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quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 15: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 15: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 15: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(SAS).

Em um estádio de futebol, é necessário que 4 pessoas trabalhem durante 42 minutos para que o gramado do campo fique aparado.

Com 6 pessoas trabalhando, em quanto tempo o gramado ficaria pronto?

A
B
C
D

Com o aumento das pessoas trabalhando vai diminuir o tempo de serviço. Logo, as grandezas "pessoas" e "tempo" são inversamente proporcionais. Logo:

    4\ pessoas\ ....\ 42\ min

    6\ pessoas\ ....\ x\ min

    \frac{4}{6} = \frac{x}{42}

    6x = 4 \cdot 42

    x = \frac{4\ \cdot\ \color{Red}{42}}{\color{Red}{6}}

    x = 4\ \cdot\ 7

    x = 28\ minutos

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAS).

Joana usou 20% de sua mesada pagando a Artur uma dívida de R$ 36,00.

Qual o valor da mesada de Joana?

A
B
C
D

Observe que:

20 \%\ ....\ R \$\ 36,00

100 \%\ ....\ x

20x = 100 \cdot 36

x = \frac{100\ \cdot\ 36}{20}

x = \frac{\color{Red}{100}\ \cdot\ 36}{\color{Red}{20}}

x = 5 \cdot 36

x = R \$\ 180,00

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAS).

Uma turma de determinada escola possui 40 alunos, e 35% dessa quantidade é formada por meninas.

Quantas meninas existem nessa turma?

A
B
C
D

A quantidade de meninas nessa turma é de:

40\ alunos\ ....\ 100 \%

    x\ .....\ 35 \%

100x = 40 \cdot 35

x = \frac{40\ \cdot\ 35}{100}

x = \frac{1\ 400}{100}

x = 14\ meninas

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAS).

Na equação 5x + 2y = 21, quando x = 3, o valor de y é

A
B
C
D

Substituindo x = 3, obtemos:

    5x + 2y = 21

    5 \cdot 3 + 2y = 21

    15 + 2y = 21

    15 \color{Red}{-\ 15} + 2y = 21\ \color{Red}{-\ 15}

    2y = 6

    \frac{2y}{\color{Red}{2}} = \frac{6}{\color{Red}{2}}

    y = 3

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAS).

Na tabela a seguir, foram registradas as alturas de alguns alunos de uma escola.

Nome Altura (metros)
João1,56
Tatiana1,44
Henrique1,48
Sâmia1,36

Qual é, em média, a altura desses alunos?

A
B
C
D

A altura média dos alunos é de:

Altura\ média = \frac{1,56\ +\ 1,44\ +\ 1,48\ +\ 1,36}{4}

Altura\ média = \frac{5,84}{4}

Altura\ média = 1,46\ metro

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAS).

A quantia de R$ 740,00 foi dividida entre André e Thiago, de modo que Thiago recebeu R$ 56,00 a mais que André.

Dessa forma, quanto Thiago recebeu?

A
B
C
D

Equacionando o problema:

x = quantia\ de\ André

x + 56 = quantia\ de\ Thiago

Então:

x + (x + 56) = 740

2x = 740 - 56

x = \frac{684}{2} = 342,00

Como Thiago recebeu R$ 56,00 a mais do que André. Logo:

= 342,00\ +\ 56,00

= R \$\ 398,00

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SAS).

Dividindo o número 360 em partes diretamente proporcionais a 3, 4 e 5, obtém-se

A
B
C
D

Como as partes são diretamente proporcionais. Logo, a soma é:

    = 3 + 4 + 5 = 12

A parte referente a "3".

    = 360 \cdot \frac{3}{12} = \frac{1\ 080}{12} = 90

A parte referente a "4".

    = 360 \cdot \frac{4}{12} = \frac{1\ 440}{12} = 120

A parte referente a "5".

    = 360 \cdot \frac{5}{12} = \frac{1\ 800}{12} = 150

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SAS).

Um avião, viajando a uma velocidade de 900 km/h, demora 48 minutos para ir do Rio de Janeiro a Belo Horizonte.

Se a velocidade do avião fosse de 600 km/h, em quanto tempo faria o mesmo trajeto?

A
B
C
D

Diminir a velocidade do avião implica gastar mais tempo. Logo, as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais. Logo;

900\ km/h\ ....\ 48\ min

600\ km/h\ ....\ x\ min

\frac{9\color{Red}{00}}{6\color{Red}{00}} = \frac{x}{48}

\frac{9}{6} = \frac{x}{48}

6x = 9 \cdot 48

x = \frac{9\ \cdot\ \color{Red}{48}}{\color{Red}{6}}

x = 9 \cdot 8 = 72\ minutos

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SAS).

Em uma sala de aula com 40 alunos, a razão entre a quantidade de meninos e meninas é \frac{2}{3}.

Quantas meninas existem nessa sala?

A
B
C
D

Como a razão entre a quantidade de meninos e meninas é \frac{2}{3}. Isso significa que a cada 5 pessoas, 3 são meninas. Logo:

    = 40\ \cdot \frac{3}{5}

    = \frac{120}{5}

    = 24\ meninas

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SAS).

Qual o maior número inteiro que é solução da inequação \frac{x\ +\ 6}{4} > x - 3?

A
B
C
D

Observe que:

    \frac{x\ +\ 6}{4} > x - 3

    x\ +\ 6 > 4(x - 3)

    x\ +\ 6 > 4x - 12

    x\ \color{Red}{-\ 4x} +\ 6 > 4x \color{Red}{-\ 4x} -\ 12

    -\ 3x\ +\ 6 \color{Red}{-\ 6} > -\ 12\ \color{Red}{-\ 6}

    -\ 3x\ > -\ 18\   ×(-\ 1)

    3x\ < \ 18\

    x\ < \frac{18}{3}

    x\ < 6

Portanto, o maior número inteiro que satifaz a solução da inequação é o "5".

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SAS).

Um fábrica de garrafas térmicas registrou a quantidade de itens produzidos a cada ano, no período de 2017 a 2020, como mostra o gráfico a seguir.

Produção anual


Sobre esse gráfico, é correto afirmar que a

A
B
C
D

Observando o gráfico, constatamos que em 2018 produziu 3000 mil unidades a mais do que no ano de 2017.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SAS).

Marcos viajou de Fortaleza a Porto Alegre e sentiu uma grande diferença de temperatura.

Em Fortaleza, fazia 36°C, e em Porto Alegre, – 2°C.

Qual é o valor do módulo da diferença entre as temperaturas das duas cidades?

A
B
C
D

Como em Fortaleza, fazia 36°C, e em Porto Alegre, – 2°C. Então, o valor do módulo da diferença entre as temperaturas das duas cidades é:

    = |36 - (- 2)|

    = |36 + 2 |

    = |38|

    = +\ 38

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
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