(SAS).
Em um estádio de futebol, é necessário que 4 pessoas trabalhem durante 42 minutos para que o gramado do campo fique aparado.
Com 6 pessoas trabalhando, em quanto tempo o gramado ficaria pronto?
Com o aumento das pessoas trabalhando vai diminuir o tempo de serviço. Logo, as grandezas "pessoas" e "tempo" são inversamente proporcionais. Logo:
4\ pessoas\ ....\ 42\ min
6\ pessoas\ ....\ x\ min
\frac{4}{6} = \frac{x}{42}
6x = 4 \cdot 42
x = \frac{4\ \cdot\ \color{Red}{42}}{\color{Red}{6}}
x = 4\ \cdot\ 7
x = 28\ minutos
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Joana usou 20% de sua mesada pagando a Artur uma dívida de R$ 36,00.
Qual o valor da mesada de Joana?
Observe que:
20 \%\ ....\ R \$\ 36,00
100 \%\ ....\ x
20x = 100 \cdot 36
x = \frac{100\ \cdot\ 36}{20}
x = \frac{\color{Red}{100}\ \cdot\ 36}{\color{Red}{20}}
x = 5 \cdot 36
x = R \$\ 180,00
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Uma turma de determinada escola possui 40 alunos, e 35% dessa quantidade é formada por meninas.
Quantas meninas existem nessa turma?
A quantidade de meninas nessa turma é de:
40\ alunos\ ....\ 100 \%
x\ .....\ 35 \%
100x = 40 \cdot 35
x = \frac{40\ \cdot\ 35}{100}
x = \frac{1\ 400}{100}
x = 14\ meninas
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Na equação 5x + 2y = 21, quando x = 3, o valor de y é
Substituindo x = 3, obtemos:
5x + 2y = 21
5 \cdot 3 + 2y = 21
15 + 2y = 21
15 \color{Red}{-\ 15} + 2y = 21\ \color{Red}{-\ 15}
2y = 6
\frac{2y}{\color{Red}{2}} = \frac{6}{\color{Red}{2}}
y = 3
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Na tabela a seguir, foram registradas as alturas de alguns alunos de uma escola.
Nome | Altura (metros) |
---|---|
João | 1,56 |
Tatiana | 1,44 |
Henrique | 1,48 |
Sâmia | 1,36 |
Qual é, em média, a altura desses alunos?
A altura média dos alunos é de:
Altura\ média = \frac{1,56\ +\ 1,44\ +\ 1,48\ +\ 1,36}{4}
Altura\ média = \frac{5,84}{4}
Altura\ média = 1,46\ metro
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
A quantia de R$ 740,00 foi dividida entre André e Thiago, de modo que Thiago recebeu R$ 56,00 a mais que André.
Dessa forma, quanto Thiago recebeu?
Equacionando o problema:
x = quantia\ de\ André
x + 56 = quantia\ de\ Thiago
Então:
x + (x + 56) = 740
2x = 740 - 56
x = \frac{684}{2} = 342,00
Como Thiago recebeu R$ 56,00 a mais do que André. Logo:
= 342,00\ +\ 56,00
= R \$\ 398,00
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Dividindo o número 360 em partes diretamente proporcionais a 3, 4 e 5, obtém-se
Como as partes são diretamente proporcionais. Logo, a soma é:
= 3 + 4 + 5 = 12
A parte referente a "3".
= 360 \cdot \frac{3}{12} = \frac{1\ 080}{12} = 90
A parte referente a "4".
= 360 \cdot \frac{4}{12} = \frac{1\ 440}{12} = 120
A parte referente a "5".
= 360 \cdot \frac{5}{12} = \frac{1\ 800}{12} = 150
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Um avião, viajando a uma velocidade de 900 km/h, demora 48 minutos para ir do Rio de Janeiro a Belo Horizonte.
Se a velocidade do avião fosse de 600 km/h, em quanto tempo faria o mesmo trajeto?
Diminir a velocidade do avião implica gastar mais tempo. Logo, as grandezas velocidade e tempo são inversamente proporcionais. Logo;
900\ km/h\ ....\ 48\ min
600\ km/h\ ....\ x\ min
\frac{9\color{Red}{00}}{6\color{Red}{00}} = \frac{x}{48}
\frac{9}{6} = \frac{x}{48}
6x = 9 \cdot 48
x = \frac{9\ \cdot\ \color{Red}{48}}{\color{Red}{6}}
x = 9 \cdot 8 = 72\ minutos
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Em uma sala de aula com 40 alunos, a razão entre a quantidade de meninos e meninas é \frac{2}{3}.
Quantas meninas existem nessa sala?
Como a razão entre a quantidade de meninos e meninas é \frac{2}{3}. Isso significa que a cada 5 pessoas, 3 são meninas. Logo:
= 40\ \cdot \frac{3}{5}
= \frac{120}{5}
= 24\ meninas
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Qual o maior número inteiro que é solução da inequação \frac{x\ +\ 6}{4} > x - 3?
Observe que:
\frac{x\ +\ 6}{4} > x - 3
x\ +\ 6 > 4(x - 3)
x\ +\ 6 > 4x - 12
x\ \color{Red}{-\ 4x} +\ 6 > 4x \color{Red}{-\ 4x} -\ 12
-\ 3x\ +\ 6 \color{Red}{-\ 6} > -\ 12\ \color{Red}{-\ 6}
-\ 3x\ > -\ 18\ ×(-\ 1)
3x\ < \ 18\
x\ < \frac{18}{3}
x\ < 6
Portanto, o maior número inteiro que satifaz a solução da inequação é o "5".
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Um fábrica de garrafas térmicas registrou a quantidade de itens produzidos a cada ano, no período de 2017 a 2020, como mostra o gráfico a seguir.
Produção anual
Sobre esse gráfico, é correto afirmar que a
Observando o gráfico, constatamos que em 2018 produziu 3000 mil unidades a mais do que no ano de 2017.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SAS).
Marcos viajou de Fortaleza a Porto Alegre e sentiu uma grande diferença de temperatura.
Em Fortaleza, fazia 36°C, e em Porto Alegre, – 2°C.
Qual é o valor do módulo da diferença entre as temperaturas das duas cidades?
Como em Fortaleza, fazia 36°C, e em Porto Alegre, – 2°C. Então, o valor do módulo da diferença entre as temperaturas das duas cidades é:
= |36 - (- 2)|
= |36 + 2 |
= |38|
= +\ 38
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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