Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.
André trabalha em um supermercado e, após organizar o estoque, vai fazer a reposição dos produtos que ficam armazenados em um dos freezers. Observe abaixo André e a cliente Beatriz na sessão dos produtos resfriados e congelados desse supermercado.
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(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O freezer que está mais próximo de André possui um termômetro que indica, em um visor, a sua temperatura interna. Porém, devido a um problema na parte elétrica, esse visor não está apresentando essa temperatura. Observe abaixo esse termômetro.
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A reta numérica apresentada nesse termômetro está dividida em partes iguais, e o ponto P corresponde ao número que define a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor.
Qual é a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer?
A medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer é de:
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Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
André trabalha em uma equipe com 8 funcionários. Trabalhando no mesmo ritmo, eles levam 3 horas para organizar o estoque do supermercado. O gerente vai inserir, nessa equipe, mais 4 funcionários que irão trabalhar no mesmo ritmo dos demais.
Quantas horas essa equipe levará para organizar o estoque após a inserção desses novos funcionários?
Como as grandezas funcionários e horas são inversamente proporcionais. Logo:
funcionários\ ---\ horas
8\ ---\ 3
(8 + 4) = 12\ ---\ x
\frac{8}{12} = \frac{x}{3}
12x = 24
x = \frac{24}{12} = 2\ horas
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A caixa que André usou para transportar os produtos que serão colocados no freezer tem o formato de um bloco retangular. As medidas internas dessa caixa são 30 cm de altura, 50 cm de comprimento e 40 cm de largura.
O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a
O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a:
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V = 30\ cm \cdot 50\ cm \cdot 40\ cm
V = 60\ 000\ cm^{3}
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Beatriz observou que um dos cartazes que André fixou na porta do refrigerador informa a promoção de um pote de requeijão que, antes, custava R$ 9,00. Observe abaixo esse cartaz com o informe promocional.
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Qual será o preço desse pote de requeijão após a aplicação do desconto apresentado nesse cartaz?
Como houve um desconto de 20%. Logo, 100% - 20% = 80%. Dessa forma, o preço desse pote de requeijão após o desconto é:
= R \$\ 9,00 \cdot 80 \%
= R \$\ 9,00 \cdot \frac{80}{100}
= R \$\ 9,00 \cdot 0,8
= R \$\ 7,20
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Antes de comprar alguns potes de iogurte, Beatriz somou o preço dos produtos que já estavam em seu carrinho. Ela viu que todos os produtos do seu carrinho totalizavam R$ 40,00 e decidiu comprar 3 potes iguais de iogurte. O preço x de cada um desses potes pôde ser calculado a partir da equação apresentada abaixo.
3x + 40 = 70
Qual foi o preço de cada um desses potes de iogurte comprados por Beatriz?
O preço de cada um desses potes (x) de iogurte comprados por Beatriz é:
3x + 40 = 70
3x = 70 - 40
3x = 30
x = \frac{30}{3}
x = R \$\ 10,00
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 06, 07, 08, 09 e 10.
Na praça onde Amanda caminha todos os dias, há um espaço com brinquedos para crianças e uma pista onde ela faz suas caminhadas. Observe, na imagem abaixo, o espaço com brinquedos e uma parte da pista onde Amanda caminha.
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(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe, no plano cartesiano abaixo, os pontos R, S, T e U.
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Uma muda de palmeira será plantada no ponto que tem coordenada (3, 2).
Qual é o ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada?
O ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada é:
(x, y) = (3, 2) → U
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Serão plantadas algumas mudas de árvore nessa praça. Antes de plantá las, foi realizado um levantamento da medida da altura dessas mudas. Observe, na reta numérica abaixo, a localização dos pontos que representam a medida da altura, em centímetro, de cada muda. Essa reta numérica está dividida em partes iguais.
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Qual é a muda de árvore que mede 47,5 cm?
Essas arvóres serão plantadas de 2,5 m em 2,5 metros de altura. Logo:
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Logo, a muda de árvore que mede 47,5 cm é o ipé.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na estrutura do balanço, que fica no espaço com brinquedos, há uma parte formada por duas barras que estão fixadas no solo. Observe, na figura abaixo, essas barras, a medida do ângulo que elas formam com o solo e a medida do ângulo a formado entre elas.
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Qual é valor, em grau, da medida do ângulo formado entre essas duas barras?
A figura obtida pelas duas barras laterais e o solo é um triângulo. Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:
75° + 75º + α = 180º
α = 180º - 75º - 75º
α = 180º - 150º
α = 30º
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Essa praça possui uma pista de caminhada a sua volta. Observe abaixo a representação dessa pista com suas dimensões indicadas.
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Qual é o valor, em metro, do perímetro dessa pista de caminhada?
Como o perímetro é a soma dos lados ou contorno da figura. Logo:
P = 11 + 11 + 9 + 9
P = 22 + 18
P = 40\ metros
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O calçamento da praça é composto por blocos que têm o formato de um prisma regular de base hexagonal. Para garantir o encaixe do calçamento, o ângulo externo do hexágono deve ser considerado. Observe, na imagem abaixo, a representação de um desses blocos com seu ângulo externo indicado por α.
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Qual é o valor da medida, em grau, do ângulo α?
Como essa base é regular. Então, todos os ângulos internos tem o mesmo valor.
Primeiro encontrar a soma dos ângulos internos do hexágono. Ele pode ser divivido em 4 triângulos e soma de cada triângulo vale 180°. Portanto:
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S_{6} = 4 \cdot 180º
S_{6} = 720º
Agora, encontrar o valor de um ângulo interno (β) do hexágono:
β = \frac{720º}{6}
β = 120°
Por último:
α + β = 180º
α + 120° = 180º
α = 180º - 120°
α = 60°
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe o triângulo abaixo com as medidas de seus ângulos internos destacadas.
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Qual é a medida, em grau, do ângulo α?
Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo:
25° + 35º + α = 180º
α = 180º - 25° - 35º
α = 180º - 60°
α = 120º
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Mateus vai cercar com tela uma região do quintal de sua casa, que é destinada ao plantio de verduras. Observe, na figura abaixo, uma representação dessa região, em amarelo, com suas medidas indicadas em metro.
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Para fazer esse cercamento, Mateus irá instalar a tela no perímetro dessa região. Qual é a quantidade mínima de tela, em metro, que Mateus precisará para cercar essa região?
A quantidade mínima de tela, em metros, que Mateus precisará para cercar essa região é:
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= 1 + 2 + 3 + 1 + 2 + 1 + 1 + 3
= 14\ metros
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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