domingo, 21 de fevereiro de 2021

QUIZ 19: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 19: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 19: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(1ª P.D - 2024).

Observe os quadriláteros destacados de cinza na malha quadriculada abaixo.


Qual desses quadriláteros é um quadrado?

A
B
C
D

O "QUADRADO" é um quadrilatéro que tem 4 lados congruentes (iguais). Dessa forma, a figura IV é um quadrado.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(1ª P.D - 2024). Considere as frações apresentadas no quadro abaixo.

[tex]\frac{18}{15}[tex]   [tex]\frac{6}{19}[tex]    [tex]\frac{16}{5}[tex]   [tex]\frac{9}{8}[tex]

 [tex]I[tex]    [tex]II[tex]     [tex]III[tex]   [tex]IV[tex]

Qual dessas frações é equivalente à fração [tex]\frac{6}{5}[tex]?

A
B
C
D

A fração equivalente a [tex]\frac{6}{5}[tex] é:

    [tex]\frac{6}{5} = \frac{6\ ×\ 3}{5\ ×\ 3} = \frac{18}{15} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(1ª P.D - 2024).

Uma fábrica de peças para robótica irá produzir um novo modelo de placa de circuito eletrônico. A figura na malha quadriculada abaixo apresenta um esboço do formato desse modelo.


O custo de produção dessa nova placa será de R$ 0,10 por centímetro quadrado.

Qual será o custo de produção, em reais, de cada uma dessas placas?

A
B
C
D

Primeiro encontrar a área (número de quadradinhos) da figura:

   [tex] Área = nº\ de\ quadradinhos = 30\ cm^{2} [tex]

Como cada centímetro quadrado custa R$ 0,10. Logo:

    [tex] = 30\ ×\ R \$\ 0,10 = R \$\ 3,00[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(1ª P.D - 2024).

Observe os algarismos apresentados abaixo.

[tex]1[tex]   [tex]7[tex]    [tex]8[tex]   [tex]6[tex]

O maior número que pode ser formado, utilizando esses algarismos, é

A
B
C
D

O maior número formado por estes algarismos é:

    [tex] 8\ 761 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(1ª P.D - 2024).

Jorge e Júlio são irmãos e estão juntando dinheiro para comprar um jogo de vídeo game. Jorge conseguiu juntar 60 reais e, com o valor que Júlio conseguiu juntar, eles têm 180 reais.

Quantos reais Júlio conseguiu juntar para comprar esse jogo?

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]Valor_{(Jorge)} + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]60 + Valor_{(Júlio)} = 180 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 180\ -\ 60 [tex]

   [tex]Valor_{(Júlio)} = 120\ reais [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(1ª P.D - 2024).

Observe o sólido geométrico representado abaixo.


Uma planificação da superfície desse sólido está apresentada em

A
B
C
D

A planificação do cone é opção D.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(1ª P.D - 2024).

Certo dia, Marcos correu 2 000 metros

Quantos quilômetros Marcos correu nesse dia?

A
B
C
D

Marcos correu nesse dia:

   [tex] = 2\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ 1\ 000\ m [tex]

   [tex] = 2\ ×\ k\ m [tex]

   [tex] = 2\ km [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(1ª P.D - 2024).

Na prateleira de um supermercado, havia um total de 170 kg de açúcar. Essa quantidade de açúcar estava distribuída em pacotes de 2 kg de açúcar.

Quantos pacotes de açúcar havia nessa prateleira?

A
B
C
D

Como na prateleira havia 170 kg de açúcar distribuidos em pacotes de 2 kg cada. Logo, nesse prateleira tinha:

    [tex] = 170\ ÷ 2 [tex]

    [tex] = 85\ pacotes [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(1ª P.D - 2024).

Em determinado dia, Luciano comprou 40 figurinhas para colar em um álbum. Entre essas figurinhas, [tex]\frac{2}{5}[tex] eram repetidas e Luciano decidiu doá-las para seu irmão, Marcos.

Quantas figurinhas Luciano doou para seu irmão Marcos?

A
B
C
D

Como Luciano doou [tex]\frac{2}{5}[tex] das suas figuras para seu irmão. Logo, o seu irmão ganhou:

    [tex]= \frac{2}{5} × 40\ figurinhas [tex]

    [tex]= \frac{80}{5}\ figurinhas [tex]

    [tex]= 16\ figurinhas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(1ª P.D - 2024).

O administrador de um restaurante elaborou uma tabela com os preços dos pratos principais servidos diariamente entre segunda e sexta-feira. Essa tabela está apresentada abaixo.

Preço dos pratos principais
Dia Preço
Segunda-feira19 reais
Terça-feira18 reais
Quarta-feira22 reais
Quinta-feira20 reais
Sexta-feira20 reais

Marcos almoçou nesse restaurante na segunda e na sexta-feira, escolhendo os pratos principais.

Qual foi o valor total, em reais, que Marcos pagou por esses almoços no restaurante?

A
B
C
D

Marços pagou por esses dois almoços no restante a quantia de:

    [tex]= (Segunda-feira)\ +\ (Sexta-feira) [tex]

    [tex]= 19\ reais + 20\ reais [tex]

    [tex]= 39\ reais[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(1ª P.D - 2024).

Luana faz ilustrações em painéis e utiliza determinado formato de painel para produzir suas obras. Observe, na malha quadriculada abaixo, a representação do formato de painel utilizado por Luana.


Com base nessa representação, qual é o comprimento, em metro, do perímetro desse painel?

A
B
C
D

O perímetro (soma dos lados ou contorno) desse painel é:


   [tex] P = 1\ cm\ × 20\ lados\ do\ quadradinho [tex]

   [tex] P = 20\ cm [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(1ª P.D - 2024).

Valentina convidou 150 pessoas para sua festa de casamento. Nessa festa, a quantidade de doces do tipo bem-casado distribuída foi 10% maior que a quantidade de pessoas convidadas.

Quantos bem-casados foram distribuídos nessa festa de casamento de Valentina?

A
B
C
D

Como a quantidade de doces foi 10% a mais do que a quantidade de pessoas. Logo:

   [tex]= 150 × (100\%\ +\ 10 \%) [tex]

   [tex]= 150 × 110\%\ [tex]

   [tex]= 150 × \frac{110}{100} [tex]

   [tex]= 15\color{Red}{{0}} × \frac{11\color{Red}{{0}}}{1\color{Red}{{00}}} [tex]

   [tex]= 15 × 11 [tex]

   [tex]= 165\ doces [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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