Cabe ressaltar
que cada escola possui metas diferenciadas das demais, e que é dever da
administração da instituição, bem como de seu corpo docente, dos alunos e
comunidade na qual a escola está inserida, zelar pelo ensino de boa qualidade e
pelo desenvolvimento dos estudantes. Assim, unindo sociedade e governo,
poderemos atingir não só as metas pré-estabelecidas do Ideb, mas formar
cidadãos preparados e dispostos a contribuir para o crescimento do país.
Pesquisando
sobre o tema encontrei dados de algumas Escolas que atingiram esta nota que
teoricamente poderia articular os gestores e professores de como obter uma nota
de IDEB 6,0, que é o patamar educacional dos países desenvolvidos.
Para minha
escola, que é considerada pequena, encontrei dados muitos semelhantes. É o caso
da Escola Estadual Prof. Bento de Siqueira da cidade de Marapoama –SP.
Assim,
temos:
Sabemos que a nota do
Ideb é encontrada pelo produto do Indicador de fluxo (Aprovação) e o
aprendizado (nota padronizada de português e matemática). Sendo assim, temos:
Indicador de fluxo = 0,97, ou seja, 97% de aprovação.
Lembrando
que o aprendizado adequado para Português é de 275 pontos e com estes dados citados
acima conseque-se 282 pontos.
E, em
Matemática o adequado é 300 pontos para alunos do 9º ano. E com estes dados obtem
286 pontos
que é ainda abaixo do adequado para esta série.
Sendo
assim:
Fluxo(0,97) x aprendizado (6,14) = Ideb (6,0)
Fonte:http://ideb.inep.gov.br/resultado/
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=180&Itemid=336