domingo, 14 de março de 2021

QUIZ 17: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 17: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 17: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Durante uma promoção, uma caixa de sabão em pó de determinada marca que, normalmente, contém 3,2 kg de sabão, estava sendo vendida com 200 g de sabão a mais.

Durante essa promoção, qual foi a quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó?

A
B
C
D

A quantidade total de sabão em pó, em gramas, contida em cada caixa dessa marca de sabão em pó é:

    [tex] = 3,2\ kg + 200\ g [tex]

    [tex] = 3,2\ \cdot 1000\ g + 200\ g [tex]

    [tex] = 3\ 200\ g + 200\ g [tex]

    [tex] = 3\ 400\ gramas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica crescente com os números apresentados abaixo.

173 999 - 192 298 - 192 300 - 179 005 - 179 401

Qual é a sequência que representa a ordem crescente desses números?

A
B
C
D

A sequência que representa a ordem crescente desses números é:

  173 999 < 179 005 < 179 401 < 192 298 < 192 300

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Uma fábrica produziu 11 120 lápis e irá distribuir esses lápis em embalagens contendo 8 lápis em cada uma.

Quantas dessas embalagens serão obtidas nesse processo?

A
B
C
D

A quantidade de embalagens que serão obtidas nesse processo é:

  [tex] = \frac{11\ 120\ lápis}{8\ embalagens} [tex]

  [tex] = 1\ 390\ embalagens [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Para transportar 18,4 litros de água para um reservatório, Eduardo utilizou 4 garrafões, nos quais distribuiu igualmente essa quantidade de água.

Quantos litros de água Eduardo colocou em cada garrafão utilizado nesse transporte?

A
B
C
D

A quantidade de litros de água que Eduardo colocou em cada garrafão foi:

    [tex] = \frac{ 18,4\ litros}{4\ garrafões} [tex]

    [tex] = 4,6\ litros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Lorena comprou um apartamento e vai trocar o revestimento do piso da varanda. Observe, na malha quadriculada abaixo, o formato do piso da varanda de Lorena.


Quantos metros quadrados de revestimento, no mínimo, serão utilizados para cobrir totalmente o piso dessa varanda?

A
B
C
D

A quantidade de metros quadrados de revestimento, no mínimo, que será utilizados para cobrir essa varanda é igual a quantidade de quadradinhos (área). Logo, são 18 quadradinhos, ou seja, 18 m².

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Uma papelaria colocou alguns cadernos em promoção, oferecendo a seus clientes um desconto proporcional à quantidade de cadernos comprados. Jussara comprou 4 cadernos nessa promoção e recebeu um desconto de R$ 8,80. Antônio também aproveitou a promoção dessa papelaria e comprou 3 cadernos a mais que Jussara.

Qual foi o valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra?

A
B
C
D

O valor, em reais, do desconto recebido por Antônio nessa compra é:

    [tex] 4\ cadernos\ ----\ R \$\ 8,80 [tex]

[tex] (3\ +\ 4)\ cadernos\ ----\ x [tex]

    [tex] 4x = 7 \cdot 8,80 [tex]

    [tex] x = \frac{61,60}{4} [tex]

    [tex] x = R \$\ 15,40 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Cecília mora em uma região muito fria. Ela observou que a média de temperatura em sua cidade, em determinada semana, foi de – 3 °C. Ela viu no noticiário que essa média deve aumentar 5 °C na semana seguinte.

Qual deverá ser a média de temperatura na cidade de Cecília nessa semana seguinte?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto S destacado no plano cartesiano abaixo.


Quais são as coordenadas (x, y) desse ponto?

A
B
C
D

As coordenadas (x, y) desse ponto é:

    [tex] (x,\ y) = (-1,\ -3) [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Antônio dividiu uma pizza em certa quantidade de pedaços, de modo que [tex]\frac{5}{8}[tex] dessa pizza foram separados para seus 3 filhos e distribuídos igualmente entre eles.

A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu, corresponde a qual fração dessa pizza inteira?

A
B
C
D

A quantidade de pizza que cada filho de Antônio recebeu foi de:

    [tex] = \frac{5}{8} ÷ 3 [tex]

    [tex] = \frac{5}{8} \cdot \frac{1}{3} [tex]

    [tex] = \frac{5\ \cdot\ 1}{8\ \cdot\ 3} [tex]

    [tex] = \frac{5}{24} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

César fez uma ilustração em um papel branco com o objetivo de recortar e colar em seu caderno. Observe, na imagem abaixo, a ilustração feita por César colorida de verde com a indicação das medidas de seus lados.


Qual é a medida do comprimento, em centímetros, do contorno dessa ilustração que César fez?

A
B
C
D

A medida do contorno (perímetro) é:

  [tex] = 4 + 5 + 1 + 1 + 3 + 2 + 2 + 4 [tex]

  [tex] = 22\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Para a comemoração do aniversário de sua mãe, Jéssica e seu irmão, Pedro, compraram um bolo que custou 105 reais. Ao realizar o pagamento, eles dividiram o preço do bolo, de modo que Jéssica contribuiu com o dobro da quantia com que Pedro contribuiu.

Qual foi o valor, em reais, da contribuição de Pedro para a compra desse bolo?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

Chamaremos de [tex]x[tex] a quantidade que Pedro pagou. Logo:

    [tex] Q_{(Jéssica)} + Q_{(Pedro)} = 105 [tex]

    [tex] 2x + x = 105 [tex]

    [tex] 3x = 105 [tex]

    [tex] x = \frac{105}{3} [tex]

    [tex] x = R \$\ 35,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Para passar de uma fase em um jogo eletrônico, é necessário fazer uma sequência numérica decrescente com os números apresentados abaixo.

63 989 - 92 298 - 92 301 - 49 005 - 99 401

Qual é a sequência que representa a ordem decrescente desses números?

A
B
C
D

A ordem decrescente desses números é do MAIOR para o MENOR. Logo:

  99 401 < 92 301 < 92 298 < 63 989 < 49 005

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)