(Prof. Cláudia).
Vilma viajou de São Paulo para Londres. Quando saiu de São Paulo, o termômetro do lado de fora do aeroporto marcava 21ºC.
Chegando a Londres, a temperatura era de – 3ºC.
Qual foi a variação de temperatura que ela sentiu?
A variação de temperatura é de:
Variação = 21\ ºC\ +\ |-\ 3\ ºC|
Variação = 21\ ºC\ +\ 3\ ºC
Variação = 24\ ºC
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(Prof. Cláudia).
Sabe-se que:
x = -(-2)^{3} - (-4)^{3}
e
y = (-1)^{3} - (-2)^{2} - (-7)^{0} + (-2)^{4}
Nessas condições, calcule o valor de x\ –\ y.
Primeiro encontrar o valor da expressão x:
x = -(-2)^{3} - (-\ 4)^{3}
x = -(-8) - (-\ 64)
x = +\ 8\ +\ 64
x = +\ 72
Agora, o valor da expressão y:
y = (-1)^{3} - (-2)^{2} - (-7)^{0} + (-2)^{4}
y = -1 - (+4) - (+1) + 16
y = -1 - 4 - 1 + 16
y = +\ 10
Por final, encontrar x\ –\ y:
= x\ –\ y
= +\ 72\ –\ 10
= +\ 62
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COL. XIX DE MARÇO).
Marcos gosta da matemática das coisas.
Joana perguntou ao Marcos:
— Quantos anos você tem?
E Marcos respondeu:
— A minha idade é equivalente a:
(2^{3})^{1} + \frac{(-2)^{19}}{(-2)^{17}} + 1^{4}
Qual é a idade de Marcos?
A idade de Marcos é:
= (2^{3})^{1} + \frac{(-2)^{19}}{(-2)^{17}} + 1^{4}
= (8)^{1} + (-2)^{(19\ -\ 17)} + 1
= 8 + (-2)^{2} + 1
= 8 + 4 + 1
= 13\ anos
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COL. XIX DE MARÇO).
Observe as movimentações da conta bancária de Angelina:
Conta Corrente de Angelina | ||||
---|---|---|---|---|
Dia | Histórico | Débito | Crédito | Saldo |
10 | Saldo anterior | – 240,00 | ||
11 | Saque | 40,00 | ||
Depósito Cheque | 375,00 | |||
Saque | 180,00 | |||
12 | Depósito Dinheiro | 340,00 | ||
Saque | 50,00 | |||
Saque | 175,00 | |||
13 | Depósito Dinheiro | 50,00 | ||
Saldo Final: |
Determine os valores que completam a coluna de saldo e assinale a única alternativa correta:
Observe a tabela de movimentação da conta de Angelina.
Conta Corrente de Angelina | ||||
---|---|---|---|---|
Dia | Histórico | Débito | Crédito | Saldo |
10 | Saldo anterior | – 240,00 | ||
11 | Saque | 40,00 | - 280,00 | |
Depósito Cheque | 375,00 | + 95,00 | ||
Saque | 180,00 | - 85,00 | ||
12 | Depósito Dinheiro | 340,00 | + 255,00 | |
Saque | 50,00 | + 205,00 | ||
Saque | 175,00 | + 30,00 | ||
13 | Depósito Dinheiro | 50,00 | + 80,00 | |
Saldo Final: | + 80,00 |
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COL. XIX DE MARÇO).
Carlos inventou uma maneira de calcular:
/img1_quiz10_Mat_7ano_EF.png )
Observando a maneira de calcular de Carlos, assinale a única alternativa que completa corretamente os números que faltam e que estão representados por A e B, respectivamente:
Observe que:
A = +\ 328\ -\ 28 = +\ 300
e
B = -\ 250\ +\ 300 = +\ 50
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(COL. XIX DE MARÇO).
— Paulo foi ao banco e imprimiu o seu saldo, verificando que nele havia um depósito de R$ 360,00 e uma retirada de R$ 500,00.
Em seguida fez um depósito de R$ 145,00, outro de R$ 280,00 e uma retirada de R$ 150,00.
Ao final dessas operações financeiras, Paulo possuía quanto na sua conta bancária?
Ao final dessas operações bancárias, Paulo terá na conta:
MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA | ||
---|---|---|
Retirada | Depósito | Saldo |
360,00 | 360,00 | |
500,00 | – 140,00 | |
145,00 | + 5,00 | |
280,00 | + 285,00 | |
150,00 | + 135,00 |
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Dona Marina contou o dinheiro que havia na sua carteira e percebeu que possuía R$ 640,00 em notas de R$ 10,00 e de R$ 50,00, em um total de 24 notas.
Ela precisava pagar R$ 550,00 à diarista que trabalhava em sua casa, usando apenas notas de R$ 50,00.
A quantidade de notas de R$ 50,00 que Dona Marina tinha para pagar à diarista representava
Equacionando o problema:
Chamaremos de x a quantidade de notas de R$ 10,00 e y a quantidade de notas de R$ 50,00. Sendo assim, temos:
\begin{cases} x + y = 24\ × (-10) \\ 10x + 50y = 640 \end{cases}
\underline{ \begin{cases} -10x - 10y = -\ 240 \\ 10x + 50y = 640 \end{cases}} +
40y = 400
y = \frac{400}{40} = 10\ notas\ de\ R \$\ 50,00
Com as 10 notas de R$ 50,00 fica tendo um quantia de R$ 500,00. E como ela deve pagar R$ 550,00 somente com notas de R$ 50,00. Então, isso é um valor insuficiente.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
O preço de uma máquina de lavar roupas é igual ao quádruplo do preço de uma cafeteira.
Na compra dos dois produtos, o valor pago foi superior a R$ 1 440,00.
Assim, o custo da cafeteira foi
Vamos adotar x = o preço da máquina de lavar roupas e y = o preço da cafeteira.
Equacionando o problema.
\begin{cases} x = 4y (I) \\ x + y > 1\ 440 (II)\end{cases}
Substituindo a equação I em II, temos:
x + y > 1\ 440
4y + y > 1\ 440
5y > 1\ 440
y > \frac{1\ 440}{5}
y > 288
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Um projeto é executado por oito marceneiros em 15 dias.
Em quantos dias seria executado o mesmo projeto com dois marceneiros a mais?
Como as grandezas número de marceneiros e dias são inversamente proporcionais. Logo:
8\ marceneiros\ ....\ 15\ dias
(8 + 2)\ marceneiros\ ....\ x\ dias
\frac{8}{10} = \frac{x}{15}
10x = 8 \cdot 15
x = \frac{120}{10}
x = 12\ marceneiros
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
João comprou um celular por R$ 890,00, mas precisou vendê-lo.
Como a venda ocorreu após alguns meses de uso do aparelho, ele perdeu 18% do valor que havia pago.
Qual o valor da venda do celular de João?
Como João pedeu 18% do valor do celular. Logo: 100 \%\ –\ 18 \%\ = 82 \% .
= 890 \cdot 82 \%\
= 8\color{Red}{\underline{90}} \cdot \frac{82}{1\color{Red}{\underline{00}}}
= 8,90 \cdot 82
= 729,80
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
O gráfico a seguir mostra o resultado de uma pesquisa de opinião realizada em uma turma do 7º ano de um determinado colégio para verificar qual o animal de estimação preferido pelos alunos.
De acordo com as informações apresentadas no gráfico, pode-se afirmar que o percentual de alunos que gostam de gato ou de pássaro é
De acordo com o gráfico, temos (10 + 12 + 8 + 6 = 36 alunos) que participaram da pesquisa.
Agora, o total de alunos que gostam de gato ou de pássaro é de (10 + 8 = 18). Logo:
Como 18 é a metade de 36. Então, são 50%.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).
Luciana comprou quatro blusas e pagou R$ 38,00, R$ 34,00, R$ 36,00 e R$ 30,00 por cada uma delas.
Qual é o preço médio das quatro blusas compradas por Luciana?
Calculando o preço médio:
= \frac{38\ +\ 34\ +\ 36\ +\ 30}{4} = \frac{138}{4} = 34,5
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário