domingo, 10 de maio de 2020

D21 - Quiz por descritor - Mat. 5° Ano (E.F)

Quiz D21: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D21: MATEMÁTICA - 5° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

D21: Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.

01
(Ubajara – CE).

Luma comprou um metro de fita e gastou 0,8 dele?

Isso corresponde a

A
B
C
D

Observe:

  [tex] 0,8 = \frac{8}{10} = \frac{8\ ×\ 10}{10\ ×\ 10} = \frac{80}{100} = 80 \%\ [tex]

Portanto, opção "D".


02
(3ª P.D – SEDUC-GO).

A professora de Ana solicitou que ela representasse o número [tex]\frac{15}{10}[tex] de outra forma.

Sabendo que Ana representou corretamente, qual alternativa apresenta sua resposta.

A
B
C
D

Dividindo 15 por 10, temos:


Portanto, opção "C".


03
(SAEPI).

Amanda já realizou [tex]\frac{3}{4}[tex] de uma tarefa.

Ela realizou

A
B
C
D

Observe:

  [tex] \frac{3}{4} = \frac{3\ ×\ 25}{4\ ×\ 25} = \frac{75}{100} = 75 \%\ [tex]

Portanto, opção "D".


04
(SADEAM – AM).

Observe os números impressos em cada um dos cartões abaixo.

CARTÃO 1 CARTÃO 2 CARTÃO 3 CARTÃO 4
0,080,88,11,8

Em qual cartão está representada a fração [tex]\frac{8}{10}[tex]?

A
B
C
D

Dividindo 8 por 10, temos:


Sendo assim, o cartão 2.

Portanto, opção "B".


05
(SAEPE).

Qual é o número racional na forma decimal correspondente a 50%?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 50 \%\ = \frac{50}{100} = 0,5 [tex]

Portanto, opção "C".


06
(Saresp).

O quadro em que 0,6 das bolas estão pintadas é:


A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 0,6 = \frac{6}{10} [tex]

Sendo assim, é o quadro que tem 6 bolas pintadas no total de 10 bolas.

Portanto, opção "C".


07
(SAEP).

Um quilograma é igual 1000 gramas e meio quilograma é igual a 500 gramas.

Outra maneira de representação correta de meio quilograma é

A
B
C
D

Observe que meio quilograma é:

  [tex] \frac{500}{1000} = \frac{500\ ÷\ 500}{1000\ ÷\ 500} = \frac{1}{2} = 0,5 [tex]

Portanto, opção "A".


08
(SAEP).

Abner comprou uma barra de chocolate e dividiu em dez partes iguais, das quais comeu duas, como mostrado na figura abaixo.


Outra forma que podemos representar a parte que Abner comeu da barra de chocolate é

A
B
C
D

Dividindo 2 por 10, temos:


Portanto, opção "A".


09
(SAEMI).

O número racional correspondente a 5% é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 5 \%\ = \frac{5}{100} = 0,05 [tex]

Portanto, opção "C".


10
(PORTAL MEC).

A professora de 4ª série, corrigindo as avaliações da classe, viu que Pedro acertou [tex] \frac{2}{10} [tex] das questões.

De que outra forma a professora poderia representar essa fração?

A
B
C
D

Dividindo 2 por 10, temos:


Portanto, opção "C".


11
(BPW).

Na competição de atletismo, Carla completou a prova. Luis não conseguiu chegar ao final.

Ele percorreu 80% do percurso estabelecido. O percurso que Luis fez também pode ser representado por

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 80 \%\ = \frac{80}{100} = 0,80 [tex]

Portanto, opção "A".


12
(PAEBES).

O número decimal que corresponde a 25% é

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] 25 \%\ = \frac{25}{100} = 0,25 [tex]

Portanto, opção "B".