quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

QUIZ 08: CIÊNCIAS 8° Ano

Quiz 08: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 8° ANO
Quiz 08: CIÊNCIAS DA NATUREZA - 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Placas tectônicas são grandes blocos rochosos semirrígidos que compõem a crosta terrestre. A Terra divide-se em quatorze principais placas tectônicas, as quais se movimentam sobre o manto de forma lenta e contínua, podendo aproximar-se ou se afastar umas das outras. [...]

    Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3uWlV10. Acesso em: 14 fev. 2022. Fragmento.

Os movimentos mencionados nesse texto são responsáveis pela ocorrência

A
B
C
D

    Os movimentos mencionados nesse texto são responsáveis pela ocorrência de terremotos e de vulcões.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    Os clorofluorcarbonetos (CFC) são compostos artificiais que possuem carbono, flúor e cloro em sua estrutura. [...]

    Antigamente esses gases eram muito mais utilizados em produtos refrigerantes, compostos orgânicos, condicionadores de ar e aerossóis (principalmente perfume e inseticidas), mas hoje em dia ainda há uso. No Brasil o uso dos CFC’s em sprays inseticidas, perfumes e outros foi banido em 1988 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). [...]

Disponível em: https://bit.ly/3JwruY8. Acesso em: 15 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

A proibição do uso dos compostos abordados nesse texto se deve ao fato de causarem

A
B
C
D

    A proibição do uso dos compostos abordados nesse texto se deve ao fato de causarem a destruição da camada de ozônio.

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF). Observe a imagem abaixo.

Fragmentação dos continentes ao longo do tempo

Disponível em: https://bit.ly/3GJ1uXE. Acesso em: 10 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

A fragmentação representada nessa imagem ocorreu porque

A
B
C
D

    A fragmentação representada nessa imagem ocorreu porque as placas tectônicas se movimentaram.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Leia, no texto abaixo, a descrição de uma cadeia alimentar.

    [...] A planta é o produtor dessa cadeia alimentar, pois é capaz de produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Ela serve de alimento para o rato, o qual se comporta, portanto, como um consumidor primário. A cobra, que se alimenta do consumidor primário, é um consumidor secundário. O gavião comporta-se como consumidor terciário. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3fAt8Lf. Acesso em: 19 maio 2021. Fragmento.

Nessa cadeia alimentar, o gavião ocupa qual nível trófico?

A
B
C
D

Observe a cadeia alimentar com seus respectivos níveis tróficos.

  1º nível: Planta

  2º nível: Rato

  3º nível: Cobra

  4º nível: Gavião

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

A imagem abaixo apresenta algumas informações sobre um problema ambiental que causa a alteração na cor da água do mar e em ambientes de água doce.

Disponível em: https://bit.ly/3J30v6j . Acesso em: 4 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Quais seres vivos causam o problema ambiental abordado nessa imagem?

A
B
C
D

    As algas que são responsáveis pelas maré vermelha.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

    [...] O Sol nasce pela manhã e sobe até o meio dia, quando está aproximadamente no ponto mais alto, e no final da tarde ele se põe. Quando o Sol se põe o céu escurece e dizemos que chegou a noite e, se não tivermos nuvens no céu, nós veremos as estrelas, os planetas, e às vezes a Lua. Depois o Sol nasce novamente, o dia fica claro e tudo se repete. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3GE4o0i . Acesso em: 14 dez. 2021. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Nesse texto, a passagem do tempo ocorre devido ao movimento

A
B
C
D

    Essa passagem do tempo citado do texto é devido ao movimento de ROTAÇÃO da Terra.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, o processo ocorrido com o ovo.

Disponível em: https://bit.ly/32szwBj . Acesso em: 21 dez. 2021.

O processo apresentado nessa imagem ocorre devido

A
B
C
D

    Esse processo obtido pelo ovo é devido ao seu aquecimento.

    Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na imagem abaixo, as massas de pães antes e depois de serem deixadas em um forno por alguns minutos.

Disponível em: https://bit.ly/3rkHshR . Acesso em: 2 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos.

Nessa imagem, o que acontece com a massa dos pães?

A
B
C
D

    O antes e o depois dos pães ocorreu uma reação irreversível.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).Leia o texto abaixo.

    [...] A maioria dos incêndios florestais no Brasil ocorre na estação seca entre julho e setembro nas áreas da Amazônia e cerrado — principalmente incêndios relacionados à agricultura — e os Pampas. Dependendo do clima, o transporte de fumaça de longo alcance afeta a qualidade do ardas pequenas e grandes cidades a favor do vento dos pontos de fogo, incluindo a ‘megacidade’ de São Paulo. [...]

Disponível em: https://bit.ly/3stYvxf. Acesso em: 9 fev. 2022. Fragmento.

Na situação descrita nesse texto, qual á a característica do ar alterada nas pequenas e grandes cidades?

A
B
C
D

    A composição do ar é que alterado com a situação descrita no texto.

    Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).Observe a imagem abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3oyKb5H>. Acesso em: 8 fev. 2022.

Qual é o bioma representado nessa imagem?

A
B
C
D

    A savana é um tipo de vegetação que ocorre em latitudes médias e, habitualmente, em regiões de clima tropical com período de estiagem prolongada e em solos pobres e ácidos. Essas formações vegetais são constituídas por arbustos, gramíneas e árvores de pequeno porte.

(Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/savana.htm. Acesso em: 25 Jun. 2022. Adaptado para fins didáticos.)

    Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

O texto abaixo descreve parte do funcionamento do olho humano.

    [...] Normalmente, a córnea e o cristalino desviam (refratam) os raios de luz que penetram,focando-os na retina. A forma da córnea é fixa, mas o cristalino muda de forma para focalizar objetos situados a diferentes distâncias do olho. Ao se tornar mais redondo, o cristalino permite que objetos próximos entrem em foco. Ao ficar mais fino, o cristalino permite focalizar objetos distantes. [...]

Disponível em: https://msdmnls.co/3q8Ic7O. Acesso em: 21 dez. 2021. Fragmento.

As estruturas do olho descritas nesse texto funcionam de forma semelhante a

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:

Disponível em: https://bityli.com/FPGIJa. Acesso em: 25 Jun. 2022. Adaptado para fins didáticos.

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas). Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara). [...]

Disponível em: https://bit.ly/36yqmSv . Acesso em: 13 jul. 2021. Fragmento.

Atualmente, sabe-se que a descoberta descrita nesse texto é classificada como a

A
B
C
D

    As células atualmente é a unidade funcional dos seres vivos.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)