quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

QUIZ 16: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 16: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 16: MATEMÁTICA - 7° ANO

01
(SAS).

Cauã tinha 205 cartinhas de seu desenho animado favorito.

No colégio, ele ganhou mais 13 cartinhas de um amigo e, ao chegar em casa, deu 7 delas a seu irmão.

Com quantas cartinhas Cauã ficou?

A
B
C
D

A quantidade de cartinhas que Cauã ficou foi:

  [tex] = 205 + 13 - 7 [tex]

  [tex] = 211\ cartinhas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SAS). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] [3 · (–5 + 3)] : (–6)\ –\ [–10 : (–2)] [tex]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    [tex]= [3 · \underbrace{(–5 + 3)}] : (–6)\ –\ \underbrace{[–10 : (–2)]} [tex]

    [tex]= \underbrace{[3 · (–2)]} : (–6)\ –\ [+5] [tex]

    [tex]= \underbrace{–6 : (–6)}\ –\ 5 [tex]

    [tex]= 1\ –\ 5 [tex]

    [tex]= –\ 4 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SAS).

Utilizando uma calculadora, Pedro digitou o número 2 916. Em seguida, ele apertou a tecla “calcular raiz quadrada”.

O resultado que surgiu na tela da calculadora foi

A
B
C
D

O resultado que surgiu na tela da calculadora foi de:

   [tex] = \sqrt{2\ 916} [tex]

   [tex] = 54 [tex]

Pois,

   [tex] 54 \cdot 54 = 2\ 916 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SAS). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] \sqrt{(3^{4} : 5^{4}) \cdot \frac{5^{3}}{3^{3}} \cdot \sqrt{\frac{25}{9}}}[tex]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é:

    [tex]= \sqrt{\underbrace{(3^{4} : 5^{4})} \cdot \underbrace{\frac{5^{3}}{3^{3}}} \cdot \sqrt{\underbrace{\frac{25}{9}}}}[tex]

    [tex]= \sqrt{\underbrace{(\frac{3}{5})^{4}} \cdot (\frac{5}{3})^{3} \cdot \frac{5}{3}} [tex]

    [tex]= \sqrt{(\frac{5}{3})^{-4} \cdot (\frac{5}{3})^{3} \cdot \frac{5}{3}} [tex]

    [tex]= \sqrt{(\frac{5}{3})^{(-4\ +\ 3\ +\ 1)} } [tex]

    [tex]= \sqrt{(\frac{5}{3})^{0} } [tex]

    [tex]= \sqrt{1} = 1 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SAS).

Pedro comeu [tex]\frac{3}{4}[tex] de uma pizza, e João comeu [tex]\frac{2}{3}[tex] de uma outra pizza.

Qual fração representa o total de pizza comido pelos dois?

A
B
C
D

A fração representa o total de pizza comido pelos dois é de:

    [tex]= \frac{3}{4} + \frac{2}{3}[tex]

    [tex]= \frac{3\ ×\ 3}{4\ ×\ 3} + \frac{2\ ×\ 4}{3\ ×\ 4}[tex]

    [tex]= \frac{9}{12} + \frac{8}{12}[tex]

    [tex]= \frac{9\ +\ 8}{12}[tex]

    [tex]= \frac{17}{12}[tex]

Agora, geometricamente:


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SAS).

O perímetro de uma figura plana é a soma das medidas de todos os seus lados.


Sabendo que o perímetro da figura a seguir é 50, determine o valor de x.

A
B
C
D

Como o perímetro de uma figura plana é a soma das medidas de todos os seus lados. Então:

    [tex] x + 2x + x + 1 + x - 1 + 3x + 2 = P [tex]

    [tex] 8x + 2 = 50 [tex]

    [tex] 8x + 2\color{Red}{-\ 2} = 50\color{Red}{-\ 2} [tex]

    [tex] 8x = 48 [tex]

    [tex]\frac{8x}{8} = \frac{ 48}{8} [tex]

    [tex] x = 6 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(Professora: Fabiana Custódia).

Manoel resolveu pintar o tabuleiro. Já pintou [tex]\frac{6}{20}[tex] de vermelho e [tex]\frac{4}{20}[tex] de amarelo.

.. . . .
.. . . .
.. . . .
.. . . .

A fração de toda a parte pintada corresponde em decimal a:

A
B
C
D

A fração de toda a parte pintada corresponde em decimal é:

   [tex]= \frac{6}{20} + \frac{4}{20}[tex]

   [tex]= \frac{6\ +\ 4}{20}[tex]

   [tex]= \frac{1\color{Red}{0}}{2\color{Red}{0}} = \frac{1}{2} = 0,50[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(OBMEP).

A capacidade do tanque de gasolina do carro de João é de 50 litros. As figuras mostram o medidor de gasolina do carro no momento de partida e no momento de chegada de uma viagem feita por João.


Quantos litros de gasolina ele gastou na viagem?

A
B
C
D

Pela figura percebemos que foi consumido meio ([tex]\frac{1}{2}[tex]) tanque de combustível. Logo:

    [tex] = 50 \cdot \frac{1}{2} [tex]

    [tex] = \frac{50}{2} = 25\ litros [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(Professora: Fabiana Custódia).

Se no Brasil uma pessoa consome, em média, 37,6 kg de carne bovina, por ano, em 5 anos ela terá consumido:

A
B
C
D

Aumentando o tempo (anos) de consumo de carne vai aumentar a quantidade de carne consumida. Logo, as grandezas "kg" e "Tempo (anos)" são diretamente proporcionais. Sendo assim, temos:

  [tex] 37,6\ kg\ ....\ 1\ ano [tex]

  [tex] x\ ....\ 5\ ano [tex]

  [tex] x = 37,6 \cdot 5 [tex]

  [tex] x = 18\ kg\ de\ carne [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(Professora: Fabiana Custódia).

Em um certo cinema há 840 lugares. Dos ingressos vendidos para uma das sessões, [tex]\frac{3}{5}[tex] eram inteiros e [tex]\frac{7}{20}[tex] eram meias-entradas.

O número de pessoas que assistiram a essa sessão foi:

A
B
C
D

O número de pessoas que assistiram a essa sessão foi de:

• Ingressos inteiros:

    [tex]= \frac{3}{5} \cdot 840[tex]

    [tex]= \frac{3\ \cdot\ 840}{5} = 3 \cdot 168 = 504\ ingressos[tex]

• Ingressos de meia-entrada:

    [tex]\frac{7}{20} \cdot 840[tex]

    [tex]\frac{7\ \cdot\ 840}{20} = 7 \cdot 42 = 294\ ingressos[tex]

Totalizando:

    [tex]= 504 + 294[tex]

    [tex]= 798\ ingressos[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] \frac{6}{5} \cdot \frac{3}{2} + \frac{9}{4} : \frac{3}{4} - \frac{7}{5} [tex]

O resultado da expressão numérica é:

A
B
C
D

O resultado da expressão numérica é:

    [tex]= \underbrace{\frac{6}{5} \cdot \frac{3}{2}} + \underbrace{\frac{9}{4} : \frac{3}{4}} - \frac{7}{5} [tex]

    [tex]= \frac{18}{10} + \underbrace{\frac{9}{\color{Red}{4}} \cdot \frac{\color{Red}{4}}{3}} - \frac{7}{5} [tex]

    [tex]= \frac{18}{10} + \frac{9}{3} - \frac{7}{5} [tex]

    [tex]= \frac{18\ ×\ 3}{10\ ×\ 3} + \frac{9\ ×\ 10}{3\ ×\ 10} - \frac{7\ ×\ 6}{5\ ×\ 6} [tex]

    [tex]= \frac{54}{30} + \frac{90}{30} - \frac{42}{30} [tex]

    [tex]= \frac{54\ +\ 90\ -\ 42}{30} [tex]

    [tex]= \frac{102}{30} = \frac{102\ ÷\ 3}{30\ ÷\ 3} = \frac{34\ ÷\ 2}{10\ ÷\ 2} = \frac{17}{5} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(OBMEP).

Regina, Bruno, Carlos e Mariana participaram de uma olimpíada de Matemática. Do total das questões propostas Regina acertou [tex]\frac{2}{5}[tex], Bruno acertou [tex]\frac{1}{2}[tex], Carlos acertou [tex]\frac{3}{8}[tex] e Mariana acertou [tex]\frac{2}{4}[tex].

Houve um empate entre dois deles.

Qual dos dois participantes que acertaram o mesmo número de questões?

A
B
C
D

Os dois candidatos que empataram foram:

 • Regina: [tex]\frac{2}{5}[tex]

 • Bruno: [tex]\frac{1}{2}[tex]

 • Carlos: [tex]\frac{3}{8}[tex]

 • Mariana: [tex]\frac{2}{4} = \frac{1}{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário