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terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

QUIZ 09: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 09: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(Saresp).

Observe uma figura em frente a um espelho plano “E”.


Se refletirmos a figura no espelho plano E, qual será sua imagem refletida?


A
B
C
D

A imagem refletida corretamente é a figura A.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

A quantos minutos corresponde um período de tempo de seis horas e meia?

A
B
C
D

Como uma hora tem 60 minutos. Logo;

    = 6\ horas\ e\ meia

    = 6\ \cdot 60\ min\ +\ 30\ min

    = 360\ min\ +\ 30\ min

    = 390\ min\

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Observe a figura a seguir:


Se a área do losango L, pintado de roxo na figura abaixo, é 1 cm², qual é a área do polígono P?

A
B
C
D

De acordo com a figura a área é 6 cm².


Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a expressão a seguir:

M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3

Qual o valor de 250 × M é:

A
B
C
D

Primeiro encontrar o valor de M:

M =\ –\ (–3\ –\ 1)\ –\ (1\ –\ 5) + 3

M =\ –\ (–4)\ –\ (–\ 4) + 3

M =\ + 4\ +\ 4\ +\ 3

M = 11

Agora, encontrar o valor da expressão: 250 × M

= 250 \cdot M

= 250 \cdot 11

= 2\ 750

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a tabela a seguir:

A÷– 8=+ 500
– 585÷B=– 117
– 3×- 1 036=C

De acordo com a tabela, qual o valor de A + B + C?

A
B
C
D

Primeiro encontrar os valores de A, B e C.

• Valor de A:

   \frac{A}{–\ 8} = 500

   A =\ – 8 \cdot 500 =\ – 4\ 000

• Valor de B:

   \frac{–\ 585}{B} =\ –\ 117

   \frac{– 585}{–\ 117} = B

   B = 5

• Valor de C:

   =\ –\ 3 \cdot\ (-\ 1\ 036)

   = +\ 3\ 108

Agora, a soma de A + B + C é:

   A + B + C = -\ 4\ 000 + 5 + 3\ 108

   A + B + C = -\ 887

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Na cantina da escola, Ana comprou um sanduíche por R$ 4,50, um suco por R$ 2,75 e um chocolate por R$ 3,15.

Quando foi pagar, ela percebeu que tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00.

Quanto Ana ficará devendo?

A
B
C
D

Como Ana tinha apenas uma nota de R$ 5,00 e duas notas de R$ 2,00, ou seja, R$ 9,00. Então:

= 4,50 + 2,75 + 3,15

= R\ $\ 10,40

Logo, Ana ficará devendo:

= R\ $\ 10,40 -\ R\ $\ 9,00

= R\ $\ 1,40

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

A maquete de um edifício mede 56 cm de altura.

Qual a altura real desse edifício, sabendo que ele corresponde a 32,5 vezes a altura da maquete?

A
B
C
D

Como a altura real é 32,5 vezes maior, então a altura do edifício é de:

= 56\ cm \cdot 32,5\ vezes

= 1\ 820\ cm

Como 1 metro tem 100 cm. Logo:

= \frac{1\ 820\ cm}{100} = 18,20\ metros

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Em determinada loja, o rendimento mensal é o somatório dos saldos obtidos por seus quatro vendedores.

Se o rendimento mensal for positivo, a loja obteve lucro; se for negativo, a loja teve prejuízo.

Caso um vendedor supere a meta de vendas, ele tem como saldo positivo o valor superado; caso não atinja a meta, tem como saldo negativo o valor que faltou para que a meta fosse atingida; caso atinja o valor exato da meta, seu saldo é zero.

Em determinado mês, os resultados obtidos pelos vendedores dessa loja foram:

• Vendedor I: apenas atingiu a meta;

• Vendedor II: superou a meta em R$ 100,00;

• Vendedor III: não atingiu a meta por R$ 30,00;

• Vendedor IV: não atingiu a meta por R$ 55,00.

Pode-se concluir que, no mês em questão, essa loja obteve

A
B
C
D

Pelo enunciado, temos:

• Vendedor I: = 0

• Vendedor II: = +\ 100

• Vendedor III: = -\ 30

• Vendedor IV: = -\ 55

Logo:

    = 0\ +\ 100\ -\ 30\ -\ 55

    = 100\ -\ 85

    = +\ 15

Sendo assim, obteve um lucro de R$ 15 reais.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

Observe a expressão a seguir:

K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}}

Então, o valor de K^{3} é:

A
B
C
D

O valor de K^{3} é:

K = \sqrt{(-2)^{3} + 6 \cdot \sqrt{2^{1} + \sqrt{\sqrt{(-2)^{4}}}}}

K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{\sqrt{16}}}}

K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + \sqrt{4}}}

K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{2 + 2}}

K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot \sqrt{4}}

K = \sqrt{-\ 8 + 6 \cdot 2}

K = \sqrt{-\ 8 + 12}

K = \sqrt{4}

K = 2

Sendo assim, o valor de K^{3} é:

K^{3} = 2^{3} = 8

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(FUNDII – AVALIACAOSISTEMATICA).

No galpão de um mercado, encontram-se três sacolas com frutas: uma com maçãs, uma com bananas e outra com laranjas.

As sacolas com maçãs e bananas possuem etiquetas indicando seus pesos: 2 kg e 3 kg, respectivamente.

Porém, a etiqueta da sacola com laranjas caiu e não se sabe seu peso.

Utilizando uma balança, observou-se que o dobro do peso das laranjas mais 1 kg é igual ao peso total das maçãs e das bananas.

Colocando-se a etiqueta correspondente na sacola de laranjas, que peso deve constar nela?

A
B
C
D

Equacionando o problemas, obtemos:

• maças: 2kg

• bananas: 3kg

• laranja: x kg

Logo:

    2x + 1 = 2 + 3

    2x + 1 \color{red}{-\ 1} = 2 + 3\ \color{red}{-\ 1}

    2x = 4

    x = \frac{4}{2} = 2\ kg

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(COLÉGIO XIX DE MARÇO).

Em um jogo, o valor de cada ponto perdido é – 4 , e o valor de cada ponto ganho é +3. Ana perdeu 13 pontos e ganhou 15 pontos.

Fazendo os cálculos, pode-se verificar que o total de pontos de Ana é:

A
B
C
D

Como cada ponto perdido é – 4 e o valor de cada ponto ganho é +3. Então:

    = perdeu\ 13  e  ganhou\ 15

    = (-\ 4) \cdot\ 13 + (+3) \cdot 15\

    = -\ 52 + 45

    = -\ 7

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

Observe a sequência de operações a seguir:


O resultado final da operação é:

A
B
C
D

Observe a sequência de operações:

      -\ 16 ÷ (-\ 4) = +\ 4

  \Longrightarrow   +\ 4 \cdot (-\ 5) = -\ 20

  \Longrightarrow   -\ 20\ +\ 8 = -\ 12

  \Longrightarrow   -\ 12\ -\ 6 = -\ 18

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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