segunda-feira, 6 de abril de 2020

D24 - Quiz por descritor - Mat. 9° Ano - E.F

Quiz D24: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D24: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D24: Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando a existência de "ordens", como décimos, centésimos e milésimos.

01
(Saresp).

Se colocarmos em ordem crescente os números decimais 0,05 – 0,5 – 0,003 – 0,057 – 0,35, têm-se

A
B
C
D

Observe:

    [tex]0,05 = 0,050[tex]

    [tex]0,5 = 0,500[tex]

    [tex]0,003[tex]

    [tex]0,057[tex]

    [tex]0,35 = 0,350[tex]

Sendo assim:

[tex] 0,003 < 0,05 < 0,057 < 0,35 < 0,5 [tex]

Portanto, opção "B".


02
(P.B 2015 - Adaptado).

Em uma escola a diretora chegou a conclusão que haviam 1 345 alunos matriculados. Porém, por um erro, ela aumentou mais 100 alunos.

O algarismo que ela cometeu o erro foi

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

1 3 4 5 ,0
unidades
de milhar
centenas dezenas unidades décimos

Como a diretora cometeu um erro contando 100 alunos a mais. Logo, o erro foi na ordem das centenas. Sendo assim, foi no algarismo 3.

Portanto, opção "B".


03
(SAEP).

Um posto de combustível colocou um cartaz anunciando o preço do óleo diesel por 3,803 reais o litro. Isso significa que o posto vende o óleo Diesel a 3 real e

A
B
C
D

04
(BPW).

Meu professor de matemática pediu para calcularmos raiz quadrada de 19 com aproximação até milésimos.

A resposta que devo dar a ele é:

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

4 ,3 5 8
unidades décimoscentésimosmilésimos

Como a ordem é dos milésimos. Então, a resposta é 4,358.

Portanto, opção "C".


05
(SADEAM).

Observe nas 4 competições abaixo, o tempo dos primeiros e segundos colocados.

NATAÇÃO
1° colocado1,019 min
2° colocado1,029 min

CICLISMO
1° colocado1,018 min
2° colocado2,018 min

CORRIDA
1° colocado1,028 min
2° colocado1,029 min

MERGULHO
1° colocado1,019 min
2° colocado1,119 min

Em qual dessas competições a diferença de tempo entre o segundo e o primeiro colocado foi de 1 milésimo?

A
B
C
D

Calculando a diferença entre o 1° e 2° colocado:

  Natação:  [tex] 1,029 - 1,019 = 0,010\ s [tex]

  Ciclismo:  [tex] 2,018 - 1,018 = 1\ min [tex]

  Corrida:  [tex] 1,029 - 1,028 = 0,001\ s [tex]

  Mergulho:  [tex] 1,119 - 1,019 = 0,100\ s [tex]

Logo, corrida que teve a diferença de 1 milésimo de segundo, ou seja, 0,001 s.

Portanto, opção "B".


06
(SAEPI).

Num autódromo, o vencedor chegou com uma diferença de três milésimos de segundo do piloto que chegou em segundo lugar.

A representação dessa diferença de tempo entre o primeiro e o segundo colocado é

A
B
C
D

Como a diferença entre os pilotos foram de três milésimos, ou seja, 0,003 s.

Portanto, opção "C".


07
(Saresp).

Colocando-se em ordem crescente os números abaixo encontra-se:

x = 0,02   t = 0,025   y = 0,2
w = 0,12   z = 0,001

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]x = 0,020[tex]

    [tex]t = 0,025[tex]

    [tex]y = 0,200[tex]

    [tex]w = 0,120[tex]

    [tex]z = 0,001[tex]

Sendo assim:

  [tex]z < x < t < w < y [tex]

Portanto, opção "B".


08
(Saerjinho).

Como se escreve o número dois inteiros e oito milésimos, usando algarismos?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

2 ,0 0 8
unidades décimoscentésimosmilésimos

Então, dois inteiros e oito milésimos é 2,008.

Portanto, opção "C".


09
(Saerjinho).

No número decimal 5,471 o algarismos 7 representa

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

5 ,4 7 1
unidades décimoscentésimosmilésimos

Então, o algarismo 7 ocupa a ordem dos centésimos.

Portanto, opção "B".


10
(Saerjinho).

Veja os quatro números decimais apresentados no quadro a seguir.

1,2406 3,4062 5,0624 7,6420

Dentre esses números o único cujos algarismos das casas dos centésimos e dos milésimos são, respectivamente, 4 e 2 é

A
B
C
D

Observe:

1 ,2 4 0 6
unidades décimoscentésimosmilésimos décimos de
milésimos

3 ,4 0 6 2
unidades décimoscentésimosmilésimos décimos de
milésimos

5 ,0 6 2 4
unidades décimoscentésimosmilésimos décimos de
milésimos

7 ,6 4 2 0
unidades décimoscentésimosmilésimos décimos de
milésimos

Portanto, opção "D".


11
(Saerjinho).

A professora pediu que cada grupo de alunos escrevesse um número decimal em um cartão. O número deveria ser menor que um inteiro e ter até três casas decimais. Ganharia o aluno do grupo que escrevesse o maior número.

Veja os números escritos pelos alunos do grupo de Isabel.

ANDRÉARTURISABELLUCAS
0,0090,990,90,09

De acordo com os números escritos, o aluno que ganhou o sorteio foi

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]André = 0,009[tex]

    [tex]Artur = 0,990[tex]

    [tex]Isabel = 0,900[tex]

    [tex]Lucas = 0,090[tex]

Sendo assim, o Artur ganhou o sorteio.

Portanto, opção "B".


12
(Prova da cidade).

O número 2,54 representa 2 inteiros e 54

A
B
C
D

Observe que:

2 ,5 4
unidades décimoscentésimosmilésimos

Portanto, opção "C".