Loading web-font TeX/Main/Regular

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 16: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 16: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 16: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(SAS).

Cauã tinha 205 cartinhas de seu desenho animado favorito.

No colégio, ele ganhou mais 13 cartinhas de um amigo e, ao chegar em casa, deu 7 delas a seu irmão.

Com quantas cartinhas Cauã ficou?

A
B
C
D

A quantidade de cartinhas que Cauã ficou foi:

= 205 + 13 - 7

= 211\ cartinhas

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAS). Observe a expressão numérica a seguir:

[3 · (–5 + 3)] : (–6)\ –\ [–10 : (–2)]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    = [3 · \underbrace{(–5 + 3)}] : (–6)\ –\ \underbrace{[–10 : (–2)]}

    = \underbrace{[3 · (–2)]} : (–6)\ –\ [+5]

    = \underbrace{–6 : (–6)}\ –\ 5

    = 1\ –\ 5

    = –\ 4

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAS).

Utilizando uma calculadora, Pedro digitou o número 2 916. Em seguida, ele apertou a tecla “calcular raiz quadrada”.

O resultado que surgiu na tela da calculadora foi

A
B
C
D

O resultado que surgiu na tela da calculadora foi de:

    = \sqrt{2\ 916}

    = 54

Pois,

    54 \cdot 54 = 2\ 916

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAS). Observe a expressão numérica a seguir:

\sqrt{(3^{4} : 5^{4}) \cdot \frac{5^{3}}{3^{3}} \cdot \sqrt{\frac{25}{9}}}

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    = \sqrt{\underbrace{(3^{4} : 5^{4})} \cdot \underbrace{\frac{5^{3}}{3^{3}}} \cdot \sqrt{\underbrace{\frac{25}{9}}}}

    = \sqrt{\underbrace{(\frac{3}{5})^{4}} \cdot (\frac{5}{3})^{3} \cdot \frac{5}{3}}

    = \sqrt{(\frac{5}{3})^{-4} \cdot (\frac{5}{3})^{3} \cdot \frac{5}{3}}

    = \sqrt{(\frac{5}{3})^{(-4\ +\ 3\ +\ 1)} }

    = \sqrt{(\frac{5}{3})^{0} }

    = \sqrt{1} = 1

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAS).

Pedro comeu \frac{3}{4} de uma pizza, e João comeu \frac{2}{3} de uma outra pizza.

Qual fração representa o total de pizza comido pelos dois?

A
B
C
D

A fração representa o total de pizza comido pelos dois é de:

    = \frac{3}{4} + \frac{2}{3}

    = \frac{3\ ×\ 3}{4\ ×\ 3} + \frac{2\ ×\ 4}{3\ ×\ 4}

    = \frac{9}{12} + \frac{8}{12}

    = \frac{9\ +\ 8}{12}

    = \frac{17}{12}

Agora, geometricamente:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAS).

O perímetro de uma figura plana é a soma das medidas de todos os seus lados.


Sabendo que o perímetro da figura a seguir é 50, determine o valor de x.

A
B
C
D

Como o perímetro de uma figura plana é a soma das medidas de todos os seus lados. Então:

    x + 2x + x + 1 + x - 1 + 3x + 2 = P

    8x + 2 = 50

    8x + 2\color{Red}{-\ 2} = 50\color{Red}{-\ 2}

    8x = 48

    \frac{8x}{8} = \frac{ 48}{8}

    x = 6

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Professora: Fabiana Custódia).

Manoel resolveu pintar o tabuleiro. Já pintou \frac{6}{20} de vermelho e \frac{4}{20} de amarelo.

.. . . .
.. . . .
.. . . .
.. . . .

A fração de toda a parte pintada corresponde em decimal a:

A
B
C
D

A fração de toda a parte pintada corresponde em decimal é:

   = \frac{6}{20} + \frac{4}{20}

   = \frac{6\ +\ 4}{20}

   = \frac{1\color{Red}{0}}{2\color{Red}{0}} = \frac{1}{2} = 0,50

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(OBMEP).

A capacidade do tanque de gasolina do carro de João é de 50 litros. As figuras mostram o medidor de gasolina do carro no momento de partida e no momento de chegada de uma viagem feita por João.


Quantos litros de gasolina ele gastou na viagem?

A
B
C
D

Pela figura percebemos que foi consumido meio (\frac{1}{2}) tanque de combustível. Logo:

    = 50 \cdot \frac{1}{2}

    = \frac{50}{2} = 25\ litros

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Professora: Fabiana Custódia).

Se no Brasil uma pessoa consome, em média, 37,6 kg de carne bovina, por ano, em 5 anos ela terá consumido:

A
B
C
D

Aumentando o tempo (anos) de consumo de carne vai aumentar a quantidade de carne consumida. Logo, as grandezas "kg" e "Tempo (anos)" são diretamente proporcionais. Sendo assim, temos:

37,6\ kg\ ....\ 1\ ano

x\ ....\ 5\ ano

x = 37,6 \cdot 5

x = 18\ kg\ de\ carne

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Professora: Fabiana Custódia).

Em um certo cinema há 840 lugares. Dos ingressos vendidos para uma das sessões, \frac{3}{5} eram inteiros e \frac{7}{20} eram meias-entradas.

O número de pessoas que assistiram a essa sessão foi:

A
B
C
D

O número de pessoas que assistiram a essa sessão foi de:

• Ingressos inteiros:

    = \frac{3}{5} \cdot 840

    = \frac{3\ \cdot\ 840}{5} = 3 \cdot 168 = 504\ ingressos

• Ingressos de meia-entrada:

    \frac{7}{20} \cdot 840

    \frac{7\ \cdot\ 840}{20} = 7 \cdot 42 = 294\ ingressos

Totalizando:

    = 504 + 294

    = 798\ ingressos

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

Observe a expressão numérica a seguir:

\frac{6}{5} \cdot \frac{3}{2} + \frac{9}{4} : \frac{3}{4} - \frac{7}{5}

O resultado da expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado da expressão numérica é:

    = \underbrace{\frac{6}{5} \cdot \frac{3}{2}} + \underbrace{\frac{9}{4} : \frac{3}{4}} - \frac{7}{5}

    = \frac{18}{10} + \underbrace{\frac{9}{\color{Red}{4}} \cdot \frac{\color{Red}{4}}{3}} - \frac{7}{5}

    = \frac{18}{10} + \frac{9}{3} - \frac{7}{5}

    = \frac{18\ ×\ 3}{10\ ×\ 3} + \frac{9\ ×\ 10}{3\ ×\ 10} - \frac{7\ ×\ 6}{5\ ×\ 6}

    = \frac{54}{30} + \frac{90}{30} - \frac{42}{30}

    = \frac{54\ +\ 90\ -\ 42}{30}

    = \frac{102}{30} = \frac{102\ ÷\ 3}{30\ ÷\ 3} = \frac{34\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{17}{5}

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(OBMEP).

Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática. Do total das questões propostas Regina acertou \frac{2}{5}, Bruno acertou \frac{1}{2}, Carlos acertou \frac{3}{8} e Mariana acertou \frac{2}{4}.

Houve um empate entre dois deles.

Qual dos dois participantes que acertaram o mesmo número de questões?

A
B
C
D

Os dois candidatos que empataram foram:

 • Regina: \frac{2}{5}

 • Bruno: \frac{1}{2}

 • Carlos: \frac{3}{8}

 • Mariana: \frac{2}{4} = \frac{1}{2}

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
00:00:07
Q R g N q C




Nenhum comentário:

Postar um comentário