segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

QUIZ 04: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 04: MATEMÁTICA 7° ANO
Quiz 04: MATEMÁTICA 7° ANO

01
(SAEMI).

Observe os quadriláteros coloridos de amarelo na malha quadriculada abaixo.


Qual desses quadriláteros é o quadrado?

A
B
C
D

Quadrado é um polígono que possuem os 4 lados iguais. Logo, a figura I é um quadrado.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAEMI).

Observe abaixo o desenho de um sólido geométrico.


O número de arestas desse sólido é

A
B
C
D

Arestas são os segmentos de retas que ligam os vértices adjacentes. Portanto, esse sólido tem 15 arestas (5 na base inferior, 5 na vertical e 5 na base superior).

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAEMI).

Observe na malha quadriculada abaixo a representação, em cinza, do terreno que Marcela quer comprar.


Qual é o perímetro desse terreno?

A
B
C
D

Perímetro é o contorno da figura (ou soma dos lados), então:

  [tex] P = 17 + 9 + 12 + 5 + 5 + 4 [tex]

  [tex] P = 52\ m [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAEMI).

Qual é a representação decimal da fração [tex]\frac{3}{8}[tex]?

A
B
C
D

Como fração tem ideia de divisão. Então:

   [tex]\frac{3}{8} = 3 ÷ 8 = 0,375[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAEMI).

Observe no quadro abaixo a decomposição de um número.

4 × 1 000 + 9 × 100 + 2 × 10 + 4


Essa decomposição corresponde a qual número?

A
B
C
D

O número que corresponde essa decomposição é:

  [tex]= 4 × 1\ 000 + 9 × 100 + 2 × 10 + 4 [tex]

  [tex]= 4\ 000 + 900 + 20 + 4 [tex]

  [tex]= 4\ 924 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAEMI).

O gráfico abaixo mostra a preferência de algumas crianças por determinados gêneros de filme.


De acordo com esse gráfico, quantas crianças preferem filmes de ação?

A
B
C
D

Fazendo a leitura do gráfico, percebemos que 35 crianças preferem filmes de ação.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SAEMI).

Observe abaixo um retângulo que foi dividido em quadrados iguais.

. .. .. . . .. .

A fração que representa os quadrados pintados de VERDE em relação ao total de quadrados é

A
B
C
D

Obseve:

  [tex] = \frac{Quadrado\ verde}{TOTAL} = \frac{6}{10} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SAEMI). Observe a conta abaixo.

396 ÷ 3


Qual é o resultado dessa conta?

A
B
C
D

Observe:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SAEMI).

Observe abaixo os objetos que Maíra levou para a aula de geometria.

Quais desses objetos lembram corpos redondos?

A
B
C
D

Os objetos que lembram corpos redondos é: I: pilha (cilindro) e III: casquinha de sorvete (cone).

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SAEMI).

Mariana precisa ler um livro de 325 páginas para o vestibular. Ela já leu 200 páginas desse livro.

Quantas páginas ela ainda precisa ler?

A
B
C
D

Como Mariana já lei 200 páginas e precisa ler 325. Logo:

  [tex] = 325 - 200 = 125\ páginas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SAEMI).

Eveline precisou cortar pedaços de tecidos para fazer enfeites de festa junina. O desenho abaixo representa o formato de um pedaço desses enfeites formados por triângulos retângulos.

Quantos centímetros quadrados de tecido foram gastos para confeccionar esse pedaço de enfeite?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


A área destinada a construção desse enfeite é a metade da área do retângulo. Logo:

  [tex] Área = \frac{comprimento\ ×\ largura}{2} [tex]

  [tex] Área = \frac{16\ ×\ 6}{2} [tex]

  [tex] Área = 8\ ×\ 6 [tex]

  [tex] Área = 48\ cm^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAEMI).

Observe abaixo as representações gráficas de algumas frações que os alunos de uma escola fizeram.


Em qual dessas representações a parte sombreada representa [tex]\frac{1}{4}[tex] do desenho todo?

A
B
C
D

Observe:

  Figura I: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{1}{4} [tex]

  Figura II: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{2}{7} [tex]

  Figura III: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{4}{6} [tex]

  Figura IV: [tex] \frac{Parte\ sombreada}{Total} = \frac{4}{5} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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