terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2013_2ªAp

ENEM 2013 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2013 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A figura representa a análise gráfica de um estudo acerca da dispersão de uma doença transmitida a um grupo de pessoas que compartilhou um mesmo ambiente de trabalho:

Disponível em: www.explorelearning.com. Acesso em: 27 nov. 2011 (adaptado).

De acordo com o padrão apresentado no gráfico, a transmissão da doença ocorreu por

  Pela leitura do gráfico, percebe-se que contaminação ocorre de uma pessoa que contamina as demais. Portanto, a transmissão da doença ocorreu por contaminação pelo ar a partir de uma pessoa infectada.


02
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A fabricação de cerveja envolve a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Sob temperatura de cerca de 65 °C, ocorre a conversão do amido em maltose e glicose. O caldo obtido (mosto) é fervido para a inativação das enzimas. Após o resfriamento e a filtração, são adicionados o lúpulo e a levedura para que ocorra a fermentação. A cerveja sofre maturação de 4 a 40 dias, para ser engarrafada e pasteurizada.

PANEK, A. D. Ciência Hoje, São Paulo, v. 47, n. 279, mar. 2011 (adaptado).

Dentre as etapas descritas, a atividade biológica no processo ocorre durante o(a)

  Como citado no texto, a atividade biológica ocorre no processo de fermentação, ou seja, a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Portanto, na fermentação da maltose e da glicose.


03
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem.

Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?

Vamos utilizar a equação de Torricelli nos dois casos:

V = 72 km/h = 20 m/s

Antes:

  [tex] v^{2} = v_{0}^{2} + 2aΔS [tex]

  [tex] 0^{2} = 20^{2} + 2a\cdot 400 [tex]

  [tex] a = \frac{-400}{800} = - 0,5\ m/s^{2} [tex]

Depois:

  [tex] v^{2} = v_{0}^{2} + 2aΔS [tex]

  [tex] 0^{2} = 20^{2} + 2a\cdot 250 [tex]

  [tex] a = \frac{-400}{500} = - 0,8\ m/s^{2} [tex]

Portanto, a diferença entre os módulos das duas acelerações é de:

  [tex] |-0,8 - (-0,5) = |-0,8 + 0,5| = |-0,3| = 0,3 [tex]


04
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A transformação química em questão é representada pela equação:

  A transformação química em questão se dá pela reação entre ácido acético ([tex]CH_{3}COOH[tex]), presente no vinagre, e bicarbonato de sódio ([tex]NaHCO_{3}[tex]), presente no balão. O gás liberado é o [tex]CO_{2}[tex] (gás carbônico):

[tex] \underbrace{CH_{3}COOH}_{ácido\ acético}(aq) + \underbrace{NaHCO_{3}}_{bicarbonato\ de\ sódio}(s) → Na^{+}(aq) + CH_{3}COO^{-}(aq) + \underbrace{CO_{2}}_{gás\ carbônico}(g) + H_{2}O(l) [tex]


05
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Um grupo de amigos foi passar o fim de semana em um acampamento rural, onde não há eletricidade. Uma pessoa levou um gerador a diesel e outra levou duas lâmpadas, diferentes fios e bocais. Perto do anoitecer, iniciaram a instalação e verificaram que as lâmpadas eram de 60 W – 110 V e o gerador produzia uma tensão de 220 V.

Para que as duas lâmpadas possam funcionar de acordo com suas especificações e o circuito tenha menor perda possível, a estrutura do circuito elétrico deverá ser de dois bocais ligados em

  A associação deve ficar em série, pois:

  Dividir a tensão de 220V: (cada lâmpada, em série, terá 110V).

  Também, devemos ter uma espessura MAIOR (fio mais grosso), pois quanto maior a espessura, menor a resistência!!!

  Se o comprimento fosse maior, teríamos uma resistência maior e consequentemente maior perda!!

 Portanto, devemos ter a estrutura do circuito elétrico deverá ser de dois bocais ligados em série e usar fios de maior espessura.


06
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Lobos da espécie Canis lycaon, do leste dos Estados Unidos, estão intercruzando com coiotes (Canis latrans). Além disso, indivíduos presentes na borda oeste da área de distribuição de C. lycaon estão se acasalando também com lobos cinzentos (Canis lupus). Todos esses cruzamentos têm gerado descendentes férteis.

Scientific American Brasil, Rio de Janeiro, ano II, 2011 (adaptado).

Os animais descritos foram classificados como espécies distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma, porque

  Eles não podem ser espécies distintas pois continuam a acasalar e obter descendentes férteis. Podem apenas serem classificados como raças distintas (ou sub-espécies) como é o caso de um cachorro doberman cruzando com um Pitbull.

  Agora, se o contato entre os lobos fosse interrompido, e ao longo dos anos através de mutações, as diferenças acumuladas entre eles fossem tão significativas a ponto de não possibilitar o cruzamento, ou possibilitasse o cruzamento mas os descendentes fossem estéreis, teríamos espécies distintas.

  Por exemplo, o leão e o tigre ao cruzarem (algo que nunca ocorre na natureza, apenas em cativeiro) originam o Liger, um híbrido peludo como o leão e grande como o tigre, porém estéril, o que comprova tratar-se de duas espécies diferentes onde o fluxo gênico não é viabilizado.

  Logo, os animais descritos foram classificados como espécies distintas no século XVIII. No entanto, aplicando-se o conceito biológico de espécie, proposto por Ernst Mayr em 1942, e ainda muito usado hoje em dia, esse fato não se confirma, porque "o fluxo gênico entre as três populações é mantido".


07
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Conta-se que um curioso incidente aconteceu durante a Primeira Guerra Mundial. Quando voava a uma altitude de dois mil metros, um piloto francês viu o que acreditava ser uma mosca parada perto de sua face. Apanhando-a rapidamente, ficou surpreso ao verificar que se tratava de um projétil alemão.

PERELMAN, J. Aprenda física brincando. São Paulo: Hemus, 1970.

O piloto consegue apanhar o projétil, pois

  O projétil, se deslocava, no MESMO sentido que o avião e na MESMA velocidade, para parecer IMÓVEL, ao piloto do avião.


08
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% a 10% do território nacional. Nesse ambiente seco, mesmo quando chove, não há acúmulo de água, pois o solo é raso e pedregoso. Assim, as plantas desse bioma possuem modificações em suas raízes, caules e folhas, que permitem melhor adaptação a esse ambiente, contra a perda de água e de nutrientes.

Geralmente, seus caules são suculentos e suas folhas possuem forma de espinhos e cutículas altamente impermeáveis, que apresentam queda na estação seca.

Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).

Considerando as adaptações nos órgãos vegetativos, a principal característica das raízes dessas plantas, que atribui sua maior adaptação à Caatinga, é o(a)

  Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga é um patrimônio genético rico e variado. A vegetação é tipicamente xerófita, com plantas adaptadas ao ambiente de clima seco e chuvas irregulares. Entre as principais espécies de árvores, destacam-se o juazeiro (Ziziphus Joazeiro Mart.), o angico (Anadenanthera macrocarpa (Benth) Brenan), a favela (Cnidoscolus phyllacanthus), e entre as cactáceas, o xiquexique e o mandacaru.

  Esse bioma possui características singulares para a convivência com o semiárido, como folhas pequenas e espinhos para diminuir a evaporação, além de raízes que se aprofundam no solo para buscar lençóis subterrâneos de água.


09
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa, é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(II) e 21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém, devido à alta concentração de sulfato de chumbo(II), ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO₂), causador de problemas ambientais. Para eliminar a produção de dióxido de enxofre, utiliza-se o processo hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a 1,0 mol/L a 45 °C, obtendo-se um sal insolúvel (etapa 1), que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém-se o chumbo metálico com alto grau de pureza (etapa 3).

ARAÚJO, R. V. V. et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva: estudo de caso. Disponível em: www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).

Considerando a obtenção de chumbo metálico a partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam, respectivamente,

Sulfato de chumbo (II) reage com carbonato de sódio (lixiviação básica):


  Ob.: Lixiviação é o processo de extração de uma substância presente em componentes sólidos através da sua dissolução num líquido.


10
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A palha de aço, um material de baixo custo e vida útil pequena, utilizada para lavar louças, é um emaranhado de fios leves e finos que servem para a remoção por atrito dos resíduos aderidos aos objetos.

A propriedade do aço que justifica o aspecto físico descrito no texto é a

Ductilidade é a qualidade ou propriedade do que é dúctil, ou seja, do que é flexível, elástico, maleável,que se pode comprimir ou reduzir a fios sem se quebrar. Que se pode distender sem romper.


11
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.

ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.

O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de

  A teníase é uma doença causada pela tênia, um platelminto da Classe Cestoda, representada por parasitas intestinais. Em razão deste modo de vida, esses indivíduos não possuem sistema digestório, uma vez que absorvem nutrientes digeridos pelo hospedeiro.

  Usualmente, consideramos duas espécies de tênias: a Taenia solium, que parasita suínos e a Taenia saginata, parasitando bovinos. Ambas possuem corpo dividido em vários anéis denominados proglótides e na extremidade anterior, denominada escólex, há presença de ventosas que auxiliam na fixação do animal.

  A Taenia solium, possui nesta região, ainda, ganchos cujo conjunto é denominado rostro, auxiliando também na fixação. Ao se alimentar da carne crua ou malpassada do animal contaminado, o homem completa o ciclo da doença.


12
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A banda larga brasileira é lenta. No Japão já existem redes de fibras ópticas, que permitem acessos à internet com velocidade de 1 gigabit por segundo (Gbps), o suficiente para baixar em um minuto, por exemplo, 80 filmes. No Brasil a maioria das conexões ainda é de 1 megabit por segundo (Mbps), ou seja, menos de um milésimo dos acessos mais rápidos do Japão. A fibra óptica é composta basicamente de um material dielétrico (sílica ou plástico), segundo uma estrutura cilíndrica, transparente e flexível. Ela é formada de uma região central envolta por uma camada, também de material dielétrico, com índice de refração diferente ao do núcleo.

A transmissão em uma fibra óptica acontecerá de forma correta se o índice de refração do núcleo, em relação ao revestimento, for

Na fibra óptica, a luz fica confinada no interior do núcleo, sem penetrar na casca, sendo conduzida por reflexão total, fenômeno que somente é possível quando o sentido de propagação da luz é do meio mais refringente para o menos refringente. Portanto, o índice de refração do núcleo é maior que o da casca.


13
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Se dermos uma mordida em um pedaço de papel alumínio colocado em cima de uma obturação de amálgama (combinação do mercúrio metálico com metais e/ou ligas metálicas), sentiremos uma dor causada por uma corrente que pode chegar até 30 μA.

SILVA, R. R. et al. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 13, maio 2001 (adaptado).

O contato dos materiais metálicos citados produz

O contato dos materiais metálicos citados produz uma pilha, cujo fluxo de elétrons é espontâneo.


14
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A mosca Drosophila, conhecida como mosca-dasfrutas, é bastante estudada no meio acadêmico pelos geneticistas. Dois caracteres estão entre os mais estudados: tamanho da asa e cor do corpo, cada um condicionado por gene autossômico. Em se tratando do tamanho da asa, a característica asa vestigial é recessiva e a característica asa longa, dominante. Em relação à cor do indivíduo, a coloração cinza é recessiva e a cor preta, dominante.

Em um experimento, foi realizado um cruzamento entre indivíduos heterozigotos para os dois caracteres, do qual foram geradas 288 moscas. Dessas, qual é a quantidade esperada de moscas que apresentam o mesmo fenótipo dos indivíduos parentais?

Alelos: V (asa normal) e v (asa vestigial); P (preta) e p (cinza).


15
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Para a produção de etanol combustível, as usinas retiram água do leito de rios próximos, reutilizando-a nas suas instalações. A vinhaça, resíduo líquido gerado nesse processo, é diluída para ser adicionada ao solo, utilizando uma técnica chamada de fertirrigação. Por meio desse procedimento, o fósforo e o potássio, essenciais à produção de cana-de-açúcar, são devolvidos ao solo, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos.

Essa intervenção humana no destino da vinhaça tem como resultado a diminuição do impacto ambiental referente à

 A eutrofização (ou eutroficação) é um processo normalmente de origem antrópica (provocado pelo homem), ou raramente de ordem natural, tendo como princípio básico a gradativa concentração de matéria orgânica acumulada nos ambientes aquáticos.

  Entre os fatores impactantes, contribuindo com a crescente taxa de poluição neste ecossistema, estão: os dejetos domésticos (esgoto), fertilizantes agrícolas e efluentes industriais, diretamente despejados ou percolados em direção aos cursos hídricos (rios e lagos, por exemplo).

  Durante esse processo, a quantidade excessiva de minerais (fosfato e nitrato) induz a multiplicação de micro-organismos (as algas) que habitam a superfície da água, formando uma camada densa, impedindo a penetração da luminosidade. Esse fato implica na redução da taxa fotossintética nas camadas inferiores, ocasionando o déficit de oxigênio suficiente para atender a demanda respiratória dos organismos aeróbios (os peixes e mamíferos aquáticos), que em virtude das condições de baixo suprimento, não conseguem sobreviver, aumentando ainda mais o teor de matéria orgânica no meio.

  Em consequência, o número de agentes decompositores também se eleva (bactérias anaeróbias facultativas), atuando na degradação da matéria morta, liberando toxinas que agravam ainda mais a situação dos ambientes afetados, comprometendo toda a cadeia alimentar, além de alterar a qualidade da água, também imprópria ao consumo humano.


16
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Os densímetros instalados nas bombas de combustível permitem averiguar se a quantidade de água presente no álcool hidratado está dentro das especificações determinadas pela Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O volume máximo permitido de água no álcool é de 4,9%. A densidade da água e do álcool anidro são de 1,00 g/cm³ e 0,80 g/cm³, respectivamente.

Disponível em: http://nxt.anp.gov.br. Acesso em: 5 dez. 2011 (adaptado).

A leitura no densímetro que corresponderia à fração máxima permitida de água é mais próxima de

  Numa amostra de 100 cm3 da mistura contendo o volume máximo permitido de água, temos 4,9 cm³ de água e 95,1 cm³ de álcool hidratado. A densidade dessa mistura é:

  [tex] d = \frac{m_{(álcool)}\ +\ m_{(água)}}{ V_{(álcool)}\ +\ V_{(água)}} = \frac{0,8\ \cdot\ 95,1\ +\ 1\ \cdot\ 4,9}{100} [tex]

  [tex] d = \frac{76,08\ +\ 4,9 }{100} = 0,81\ g/cm^{3} [tex]


17
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Há processos industriais que envolvem reações químicas na obtenção de diversos produtos ou bens consumidos pelo homem. Determinadas etapas de obtenção desses produtos empregam catalisadores químicos tradicionais, que têm sido, na medida do possível, substituídos por enzimas.

Em processos industriais, uma das vantagens de se substituírem os catalisadores químicos tradicionais por enzimas decorre do fato de estas serem

As enzimas são sensíveis á temperatura, pH do meio e concentração do substrato. Uma das vantagens de se substituírem os catalisadores químicos tradicionais por enzimas decorre do fato de estas serem compostos orgânicos de fácil degradação na natureza.


18
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O sistema somatossensorial nos informa o que ocorre tanto na superfície do corpo como em seu interior, e processa muitas classes de diferentes estímulos, como pressão, temperatura, toque, posição. Em uma experiência, após vendar os olhos do indivíduo, foram feitos toques com as duas pontas de um compasso em diversas partes do corpo e em diferentes distâncias, visando à identificação das regiões e distâncias onde eram sentidos um ou dois toques. Os locais do corpo, a quantidade de toques que foram sentidos e a distância entre as duas pontas do compasso estão apresentados na tabela:

DINIZ, C. W. P. Desvendando o corpo dos animais. Belém: UFPA, 2004.

As diferenças observadas entre as várias regiões do corpo refletem que a densidade dos receptores

  As diferenças observadas entre as várias regiões do corpo refletem que a densidade dos receptores não é a mesma em todos os pontos, existindo regiões com maior capacidade de discriminação e sensibilidade, como o indicador e o polegar.


19
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

À medida que se expira sobre uma solução de azul de bromotimol e hidróxido de sódio (NaOH), sua coloração azul característica vai se alterando. O azul de bromotimol é um indicador ácido-base que adquire cor azul em pH básico, verde em pH neutro e amarela em pH ácido. O gás carbônico (CO₂) expirado reage com a água presente na solução (H₂O), produzindo ácido carbônico (H₂CO₃). Este pode reagir com o NaOH da solução inicial, produzindo bicarbonato de sódio (NaHCO₃):

ARROIO, A. et al. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 29, 2006.

O que a pessoa irá observar à medida que expira no recipiente contendo essa solução?

Teremos:

Azul de bromotimol + NaOH (azul)

  Excesso de [tex] H_{2}CO_{3} [tex] implica em amarelo.


20
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo de atletas saudáveis foi denominada doping genético. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético.

ARTOLI, G. G.; HIRATA, R. D. C.; LANCHA JR., A. H. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. 13, n. 5, 2007 (adaptado).

Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a)

Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a) falta de controle sobre a expressão fenotípica do atleta.


21
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Retirar a roda de um carro é uma tarefa facilitada por algumas características da ferramenta utilizada, habitualmente denominada chave de roda. As figuras representam alguns modelos de chaves de roda:

Em condições usuais, qual desses modelos permite a retirada da roda com mais facilidade?

No modelo 1 aplica-se duas forças F (é um binário) e tem-se um braço de alavanca de 20 cm = 0,2 m. O momento vale:

  M1 = 0,2 × (2 × F) → M1 = 0,4 F

No modelo 2 aplica-se uma força F e tem-se um braço de alavanca de 30 cm = 0,3 m. O momento vale:

  M2 = 0,3 F

No modelo 3 aplica-se duas forças F (é um binário) e tem-se um braço de alavanca de 12,5 cm = 0,125 m. O momento vale:

  M3 = 0,125 × (2 × F) → M = 0,25 F


22
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A qualidade de óleos de cozinha, compostos principalmente por moléculas de ácidos graxos, pode ser medida pelo índice de iodo. Quanto maior o grau de insaturação da molécula, maior o índice de iodo determinado e melhor a qualidade do óleo. Na figura, são apresentados alguns compostos que podem estar presentes em diferentes óleos de cozinha:

Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos

Dentre os compostos apresentados, os dois que proporcionam melhor qualidade para os óleos de cozinha são os ácidos linolênico (três duplas entre carbonos) e linoleico (duas duplas entre carbonos).


23
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Garrafas PET (politereftalato de etileno) têm sido utilizadas em mangues, onde as larvas de ostras e de mariscos, geradas na reprodução dessas espécies, aderem ao plástico. As garrafas são retiradas do mangue, limpas daquilo que não interessa e colocadas nas “fazendas” de criação, no mar.

GALEMBECK, F. Ciência Hoje, São Paulo, v. 47, n. 280, abr. 2011 (adaptado).

Nessa aplicação, o uso do PET é vantajoso, pois

O polímero politereftalato de etileno (PET) é resistente ao sol, à água salobra, a fungos e bactérias.


24
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http://casadosnoopy.blogspot.com. Acesso em: 14 jun. 2011.

Quais são os processos de propagação de calor relacionados à fala de cada personagem?

IRRADIAÇÃO: É o processo de transmissão pelo qual a energia não precisa de um meio material para se propagar. Essa energia, que não necessita de um meio material para se propagar, denomina-se energia radiante, e é transmitida através de ondas eletromagnéticas.

CONDUÇÃO: A condução é o modo pelo qual o calor é transferido através de um meio material, de uma molécula (ou átomo) para sua vizinha. A principal característica da condução é a transferência de energia sem a simultânea transferência de matéria, ocorrendo, assim, predominantemente nos sólidos.


25
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O mármore é um material empregado para revestimento de pisos e um de seus principais constituintes é o carbonato de cálcio. Na limpeza desses pisos com solução ácida, ocorre efervescência.

Nessa efervescência o gás liberado é o

Teremos a seguinte reação:

  [tex] CaCO_{3}(s) + 2 H^{+}(aq) → H_{2}O_{(\ell)} + \underbrace{CO_{2}(g)}_{efervescência} + Ca^{2+}(aq) [tex]


26
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).

Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a

  A biorremediação é um conjunto de processos e estratégias que utiliza as enzimas produzidas por bactérias e fungos para promover a degradação de contaminantes presentes no solo ou nas águas subterrâneas.

  Eutrofização: Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema.

  A biodigestão ou fermentação anaeróbica é um método de reciclagem que consiste na produção de gás combustível e também de adubos, a partir de compostos orgânicos (geralmente excrementos de herbívoros, restos de frutas e vegetais).


27
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Em um violão afinado, quando se toca a corda Lá com seu comprimento efetivo (harmônico fundamental), o som produzido tem frequência de 440 Hz.

Se a mesma corda do violão é comprimida na metade do seu comprimento, a frequência do novo harmônico

  O comprimento de onda ([tex] λ_{1} [tex]) e a frequência ([tex]f_{1}[tex]) do 1º harmônico de uma corda fixa nas duas extremidades são:

  Como a velocidade é constante, não dependendo da ordem do harmônico, se o comprimento da corda é reduzido à metade, o comprimento de onda também se reduz à metade, dobrando a frequência do harmônico fundamental.


28
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Um enfeite para berço é constituído de um aro metálico com um ursinho pendurado, que gira com velocidade angular constante. O aro permanece orientado na horizontal, de forma que o movimento do ursinho seja projetado na parede pela sua sombra.

Enquanto o ursinho gira, sua sombra descreve um movimento

  É um MHS. A projeção de Um MCU sobre um diâmetro resulta um MHS:


29
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A hematita (α-Fe₂O₃), além de ser utilizada para obtenção do aço, também é utilizada como um catalisador de processos químicos, como na síntese da amônia, importante matéria-prima da indústria agroquímica.

MEDEIROS, M. A. F. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, ago. 2010 (adaptado).

O uso da hematita viabiliza economicamente a produção da amônia, porque

O uso do catalisador provoca a diminuição da energia de ativação da reação.


30
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Devido à sua resistência mecânica, baixa condutividade térmica e transparência à luz, o vidro tem sido cada vez mais utilizado na construção civil, aplicado em portas, janelas e telhados. Sua transparência é importante porque resulta em uma grande economia da energia elétrica usada na iluminação interna do ambiente.

Microscopicamente, a transparência ocorre devido à forma com que a luz incidente interage com os elétrons dos átomos que compõem o material vítreo.

A transparência pode ser explicada, considerando-se que a luz

Na refração, não há absorção e posterior reemissão de fótons pelos elétrons do material transparente.


31
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O Instituto Luiz Coimbra (UFRJ) lançou o primeiro ônibus urbano movido a hidrogênio do Hemisfério Sul, com tecnologia inteiramente nacional. Sua tração provém de três fontes de energia, sendo uma delas a pilha de combustível, na qual o hidrogênio, gerado por um processo eletroquímico, reage com o oxigênio do ar, formando água.

FRAGA, I. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 20 jul. 2010 (adaptado).

A transformação de energia que ocorre na pilha de combustível responsável pelo movimento do ônibus decorre da energia cinética oriunda do(a)

Na pilha de combustível, teremos:

Ânado:   [tex] H_{2} + 2\ OH^{–} → 2\ H_{2}O + 2\ e^{–} [tex]

Cátado:   [tex] \frac{1}{2}\ O_{2} + H_{2}O + 2\ e^{–} → 2\ OH^{–} [tex]

Reação global:   [tex] H_{2} + \frac{1}{2}\ O_{2} → H_{2}O[tex]

A eletricidade gerada pela reação de oxirredução do hidrogênio com o oxigênio provocará o movimento do ônibus.


32
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O estudo do comportamento dos neurônios ao longo de nossa vida pode aumentar a possibilidade de cura do autismo, uma doença genética. A ilustração do experimento mostra a criação de neurônios normais a partir de células da pele de pacientes com autismo:

HEIDRICH, G. Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 29 ago. 2011 (adaptado).

Analisando-se o experimento, a diferenciação de células-tronco em neurônios ocorre estimulada pela

A diferenciação das células-tronco em neurônios é estimulada em um meio de cultura que imita o cérebro, além de conter vitaminas e sais minerais.


33
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Visando reduzir a poluição sonora de uma cidade, a Câmara de Vereadores aprovou uma lei que impõe o limite máximo de 40 dB (decibéis) para o nível sonoro permitido após as 22 horas.

Ao aprovar a referida lei, os vereadores estão limitando qual característica da onda?

  A intensidade sonora é diretamente proporcional à amplitude da onda. A unidade dB mede a intensidade sonora, ou seja, não mede frequência, sendo esta medida em Hz.

  De forma mais clara: se o limite de dB estivesse relacionada à frequência, os vereadores estariam restringindo sons mais agudos ou mais graves, o que não faz sentido, pois a lei não é pra restringir o "tipo de som" e sim o "volume".


34
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Industrialmente é possível separar os componentes do ar, utilizando-se uma coluna de fracionamento. Com este processo, obtêm-se gases como: oxigênio (O₂), nitrogênio (N₂) e argônio (Ar).

Nesse processo o ar é comprimido e se liquefaz; em seguida ele é expandido, volta ao estado gasoso e seus componentes se separam um a um.

A ordem de separação dos gases na coluna de fracionamento está baseada em qual propriedade da matéria?

A ordem de separação dos gases na coluna de fracionamento está baseada na temperatura de ebulição dos gases, ou seja, o gás com menor temperatura de ebulição (aquele que apresenta menores forças intermoleculares) separa-se primeiro.


35
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

O manguezal é um dos mais ricos ambientes do planeta, possui uma grande concentração de vida, sustentada por nutrientes trazidos dos rios e das folhas que caem das árvores. Por causa da quantidade de sedimentos — restos de plantas e outros organismos — misturados à água salgada, o solo dos manguezais tem aparência de lama, mas dele resulta uma floresta exuberante capaz de sobreviver naquele solo lodoso e salgado.

NASCIMENTO, M. S. V. Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 3 ago. 2011.

Para viverem em ambiente tão peculiar, as plantas dos manguezais apresentam adaptações, tais como

  Manguezal é encontrado em vários pontos do litoral brasileiro. O manguezal é um bioma costeiro de transição, que se localiza entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. É um ecossistema que está associado a margens de baías, enseadas, barras, desembocaduras de rios, enfim, onde há encontro das águas doces de rios com as águas do mar. Esse encontro de águas provoca um acúmulo de partículas orgânicas, e a formação de áreas alagadas com fundo lodoso, salobro e mal arejadas.

  A planta chamada de mangue vermelho é fácil de ser identificada, por possuir raízes que saem de várias alturas do caule e se ramificam no solo para conseguir uma melhor sustentação. Já a planta conhecida como mangue seriba possui ramificações verticais de suas raízes, chamadas de pneumatóforos, que servem para recolher oxigênio do ar.


36
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Em uma experiência didática, cinco esferas de metal foram presas em um barbante, de forma que a distância entre esferas consecutivas aumentava em progressão aritmética. O barbante foi suspenso e a primeira esfera ficou em contato com o chão. Olhando o barbante de baixo para cima, as distâncias entre as esferas ficavam cada vez maiores. Quando o barbante foi solto, o som das colisões entre duas esferas consecutivas e o solo foi gerado em intervalos de tempo exatamente iguais.

A razão de os intervalos de tempo citados serem iguais é que a

Porque a força resultante em cada esfera é constante.


37
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

A poluição térmica, provocada principalmente pela má utilização da água na refrigeração das turbinas e caldeiras de usinas hidrelétricas e termelétricas, respectivamente, afeta o aspecto físico-químico e biológico dos cursos hídricos. A água empregada na manutenção dessas usinas deveria ser tratada termicamente, promovendo a liberação do calor, para posterior devolução ao meio ambiente. Contudo, ao ser despejada nos lagos e nos rios, sem qualquer controle ou fiscalização, causa sérios danos à vida aquática, pois reduz significativamente o tempo de vida de algumas espécies, afetando seus ciclos de reprodução.

Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 25 abr. 2010 (adaptado).

Um dos efeitos nocivos promovidos pela poluição térmica dos corpos hídricos pode ser identificado pelo(a)

Um dos efeitos nocivos promovidos pela poluição térmica dos corpos hídricos pode ser identificado pelo prejuízo à respiração dos seres vivos, devido à redução da pressão parcial de oxigênio na água.


38
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

QUINO. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

A posição ocupada pela vaca, na interação apresentada na tirinha, a caracteriza como

Ao se alimentarem do pasto, os bovinos se comportam como consumidores primários, ocupando o segundo nível da cadeia trófica de que participam.


39
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

É comum nos referirmos a dias quentes como dias “de calor”. Muitas vezes ouvimos expressões como “hoje está calor” ou “hoje o calor está muito forte” quando a temperatura ambiente está alta.

No contexto científico, é correto o significado de “calor” usado nessas expressões?

O calor é apenas o fluxo de energia térmica que ocorre entre dois corpos que estão a diferentes temperaturas.


40
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Antes das lombadas eletrônicas, eram pintadas faixas nas ruas para controle da velocidade dos automóveis.

A velocidade era estimada com o uso de binóculos e cronômetros. O policial utilizava a relação entre a distância percorrida e o tempo gasto, para determinar a velocidade de um veículo. Cronometrava-se o tempo que um veículo levava para percorrer a distância entre duas faixas fixas, cuja distância era conhecida. A lombada eletrônica é um sistema muito preciso, porque a tecnologia elimina erros do operador. A distância entre os sensores é de 2 metros, e o tempo é medido por um circuito eletrônico.

O tempo mínimo, em segundos, que o motorista deve gastar para passar pela lombada eletrônica, cujo limite é de 40 km/h, sem receber uma multa, é de

Observe:

  [tex] v_{m} = \frac{ΔS}{Δt} [tex]

  [tex] Δt = \frac{2\ m}{\frac{40}{3,6}m/s} = \frac{7,2}{40} = 0,18\ s [tex]


41
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Mitocôndrias são organelas citoplasmáticas em que ocorrem etapas do processo de respiração celular.

Nesse processo, moléculas orgânicas são transformadas e, juntamente com o O₂, são produzidos CO₂ e H₂O, liberando energia, que é armazenada na célula na forma de ATP.

Na espécie humana, o gameta masculino (espermatozoide) apresenta, em sua peça intermediária, um conjunto de mitocôndrias, cuja função é

O colo, também chamado de peça intermediária, contém mitocôndrias que produzem o trifosfato de adenosina (ATP), essencial para o movimento dos flagelos. Ou seja, as mitocôndrias tem como função principal oferecer a energia suficiente para a movimentação do mesmo.


42
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

As moléculas de água são dipolos elétricos que podem se alinhar com o campo elétrico, da mesma forma que uma bússola se alinha com um campo magnético.

Quando o campo elétrico oscila, as moléculas de água fazem o mesmo. No forno de micro-ondas, a frequência de oscilação do campo elétrico é igual à frequência natural de rotação das moléculas de água. Assim, a comida é cozida quando o movimento giratório das moléculas de água transfere a energia térmica às moléculas circundantes.

HEWITT, P. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2002 (adaptado).

A propriedade das ondas que permite, nesse caso, um aumento da energia de rotação das moléculas de água é a

Ressonância: É o fenômeno que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas freqüências naturais de vibração. Assim, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.


43
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Em 1861 foi anunciada a existência de um fóssil denominado Arqueopterix, que revolucionou o debate acerca da evolução dos animais. Tratava-se de um dinossauro que possuía penas em seu corpo. A partir dessa descoberta, a árvore filogenética dos animais acabou sofrendo transformações quanto ao ancestral direto das aves.

Nessa nova árvore filogenética, de qual grupo as aves se originaram?

Com base na ordem evolutiva: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos e sabendo que os dinossauros são répteis, observa-se que as aves se originaram dos répteis. Lembrando que aves possuem penas.


44
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Quando a luz branca incide em uma superfície metálica, são removidos elétrons desse material. Esse efeito é utilizado no acendimento automático das luzes nos postes de iluminação, na abertura automática das portas, no fotômetro fotográfico e em sistemas de alarme.

Esse efeito pode ser usado para fazer a transformação de energia

A questão refere-se ao efeito fotoelétrico, em que um fóton radiante atinge uma placa metálica, arrancando elétrons dessa placa, ou seja, transmitindo a esses elétrons energia cinética.


45
(ENEM 2013 - 2ª Aplicação).

Algumas estimativas apontam que, nos últimos cem anos, a concentração de gás carbônico na atmosfera aumentou em cerca de 40%, devido principalmente à utilização de combustíveis fósseis pela espécie humana.

Alguns estudos demonstram que essa utilização em larga escala promove o aumento do efeito estufa.

Outros fatores de origem antrópica que aumentam o efeito estufa são

Umas das causas de origem antrópica que aumenta o efeito estufa são as queimadas e desmatamento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário