terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

QUIZ 09: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 09: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(Saresp).

Observe uma figura em frente a um espelho plano “E”.


Se refletirmos a figura no espelho plano E, qual será sua imagem refletida?


A
B
C
D

A imagem refletida corretamente é a figura A.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

A quantos minutos corresponde um período de tempo de seis horas e meia?

A
B
C
D

Como uma hora tem 60 minutos. Logo;

   [tex] = 6\ horas\ e\ meia [tex]

   [tex] = 6\ \cdot 60\ min\ +\ 30\ min [tex]

   [tex] = 360\ min\ +\ 30\ min [tex]

   [tex] = 390\ min\ [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Observe a figura a seguir:


Se a área do losango L, pintado de roxo na figura abaixo, é 1 cm², qual é a área do polígono P?

A
B
C
D

De acordo com a figura a área é 6 cm².


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a expressão a seguir:

[tex] M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3 [tex]

Qual o valor de [tex]250 × M[tex] é:

A
B
C
D

Primeiro encontrar o valor de M:

  [tex] M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3 [tex]

  [tex] M =\ –\ (–4)\ –\ (–\ 4) + 3 [tex]

  [tex] M =\ + 4\ +\ 4\ +\ 3 [tex]

  [tex] M = 11 [tex]

Agora, encontrar o valor da expressão: [tex]250 × M[tex]

  [tex]= 250 \cdot M [tex]

  [tex]= 250 \cdot 11 [tex]

  [tex]= 2\ 750 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a tabela a seguir:

A÷– 8=+ 500
– 585÷B=– 117
– 3×- 1 036=C

De acordo com a tabela, qual o valor de A + B + C?

A
B
C
D

Primeiro encontrar os valores de A, B e C.

• Valor de A:

   [tex] \frac{A}{–\ 8} = 500 [tex]

   [tex] A =\ – 8 \cdot 500 =\ – 4\ 000 [tex]

• Valor de B:

   [tex] \frac{–\ 585}{B} =\ –\ 117[tex]

   [tex] \frac{– 585}{–\ 117} = B[tex]

   [tex] B = 5[tex]

• Valor de C:

   [tex]=\ –\ 3 \cdot\ (-\ 1\ 036)[tex]

   [tex]= +\ 3\ 108[tex]

Agora, a soma de A + B + C é:

   [tex]A + B + C = -\ 4\ 000 + 5 + 3\ 108[tex]

   [tex]A + B + C = -\ 887[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Na cantina da escola, Ana comprou um sanduíche por R$ 4,50, um suco por R$ 2,75 e um chocolate por R$ 3,15.

Quando foi pagar, ela percebeu que tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00.

Quanto Ana ficará devendo?

A
B
C
D

Como Ana tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00, ou seja, R$ 9,00. Então:

  [tex]= 4,50 + 2,75 + 3,15 [tex]

  [tex]= R\ $\ 10,40 [tex]

Logo, Ana ficará devendo:

  [tex]= R\ $\ 10,40 -\ R\ $\ 9,00 [tex]

  [tex]= R\ $\ 1,40 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

A maquete de um edifício mede 56 cm de altura.

Qual a altura real desse edifício, sabendo que ele corresponde a 32,5 vezes a altura da maquete?

A
B
C
D

Como a altura real é 32,5 vezes maior, então a altura do edifício é de:

  [tex] = 56\ cm \cdot 32,5\ vezes [tex]

  [tex] = 1\ 820\ cm [tex]

Como 1 metro tem 100 cm. Logo:

  [tex] = \frac{1\ 820\ cm}{100} = 18,20\ metros [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Em determinada loja, o rendimento mensal é o somatório dos saldos obtidos por seus quatro vendedores.

Se o rendimento mensal for positivo, a loja obteve lucro; se for negativo, a loja teve prejuízo.

Caso um vendedor supere a meta de vendas, ele tem como saldo positivo o valor superado; caso não atinja a meta, tem como saldo negativo o valor que faltou para que a meta fosse atingida; caso atinja o valor exato da meta, seu saldo é zero.

Em determinado mês, os resultados obtidos pelos vendedores dessa loja foram:

• Vendedor I: apenas atingiu a meta;

• Vendedor II: superou a meta em R$ 100,00;

• Vendedor III: não atingiu a meta por R$ 30,00;

• Vendedor IV: não atingiu a meta por R$ 55,00.

Pode-se concluir que, no mês em questão, essa loja obteve

A
B
C
D

Pelo enunciado, temos:

• Vendedor I: [tex] = 0 [tex]

• Vendedor II: [tex] = +\ 100 [tex]

• Vendedor III: [tex] = -\ 30 [tex]

• Vendedor IV: [tex] = -\ 55 [tex]

Logo:

    [tex] = 0\ +\ 100\ -\ 30\ -\ 55 [tex]

    [tex] = 100\ -\ 85 [tex]

    [tex] = +\ 15 [tex]

Sendo assim, obteve um lucro de R$ 15 reais.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a expressão a seguir:

[tex] K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}} [tex]

Então, o valor de [tex]K^{3}[tex] é:

A
B
C
D

O valor de [tex]K^{3}[tex] é:

  [tex] K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{\sqrt{16}}}} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{4}}} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + 2}} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{4}} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot 2} [tex]

  [tex] K = \sqrt{-\ 8 + 12} [tex]

  [tex] K = \sqrt{4} [tex]

  [tex] K = 2 [tex]

Sendo assim, o valor de [tex]K^{3}[tex] é:

  [tex] K^{3} = 2^{3} = 8[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

No galpão de um mercado, encontram-se três sacolas com frutas: uma com maçãs, uma com bananas e outra com laranjas.

As sacolas com maçãs e bananas possuem etiquetas indicando seus pesos: 2 kg e 3 kg, respectivamente.

Porém, a etiqueta da sacola com laranjas caiu e não se sabe seu peso.

Utilizando uma balança, observou-se que o dobro do peso das laranjas mais 1 kg é igual ao peso total das maçãs e das bananas.

Colocando-se a etiqueta correspondente na sacola de laranjas, que peso deve constar nela?

A
B
C
D

Equacionando o problemas, obtemos:

• maças: 2kg

• bananas: 3kg

• laranja: x kg

Logo:

    [tex] 2x + 1 = 2 + 3 [tex]

    [tex] 2x + 1 \color{red}{-\ 1} = 2 + 3\ \color{red}{-\ 1}[tex]

    [tex] 2x = 4 [tex]

    [tex]x = \frac{4}{2} = 2\ kg [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Em um jogo, o valor de cada ponto perdido é – 4 , e o valor de cada ponto ganho é +3. Ana perdeu 13 pontos e ganhou 15 pontos.

Fazendo os cálculos, pode-se verificar que o total de pontos de Ana é:

A
B
C
D

Como cada ponto perdido é – 4 e o valor de cada ponto ganho é +3. Então:

    [tex] = perdeu\ 13[tex]  e [tex] ganhou\ 15 [tex]

    [tex] = (-\ 4) \cdot\ 13 + (+3) \cdot 15\ [tex]

    [tex] = -\ 52 + 45 [tex]

    [tex] = -\ 7 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

Observe a sequência de operações a seguir:


O resultado final da operação é:

A
B
C
D

Observe a sequência de operações:

      [tex] -\ 16 ÷ (-\ 4) = +\ 4 [tex]

  [tex]  \Longrightarrow   +\ 4 \cdot (-\ 5) = -\ 20 [tex]

  [tex]  \Longrightarrow   -\ 20\ +\ 8 = -\ 12 [tex]

  [tex]  \Longrightarrow   -\ 12\ -\ 6 = -\ 18 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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