domingo, 21 de fevereiro de 2021

QUIZ 21: MATEMÁTICA 7° Ano

Quiz 21: MATEMÁTICA - 7° ANO
Quiz 21: MATEMÁTICA - 7° ANO

Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.

    Carlos possui um estacionamento que, no momento, conta com 9 vagas para carros de passeio. Ele está realizando melhorias e aumentando a quantidade de vagas para oferecer um serviço melhor aos seus clientes. Observe, na imagem abaixo, a vista superior desse estacionamento.


01
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

    Em um dos lados desse estacionamento, Carlos irá fazer o plantio de algumas árvores. Para fazer o planejamento, ele utilizou uma representação da região onde será feito o plantio, com auxílio de uma reta numérica dividida em partes iguais, observe abaixo essa representação.


    Um ipê amarelo será plantado no local representado pelo ponto que indica a localização do número 1,5 nessa reta.

O ponto que representa o local onde será plantado esse ipê amarelo é

A
B
C
D

O ponto que representa o local onde será plantado esse ipê amarelo é o "S", como mostra na figura.


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


02
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Carlos pretende colocar uma placa de sinalização para a vaga destinada a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso, ele representou o estacionamento em um plano cartesiano e indicou, com o ponto P, o local em que a placa será instalada. Observe, na figura abaixo, essa representação.


Quais são as coordenadas desse ponto P no plano cartesiano?

A
B
C
D

    As coordenadas do Ponto P é (x, y) = (7, 8)

    Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


03
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Durante o último mês, Carlos arrecadou um total de R$ 4 500,00 com o aluguel das vagas desse estacionamento. Ele decidiu utilizar 30% desse valor para fazer obras e ampliar a quantidade de vagas.

Qual foi a quantia, em real, utilizada para fazer essa obra?

A
B
C
D

A quantia utilizada para fazer essa obra foi de:

    [tex]= R \$\ 4\ 500 \cdot 30 \% [tex]

    [tex]= R \$\ 4\ 5\color{Red}{00} \cdot \frac{30}{1\color{Red}{00}} [tex]

    [tex]= R \$\ 45 \cdot 30 [tex]

    [tex]= R \$\ 1\ 350,00 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


04
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

No último mês, Denise alugou, por alguns dias, uma vaga nesse estacionamento. O valor total pago pelo aluguel dessa vaga foi de 168 reais, equivalente à cobrança de uma taxa inicial no valor de 16 reais, acrescida de 8 reais por dia em que se utilizou o estacionamento.

Por quantos dias, no total, Denise alugou essa vaga?

A
B
C
D

Equaçionando problema:

   [tex]Valor\ pago = Parte\ fixa + parte\ variável [tex]

   [tex]168 = 16 + 8x[tex]

   [tex]168 - 16 = 8x[tex]

   [tex]152 = 8x[tex]

   [tex]\frac{152}{8} = x[tex]

   [tex]x = 19\ dias [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


05
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe abaixo o modelo com a marcação de duas vagas desse estacionamento, indicadas pelas retas paralelas r e s, pela transversal t e os ângulos entre as retas.


Qual é o valor do ângulo

A
B
C
D

Como os ângulos são complementares, ou seja, a soma deles é 180º. Logo:

   [tex]50º + α = 180º [tex]

   [tex]α = 180º - 50° [tex]

   [tex]α = 130º [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


06
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe o polígono representado na figura abaixo.


Qual é o nome desse polígono de acordo com o número de lados?

A
B
C
D

Como esse polígono tem 7 lados, logo é denominado de heptágono.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


07
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Pedro pedalou 3 quilômetros até o clube.

Quantos metros Pedro pedalou até esse clube?

A
B
C
D

Como pedro pedalou 3 km, e 1 km tem 1000 metros. Logo:

    [tex]= 3\ km [tex]

    [tex]= 3\ \cdot 1000\ m [tex]

    [tex]= 3\ 000\ m [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


08
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Patrícia comprou 5 pacotes de fitas decorativas, cada um deles contendo 38 fitas decorativas.

Quantas fitas decorativas Patrícia comprou no total?

A
B
C
D

Como Patrícia comprou 5 pacotes de fitas e cada um tem 38 fitas. Logo:

    [tex]= 5 \cdot 38 [tex]

    [tex]= 190 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


09
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Durante uma gincana escolar, as turmas de uma escola competiram em diversas modalidades. O gráfico abaixo apresenta as medalhas que cada turma ganhou.


De acordo com o gráfico, a turma do 8° ano conquistou quantas medalhas de bronze?

A
B
C
D

De acordo como gráfico, a turma do 8º ano conquistou 3 medalhas de bronze.

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


10
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe abaixo a planificação da superfície de um sólido.


O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado em

A
B
C
D

O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado pela opção C.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


11
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Observe a equação abaixo.

[tex] - 3x = - 15 [tex]

Qual valor de [tex]x[tex] é a solução dessa equação?

A
B
C
D

O valor de [tex]x[tex] é a solução dessa equação é:

    [tex] - 3x = - 15 [tex], dividir ambos lados por ([tex]-3[tex]).

    [tex] \frac{- 3x}{-3} = \frac{- 15}{-3} [tex]

    [tex] x = 5 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)


12
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).

Uma loja encomendou um painel de madeira para ser usado como suporte de produtos elétricos. Observe, na figura abaixo, uma representação do formato desse painel.


De acordo com essa figura, qual é a medida, em metro quadrado, da área desse painel?

A
B
C
D

A área corresponde a quantidade de quadradinhos coloridos. Logo:

   [tex]Área = nº\ de\ quadradinhos\ coloridos [tex]

   [tex]Área = 22\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles)




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