(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe abaixo a representação do gráfico de uma função afim, em um plano cartesiano.
A representação algébrica dessa função é
A função é do tipo [tex] y = mx + n[tex]. O coeficiente linear ([tex]n[tex]) é o valor que a reta intercepta o eixo [tex]y[tex]. Logo, é o ponto [tex](0, -2)[tex]. Ou seja, [tex]n = -2[tex]. Também, podemos afirmar que o coeficiente angular é positivo pois o gráfico de função crescente.
Agora, encontrar o coeficiente angular, sendo que a reta intercepta os pontos (3, 0) e (0, -2).
[tex] m = \frac{Δy}{Δx} = \frac{0\ -\ (-2)}{3\ -\ 0} = \frac{2}{3} [tex]
Sendo assim, [tex] y = mx + n \Longrightarrow y = \frac{2}{3}x -\ 2 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Em uma loja, o acesso a internet custa R$ 1,50 por hora utilizada mais R$ 1,00 fixo para utilizar a câmera. Um cliente acessou a internet durante 4 horas e utilizou a câmera.
Qual foi o valor pago por esse cliente nessa loja?
Observe a função que traduz a situação descrita.
[tex] V(x) = Parte\ fixa + parte\ variável [tex]
[tex] V(x) = 1,00 + 1,50x [tex]
[tex] V(4) = 1,00 + 1,50 \cdot 4 [tex]
[tex] V(4) = 1,00 + 6,00 [tex]
[tex] V(4) = R \$\ 7,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Para esvaziar um reservatório que tinha 4 000 litros de água, João usou ininterruptamente um instrumento de sucção que suga 250 litros de água a cada 5 minutos.
Quantos minutos foram necessários para esvaziar completamente esse reservatório?
Como as grandezas, litros e tempo, são diretamente proporcionais. Logo,
[tex]250\ L ----\ 5\ minutos [tex]
[tex]4\ 000\ L ----\ x [tex]
[tex] 250x = 4\ 000 \cdot 5 [tex]
[tex] x = \frac{20\ 000}{250} [tex]
[tex] x = 80\ minutos [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Durante a reforma em uma praça, um dos canteiros precisou ser cercado com tela. O desenho em cinza abaixo representa o canteiro que terá todo o seu contorno cercado com tela.
Qual é a quantidade mínima de tela necessária para cercar esse canteiro?
A quantidade mínima de tela necessária para cercar esse canteiro é de:
[tex] Contorno = 5 + (3,0 × 4) + (1,5 × 8) + 2 [tex]
[tex] Contorno = 5 + 12 + 12 + 2 [tex]
[tex] Contorno = 31\ m [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Os coeficientes angular e linear de uma função polinomial de 1º grau são, respectivamente, 1 e – 3.
O gráfico que representa essa função é
Esta questão está relacionada com uma função afim, [tex]y = ax + b[tex], onde "[tex]a = 1[tex]" é o coeficiente angular e "[tex]b = -3[tex]" é o coeficiente linear (lugar em que a reta intercepta o eixo y.).
Logo:
[tex]y = ax + b[tex]
[tex]y = x - 3[tex]
Dessa forma, o gráfico que relaciona corretamente com a função é o B.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
O trapézio retângulo desenhado abaixo representa uma bancada de mármore que Andréia colocou em sua cozinha.
Qual é a medida da área dessa bancada?
Como a bancada de mármore tem formato de um trapézio. Logo:
[tex] Área = \frac{(B\ +\ b)\ \cdot h}{2} [tex]
[tex] Área = \frac{(79\ +\ 60)\ \cdot\ 48}{2} [tex]
[tex] Área = 139 \cdot 24 [tex]
[tex] Área = 3\ 336\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
A tabela abaixo apresenta alguns valores de x e y, sendo y função da variável x.
y | 4 | 5,5 | 7 | 8,5 | 10 |
---|---|---|---|---|---|
x | 2 | 5 | 8 | 11 | 14 |
Uma expressão algébrica que representa essa função é
Efetuando algumas substituições (valores de entrada) e verificar a validade (valores de saída):
Por exemplo, (2; 4), ou seja, x = 2 e y = 4.
A) [tex] y = 0,5x + 1,5 \Rightarrow y = 0,5 \cdot 2 + 1,5 = 1 + 1,5 = 2,5 [tex] (Falso)
B) [tex] y = 0,5x + 3 \Rightarrow y = 0,5 \cdot 2 + 3 = 1 + 3 = 4 [tex] (Verdadeiro)
C) [tex] y = 1,5x + 1,5 \Rightarrow y = 1,5 \cdot 2 + 1,5 = 3 + 1,5 = 4,5 [tex] (Falso)
D) [tex] y = 3x + 0,5 \Rightarrow y = 3 \cdot 2 + 0,5 = 6 + 0,5 = 6,5 [tex] (Falso)
E) [tex] y = 3x + 1,5 \Rightarrow y = 3 \cdot 2 + 1,5 = 6 + 1,5 = 7,5 [tex] (Falso)
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Observe os triângulos desenhados abaixo.
Quais desses triângulos são semelhantes?
Quanto dois lados de um triângulo são proporcionais a dois lados de outro triângulo e os ângulos internos definidos por esses lados são congruentes, então os triângulos são semelhantes.
Sendo assim, os triângulos I e III são semelhantes.
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).
Uma pedra é atirada para cima e sua altura (h), em metros, é descrita pelo gráfico abaixo, que está em função do tempo t, dado em segundos.
Qual foi o instante em que essa pedra atingiu a altura máxima?
A pedra atingirá a altura máxima quando a relação "altura" e "tempo" estiver no vértice da parábola.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)