terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CIENCIAS_2016_1ªAp

ENEM 2016 - 1ª APLICAÇÃO
ENEM 2016 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 1ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A figura ilustra o movimento da seiva xilêmica em uma planta.

CORREIA, S. Teoria da tensão-coesão-adesão. Revista de Ciência Elementar, n. 1, 2014 (adaptado).

Mesmo que essa planta viesse a sofrer ação contínua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso. O que garante o transporte dessa seiva é a

A perda de água, na forma de vapor pelas células foliares, aumenta a pressão osmótica e as células absorvem água, promovendo o deslocamento da coluna de água no interior dos vasos lenhosos em direção às folhas (Teoria de Dixon).

Ou

O transporte da seiva bruta resulta, principalmente, da sucção exercida pelas folhas em função da transpiração.


02
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Nucleófilos (Nu⁻) são bases de Lewis que reagem com haletos de alquila, por meio de uma reação chamada substituição nucleofílica (SN), como mostrado no esquema:

R–X + Nu⁻  →  R–Nu + X⁻

(R = grupo alquila e X = halogênio)

A reação de SN entre metóxido de sódio (Nu⁻ = CH₃O⁻) e brometo de metila fornece um composto orgânico pertencente à função

Equação química da reação entre metóxido de sódio e brometo de metila é:

  [tex]CH_{3} — Br\ +\ ^{ –}O — CH_{3}\ →\ \underbrace{CH_{3}\ — O —CH_{3}}_{metoximetano}\ +\ Br^{–}[tex]

Logo, o composto orgânico formado pertence à função éter.


03
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante fA. O desenho ilustra as frentes de onda do som emitido pela ambulância. O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico, a frequência da onda sonora detectada em função do tempo fo(t), antes e depois da passagem da ambulância por ele.

Qual esboço gráfico representa a frequência fo(t) detectada pelo observador?

Segundo o fenômeno denominado efeito Doppler-Fizeau, quando a ambulância se aproxima do observador, este ouve o som em uma frequência maior que aquela emitida ([tex]f_{o} > f_{A})[tex].

No entanto, quando a ambulância se afasta, o observador ouve o som em frequência menor ([tex]f_{o} < f_{A}[tex]). Assim, o gráfico que representa a frequência fo(t) detectada pelo observador está melhor esboçado na alternativa D.


04
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O benzeno, um importante solvente para a indústria química, é obtido industrialmente pela destilação do petróleo. Contudo, também pode ser sintetizado pela trimerização do acetileno catalisada por ferro metálico sob altas temperaturas, conforme a equação química:

     3 C₂H₂ (g) → C₆H₆ (l)

A energia envolvida nesse processo pode ser calculada indiretamente pela variação de entalpia das reações de combustão das substâncias participantes, nas mesmas condições experimentais:

A variação de entalpia do processo de trimerização, em kcal, para a formação de um mol de benzeno é mais próxima de

Aplicando a lei de Hess: multiplicando por 3 a equação I e invertendo a equação II. Logo, teremos:



05
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produção de etanol utilizando milho como matéria-prima.

A etapa de hidrólise na produção de etanol a partir do milho é fundamental para que

No processo de hidrólise, o amido é convertido em glicose (moléculas menores), um substrato utilizado pela levedura para que, na fermentação alcoólica, o etanol seja gerado.


06
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Durante a primeira fase do projeto de uma usina de geração de energia elétrica, os engenheiros da equipe de avaliação de impactos ambientais procuram saber se esse projeto está de acordo com as normas ambientais. A nova planta estará localizada à beira de um rio, cuja temperatura média da água é de 25 °C, e usará a sua água somente para refrigeração. O projeto pretende que a usina opere com 1,0 MW de potência elétrica e, em razão de restrições técnicas, o dobro dessa potência será dissipada por seu sistema de arrefecimento, na forma de calor. Para atender a resolução número 430, de 13 de maio de 2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, com uma ampla margem de segurança, os engenheiros determinaram que a água só poderá ser devolvida ao rio com um aumento de temperatura de, no máximo, 3 °C em relação à temperatura da água do rio captada pelo sistema de arrefecimento.

Considere o calor específico da água igual a 4 kJ/(kg °C).

Para atender essa determinação, o valor mínimo do fluxo de água, em kg/s, para a refrigeração da usina deve ser mais próximo de

 Sendo a potência dissipada ([tex]P_{d}[tex]) pelo sistema de arrefecimento da usina igual ao dobro da sua potência elétrica de operação ([tex]P_{el.}[tex]), temos:

[tex] P_{d} = \frac{Q}{Δt} = 2 \cdot P_{el.}     (I) [tex]

e

  [tex] Q = m \cdot c \cdot Δθ     (II) [tex]

Substituindo (II) em (I), temos:

  [tex] \frac{ m \cdot c \cdot Δθ}{Δt} = 2\ \cdot P_{el.} [tex]

  [tex] \frac{m}{Δt} = \frac{2\ \cdot\ P_{el.}}{c\ \cdot\ Δθ} [tex]

  [tex] \frac{m}{Δt} = \frac{2\ \cdot\ 1,0\ \cdot\ 10^{6}}{4,0\ \cdot\ 10^{3} \cdot\ 3} [tex]

  [tex] \frac{m}{Δt} = \frac{2\ \cdot\ 10^{6}}{12,0\ \cdot\ 10^{3}} [tex]

  [tex] \frac{m}{Δt} = 0,1666 ... 10^{3} [tex]

  [tex] \frac{m}{Δt} \cong 167 \frac{kg}{s} [tex]


07
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A Figura 1 apresenta o gráfico da intensidade, em decibéis (dB), da onda sonora emitida por um alto-falante, que está em repouso, e medida por um microfone em função da frequência da onda para diferentes distâncias: 3 mm, 25 mm, 51 mm e 60 mm. A Figura 2 apresenta um diagrama com a indicação das diversas faixas do espectro de frequência sonora para o modelo de alto-falante utilizado neste experimento.

Disponível em: www.batera.com.br. Acesso em: 8 fev. 2015

Disponível em: www.somsc.com.br. Acesso em: 2 abr. 2015.

Relacionando as informações presentes nas figuras 1 e 2, como a intensidade sonora percebida é afetada pelo aumento da distância do microfone ao alto-falante?

Relacionando as informações presentes nas figuras 1 e 2, observamos que, para a faixa das frequências graves (63 Hz ≤ f ≤ 250 Hz), há diminuição do nível de intensidade sonora (em decibels) com o aumento da distância do microfone ao alto-falante.

Ou

Do subgrave até a frequência média baixa, a intensidade percebida diminui com o aumento da distância. Na faixa de frequência média, a distância passa a ter cada vez menos influência na intensidade, até que, nas frequências média alta e aguda, não temos diferenciação causada pela distância.


08
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que são sequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentes organelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartícula capaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber se uma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capaz de exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético e destruir essas células.

Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador deve levar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

A nanopartícula citada deve encaminhar a proteína bloqueadora para a mitocôndria. É nesta organela que há a produção de ATP (molécula que fornece energia para os processos celulares) na respiração celular, em que uma de suas etapas é o ciclo de Krebs.


09
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O morcego emite pulsos de curta duração de ondas ultrassônicas, os quais voltam na forma de ecos após atingirem objetos no ambiente, trazendo informações a respeito das suas dimensões, suas localizações e dos seus possíveis movimentos. Isso se dá em razão da sensibilidade do morcego em detectar o tempo gasto para os ecos voltarem, bem como das pequenas variações nas frequências e nas intensidades dos pulsos ultrassônicos. Essas características lhe permitem caçar pequenas presas mesmo quando estão em movimento em relação a si. Considere uma situação unidimensional em que uma mariposa se afasta, em movimento retilíneo e uniforme, de um morcego em repouso.

A distância e velocidade da mariposa, na situação descrita, seriam detectadas pelo sistema de um morcego por quais alterações nas características dos pulsos ultrassônicos?

 Como as ondas são captadas pelo morcego devido à reflexão na mariposa que se afasta (eco), estas possuem intensidade de onda menor em relação às ondas emitidas. Devido ao movimento de afastamento da mariposa em relação ao morcego, as ondas refletidas percorrem distâncias cada vez maiores, aumentando o tempo de retorno do eco.

 Também devido ao afastamento, as superfícies de onda sucessivas que sofrem reflexão na mariposa possuem comprimento de onda maior que a onda incidente e consequentemente têm sua frequência diminuída.


10
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A minimização do tempo e custo de uma reação química, bem como o aumento na sua taxa de conversão, caracterizam a eficiência de um processo químico. Como consequência, produtos podem chegar ao consumidor mais baratos. Um dos parâmetros que mede a eficiência de uma reação química é o seu rendimento molar (R, em %), definido como

em que n corresponde ao número de mols. O metanol pode ser obtido pela reação entre brometo de metila e hidróxido de sódio, conforme a equação química:

CH₃Br + NaOH  →  CH₃OH + NaBr

As massas molares (em g/mol) desses elementos são: H = 1; C = 12; O = 16; Na = 23; Br = 80.

O rendimento molar da reação, em que 32 g de metanol foram obtidos a partir de 142,5 g de brometo de metila e 80 g de hidróxido de sódio, é mais próximo de

Observe que:

  [tex] \underbrace{CH_{3}Br}_{95\ g} + \underbrace{NaOH}_{40\ g} → \underbrace{CH_{3}OH}_{32\ g} + NaBr [tex]

Para essa quantidade de NaOH, seriam necessários 190g de brometo de metila. Assim, o [tex]CH_{3}Br[tex] é o reagente limitante.

    95 g de [tex]CH_{3}Br[tex] --------- 1 mol

(quantidade que reage) 142,5g ------- x

  [tex] x = \frac{142,5}{95} = 1,5\ mol\ de\ CH_{3}Br [tex]

Ou seja, forma-se 1 mol (32 g) de metanol a partir de 1,5 mol de [tex]CH_{3}Br[tex].

Ou seja,

  [tex] R = \frac{n_{(produto)}}{n_{n(reagente limitante)}}\ \cdot 100 [tex]

  [tex] R = \frac{1}{1,5}\ \cdot 100 = 66,66 ... \cong 67 \% [tex]


11
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

TEXTO I

Biocélulas combustíveis são uma alternativa tecnológica para substituição das baterias convencionais. Em uma biocélula microbiológica, bactérias catalisam reações de oxidação de substratos orgânicos. Liberam elétrons produzidos na respiração celular para um eletrodo, onde fluem por um circuito externo até o cátodo do sistema, produzindo corrente elétrica. Uma reação típica que ocorre em biocélulas microbiológicas utiliza o acetato como substrato.

AQUINO NETO, S. Preparação e caracterização de bioanodos para biocélula a combustível etanol/O2. Disponível em: www.teses.usp.br. Acesso em: 23 jun. 2015 (adaptado).

TEXTO II

Em sistemas bioeletroquímicos, os potenciais padrão (Eº’) apresentam valores característicos. Para as biocélulas de acetato, considere as seguintes semirreações de redução e seus respectivos potenciais:

SCOTT, K.; YU, E. H. Microbial electrochemical and fuel cells: fundamentals and applications Woodhead Publishing Series in Energy, n. 88, 2016 (adaptado).

Nessas condições, qual é o número mínimo de biocélulas de acetato, ligadas em série, necessárias para se obter uma diferença de potencial de 4,4 V?

A biocélula converte energia química em energia elétrica por meio de um processo espontâneo.

De acordo com as reações de redução fornecidas, teremos que inverter a primeira semirreação e multiplicar por 2 a segunda semirreação:

Para termos um potencial de 4,4 V, precisamos de quatro biocélulas em série.


12
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatores responsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentes vasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos com drogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais com essa propriedade.

Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados ao propósito dessas pesquisas são os(as)

Os mosquitos hematófagos injetam substâncias anticoagulantes em suas vítimas para poderem se alimentar de seu sangue.


13
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A invenção e o acoplamento entre engrenagens revolucionaram a ciência na época e propiciaram a invenção de várias tecnologias, como os relógios. Ao construir um pequeno cronômetro, um relojoeiro usa o sistema de engrenagens mostrado. De acordo com a figura, um motor é ligado ao eixo e movimenta as engrenagens fazendo o ponteiro girar. A frequência do motor é de 18 RPM, e o número de dentes das engrenagens está apresentado no quadro.

A frequência de giro do ponteiro, em RPM, é

Como as engrenagens B e C giram com a mesma frequência ([tex] f_{B} = f_{C}[tex]), sendo n o número de dentes, do acoplamento entre as engrenagens A e B, temos:

  [tex] n_{A} \cdot f_{A} = n_{B} \cdot f_{C} [tex]

  [tex] 24 \cdot 18 = 72 \cdot f_{C} [tex]

  [tex] f_{C} = 6\ RPM [tex]

Do acoplamento entre as engrenagens C e D, a frequência de giro do motor ([tex]f_{D} [tex]) é dada por:

  [tex] n_{C} \cdot f_{C} = n_{D} \cdot f_{D} [tex]

  [tex] 36 \cdot 6 = 108 \cdot f_{D} [tex]

  [tex] f_{D} = 2\ RPM [tex]


14
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Em meados de 2003, mais de 20 pessoas morreram no Brasil após terem ingerido uma suspensão de sulfato de bário utilizada como contraste em exames radiológicos. O sulfato de bário é um sólido pouquíssimo solúvel em água, que não se dissolve mesmo na presença de ácidos. As mortes ocorreram porque um laboratório farmacêutico forneceu o produto contaminado com carbonato de bário, que é solúvel em meio ácido. Um simples teste para verificar a existência de ions bário solúveis poderia ter evitado a tragédia. Esse teste consiste em tratar a amostra com solução aquosa de HCl e, após filtrar para separar os compostos insolúveis de bário, adiciona-se solução aquosa de H₂SO₄ sobre o filtrado e observa-se por 30 min.

TUBINO, M.; SIMONI, J. A. Refletindo sobre o caso Celobar®. Química Nova, n. 2, 2007 (adaptado).

A presença de íons bário solúveis na amostra é indicada pela

Se houver carbonato de bário na amostra de Cebobar®, ele reagirá com o ácido clorídrico adicionado, formando cloreto de bário solúvel.

  [tex] BaCO_{3\ (s)} + 2 HC\ell_{(aq)} → BaC\ell_{2\ (aq)} + H_{2}O_{(l)} + CO_{2\ (g)} [tex]

Esse sal forma precipitado com a adição de ácido sulfúrico, indicando a presença de íons bário em solução:

  [tex] BaC\ell_{2\ (aq)} + H_{2}SO_{4\ (aq)} → BaSO_{4\ (s)}↓ + HC\ell _{(aq)}[tex]


15
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Os feromônios são substâncias utilizadas na comunicação entre indivíduos de uma espécie. O primeiro feromônio isolado de um inseto foi o bombicol, substância produzida pela mariposa do bicho-da-seda.

O uso de feromônios em ações de controle de insetos-praga está de acordo com o modelo preconizado para a agricultura do futuro. São agentes altamente específicos e seus compostos químicos podem ser empregados em determinados cultivos, conforme ilustrado no quadro.

FERREIRA, J. T. B.; ZARBIN, P. H. G. Amor ao primeiro odor: a comunicação química entre os insetos. Química Nova na Escola, n. 7, maio 1998 (adaptado).

Considerando essas estruturas químicas, o tipo de estereoisomeria apresentada pelo bombicol é também apresentada pelo feromônio utilizado no controle do inseto

A substância bombicol apresenta isomeria geométrica na formação cis-cis.

A única substância que apresenta isomeria geométrica é o feromônio utilizado no controle de inseto Scrobipalpuloides absoluta.


16
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Em sua formulação, o spray de pimenta contém porcentagens variadas de oleorresina de Capsicum, cujo princípio ativo é a capsaicina, e um solvente (um álcool como etanol ou isopropanol). Em contato com os olhos, pele ou vias respiratórias, a capsaicina causa um efeito inflamatório que gera uma sensação de dor e ardor, levando à cegueira temporária. O processo é desencadeado pela liberação de neuropeptídios das terminações nervosas. Como funciona o gás de pimenta.

Disponível em: http://pessoas.hsw.uol.com.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

Quando uma pessoa é atingida com o spray de pimenta nos olhos ou na pele, a lavagem da região atingida com água é ineficaz porque a

A oleorresina que contém o princípio ativo do spray de pimenta, devido a sua baixa polaridade, é insolúvel em água, o que explica a ineficácia desse solvente na lavagem da região atingida.


17
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A usina de Itaipu é uma das maiores hidrelétricas do mundo em geração de energia. Com 20 unidades geradoras e 14 000 MW de potência total instalada, apresenta uma queda de 118,4 m e vazão nominal de 690 m³/s por unidade geradora. O cálculo da potência teórica leva em conta a altura da massa de água represada pela barragem, a gravidade local (10 m/s² ) e a densidade da água (1 000 kg/m³). A diferença entre a potência teórica e a instalada é a potência não aproveitada.

Disponível em: www.itaipu.gov.br. Acesso em: 11 maio 2013 (adaptado).

Qual é a potência, em MW, não aproveitada em cada unidade geradora de Itaipu?

A potência total instalada por unidade geradora é:

  [tex] \frac{14\ 000\ MW}{20} = 700\ MW [tex]

Da definição de potência média, sendo a vazão [tex] \phi = \frac{V}{Δt} [tex], a potência teórica em cada unidade geradora é dada por:

[tex] P = \frac{ΔE}{Δt} [tex];   [tex] ΔE = m\ \cdot g\ \cdot\ h [tex]  e  [tex] m = μ\ \cdot V [tex]

Logo,

  [tex] P = \frac{ μ\ \cdot V\ \cdot\ g\ \cdot h}{Δt} [tex]

  [tex] P = μ\ \cdot \phi\ \cdot\ g\ \cdot h [tex]

  [tex] P = 1000\ \cdot\ 690\ \cdot\ 10\ \cdot 118,4 [tex]

  [tex] P = 816\ 960\ 000 = 816\ MW [tex]

Assim, a potência não aproveitada em cada unidade geradora de Itaipu é:

  816,96 – 700 = 116,96 MW


18
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A coleta das fezes dos animais domésticos em sacolas plásticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condições de degradação que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1).

A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domésticos são recolhidas em sacolas biodegradáveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques públicos; e os produtos são utilizados em equipamentos no próprio parque.

Disponível em: http://parksparkproject.com. Acesso em: 30 ago. 2013 (adaptado).

Uma inovação desse projeto é possibilitar o(a)

No interior do biodigestor, as fezes dos animais domésticos sofrem decomposição anaeróbica produzindo, entre outros gases, metano, que pode ser queimado, gerando energia para equipamentos do parque.


19
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Por apresentar significativa resistividade elétrica, o grafite pode ser utilizado para simular resistores elétricos em circuitos desenhados no papel, com o uso de lápis e lapiseiras. Dependendo da espessura e do comprimento das linhas desenhadas, é possível determinar a resistência elétrica de cada traçado produzido. No esquema foram utilizados três tipos de lápis diferentes (2H, HB e 6B) para efetuar três traçados distintos.

Munido dessas informações, um estudante pegou uma folha de papel e fez o desenho de um sorvete de casquinha utilizando-se desses traçados. Os valores encontrados nesse experimento, para as resistências elétricas (R), medidas com o auxílio de um ohmímetro ligado nas extremidades das resistências, são mostrados na figura. Verificou-se que os resistores obedeciam à Lei de Ohm.

Na sequência, conectou o ohmímetro nos terminais A e B do desenho e, em seguida, conectou-o nos terminais B e C, anotando as leituras [tex]R_{AB}[tex] e [tex]R_{BC}[tex], respectivamente. Ao estabelecer a razão [tex] \frac{R_{AB}}{R_{BC}} [tex], qual resultado o estudante obteve?

Com os terminais em A e B, teremos 3 ramos em paralelo como representado no circuito a seguir:

Assim, a resistência equivalente entre os pontos A e B ([tex]R_{AB}[tex]) é dada por:

  [tex] \frac{1}{R_{AB}} = \frac{1}{5} + \frac{1}{20} + \frac{1}{(10+10)} = \frac{6}{20} [tex]

  [tex] {R_{AB}} = \frac{20}{6}\ KΩ [tex]

Com os terminais em B e C, temos o circuito a seguir:

Logo, para o cálculo da resistência equivalente entre os terminais BC ([tex]R_{BC}[tex]), temos:

  [tex] {R_{BC}} = \frac{(4+10)\ \cdot\ 10}{(4+10)\ +\ 10} = \frac{14\ \cdot\ 10}{14\ +\ 10} = \frac{140}{24} = \frac{70}{12}\ KΩ [tex]

Portanto, a razão [tex] \frac{R_{AB}}{R_{BC}}[tex] obtida pelo estudante é dada por:

  [tex] \frac{R_{AB}}{R_{BC}} = \frac{20}{6}\ \cdot\ \frac{12}{70} = \frac{4}{7} [tex]


20
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O carvão ativado é um material que possui elevado teor de carbono, sendo muito utilizado para a remoção de compostos orgânicos voláteis do meio, como o benzeno. Para a remoção desses compostos, utiliza-se a adsorção. Esse fenômeno ocorre por meio de interações do tipo intermoleculares entre a superfície do carvão (adsorvente) e o benzeno (adsorvato, substância adsorvida).

No caso apresentado, entre o adsorvente e a substância adsorvida ocorre a formação de:

Por apresentar um teor elevado de carbono, o carvão ativado possui caráter não polar. O benzeno, por ser um hidrocarboneto, também é não polar. Assim, a interação entre as duas substâncias é dipolo induzido — dipolo induzido.


21
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.

Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

A principal ação do ADH é estimular a reabsorção de água nos néfrons. Quando a ação desse hormônio se encontra deficiente, como na diabetes insipidus, haverá maior perda de água pela urina, ocasionando desidratação.


22
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A magnetohipertermia é um procedimento terapêutico que se baseia na elevação da temperatura das células de uma região específica do corpo que estejam afetadas por um tumor. Nesse tipo de tratamento, nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células tumorais, e um campo magnético alternado externo é utilizado para promover a agitação das nanopartículas e consequente aquecimento da célula.

A elevação de temperatura descrita ocorre porque

O campo magnético alternado faz com que as nanopartículas magnéticas, entendidas como pequenos ímãs, movimentem-se de forma incessante, sempre buscando um alinhamento com o campo externo imposto.

Nesse movimento, as nanopartículas colidem com as células tumorais que as fagocitaram, transferindo-lhes calor por atrito.


23
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O aquecimento de um material por irradiação com micro-ondas ocorre por causa da interação da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula. Um importante atributo do aquecimento por micro-ondas é a absorção direta da energia pelo material a ser aquecido. Assim, esse aquecimento é seletivo e dependerá, principalmente, da constante dielétrica e da frequência de relaxação do material. O gráfico mostra a taxa de aquecimento de cinco solventes sob irradiação de micro-ondas.

BARBOZA, A. C. R. N. et al. Aquecimento em forno de micro-ondas. Desenvolvimento de alguns conceitos fundamentais. Química Nova, n. 6, 2001 (adaptado).

No gráfico, qual solvente apresenta taxa média de aquecimento mais próxima de zero, no intervalo de 0 s a 40s?

A taxa média de aquecimento é dada pela inclinação da curva fornecida no gráfico. Logo, a taxa mais próxima do zero é observada na curva de menor inclinação, isto é, a do n-hexano ([tex]CH_{3}CH_{2}CH_{2}CH_{2}CH_{2}CH3[tex]).


24
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes.

Um exemplo de tal processo é o(a)

Um processo biológico comum a todos os seres vivos é a síntese proteica.


25
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contêm bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal.

McALLISTER, T. A. et al. Review: The use of direct fed microbials to mitigate pathogens and enhance production in cattle. Can. J. Anim. Sci., jan. 2011 (adaptado)

Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?

A vacinação é uma forma ativa de imunização, induzindo o organismo a produzir anticorpos específicos (imunoglobulinas). Um efeito similar ao da vacina é observado no mecanismo de ação número 4.


26
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (na sigla em inglês, IPCC) prevê que nas próximas décadas o planeta passará por mudanças climáticas e propõe estratégias de mitigação e adaptação a elas. As estratégias de mitigação são direcionadas à causa dessas mudanças, procurando reduzir a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratégias de adaptação, por sua vez, são direcionadas aos efeitos dessas mudanças, procurando preparar os sistemas humanos às mudanças climáticas já em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos.

IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponível em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado).

Considerando as informações do texto, qual ação representa uma estratégia de adaptação?

A criação de diques de contenção em regiões costeiras pode proteger as cidades da inundação causada pelo aumento do nível dos mares. Tal prática é uma estratégia de adaptação pois está direcionada aos efeitos das mudanças climáticas.


27
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Um pesquisador investigou o papel da predação por peixes na densidade e tamanho das presas, como possível controle de populações de espécies exóticas em costões rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma área da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma área adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados após 15 dias de experimento.

O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)

Pela tabela, vemos que na área protegida pela tela a densidade de mexilhões aumenta, sugerindo que são predados pelos peixes. Além disso, na área não protegida (sem tela), o tamanho médio dos mexilhões encontrados é maior, indicando que os peixes predam especialmente mexilhões pequenos.


28
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritário da matéria orgânica que compõe os indivíduos, ora se encontra em sua forma inorgânica, ora se encontra em sua forma orgânica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplâncton, zooplâncton, moluscos, crustáceos e peixes ocorre a transição desse elemento da forma inorgânica para a orgânica.

Em qual grupo de organismos ocorre essa transição?

A transição do carbono da forma inorgânica ([tex]CO_{2}[tex]) para a forma orgânica é realizada pelo fitoplâncton, entre outros seres autótrofos.


29
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas, a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante.

Considerando a situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel em relação à distância percorrida até parar totalmente?

Durante o tempo de reação do motorista, entre a detecção do problema e o início da frenagem, a velocidade permanece constante, podendo ser representada por uma reta horizontal. Já na segunda etapa, como o automóvel sofre desaceleração constante, ele realiza um movimento uniformemente variado. Assim, da Equação de Torricelli ([tex]v^{2} = v_{i}^{2} + 2\ \cdot\ a\ \cdot ΔS [tex]), podemos concluir que a velocidade sofrerá uma redução não linear.

Assim, o esboço gráfico correto é o representado pela alternativa D.


30
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Primeiro, em relação àquilo a que chamamos água, quando congela, parece-nos estar a olhar para algo que se tornou pedra ou terra, mas quando derrete e se dispersa, esta torna-se bafo e ar; o ar, quando é queimado, torna-se fogo; e, inversamente, o fogo, quando se contrai e se extingue, regressa à forma do ar; o ar, novamente concentrado e contraído, torna-se nuvem e nevoeiro, mas, a partir destes estados, se for ainda mais comprimido, torna-se água corrente, e de água torna-se novamente terra e pedras; e deste modo, como nos parece, dão geração uns aos outros de forma cíclica.

PLATÃO. Timeu-Crítias. Coimbra: CECH, 2011.

Do ponto de vista da ciência moderna, os “quatro elementos” descritos por Platão correspondem, na verdade, às fases sólida, líquida, gasosa e plasma da matéria.

As transições entre elas são hoje entendidas como consequências macroscópicas de transformações sofridas pela matéria em escala microscópica. Excetuando-se a fase de plasma, essas transformações sofridas pela matéria, em nível microscópico, estão associadas a uma

A transformação de estado é um fenômeno físico no qual ocorre uma mudança na estrutura espacial formada pelos diferentes constituintes do material. Essencialmente, as diferenças entre os estados físicos envolvem distância entre partículas e o seu grau de agitação.


31
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Para cada litro de etanol produzido em uma indústria de cana-de-açúcar são gerados cerca de 18 L de vinhaça que é utilizada na irrigação das plantações de cana-de-açúcar, já que contém teores médios de nutrientes N, P e K iguais a 357 mg/L, 60 mg/L e 2 034 mg/L, respectivamente.

SILVA, M. A. S.; GRIEBELER, N. P; BORGES, L. C. Uso de vinhaça e impactos nas propriedades do solo e lençol freático. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, n. 1, 2007 (adaptado).

Na produção de 27 000 L de etanol, a quantidade total de fósforo, em kg, disponível na vinhaça será mais próxima de

A quantidade aproximada de fósforo na vinhaça é:

    1 L de etanol -------- 18 L de vinhaça

  27 ∙ 10³ L de etanol -------- x

  [tex] x = 18\ \cdot 27\ \cdot 10^{3} = 486\ \cdot 10^{3} = 4,86\ \cdot 10^{5} [tex] L de vinhança

Agora,

  60 mg de P -------- 1 L de vinhaça

   y ---------- [tex]4,86\ \cdot 10^{5}[tex] L de vinhaça

 [tex]x = 60\ \cdot 4,86\ \cdot 10^{5} = 291,6\ \cdot 10^{5}\ mg\ de\ P [tex]

 [tex]x = 2,916\ \cdot 10^{7}\ mg\ de\ P [tex]

ou

  [tex] x = 29,1\ kg\ de\ P [tex]


32
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas.

BLOOM, A. J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado).

Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de

Segundo a informação fornecida no texto, os níveis elevados de [tex]CO_{2}[tex] dificultam a absorção de nitratos. Sendo assim, a formação de aminoácidos e a produção de proteínas ficarão prejudicadas, diminuindo a concentração desse nutriente no trigo.


33
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Pesquisadores recuperaram DNA de ossos de mamute (Mammuthus primigenius) encontrados na Sibéria, que tiveram sua idade de cerca de 28 mil anos confirmada pela técnica do carbono-14.

FAPESP. DNA de mamute é revelado. Disponível em: http://agencia.fapesp.br. Acesso em: 13 ago. 2012 (adaptado).

A técnica de datação apresentada no texto só é possível devido à

A proporção de C-12 e C-14 na atmosfera é constante, porque o C-14 que se desintegra é regenerado pelos raios cósmicos. Como todos os seres vivos dependem do carbono que vem direta ou indiretamente da atmosfera, os seres vivos manterão uma proporção semelhante de C-12 e C-14 enquanto viveram.

Quanto o animal perece, o carbono presente em seu corpo deixa de sofrer trocas com o ambiente. Assim, a concentração de C-14 no fóssil será determinada apenas pelas leis do decaimento radiativo que indicam uma variação constante da massa do isótopo radioativo.


34
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Os tensoativos são compostos capazes de interagir com substâncias polares e apolares. A parte iônica dos tensoativos interage com substâncias polares, e a parte lipofílica interage com as apolares. A estrutura orgânica de um tensoativo pode ser representada por:

Ao adicionar um tensoativo sobre a água, suas moléculas formam um arranjo ordenado. Esse arranjo é representado esquematicamente por:

A parte polar do tensoativo interage, preferencialmente, com as outras substâncias polares, no caso, a água. A parte não polar, interage com outras cadeias não polares. A única representação que respeita as duas condições é a alternativa C.


35
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Um experimento para comprovar a natureza ondulatória da radiação de micro-ondas foi realizado da seguinte forma: anotou-se a frequência de operação de um forno de micro-ondas e, em seguida, retirou-se sua plataforma giratória. No seu lugar, colocou-se uma travessa refratária com uma camada grossa de manteiga. Depois disso, o forno foi ligado por alguns segundos. Ao se retirar a travessa refratária do forno, observou-se que havia três pontos de manteiga derretida alinhados sobre toda a travessa. Parte da onda estacionária gerada no interior do forno é ilustrada na figura.

De acordo com a figura, que posições correspondem a dois pontos consecutivos da manteiga derretida?

 Ventres: I, III e V (pontos de máxima amplitude → máxima energia)

 Nós: II e IV (pontos com amplitude nula → energia nula)

 Os pontos da manteiga submetidos aos ventres (I, II e V) da onda eletromagnética estacionária recebem mais energia e derretem primeiro. Como a questão quer dois pontos consecutivos de manteiga derretida, as opções são: I e III ou III e V.


36
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O trilho de ar é um dispositivo utilizado em laboratórios de física para analisar movimentos em que corpos de prova (carrinhos) podem se mover com atrito desprezível. A figura ilustra um trilho horizontal com dois carrinhos (1 e 2) em que se realiza um experimento para obter a massa do carrinho 2. No instante em que o carrinho 1, de massa 150,0 g, passa a se mover com velocidade escalar constante, o carrinho 2 está em repouso. No momento em que o carrinho 1 se choca com o carrinho 2, ambos passam a se movimentar juntos com velocidade escalar constante. Os sensores eletrônicos distribuídos ao longo do trilho determinam as posições e registram os instantes associados à passagem de cada carrinho, gerando os dados do quadro.

Com base nos dados experimentais, o valor da massa do carrinho 2 é igual a

A partir dos dados obtidos nos instantes 0,0 s e 1,0 s, a velocidade [tex]V_{1}[tex] do carrinho 1, antes da colisão, é dada por:

 [tex] V_{1} = \frac{ΔS_{1}}{ Δt_{1}} = \frac{30-15}{1-0} = 15\ cm/s [tex]

Da mesma forma, utilizando os dados obtidos nos instantes 8,0 s e 11,0 s, a velocidade [tex]V_{2}[tex], de ambos os carrinhos após a colisão, é dada por:

  [tex] V_{2} = \frac{ΔS_{2}}{ Δt_{2}} = \frac{90-75}{11-8} = 5\ cm/s [tex]

Sendo [tex]m_{1}[tex] a massa do carrinho 1 e [tex]m_{2}[tex] a massa do carrinho 2, da conservação da quantidade de movimento, temos:

  [tex] \vec{Q}_{inicial} = \vec{Q}_{final} [tex]

  [tex] m_{1}V_{1} + m_{2}V_{2} = (m_{1} + m_{2})V_{2} [tex]

  [tex] 150\ \cdot\ 15 + m_{2}\ \cdot\ 0 = (150 + m_{2})5 [tex]

  [tex] 2250 = (150 + m_{2})5 [tex]

  [tex] 450 = 150 + m_{2} [tex]

  [tex] m_{2} = 300\ g [tex]


37
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Após seu desgaste completo, os pneus podem ser queimados para a geração de energia. Dentre os gases gerados na combustão completa da borracha vulcanizada, alguns são poluentes e provocam a chuva ácida. Para evitar que escapem para a atmosfera, esses gases podem ser borbulhados em uma solução aquosa contendo uma substância adequada. Considere as informações das substâncias listadas no quadro.

Dentre as substâncias listadas no quadro, aquela capaz de remover com maior eficiência os gases poluentes é o(a)

Como os gases poluentes em questão provocam a chuva ácida, eles devem reagir com soluções aquosas alcalinas. Uma vez que a solução de hidrogenofosfato de potássio apresenta a maior constante de ionização dentre as substâncias alcalinas da tabela, a concentração de íons hidroxila presentes numa solução aquosa dessa substância será a maior, considerando concentrações iguais para todas as substâncias listadas.


38
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A lipofilia é um dos fatores fundamentais para o planejamento de um fármaco. Ela mede o grau de afinidade que a substância tem com ambientes apolares, podendo ser avaliada por seu coeficiente de partição.

NOGUEIRA, L. J.; MONTANARI, C. A.; DONNICI, C. L. Histórico da evolução da química medicinal e a importância da lipofilia: de Hipócrates e Galeno a Paracelsus e as contribuições de Overton e de Hansch. Revista Virtual de Química, n. 3, 2009 (adaptado).

Em relação ao coeficiente de partição da testosterona, as lipofilias dos compostos 1 e 2 são, respectivamente,

Tanto o hidrogênio (—H) como o grupo metil ([tex]—CH_{3}[tex]) são de carater não polar; o grupo (—OH) é de caráter polar.

Portanto, os compostos 1 e 2 têm maior hipofilia.


39
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Uma invenção que significou um grande avanço tecnológico na Antiguidade, a polia composta ou a associação de polias, é atribuída a Arquimedes (287 a.C. a 212 a.C.). O aparato consiste em associar uma série de polias móveis a uma polia fixa. A figura exemplifica um arranjo possível para esse aparato. É relatado que Arquimedes teria demonstrado para o rei Hierão um outro arranjo desse aparato, movendo sozinho, sobre a areia da praia, um navio repleto de passageiros e cargas, algo que seria impossível sem a participação de muitos homens. Suponha que a massa do navio era de 3 000 kg, que o coeficiente de atrito estático entre o navio e a areia era de 0,8 e que Arquimedes tenha puxado o navio com uma força , paralela à direção do movimento e de módulo igual a 400 N. Considere os fios e as polias ideais, a aceleração da gravidade igual a 10 m/s² e que a superfície da praia é perfeitamente horizontal.

Disponível em: www.histedbr.fae.unicamp.br. Acesso em: 28 fev. 2013 (adaptado).

O número mínimo de polias móveis usadas, nessa situação, por Arquimedes foi

A força ([tex]\vec{F}[tex]) deve produzir uma força maior que a de atrito ([tex]\vec{F}_{at}[tex]).

  [tex] \vec{F}_{at} = μ\ \cdot\ N = μ\ \cdot\ P = 0,8\ \cdot\ 3000\ \cdot 10 = 24\ 000\ N [tex]

Assim, devemos ter no mínimo 6 polias móveis.


40
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

O Brasil possui um grande número de espécies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribuídas em uma grande variedade de ecossistemas.

SANDES, A. R. R.; BLASI, G. Biodiversidade e diversidade química e genética. Disponível em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado).

O incremento da variabilidade ocorre em razão da permuta genética, a qual propicia a troca de segmentos entre cromátides não irmãs na meiose. Essa troca de segmentos é determinante na

A troca de segmentos entre cromátides homólogas (não irmãs) na meiose é determinante na recombinação genética na formação dos gametas nos animais e na produção de esporos nos vegetais.


41
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmam, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior.

O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá

Considerando as duas bandejas em equilíbrio térmico com o ambiente, o derretimento ocorrerá mais rapidamente quando o gelo estiver sobre a bandeja de alumínio, pois ela é melhor condutora de calor, ou seja, possui maior condutividade térmica que a bandeja de plástico.


42
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

A vegetação apresenta adaptações ao ambiente, como plantas arbóreas e arbustivas com raízes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; raízes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenação do substrato; folhas que têm glândulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutícula espessa para reduzir a perda de água por evaporação.

As características descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

Todas as características citadas no enunciado são importantes adaptações para o bioma de manguezal, área com constante alagamento, o que diminui a possibilidade de fixação assim como dificulta a absorção de [tex]O_{2}[tex] pelas raízes, além de apresentar excesso de sais da água do mar.


43
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Uma pessoa é responsável pela manutenção de uma sauna úmida. Todos os dias cumpre o mesmo ritual: colhe folhas de capim-cidreira e algumas folhas de eucalipto. Em seguida, coloca as folhas na saída do vapor da sauna, aromatizando-a, conforme representado na figura.

Qual processo de separação é responsável pela aromatização promovida?

O vapor gerado na sauna, ao passar pelas folhas de capim-cidreira e de eucalipto, promove a extração por arraste das substâncias responsáveis pela aromatização do ambiente.


44
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada.

Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado).

Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois

A maior quantidade de matéria orgânica, oriunda da vegetação arbórea (folhas e frutos que se acumulam no solo) e até de detritos de sua fauna associada na recuperação ambiental, favorece o desenvolvimento de uma maior diversidade de microrganismos no solo, o que beneficia também a produção agrícola.


45
(ENEM 2016 - 1ª Aplicação).

Três lâmpadas idênticas foram ligadas no circuito esquematizado. A bateria apresenta resistência interna desprezível, e os fios possuem resistência nula. Um técnico fez uma análise do circuito para prever a corrente elétrica nos pontos: A, B, C, D e E; e rotulou essas correntes de IA, IB, IC, ID e IE, respectivamente.

O técnico concluiu que as correntes que apresentam o mesmo valor são

Como as lâmpadas são idênticas e estão associadas em paralelo, elas são percorridas por correntes elétricas de mesma intensidade (i). Assim, da lei dos nós, as correntes que percorrem o circuito estão representadas a seguir:

Dessa forma, as correntes que apresentam o mesmo valor são [tex] I_{A} = I_{E}\ e\ I_{C} = I_{D}[tex].





Nenhum comentário:

Postar um comentário