segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

QUIZ 03: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA 6° ANO
Quiz 03: MATEMÁTICA 6° ANO

01
(SAEMI).

Observe a reta numérica abaixo. Ela está dividida em segmentos de mesma medida.


A localização do número – 2,5 nessa reta numérica está entre

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAEMI).

Observe na malha quadriculada abaixo o desenho que Maura fez. Cada quadradinho dessa malha tem medida de área equivalente a 3 cm².


Qual é a medida da área desse desenho que Maura fez?

A
B
C
D

Como cada quadradinho tem área equivalente a 3 cm² e a figura tem 28 quadradinhos. Logo:

  [tex] Área = 28 \cdot 3\ cm^{2} [tex]

  [tex] Área = 84\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAEMI).

A irmã de Laura nasceu com 3,8 kg.

Com quantos gramas a irmã de Laura nasceu?

A
B
C
D

Como 1 kg = 1 000 gramas. Logo:

  [tex] = 3,8\ kg [tex]

  [tex] = 3,8\ \cdot 1\ 000\ g [tex]

  [tex] = 3\ 800\ g [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAEMI).

Uma professora pediu aos alunos que ampliassem o desenho abaixo.


Observe a seguir as ampliações feitas por quatro alunos.


Apenas um desses alunos realizou essa ampliação corretamente. Esse aluno foi

A
B
C
D

Em uma ampliação, o crescimento dos lados deve ser proporcional. Logo, Carla foi a aluna que realizou a atividade corretamente.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAEMI).

Observe na tabela abaixo o preço de alguns produtos comprados por Sérgio.

Produtos Valor dos produtos
TelevisãoR$ 1 290,00
Aparelho celularR$ 390,00
DespertadorR$ 29,00

Quanto Sérgio pagou pela compra desses três produtos?

A
B
C
D

O preço total pago por Sérgio foi de:

  [tex] = 1\ 290 + 390 + 29 [tex]

  [tex] = R \$\ 1\ 709,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAEMI).

Observe abaixo os preços de uma mesma barraca para acampamento que Rafael encontrou em duas lojas de produtos esportivos.


Qual é a diferença entre os preços dessas barracas?

A
B
C
D

A diferença entre os preços das barracas é:

  [tex] = 269,90\ -\ 165,90 [tex]

  [tex] = R\ $\ 104,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SAEMI).

O giro realizado pelo ponteiro das horas a cada hora equivale a um ângulo

A
B
C
D

Como o ângulo formado pelo ponteiro de horas a cada hora percorre 30º. Logo, esse ângulo é agudo.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SAEMI).

Cecília comprou 100 caixas de salgadinho com 63 salgadinhos em cada caixa.

Quantos salgadinhos Cecília comprou, no total?

A
B
C
D

O total de salgadinhos que Cecília comprou foi de:

  [tex] Total = 100\ caixas × 63\ salgadinhos [tex]

  [tex] Total = 6\ 300\ salgadinhos [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SAEMI).

A representação decimal da fração [tex]\frac{2}{5}[tex] é

A
B
C
D

Observe que fração é o mesmo que divisão. Logo:

  [tex]\frac{2}{5} = 2 ÷ 5 = 0,4[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SAEMI).

Observe o poliedro desenhado abaixo.


O número de faces desse poliedro é

A
B
C
D

O poliedro tem 5 faces: 2 bases (1 superior e outra inferior) e 3 laterais.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SAEMI).

Observe abaixo o desenho feito por uma aluna enquanto brincava com peças geométricas.


Qual dessas peças utilizadas por essa aluna é um pentágono?

A
B
C
D

Pentágono é um polígono de 5 lados. Logo, a peça 3 tem 5 lados.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAEMI).

Ao entrar em uma loja para comprar uma bicicleta que custava 200 reais, Carlos recebeu um desconto de 15% sobre esse valor por pagar à vista.

Quanto ele pagou por essa bicicleta?

A
B
C
D

Como Carlos ganhou 15% de desconto. Então, ele pagou pela bicicleta: 100% – 15% = 85%. Logo:

  [tex] = 85 \%\ × 200 [tex]

  [tex] = \frac{85}{100} × 200 [tex]

  [tex] = 85 × 2 [tex]

  [tex] = R \$\ 170,00 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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