quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA 5° ANO
QUIZ 03: MATEMÁTICA 5° Ano

01
(Saresp 2007).

Uma escola recebeu 150 caixas de lápis de cor.

    Os alunos que estudam no período da manhã ficaram com 50% das caixas de lápis de cor recebidos.

Quantas caixas de lápis representa essa porcentagem?

A
B
C
D

50% é a metade das caixas de lápis. Portanto, os alunos do turno da manhã ficaram com:

  150 ÷ 2 = 75 caixas


02
(Saresp 2007).

Subtraindo 907 de 3 153, obtemos:

A
B
C
D


03
(Saresp 2007).

Quantos retângulos formam a caixa a seguir?

A
B
C
D

Planificando a caixa obtemos 6 retângulos.


04
(Saresp 2007).

Um quadro de avisos localizado no meu quarto tem forma retangular.

Este quadro tem quantas diagonais?

A
B
C
D

O retângulo tem duas diagonais. Observe a figura a seguir:



05
(Saresp 2007).

Qual das figuras abaixo representa a planificação de um cubo?

A
B
C
D



06
(Saresp 2007).

O barco na figura ao lado está localizado na posição X.

Que posição é esta?

A
B
C
D


07
(Saresp 2007).

A altura de uma lousa mede um metro e meio.

Qual é a altura da lousa em centímetros?

A
B
C
D

Um metro tem 100 cm e meio metro tem 50 cm. Logo, um metro e meio é igual a:

  100 + 50 = 150 cm


08
(Saresp 2007).

Na figura ao lado, cada lado do quadradinho mede 1 cm.

Qual a diferença entre os perímetros das figuras 1 e 2?

A
B
C
D

09
(Saresp 2007).

Uma mamadeira contém 250 mL de leite.

Com 1 litro de leite, quantas mamadeiras podem ser preparadas?

A
B
C
D

Como um 1 Litro = 1000 mL. Logo,

  1000 ÷ 250 = 4.

Portanto, poderá preparar 4 mamadeiras.


10
(Saresp 2007).

Fui ao açougue e comprei 1 kg de bifes, embalados em dois pacotes iguais.

Quantos gramas têm em cada pacote?

A
B
C
D

Como 1 kg = 1000g. Logo, cada pacote terá:

  1000 ÷ 2 = 500 gramas


11
(Saresp 2007).

Por causa da queda de uma ponte, uma rodovia ficou interditada durante 2 meses.

Durante quantas semanas a rodovia ficou interditada?

A
B
C
D

Como um mês tem aproximadamente 4 semanas. Logo,

  2 meses = 2 × 4 = 8 semanas


12
(Saresp 2007).

Uma partida de vôlei teve a duração de 2 horas e 10 minutos.

Qual foi a duração dessa partida em minutos?

A
B
C
D

Veja que: 1 h = 60 min. Logo:

  2 h = 2 × 60 = 120 min.

Portanto, 120 + 10 = 130 minutos.