Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.
André trabalha em um supermercado e, após organizar o estoque, vai fazer a reposição dos produtos que ficam armazenados em um dos freezers. Observe abaixo André e a cliente Beatriz na sessão dos produtos resfriados e congelados desse supermercado.
/img1_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O freezer que está mais próximo de André possui um termômetro que indica, em um visor, a sua temperatura interna. Porém, devido a um problema na parte elétrica, esse visor não está apresentando essa temperatura. Observe abaixo esse termômetro.
/img2_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
A reta numérica apresentada nesse termômetro está dividida em partes iguais, e o ponto P corresponde ao número que define a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor.
Qual é a medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer?
A medida da temperatura que deveria estar apresentada no visor desse freezer é de:
/img3_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
André trabalha em uma equipe com 8 funcionários. Trabalhando no mesmo ritmo, eles levam 3 horas para organizar o estoque do supermercado. O gerente vai inserir, nessa equipe, mais 4 funcionários que irão trabalhar no mesmo ritmo dos demais.
Quantas horas essa equipe levará para organizar o estoque após a inserção desses novos funcionários?
Como as grandezas funcionários e horas são inversamente proporcionais. Logo:
[tex]funcionários\ ---\ horas [tex]
[tex]8\ ---\ 3 [tex]
[tex](8 + 4) = 12\ ---\ x [tex]
[tex]\frac{8}{12} = \frac{x}{3} [tex]
[tex]12x = 24 [tex]
[tex]x = \frac{24}{12} = 2\ horas [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A caixa que André usou para transportar os produtos que serão colocados no freezer tem o formato de um bloco retangular. As medidas internas dessa caixa são 30 cm de altura, 50 cm de comprimento e 40 cm de largura.
O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a
O volume interno dessa caixa, em centímetro cúbico, é igual a:
/img4_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
[tex] V = 30\ cm \cdot 50\ cm \cdot 40\ cm[tex]
[tex] V = 60\ 000\ cm^{3}[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Beatriz observou que um dos cartazes que André fixou na porta do refrigerador informa a promoção de um pote de requeijão que, antes, custava R$ 9,00. Observe abaixo esse cartaz com o informe promocional.
/img5_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual será o preço desse pote de requeijão após a aplicação do desconto apresentado nesse cartaz?
Como houve um desconto de 20%. Logo, 100% - 20% = 80%. Dessa forma, o preço desse pote de requeijão após o desconto é:
[tex]= R \$\ 9,00 \cdot 80 \% [tex]
[tex]= R \$\ 9,00 \cdot \frac{80}{100} [tex]
[tex]= R \$\ 9,00 \cdot 0,8 [tex]
[tex]= R \$\ 7,20 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Antes de comprar alguns potes de iogurte, Beatriz somou o preço dos produtos que já estavam em seu carrinho. Ela viu que todos os produtos do seu carrinho totalizavam R$ 40,00 e decidiu comprar 3 potes iguais de iogurte. O preço x de cada um desses potes pôde ser calculado a partir da equação apresentada abaixo.
[tex] 3x + 40 = 70[tex]
Qual foi o preço de cada um desses potes de iogurte comprados por Beatriz?
O preço de cada um desses potes ([tex]x[tex]) de iogurte comprados por Beatriz é:
[tex] 3x + 40 = 70[tex]
[tex] 3x = 70 - 40[tex]
[tex] 3x = 30[tex]
[tex] x = \frac{30}{3}[tex]
[tex] x = R \$\ 10,00[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
Leia e observe as informações abaixo para responder às questões 06, 07, 08, 09 e 10.
Na praça onde Amanda caminha todos os dias, há um espaço com brinquedos para crianças e uma pista onde ela faz suas caminhadas. Observe, na imagem abaixo, o espaço com brinquedos e uma parte da pista onde Amanda caminha.
/img6_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe, no plano cartesiano abaixo, os pontos R, S, T e U.
/img7_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Uma muda de palmeira será plantada no ponto que tem coordenada (3, 2).
Qual é o ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada?
O ponto que representa a localização onde essa palmeira será plantada é:
[tex](x, y) = (3, 2) → U [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Serão plantadas algumas mudas de árvore nessa praça. Antes de plantá las, foi realizado um levantamento da medida da altura dessas mudas. Observe, na reta numérica abaixo, a localização dos pontos que representam a medida da altura, em centímetro, de cada muda. Essa reta numérica está dividida em partes iguais.
/img8_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual é a muda de árvore que mede 47,5 cm?
Essas arvóres serão plantadas de 2,5 m em 2,5 metros de altura. Logo:
/img9_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Logo, a muda de árvore que mede 47,5 cm é o ipé.
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na estrutura do balanço, que fica no espaço com brinquedos, há uma parte formada por duas barras que estão fixadas no solo. Observe, na figura abaixo, essas barras, a medida do ângulo que elas formam com o solo e a medida do ângulo a formado entre elas.
/img10_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual é valor, em grau, da medida do ângulo formado entre essas duas barras?
A figura obtida pelas duas barras laterais e o solo é um triângulo. Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:
[tex]75° + 75º + α = 180º [tex]
[tex] α = 180º - 75º - 75º [tex]
[tex] α = 180º - 150º [tex]
[tex] α = 30º [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Essa praça possui uma pista de caminhada a sua volta. Observe abaixo a representação dessa pista com suas dimensões indicadas.
/img11_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual é o valor, em metro, do perímetro dessa pista de caminhada?
Como o perímetro é a soma dos lados ou contorno da figura. Logo:
[tex]P = 11 + 11 + 9 + 9 [tex]
[tex]P = 22 + 18 [tex]
[tex]P = 40\ metros [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O calçamento da praça é composto por blocos que têm o formato de um prisma regular de base hexagonal. Para garantir o encaixe do calçamento, o ângulo externo do hexágono deve ser considerado. Observe, na imagem abaixo, a representação de um desses blocos com seu ângulo externo indicado por α.
/img12_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual é o valor da medida, em grau, do ângulo α?
Como essa base é regular. Então, todos os ângulos internos tem o mesmo valor.
Primeiro encontrar a soma dos ângulos internos do hexágono. Ele pode ser divivido em 4 triângulos e soma de cada triângulo vale 180°. Portanto:
/img13_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
[tex]S_{6} = 4 \cdot 180º [tex]
[tex]S_{6} = 720º [tex]
Agora, encontrar o valor de um ângulo interno (β) do hexágono:
[tex]β = \frac{720º}{6} [tex]
[tex]β = 120° [tex]
Por último:
[tex] α + β = 180º [tex]
[tex] α + 120° = 180º [tex]
[tex] α = 180º - 120° [tex]
[tex] α = 60° [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe o triângulo abaixo com as medidas de seus ângulos internos destacadas.
/img14_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Qual é a medida, em grau, do ângulo α?
Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo:
[tex]25° + 35º + α = 180º [tex]
[tex] α = 180º - 25° - 35º [tex]
[tex] α = 180º - 60° [tex]
[tex] α = 120º [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Mateus vai cercar com tela uma região do quintal de sua casa, que é destinada ao plantio de verduras. Observe, na figura abaixo, uma representação dessa região, em amarelo, com suas medidas indicadas em metro.
/img15_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
Para fazer esse cercamento, Mateus irá instalar a tela no perímetro dessa região. Qual é a quantidade mínima de tela, em metro, que Mateus precisará para cercar essa região?
A quantidade mínima de tela, em metros, que Mateus precisará para cercar essa região é:
/img16_quiz20_Mat_7ano_EF.png)
[tex] = 1 + 2 + 3 + 1 + 2 + 1 + 1 + 3 [tex]
[tex] = 14\ metros [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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