(MEC-CAED - ADF).
Observe os números no quadro abaixo.
620 – 650 – 610 – 630 – 640
Qual é a ordem crescente desses números?
Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:
[tex] 610\ –\ 620\ –\ 630\ –\ 640\ –\ 650 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe, na imagem abaixo, Júlia chegando à sua casa após um dia de trabalho.
Júlia entrou pela porta da sala de sua casa, atravessou essa sala até o corredor, caminhou pelo corredor e entrou no segundo cômodo à sua direita, onde ela ficou descansando.
Em qual cômodo de sua casa Júlia ficou descansando após esse dia de trabalho
Observe a figura a seguir:
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o número no quadro abaixo.
586
Qual é o valor posicional do algarismo 8 nesse número?
Observe:
5 | 8 | 6 | |
---|---|---|---|
Unidade de milhar | Centena | Dezena | Unidade |
Logo, o valor posicional do algarismo 8 é 8 dezenas. Ou seja:
[tex] = 8 × 10 = 80 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Segundo o Instituto Chico Mendes, “O Brasil é responsável pela gestão do maior patrimônio de biodiversidade do mundo”. Ao todo, são mais de cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta espécies, entre vertebrados e invertebrados.
Essa quantidade de espécies que compõem a biodiversidade brasileira pode ser expressa pelo número
Cento e vinte e oito mil, novecentos e trinta é o mesmo que 128 930.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Carol é dona de uma empresa de cosméticos e montou um estojo de maquiagem contendo 3 batons, 1 base e 1 rímel. Devido ao sucesso desse estojo, Carol resolveu montar 1 076 estojos iguais a esses para distribuir como brinde para todas as funcionárias de sua empresa ao final do ano.
De quantos batons, no mínimo, Carol vai precisar para montar todos esses estojos de maquiagem?
A quantidade de batons que Carol deve comprar é de:
[tex] = 3\ batons × 1\ 076\ estojos [tex]
[tex] = 3\ 228\ batons [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o número apresentado abaixo.
980 245
Nesse número, qual é o algarismo que ocupa a ordem das unidades de milhar?
9 | 8 | 0 | 2 | 4 | 5 |
---|---|---|---|---|---|
Centena de milhar | Dezena de milhar | Unidade de milhar | Centena | Dezena | Unidade |
Logo, o zero que ocupa da ordem das unidades de milhar.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Durante uma aula de Artes, o professor misturou, em um recipiente, 300 mL de tinta azul e 1,2 L de tinta vermelha.
Qual foi a quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura?
A quantidade total de tinta, em mililitros, obtida por esse professor com essa mistura foi de:
[tex]= 300\ mL + 1,2\ L[tex]
[tex]= 300\ mL + 1,2\ × 1\ 000\ mL[tex]
[tex]= 300\ mL + 1\ 200\ mL[tex]
[tex]= 1\ 500\ mL[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Manoel estava colorindo um mosaico com figuras idênticas em uma das paredes de sua casa e parou para almoçar. O desenho abaixo representa o mosaico com a parte colorida no instante que Manoel parou para almoçar.
Qual fração representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo?
A fração que representa a parte verde que Manoel coloriu, até a hora do almoço, em relação ao mosaico completo é de:
[tex]= \frac{Parte\ (Verde)}{Total} [tex]
[tex]= \frac{8}{12} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
Colocar em ordem crescente é do MENOR para o MAIOR. Logo:
[tex] 20\ 986 < 22\ 004 < 200\ 103 < 201\ 301 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Otávio coleciona moedas antigas e possui, ao todo, 450 moedas. Ao organizar essas moedas, ele as colocou em 3 potes deixando todos eles com a mesma quantidade de moedas.
Quantas moedas Otávio colocou em cada pote?
A qunatidade de moedas que Otávio colocou em cada pote foi de:
[tex] = \frac{450\ moedas}{3\ potes} [tex]
[tex] = 150\ moedas [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Observe o número apresentado no quadro abaixo.
920 306
Qual é o valor relativo do algarismo 2 nesse número?
9 | 2 | 0 | 3 | 0 | 6 |
---|---|---|---|---|---|
Centena de milhar | Dezena de milhar | Unidade de milhar | Centena | Dezena | Unidade |
Logo, o algarismo 2 ocupa da ordem das dezenas de milhar. Ou seja, vale 20 000.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(MEC-CAED - ADF).
Ana comprou uma bandeja com 35 salgadinhos. Em um lanche da tarde, seus sobrinhos comeram 26 desses salgadinhos.
Após esse lanche da tarde, com quantos salgadinhos dessa bandeja Ana ficou?
Após esse lanche, Ana ficou com:
[tex]= 35\ -\ 26 [tex]
[tex]= 9\ salgadinhos [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)