quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 10: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 10: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 10: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(Prof. Cláudia).

Vilma viajou de São Paulo para Londres. Quando saiu de São Paulo, o termômetro do lado de fora do aeroporto marcava 21ºC.

Chegando a Londres, a temperatura era de – 3ºC.

Qual foi a variação de temperatura que ela sentiu?

A
B
C
D

A variação de temperatura é de:

    [tex]Variação = 21\ ºC\ +\ |-\ 3\ ºC| [tex]

    [tex]Variação = 21\ ºC\ +\ 3\ ºC [tex]

    [tex]Variação = 24\ ºC [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(Prof. Cláudia).

Sabe-se que:

    [tex]x = -(-2)^{3} - (-4)^{3} [tex]

e

    [tex]y = (-1)^{3} - (-2)^{2} - (-7)^{0} + (-2)^{4} [tex]

Nessas condições, calcule o valor de [tex]x\ –\ y[tex].

A
B
C
D

Primeiro encontrar o valor da expressão x:

  [tex]x = -(-2)^{3} - (-\ 4)^{3} [tex]

  [tex]x = -(-8) - (-\ 64) [tex]

  [tex]x = +\ 8\ +\ 64 [tex]

  [tex]x = +\ 72 [tex]

Agora, o valor da expressão y:

  [tex]y = (-1)^{3} - (-2)^{2} - (-7)^{0} + (-2)^{4} [tex]

  [tex]y = -1 - (+4) - (+1) + 16 [tex]

  [tex]y = -1 - 4 - 1 + 16 [tex]

  [tex]y = +\ 10 [tex]

Por final, encontrar [tex]x\ –\ y[tex]:

  [tex]= x\ –\ y[tex]

  [tex]= +\ 72\ –\ 10[tex]

  [tex]= +\ 62[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(COL. XIX DE MARÇO).

Marcos gosta da matemática das coisas.

Joana perguntou ao Marcos:

— Quantos anos você tem?

E Marcos respondeu:

— A minha idade é equivalente a:

[tex] (2^{3})^{1} + \frac{(-2)^{19}}{(-2)^{17}} + 1^{4} [tex]

Qual é a idade de Marcos?

A
B
C
D

A idade de Marcos é:

    [tex]= (2^{3})^{1} + \frac{(-2)^{19}}{(-2)^{17}} + 1^{4} [tex]

    [tex]= (8)^{1} + (-2)^{(19\ -\ 17)} + 1 [tex]

    [tex]= 8 + (-2)^{2} + 1 [tex]

    [tex]= 8 + 4 + 1 [tex]

    [tex]= 13\ anos [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(COL. XIX DE MARÇO).

Observe as movimentações da conta bancária de Angelina:

Conta Corrente de Angelina
Dia Histórico Débito CréditoSaldo
10Saldo
anterior
– 240,00
11Saque40,00
Depósito
Cheque
375,00
Saque180,00
12Depósito
Dinheiro
340,00
Saque50,00
Saque175,00
13 Depósito
Dinheiro
50,00
Saldo Final:

Determine os valores que completam a coluna de saldo e assinale a única alternativa correta:

A
B
C
D

Observe a tabela de movimentação da conta de Angelina.

Conta Corrente de Angelina
Dia Histórico Débito CréditoSaldo
10Saldo
anterior
– 240,00
11Saque40,00 - 280,00
Depósito
Cheque
375,00 + 95,00
Saque180,00 - 85,00
12Depósito
Dinheiro
340,00 + 255,00
Saque50,00 + 205,00
Saque175,00 + 30,00
13 Depósito
Dinheiro
50,00 + 80,00
Saldo Final: + 80,00

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(COL. XIX DE MARÇO).

Carlos inventou uma maneira de calcular:


Observando a maneira de calcular de Carlos, assinale a única alternativa que completa corretamente os números que faltam e que estão representados por A e B, respectivamente:

A
B
C
D

Observe que:

    [tex] A = +\ 328\ -\ 28 = +\ 300 [tex]

e

    [tex] B = -\ 250\ +\ 300 = +\ 50 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(COL. XIX DE MARÇO).

— Paulo foi ao banco e imprimiu o seu saldo, verificando que nele havia um depósito de R$ 360,00 e uma retirada de R$ 500,00.

Em seguida fez um depósito de R$ 145,00, outro de R$ 280,00 e uma retirada de R$ 150,00.

Ao final dessas operações financeiras, Paulo possuía quanto na sua conta bancária?

A
B
C
D

Ao final dessas operações bancárias, Paulo terá na conta:

MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA
Retirada DepósitoSaldo
360,00 360,00
500,00 – 140,00
145,00 + 5,00
280,00 + 285,00
150,00 + 135,00

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Dona Marina contou o dinheiro que havia na sua carteira e percebeu que possuía R$ 640,00 em notas de R$ 10,00 e de R$ 50,00, em um total de 24 notas.

Ela precisava pagar R$ 550,00 à diarista que trabalhava em sua casa, usando apenas notas de R$ 50,00.

A quantidade de notas de R$ 50,00 que Dona Marina tinha para pagar à diarista representava

A
B
C
D

Equacionando o problema:

Chamaremos de x a quantidade de notas de R$ 10,00 e y a quantidade de notas de R$ 50,00. Sendo assim, temos:

    [tex] \begin{cases} x + y = 24\    × (-10) \\ 10x + 50y = 640 \end{cases} [tex]

    [tex]\underline{ \begin{cases} -10x - 10y = -\ 240 \\ 10x + 50y = 640 \end{cases}}  + [tex]

    [tex] 40y = 400 [tex]

    [tex] y = \frac{400}{40} = 10\ notas\ de\ R \$\ 50,00 [tex]

Com as 10 notas de R$ 50,00 fica tendo um quantia de R$ 500,00. E como ela deve pagar R$ 550,00 somente com notas de R$ 50,00. Então, isso é um valor insuficiente.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

O preço de uma máquina de lavar roupas é igual ao quádruplo do preço de uma cafeteira.

Na compra dos dois produtos, o valor pago foi superior a R$ 1 440,00.

Assim, o custo da cafeteira foi

A
B
C
D

Vamos adotar x = o preço da máquina de lavar roupas e y = o preço da cafeteira.

Equacionando o problema.

    [tex] \begin{cases} x = 4y        (I) \\ x + y > 1\ 440   (II)\end{cases} [tex]

Substituindo a equação I em II, temos:

    [tex] x + y > 1\ 440 [tex]

    [tex] 4y + y > 1\ 440 [tex]

    [tex] 5y > 1\ 440 [tex]

    [tex] y > \frac{1\ 440}{5} [tex]

    [tex] y > 288 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Um projeto é executado por oito marceneiros em 15 dias.

Em quantos dias seria executado o mesmo projeto com dois marceneiros a mais?

A
B
C
D

Como as grandezas número de marceneiros e dias são inversamente proporcionais. Logo:

  [tex]8\ marceneiros\ ....\ 15\ dias [tex]

  [tex](8 + 2)\ marceneiros\ ....\ x\ dias [tex]

  [tex]\frac{8}{10} = \frac{x}{15} [tex]

  [tex] 10x = 8 \cdot 15 [tex]

  [tex] x = \frac{120}{10} [tex]

  [tex] x = 12\ marceneiros [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

João comprou um celular por R$ 890,00, mas precisou vendê-lo.

Como a venda ocorreu após alguns meses de uso do aparelho, ele perdeu 18% do valor que havia pago.

Qual o valor da venda do celular de João?

A
B
C
D

Como João pedeu 18% do valor do celular. Logo: [tex] 100 \%\ –\ 18 \%\ = 82 \% [tex].

    [tex] = 890 \cdot 82 \%\ [tex]

    [tex] = 8\color{Red}{\underline{90}} \cdot \frac{82}{1\color{Red}{\underline{00}}} [tex]

    [tex] = 8,90 \cdot 82 [tex]

    [tex] = 729,80 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

O gráfico a seguir mostra o resultado de uma pesquisa de opinião realizada em uma turma do 7º ano de um determinado colégio para verificar qual o animal de estimação preferido pelos alunos.


De acordo com as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar que o percentual de alunos que gostam de gato ou de pássaro é

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, temos (10 + 12 + 8 + 6 = 36 alunos) que participaram da pesquisa.

Agora, o total de alunos que gostam de gato ou de pássaro é de (10 + 8 = 18). Logo:

Como 18 é a metade de 36. Então, são 50%.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Luciana comprou quatro blusas e pagou R$ 38,00, R$ 34,00, R$ 36,00 e R$ 30,00 por cada uma delas.

Qual é o preço médio das quatro blusas compradas por Luciana?

A
B
C
D

Calculando o preço médio:

  [tex]= \frac{38\ +\ 34\ +\ 36\ +\ 30}{4} = \frac{138}{4} = 34,5 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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