D18: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D18: Efetuar cálculos com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão e potenciação).
01
(BPW).
Sendo [tex] P = (–10)^{2}\ – 10^{2} [tex], então, o valor de [tex]P[tex] é:
02
(BPW).
A professora escreveu a seguinte expressão no quadro negro.
Então, o valor de M é:
Observa-se que:
[tex] M = (7^{10})^{5}\ : 7^{48} [tex]
[tex] M = 7^{(10\ ×\ 5)}\ : 7^{48} [tex]
[tex] M = 7^{50}\ : 7^{48} [tex]
[tex] M = 7^{(50\ -\ 48)}\ [tex]
[tex] M = 7^{2}\ [tex]
[tex] M = 49 [tex]
Portanto, opção "B".
03
(BPW).
O resultado da divisão de 7 680 por 32 é:
Veja a divisão a seguir:
Portanto, opção "C".
04
(BPW).
A professora de Daniela lançou um desafio para seus alunos.
[tex] 7^{2} - (-5)^{0} + [(2)^{4} + (-2)^{3} - 2^{1}] [tex]
O resultado da expressão é
Veja a resolução a seguir:
[tex] = 7^{2} - (-5)^{0} + [(2)^{4} + (-2)^{3} - 2^{1}] [tex]
[tex] = 49 - 1 + [16 + (-8) - 2] [tex]
[tex] = 48 + [16 - 8 - 2] [tex]
[tex] = 48 + [16 - 10] [tex]
[tex] = 48 + 6 [tex]
[tex] = 54 [tex]
Portanto, opção "B".
05
(PUC – SP).
O valor da expressão a seguir é:
[tex] [\frac{(-10)\ +\ 5\ -\ (-4)}{\sqrt{9}\ +\ (-2)}]^{2} [tex]
Veja a resolução a seguir:
= [tex] [\frac{(-10)\ +\ 5\ -\ (-4)}{\sqrt{9}\ +\ (-2)}]^{2} [tex]
= [tex] [\frac{-10\ +\ 5\ +\ 4}{3\ -\ 2}]^{2} [tex]
= [tex] [\frac{-10\ +\ 9}{1}]^{2} [tex]
= [tex] [\frac{-1}{1}]^{2} [tex]
= [tex] [-1]^{2} [tex]
= [tex] 1 [tex]
Portanto, opção "A".
06
(Praticando matemática).
Seja [tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex] e [tex]B = (5\ –\ 3)^{2}[tex].
Então, A e B são respectivamente:
Veja a resolução a seguir:
[tex] A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex]
[tex] A = 25\ –\ 9[tex]
[tex] A = 16[tex]
e
[tex] B = (5\ –\ 3)^{2}[tex]
[tex] B = (2)^{2}[tex]
[tex] B = 4 [tex]
Portanto, opção "C".
07
(Praticando matemática).
O valor da expressão a seguir é:
[tex] (20\ :\ \sqrt{100})^{3} [tex]
Veja a resolução a seguir:
[tex] = (20\ :\ \sqrt{100})^{3} [tex]
[tex] = (20\ :\ 10)^{3} [tex]
[tex] = (2)^{3} [tex]
[tex] = 8 [tex]
Portanto, opção "B".
08
(Imenes & Lellis).
O resultado da expressão a seguir é:
[tex] 24 : [(14 - 6) \cdot 3] [tex]
Veja a resolução a seguir:
[tex] = 24 : [(14 - 6) \cdot 3] [tex]
[tex] = 24 : [(8) \cdot 3] [tex]
[tex] = 24 : [24] [tex]
[tex] = 1 [tex]
Portanto, opção "B".
09
(SAEPI).
Renan resolveu corretamente a expressão que está no quadro a seguir.
Qual é o resultado dessa expressão?
Veja a resolução a seguir:
[tex] = -2^{4} + (-3)^{2} [tex]
[tex] = -16 + 9 [tex]
[tex] = -7 [tex]
Portanto, opção "A".
10
(Imenes & Lellis).
O resultado da expressão a seguir é:
[tex] (-2) \cdot (-4) \cdot (-6) [tex]
Veja a resolução a seguir:
[tex]= (-2) \cdot (-4) \cdot (-6) [tex]
[tex]= (+8) \cdot (-6) [tex]
[tex]= -48 [tex]
Portanto, opção "A".
11
(Imenes & Lellis).
O resultado de a expressão a seguir é:
[tex] 13\ - [3 \cdot (-5)] [tex]
Veja a resolução a seguir:
[tex] = 13\ - [3 \cdot (-5)] [tex]
[tex] = 13\ - [-15] [tex]
[tex] = 13\ + 15 [tex]
[tex] = 28 [tex]
Portanto, opção "C".
12
(SPAECE).
Laura precisa resolver a seguinte operação:
[tex] 2\ 573\ -\ 328 [tex]
Qual é o resultado dessa operação?
Veja a resolução a seguir:
Portanto, opção "B".
RESULTADO DO QUIZ
00,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
08,3%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
16,7%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
25,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
33,3%
O resultado ficou "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
41,7%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
50,0%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
58,3%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
66,7%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
75,0%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
83,3%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
91,7%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
100,0%
O resultado foi "AVANÇADO"!!