sábado, 2 de janeiro de 2021

QUIZ 07: MATEMÁTICA 6° Ano

Quiz 07: MATEMÁTICA - 6° ANO
Quiz 07: MATEMÁTICA - 6° ANO

01
(www.todamateria.com.br).

Daniel está pensando em se mudar para o interior, fazer uma plantação de morangos orgânicos e criar galinhas. Depois de muito pesquisar, encontrou uma chácara que parece ser interessante.


Veja a planta baixa da propriedade e ajude Daniel a comprar sua propriedade marcando a opção que fornece o perímetro da chácara.

A
B
C
D

O perímetro (soma dos lados) é:

    P = 100 + 100 + 90 + 10 + 85

    P = 385 metros

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(www.todamateria.com.br).

Luís decidiu fazer um empreendimento e montou um carrinho de vender pipocas.

Para ter uma previsão aproximada das vendas, Luís fez uma média da quantidade de saquinhos de pipoca vendidos por minuto, encontrando a quantia de 1 saquinho vendido a cada 2 minutos.

Considerando um dia de 8h trabalhadas, marque a opção que representa a quantidade de saquinhos de pipoca vendidos no dia.

A
B
C
D

A quantidade de saquinhos de pipocas vendidas por Luís foi de:

Em 1 hora:

    [tex] 30 × 2 = 60\ saquinhos [tex]

Em 1 dia (8 horas):

    [tex] 8 × 60 = 240\ saquinhos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(www.todamateria.com.br).

Observe os sólidos a seguir:


Qual é a opção que apresenta, respectivamente, os volumes dos sólidos A e B.

A
B
C
D

Os volumes, (quantidade de cubinhos), dos sólidos A e B são, respectivamente, 48 e 42.

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(www.todamateria.com.br).

Observe o poliedro a seguir:


Assinale a afirmativa que indica o número de faces, vértices e arestas.

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


  • 5 faces

  • 5 vértices

  • 8 arestas

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(www.todamateria.com.br).

Observe as figuras a seguir:


Os ângulos formados pelas figuras, A, B e C, respectivamente, são:

A
B
C
D

Observe:

A: (agudo: é um ângulo menor que 90°).

B: (reto: é um ângulo igual a 90°).

C: (obtuso: é um ângulo maior que 90°).

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(www.todamateria.com.br).

Observe a figura a seguir:


Quantos graus o ponteiro das horas deve girar até alcançar a mesma posição em que o ponteiro dos minutos neste relógio?

A
B
C
D

Como uma volta completa tem 360° e, é dividido em 12 partes. Logo:

    [tex] = \frac{360°}{12} = 30º [tex]

Para o ponteiro de horas alcançar o ponteiro de minutos neste relógio ele deve girar 4 partes de 30º. Logo:

    [tex] = 30º × 4 = 120° [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW).

O esporte "skate" ganhou muita popularidade com o surgimento das olimpíadas de esportes radicais.

Uma das manobras mais difíceis de serem executas é um giro de 900°, onde o skatista gira no ar.

Isso significa que o skate deve dar quantos giros?

A
B
C
D

Como um giro tem 360°. Logo:

    [tex]= \frac{900°}{360°} = 2,5\ giros [tex]

Ou seja, dois giros completos mais meio giro.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(www.todamateria.com.br).

Um novo empreendimento imobiliário está preparando uma área que será usada para a construção de um condomínio.


Esta é a planta baixa do bairro. Observando as ruas, assinale a afirmativa verdadeira.

A
B
C
D

A opção correta é aquela que afirma que as ruas dos Ipês e Aroeira são paralelas.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(www.todamateria.com.br).

Observe os triângulos a seguir:


Em relação às medidas de seus lados, os triângulos I, II e II, são classificados, respectivamente, em:

A
B
C
D

Triângulo I: escaleno (3 lados diferentes entre si).

Triângulo II: equilátero (3 lados iguais).

Triângulo III: isósceles (2 lados iguais).

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(www.todamateria.com.br).

Observe os triângulos a seguir:


Em relação às medidas de seus ângulos, os triângulos I, II e II, são classificados, respectivamente, em:

A
B
C
D

Triângulo I: Retângulo (possui um ângulo reto (90º)).

Triângulo II: acutângulo (possui os 3 ângulos agudos).

Triângulo III: obtusângulo (possui apenas um ângulo obtuso).

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(www.todamateria.com.br).

Uma pesquisa realizada com moradores de uma cidade pretendia saber que marca de sabão eles estão comprando.


Foram entrevistadas 1200 pessoas.

A quantidade de pessoas que compram a marca Tira Manchas foi:

A
B
C
D

O percentual de pessoas que responderam a marca "Tira Manchas" foi de 35%. Então:

    [tex] = 1200 \cdot 35 \%\ [tex]

    [tex] = 1200 \cdot \frac{35}{100} [tex]

    [tex] = 12 \cdot 35 [tex]

    [tex] = 420\ pessoas [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(https://adonisdutra.com.br)

Em uma determinada loja, o preço do ar-condicionado é de R$ 1 800,00. Neste mês houve uma promoção de 20% de desconto.

Por quanto está sendo vendido esse ar-condicionado?

A
B
C
D

Como houve um desconto de 20%. Logo, 100% – 20% = 80%.

    [tex] = R \$\ 1\ 800 \cdot 80 \%\ [tex]

    [tex] = R \$\ 1\ 800 \cdot \frac{80}{100} [tex]

    [tex] = R \$\ 18 \cdot 80 [tex]

    [tex] = R \$\ 1\ 440,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)