Quiz 03: MATEMÁTICA - 2ª Série - Ensino Médio
01
(Seduc - GO).
Perímetro é conhecido por ser
a divisão da medida de dois lados de uma figura plana.
a multiplicação entre as medidas de todos os lados de uma figura plana.
a soma da medida de todos os lados de uma figura plana.
a subtração da medida do maior lado pela medida do menor lado de uma figura plana.
o quadrado da medida do maior lado de uma figura plana.
Perímetro é a soma de todos lados ou contorno de uma figura plana.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
02
(Seduc-GO).
Observe a figura a seguir.
Qual o perímetro da figura apresentada?
Como o perímetro é a soma de todos lados do retângulo. Logo:
[tex] P = 5 + 5 + 2 + 2 [tex]
[tex] P = 14\ cm [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
03
(Seduc - GO).
Observe o polígono a seguir.
Tem-se que a medida dos seguimentos são as seguintes: [tex] \overline{TU} = \overline{VW} = 3\ cm[tex] e [tex] \overline{ST} = \overline{UV} = \overline{WP} = \overline{PQ} = 2\ cm[tex].
Sabendo as medidas desses seguimentos, qual o perímetro do polígono apresentado?
Como o perímetro é a soma de todos lados do polígono. Logo:
[tex] P = 8 + 6 + 2 + 2 + 3 + 2 + 3 + 2 [tex]
[tex] P = 28\ cm [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
04
(Seduce - GO).
Observe o pentágono regular apresentado a seguir.
Esse polígono será semelhante a um
hexágono regular cujo lado mede 3 cm.
quadrado cujo lado mede 6 cm.
triângulo cuja altura mede 9 cm.
pentágono regular cujo lado mede 6 cm.
retângulo cuja altura mede 2 cm e comprimento mede 3 cm.
A figura para ser semelhante só pode ser outro pentágono com proporcionalidade entre os lados.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
05
(Seduc - GO).
Observe as figuras semelhantes a seguir.
Qual a razão de proporção das figuras apresentadas?
A razão de proporção é:
[tex] razão = \frac{6\ cm}{3\ cm} = 2[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
06
(Seduce - GO).
Observe o quadrado a seguir.
Um outro quadrado, cujo lado mede o triplo do apresentado, terá uma área
Observe a figura a seguir
[tex] Área_{(1)} = 3^{2} = 9\ cm^{2} [tex]
[tex] Área_{(2)} = 9^{2} = 81\ cm^{2} [tex]
[tex] k = \frac{Área_{(2)}}{Área_{(1)}} = \frac{81}{9} = 9\ vezes\ maior[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
07
(Seduc - GO).
Observe o triângulo retângulo a seguir.
Assinale a alternativa que apresente uma relação métrica que pode ser estabelecida no triângulo apresentado.
[tex] h = m \cdot n [tex]
[tex] a \cdot h = b [tex]
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
[tex] m \cdot c = n \cdot b [tex]
A relação métrica que pode ser estabelecida é o Teorema de Pitágoras. Ou seja:
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
08
(Seduc - GO).
Em um triângulo retângulo, a hipotenusa mede 10 cm e um dos catetos mede 6 cm.
Qual a medida do segundo cateto desse triângulo retângulo?
Observe a figura a seguir.
Agora, utilizando do Teorema de Pitágoras, temos:
[tex] a^{2} = b^{2} + c^{2} [tex]
[tex] 10^{2} = 6^{2} + x^{2} [tex]
[tex] 100 = 36 + x^{2} [tex]
[tex] 100 - 36 = x^{2} [tex]
[tex] \sqrt{64} = x [tex]
[tex] x = 8 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
09
(Seduc - GO).
Observe o triângulo retângulo a seguir.
As medidas das projeções m e n são respectivamente
Pela figura temos:
[tex] \overline{BC} = m + n = 15\ cm [tex]
Logo:
[tex] A) 4 + 6 = 10 ≠ 15 [tex] Falso
[tex] B) 5 + 9 = 14 ≠ 15 [tex] Falso
[tex] C) 5,4 + 9,6 = 15 = 15 [tex] Verdadeiro
[tex] D) 12 + 15 = 27 ≠ 15 [tex] Falso
[tex] E) 12,4 + 15,6 = 18 ≠ 15 [tex] Falso
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
10
(Seduce - GO). Observe o poliedro a seguir.
A base do poliedro apresentado é um
A base do poliedro é um pentágono, ou seja, tem 5 arestas.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
11
(SEDUC - GO). Observe o poliedro a seguir.
A planificação do poliedro apresentado será composta por
um pentágono e cinco retângulos.
um hexágono e seis retângulos.
dois pentágonos e cinco retângulos.
dois hexágonos e seis retângulos.
dois triângulos e três retângulos
12
(Seduce - GO).
Observe o poliedro regular, a seguir, cujas faces são pentágonos.
Ao realizar a planificação do poliedro apresentado, quantos são os pentágonos que irão compor a planificação?
Este poliedro regular citado é um dodecaedro, ou seja, possuem 12 pentágonos regulares.
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
RESULTADO DO QUIZ
00,0%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
08,3%
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RESULTADO DO QUIZ
16,7%
O resultado ficou "ABAIXO" do "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
25,0%
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RESULTADO DO QUIZ
33,3%
O resultado ficou "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
41,7%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
50,0%
O resultado foi "BÁSICO"!!
RESULTADO DO QUIZ
58,3%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
66,7%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
75,0%
O resultado foi "PROFICIÊNTE"!!
RESULTADO DO QUIZ
83,3%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
91,7%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
RESULTADO DO QUIZ
100,0%
O resultado foi "AVANÇADO"!!
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