
[tex] = \frac{11\ 120\ lápis}{8\ embalagens} [tex]
[tex] = 1\ 390\ embalagens [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para transportar 18,4 litros de água para um reservatório, Eduardo utilizou 4 garrafões, nos quais distribuiu igualmente essa quantidade de água.
Quantos litros de água Eduardo colocou em cada garrafão utilizado nesse transporte?
A quantidade de litros de água que Eduardo colocou em cada garrafão foi:
[tex] = \frac{ 18,4\ litros}{4\ garrafões} [tex]
[tex] = 4,6\ litros [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Lorena comprou um apartamento e vai trocar o revestimento do piso da varanda. Observe, na malha quadriculada abaixo, o formato do piso da varanda de Lorena.
Quantos metros quadrados de revestimento, no mínimo, serão utilizados para cobrir totalmente o piso dessa varanda?
A quantidade de metros quadrados de revestimento, no mínimo, que será utilizados para cobrir essa varanda é igual a quantidade de quadradinhos (área). Logo, são 18 quadradinhos, ou seja, 18 m².
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Uma papelaria colocou alguns cadernos em promoção, oferecendo a seus clientes um desconto proporcional à quantidade de cadernos comprados. Jussara comprou 4 cadernos nessa promoção e recebeu um desconto de R$ 8,80. Antônio também aproveitou a promoção dessa papelaria e comprou 3 cadernos a mais que Jussara.
Qual foi o valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra?
O valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra é:
[tex] 4\ cadernos\ ----\ R \$\ 8,80 [tex]
[tex] (3\ +\ 4)\ cadernos\ ----\ x [tex]
[tex] 4x = 7 \cdot 8,80 [tex]
[tex] x = \frac{61,60}{4} [tex]
[tex] x = R \$\ 15,40 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Cecília mora em uma região muito fria. Ela observou que a média de temperatura em sua cidade, em determinada semana, foi de – 3 °C. Ela viu no noticiário que essa média deve aumentar 5 °C na semana seguinte.
Qual deverá ser a média de temperatura na cidade de Cecília nessa semana seguinte?
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Antônio dividiu uma pizza em certa quantidade de pedaços, de modo que [tex]\frac{5}{8}[tex] dessa pizza foram separados para seus 3 filhos e distribuídos igualmente entre eles.
A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu, corresponde a qual fração dessa pizza inteira?
A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu foi de:
[tex] = \frac{5}{8} ÷ 3 [tex]
[tex] = \frac{5}{8} \cdot \frac{1}{3} [tex]
[tex] = \frac{5\ \cdot\ 1}{8\ \cdot\ 3} [tex]
[tex] = \frac{5}{24} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
César fez uma ilustração em um papel branco com o objetivo de recortar e colar em seu caderno. Observe, na imagem abaixo, a ilustração feita por César colorida de verde com a indicação das medidas de seus lados.
Qual é a medida do comprimento, em centímetros, do contorno dessa ilustração que César fez?
A medida do contorno (perímetro) é:
[tex] = 4 + 5 + 1 + 1 + 3 + 2 + 2 + 4 [tex]
[tex] = 22\ cm [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para a comemoração do aniversário de sua mãe, Jéssica e seu irmão, Pedro, compraram um bolo que custou 105 reais. Ao realizar o pagamento, eles dividiram o preço do bolo, de modo que Jéssica contribuiu com o dobro da quantia com que Pedro contribuiu.
Qual foi o valor, em reais, da contribuição de Pedro para a compra desse bolo?
Equacionando o problema:
Chamaremos de [tex]x[tex] a quantidade que Pedro pagou. Logo:
[tex] Q_{(Jéssica)} + Q_{(Pedro)} = 105 [tex]
[tex] 2x + x = 105 [tex]
[tex] 3x = 105 [tex]
[tex] x = \frac{105}{3} [tex]
[tex] x = R \$\ 35,00 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica decrescente com os números apresentados abaixo.
63 989 - 92 298 - 92 301 - 49 005 - 99 401
Qual é a sequência que representa a ordem decrescente desses números?
A ordem decrescente desses números é do MAIOR para o MENOR. Logo:
99 401 < 92 301 < 92 298 < 63 989 < 49 005
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)