terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_Humanas_2009_2ªAp

ENEM 2009 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2009 - CIÊNCIAS HUMANAS - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  O fim da escravidão legal no Brasil não foi acompanhado de políticas públicas e mudanças estruturais para a inclusão dos trabalhadores. Por isso, os escravos modernos são herdeiros dos que foram libertados em 13 de maio de 1888.

http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=1346. Acesso em: 14/5/2009.

A análise das imagens e do texto acima reforça a ideia de que

A
B
C
D
E

A questão do trabalho informal no país submete-nos a tristes exemplos de exploração da mão de obra em condições sub-humanas, a ponto de compararmos ao trabalho escravo que assolou a nossa história. Destacamos ainda que a abolição da escravatura no país pela assinatura da Lei Áurea de 1888 não representou uma imediata política de inserção dos ex-escravos.


02
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  As imagens nas figuras a seguir ilustram organizações produtivas de duas sociedades do passado.

COLEÇÂO. Grandes impérios e civilizações. Madrid: Del Prado, 1996, p. 156.

O trabalho no campo foi, durante muito tempo, uma das atividades fundamentais para a estruturação e o desenvolvimento das sociedades, como mostram as figuras 1 e 2. Nessas figuras, as características arquitetônicas, tecnológicas e sociais retratam, respectivamente,

A
B
C
D
E

A primeira imagem típica do Feudalismo, representando o castelo do Senhor do feudo cercado por terras destinadas à produção agrícola de subsistência, marca do sistema feudal no decorrer da Idade Média. A segunda imagem, também característica de produção agrícola, tem por elemento facilitador a figura do egípcio com suas peculiaridades.


03
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Nos Estados Unidos da América, a Denver Water (Água de Denver) propôs uma campanha publicitária permanente muito criativa, como mostra a foto abaixo. Em um banco de praça, lê-se: use only what you need, ou seja, use apenas aquilo de que você precisa.

Disponível em: http://www.denverwater.org/. Acesso em: 1.°/mar./2009.

A questão que se relaciona diretamente com essa campanha publicitária é a

A
B
C
D
E

A questão que se relaciona diretamente com essa campanha publicitária é a do desperdício de recursos hídricos devido ao mau aproveitamento, ao uso irresponsável da água doce.


04
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Na Bíblia, a criação do mundo é descrita a partir das ordens de um único ser, que é Deus: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz” (Gen., 1:3). Porém, em certos mitos ameríndios, inclusive brasileiros, a criação do mundo é poeticamente apresentada como resultado de um diálogo entre múltiplos espíritos. As linhas a seguir servem como exemplo. Elas narram o surgimento de um desses espíritos criadores (demiurgos): “Tendo florido (em forma humana) / Da sabedoria contida em seu ser de céu / Em virtude de seu saber que se abre em flor, / Soube para si em si mesmo / a essência da essência da essência das belas palavras primeiras”.

CESARINO, Pedro de N. Os Poetas. Folha de S. Paulo. 18 jan. 2009: p. 6-7 (adaptado).

A Bíblia trata da criação em linguagem poética.

Analogamente, são poéticas as linhas ameríndias acima citadas. Em geral, a poesia abriga diferenças de forma e de conteúdo por

A
B
C
D
E

A poesia abriga diferenças de forma e de conteúdo por estar relacionada com a linguagem e o modo de vida de uma sociedade.


05
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  No início do século XVIII, a Coroa portuguesa introduziu uma série de medidas administrativas para deter a anarquia, que caracterizava a zona de mineração, e instaurar certa estabilidade. O instrumento fundamental dessa política era a vila.

RUSSELL- WOOD, A. J. R.. O Brasil colonial; o ciclo do ouro (1690-1750) In: História da América. São Paulo: Edusp, 1999, v. II, p. 484 (com adaptações).

A zona de mineração a que o autor se refere localizava-se

A
B
C
D
E

A questão nos remete ao século XVIII do período colonial brasileiro, o conhecido “século do ouro”, tendo por Minas Gerais como região de evidência na extração de metais preciosos. Momento de ampliação populacional na colônia em vista das expectativas de enriquecimento através das riquezas das gerais. Com isso, havia a preocupação da metrópole em promover intenso controle administrativo.


06
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Todos concordam que é possível pensar em uma Amazônia que avance rumo ao desenvolvimento sustentável e que assegure o bem-estar humano das gerações presentes e futuras da região. Para isso, entretanto, se fazem necessários compromisso, determinação e ações coordenadas. As mudanças no uso do solo na Amazônia resultam de um processo de ocupação acelerada e desordenada ao longo do tempo, o que tem modificado a cobertura vegetal amazônica. Entre os fatores subjacentes dessas mudanças, encontram-se a expansão da fronteira agrícola (impulsionada principalmente pelas monoculturas) e a pecuária; a mineração informal; a exploração ilegal de madeira; os megaprojetos de infraestrutura, tais como barragens e rodovias; a não definição dos direitos de propriedade; a limitada capacidade de fazer cumprir a lei e aplicar sanções; os incentivos do mercado; e as mudanças de atitude e de valores da população.

Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) – Relatório Perspectivas do Meio Ambiente na Amazônia – GEO Amazônia. 2008 (adaptado).

A partir do texto, uma proposta adequada para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia seria a seguinte:

A
B
C
D
E

Uma proposta adequada para promover o desenvolvimento sustentável da Amazônia seria a ocupação desordenada, fazer cumprir a lei por meio da fiscalização e definir direitos de propriedade.


07
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Cálculos feitos com base em imagens de satélites mostram expansão da fronteira agrícola no cerrado em direção às regiões Norte e Nordeste do país, sobretudo nos estados da Bahia, do Piauí e do Maranhão, onde é crescente o plantio de soja. Isso trará consequências socioeconômicas e ambientais, como maior comprometimento das bacias hidrográficas de todo o bioma, prejuízos diretos para os recursos hídricos, solo e biodiversidade da região. As terras com cobertura vegetal mais densa têm sido as mais procuradas por agricultores, por oferecerem maior suporte nutricional aos plantios. Além disso, a ocupação do cerrado está também vinculada às condições climáticas da região, havendo preferência por áreas de maior média mensal de precipitação.

Cerrado, o avanço da devastação. O Estado de São Paulo, São Paulo, 1.°/mar./2009. Folha Vida &, p.A21.

Considerando-se que a produção de alimentos é essencial e inevitável, a alternativa mais adequada para se minimizarem os efeitos da expansão agrícola sobre a biodiversidade do cerrado seria

A
B
C
D
E

Considerando-se que a produção de alimentos é essencial e inevitável, a alternativa mais adequada para se minimizarem os efeitos da expansão agrícola sobre a biodiversidade do cerrado seria usar áreas já desmatadas, otimizando o uso do solo pela aplicação de nutrientes e aproveitando a água da chuva para irrigação.


08
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

Texto 1

   Assim, duplamente bloqueados, entre milhares de soldados e milhares de mulheres — entre lamentações e bramidos, entre lágrimas e balas —, os rebeldes se renderiam de um momento para outro. Era fatal. [...] Ainda que em fragmento, traçava-se curva fechada do assédio real, efetivo. A insurreição estava morta.

CUNHA, Euclides. Os sertões. 9 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007, p. 524 e 535.

Texto 2

  Literatura distingue-se de História, pois, enquanto a primeira não tem nenhum compromisso em retratar ou reconstruir uma realidade para que seja válida aos olhos de seus leitores, a segunda é, via de regra, realizada para explicitar a confirmação da existência, tanto do homem em si quanto de um fato histórico, de uma nação, de um povo ou de um povoado. Todavia, há vários episódios históricos que serviram de base a narrativas literárias.

Disponível em: http://www.seer.furg.br. Acesso em: 16 abr. 2009.

A relação estabelecida entre os dois textos permite inferir-se que o texto 1 descreve

A
B
C
D
E

A obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha da corrente literária Pré-modernista é conhecida por relatar historicamente a Revolta de Canudos, no interior da Bahia, tendo por líder Antônio Vicente Mendes Maciel: O Antônio Conselheiro. Marcado por forte dominação das oligarquias rurais e pelos problemas sociais e econômicos característicos da região, a população do Arraial do Monte Belo na Fazenda de Canudos, sofreu forte repressão por parte das forças governamentais.


09
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   O período entre o final do século XIX e o início do século XX foi de intenso fluxo migratório em todo o mundo; no entanto, muitos países passaram a restringir a entrada de imigrantes japoneses, justificando que estes concorriam com a mão de obra local e prejudicariam o mercado de trabalho. Na verdade, havia um grande preconceito racial contra os orientais nessa época. Na imprensa, nos meios políticos e nos locais onde se debatia a opinião pública, houve um intenso debate acerca da imigração oriental. Influenciados pela campanha antinipônica e pelas ideias racistas que circulavam no mundo, muitos cafeicultores, políticos e intelectuais brasileiros enxergavam os orientais como “racialmente inferiores” e preferiam trazer trabalhadores brancos e europeus, a fim de “branquear” a população mestiça brasileira. Esse retrospecto contraria o mito do Brasil republicano como um “paraíso inter-racial”.

Biblioteca Virtual do Governo do Estado de São Paulo. Disponível em : http://www.bv.sp.gov.br Acesso em: 5 nov. 2008 (com adaptações).

Entre os principais líderes brasileiros, a introdução do imigrante japonês estava longe de ser uma unanimidade.

Segundo o texto, essa controvérsia tem origem

A
B
C
D
E

Considerados “racialmente inferiores”, os orientais por suas características peculiares, língua e escrita complexas, havia uma preferência pela vinda de “brancos europeus”. Além disso, houve no Brasil a chamada política de branqueamento, justificada pela teoria de superioridade do homem branco. Seu objetivo era o chamado “mito da democracia racial”, que pregava que não havendo diferenças raciais não haveria racismo no país.


10
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   No primeiro reinado, D. Pedro I nomeou e comandou um Conselho de Estado que concluiu a primeira Constituição Brasileira, que, outorgada em 1824, estabeleceu quatro poderes assim configurados.

Nesses quatro poderes,

A
B
C
D
E

Instituído pela Constituição de 1824, o Poder Moderador dava ao imperador brasileiro o controle sobre os outros três poderes (legislativo, executivo e judiciário). Com ele poderia anular as decisões dos demais poderes, conferindo um caráter autoritário e inclusive absolutista ao governo imperial brasileiro.


11
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   O Banco Mundial classifica os países de acordo com a renda média per capita. Em 2005, 2,4 bilhões de pessoas receberam 580 dólares anuais, em média, nos países considerados em desenvolvimento, ao passo que 1 bilhão de pessoas em países de alta renda receberam 35.130 dólares anuais per capita.

Atlas of Global Development. Washington/DC, Collins, 2002, p. 8 (com adaptações).

A classificação utilizada pelo Banco Mundial, em relação ao nível de desenvolvimento dos países, permite concluir que

A
B
C
D
E

A classificação utilizada pelo Banco Mundial, em relação ao nível de desenvolvimento dos países, permite concluir que a diferença de nível de renda per capita entre os países em desenvolvimento e os desenvolvidos também está relacionada com o padrão de qualidade de vida existente em cada grupo de países.


12
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

NATIONS ENVIRONMENT PROGRAMME

  Descobriu-se que os clorofluorcarbonatos (CFCs) contribuíam para a destruição da camada de ozônio ― a que nos protege contra os danos da radiação ultravioleta.

Depois de um tratado entre países para o abandono da produção dessas e de outras substâncias danosas à camada, verificou-se diminuição de quase 97% da produção. A diminuição do buraco na camada de ozônio já passa a ser vista como possível pelos cientistas, embora se saiba que ela é extremamente lenta. A leitura do gráfico permite concluir que

A
B
C
D
E

A leitura do gráfico permite concluir que os países americanos tiveram participação relevante na diminuição da produção de substâncias danosas.


13
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   No Brasil, entre 2003 e 2007, a renda per capita dos mais pobres cresceu substancialmente em relação à média nacional, conforme mostra o gráfico.

Taxa de crescimento médio da renda familiar per capita por décimos da distribuição entre 2003 e 2007

PNAD/IPEA. Internet: http://www.ipea.gov.br (com adaptações).

Em relação à taxa de crescimento médio da renda familiar per capita entre 2003 e 2007, as informações do gráfico permitem concluir que

A
B
C
D
E

Podemos concluir o crescimento da renda foi maior para os mais pobres, e menor, para os mais ricos.


14
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Antes de se tornar presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln opunha-se à escravidão, mas desaprovava o direito a voto para o negro e os casamentos birraciais. Em 1861, ele assumiu a presidência. Vários estados escravistas do Sul deixaram a União e formaram a sua Confederação independente.

   Nos anos 1861-5, teve lugar uma Guerra Civil entre a União e a Confederação. Em 1863, por decreto e emenda constitucional, Lincoln aboliu a escravidão.

   Cerca de 200.000 soldados negros lutaram ao lado da União e tornaram-se eleitores. Lincoln planejava assegurar escolaridade aos ex-escravos, e também alguns direitos civis, mas foi assassinado por um racista na Sexta-Feira Santa de 1865. Ele tornou-se uma figura controversa. Para alguns, foi um mártir, sacrificado pela sua causa. Para outros, um racista, que aboliu a escravidão apenas para ganhar soldados.

Segundo o texto, Lincoln tinha a intenção de apresentar uma proposta para o problema do relacionamento de exescravos com o resto da sociedade. Caso essa proposta tivesse entrado em vigor, sua implantação teria sido útil a outras sociedades, pois

A
B
C
D
E

A questão trabalha o projeto abolicionista de Abraham Lincoln em dois momentos diferentes. Num primeiro uma libertação na qual os ex-escravos não seriam inseridos na vida política e eleitoral estadunidense. Enquanto que num segundo momento, com a participação dos negros ao lado dos Estados da União e contra a secessão sulista, Lincoln propõe uma política de integração dos negros nos direitos civis. Se implantado, poderia servir de modelo aos demais países escravistas. Todavia, o presidente foi assassinado.


15
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Os faraós das primeiras dinastias construíam grandes pirâmides para proteger as suas câmaras mortuárias.

  Conforme a crença egípcia antiga, a alma vagaria sem destino se o corpo, sua habitação, fosse destruído. No Egito contemporâneo, os muçulmanos são sepultados envoltos apenas em mortalhas, poucas horas após a morte, em túmulos simples e sem identificação individual.

A diferença entre as grandes pirâmides de outrora e os ritos e túmulos simples de hoje deve-se ao fato de a religião muçulmana

A
B
C
D
E

O islamismo tem por crença a vida após a morte a partir da alma transposta ao céu ou inferno. Logo, não há preocupação em relação ao corpo defunto. Diferente da religião egípcia faraônica na qual o corpo mumificado deveria ser preservado para que, quando do retorno da alma, encontrasse o mesmo em estado conservado.


16
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Foi em meados da década de 70 que a União Soviética começou a perder o "bonde da história". Ficava evidente, mesmo para os próprios soviéticos, que o império vermelho era uma superpotência apenas pelo poderio militar, pelo arsenal nuclear e pela capacidade de destruição em massa. Devido ao seu baixo dinamismo econômico, a produtividade industrial não acompanhava, nem de longe, os avanços dos países capitalistas desenvolvidos mais competitivos. Seu parque industrial, sucateado, era incapaz de produzir bens de consumo em quantidade e qualidade suficientes para abastecer a própria população. As filas intermináveis eram parte do cotidiano dos soviéticos e o descontentamento se generalizava.

Em outras palavras, na União Soviética,

A
B
C
D
E

Apesar da tentativa, a Perestroika não conseguiu solucionar a questão da obsolescência industrial e tampouco do desabastecimento soviético. O modelo russo que em muito se equiparava ao fordismo, não tinha se inovado e nem possuía um sistema eficiente de controle de qualidade e distribuição. Os esforços soviéticos de expandir sua indústria bélica e se manter no páreo com os Estados Unidos tornava ainda mais improdutiva a indústria soviética, que não atendia a sua população.


17
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Em outubro de 1973, uma nova guerra entre árabes e israelenses acabou deflagrando um embargo dos fornecedores de petróleo ao Ocidente, seguido de brusca elevação de preços, que atingiu duramente o Brasil. A moeda do país era fraca e, na época, produzia-se internamente só um terço do petróleo necessário. A crise revelou a postura ambígua do país sobre a questão ferroviária. Por um lado, era desejável que os meios de transporte não dependessem demasiadamente do petróleo, um combustível cuja disponibilidade passou a ser inconstante, ao sabor da dinâmica política do Oriente Médio. O preço aumentou e as cotações disparavam ao menor sintoma de crise internacional, o que criava problemas sérios no balanço de pagamentos do país e aumentava a dívida externa. Por outro lado, os governos não conseguiam redefinir o papel das ferrovias na rede de transportes nacional, como forma de suplantar o problema do petróleo.

Disponível em: www.geocities.com. Acesso em: 4 nov. 2008 (adaptado).

A partir das informações apresentadas, é possível concluir que

A
B
C
D
E

Podemos concluir que o “choque do petróleo”, como ficou conhecida a crise, teve implicações sociais, derivadas da instabilidade econômica.


18
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   No Brasil, na complexidade de seu território, com muitas diferenças regionais, ocorreu um fato marcante o cenário político nacional, capaz de mobilizar e aglutinar todos os segmentos da sociedade. Esse fato, relacionado ao processo de redemocratização, foi o movimento por eleições diretas, que ficou conhecido como “Diretas Já”.

Esse processo representava, na época, os anseios de uma sociedade marcada por anos de regime militar.

O movimento mencionado foi desencadeado

A
B
C
D
E

O movimento mencionado foi desencadeado a partir da articulação dos movimentos sociais e sindicais com base sólida na região Sudeste do país.


19
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Leia o fragmento sobre as manifestações musicais da sociedade brasileira no início da República apresentado a seguir.

  O carteiro Joaquim dos Anjos não era homem de serestas e serenatas, mas gostava de violão e de modinhas. Ele mesmo tocava flauta, instrumento que já foi muito estimado, não o sendo atualmente como outrora. Acreditava-se até músico, pois compunha valsas, tangos e acompanhamentos para modinhas. Aprendera a “artinha” musical na terra do seu nascimento, nos arredores de Diamantina, e a sabia de cor e salteado; mas não saíra daí.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. In: Flávio Moreira da Costa (org.) Aquarelas do Brasil: contos da nossa música popular. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações de Passatempos e Multimídia Ltda, 2006, p.59.

A expressão “artinha” revela

A
B
C
D
E

A expressão “artinha” revela o preconceito que existia em relação às manifestações musicais de origem popular.


20
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra reúne tudo o que de mais sagrado ocorreu em quase dois séculos de picadeiro brasileiro. Foi um trabalho que teve início há pouco mais de dez anos, graças à iniciativa da ex-acrobata e atual pesquisadora da arte circense, Verônica Tamaoki, e cujo incentivo tem sido fundamental para preservar a memória do circo, tão importante quanto relegada pelos poderes públicos. Da chegada das primeiras famílias circenses européias, em 1831, que iniciaram um processo de mestiçagem com os artistas locais e nossa cultura popular, aos figurinos e registros fotográficos de artistas que se consagraram sob as lonas, como o palhaço Piolin, o visitante pode ter uma idéia muito clara da importância que o circo, especialmente o de origem familiar, já teve no país.

O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 16/7/ 2008 (com adaptações).

A mostra Largo do Paissandu – Onde o Circo se Encontra ressalta a importância que o circo já teve no passado e demonstra que

A
B
C
D
E

Ressalta a importância que o circo já teve no passado e demonstra que as famílias circenses europeias, juntamente com os artistas e o ambiente de nossa cultura popular, foram responsáveis pelo surgimento do circo no Brasil.


21
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou improcedentes, em 12/11/2008, as ações diretas de inconstitucionalidade ajuizadas contra a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que disciplina o processo de perda de mandato eletivo por infidelidade partidária. Com a decisão, o STF declarou a plena constitucionalidade da resolução do TSE, até que o Congresso Nacional exerça a sua competência e regule o assunto em lei específica. A resolução do TSE decidiu que os mandatos obtidos, nas eleições, pelo sistema proporcional (deputados estaduais, federais e vereadores) pertencem aos partidos políticos ou às coligações, e não, aos candidatos eleitos.

Disponível em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?id Conteudo=90556&caixaBusca=N (adaptado).

Com essa decisão, o STF provocou importante mudança nas regras do jogo político nacional, visto que

A
B
C
D
E

O STF provocou importante mudança nas regras do jogo político nacional, visto que fortaleceu o papel dos partidos políticos, ao assegurar o instituto da fidelidade partidária.


22
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Hoje em dia, mesmo gente sem a menor idéia do que significa tecnologia da informação percebe que é nessa área que a Índia mais tem a ganhar e, efetivamente, tornar-se um país desenvolvido. O Dr. Abdul Kalam fala de uma Índia plenamente desenvolvida em torno de 2020, ao invés de continuar sendo classificada eternamente como ‘em desenvolvimento’. Para atingir essa meta, a tecnologia da informação é a rota. Isso acontece porque a tecnologia da informação é a mais importante do século e a Índia parece levar certa vantagem. A habilidade dos indianos para o pensamento abstrato, o domínio de linguagens e a eficiência geral do profissional indiano são também fatores a serem considerados.

Palestra de N. Vittal na Computer Society of India Programme, 06/09/2001, Nova Delhi (adaptado).

Uma análise possível na relação entre tecnologia da informação e países em desenvolvimento é a de que

A
B
C
D
E

Uma análise possível na relação entre tecnologia da informação e países em desenvolvimento é a de que a tecnologia da informação é propulsora do desenvolvimento econômico, levando-se em conta o cenário do mundo atual, em que o papel das redes de comunicação é fundamental.


23
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A relação sociedade e natureza passou a ser discutida em nível global e com maior ênfase a partir da realização de grandes eventos internacionais. A conferência de Estocolmo, em 1972, ganhou força pela realização da ECO-92, realizada no Rio de Janeiro em 1992 e, mais recentemente, em 2002, com a Rio+10, realizada em Joanesburgo. Esses eventos pautaram como discussão central a proposta de desenvolvimento sustentável, que, mais tarde, agregou novas definições, como as de sustentabilidade e ecodesenvolvimento.

Tais eventos proporcionaram, em nível global, às sociedades

A
B
C
D
E

Tais eventos proporcionaram, em nível global, às sociedades uma discussão a respeito da temática ambiental e o estabelecimento de organizações não governamentais com essa finalidade.


24
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Caminhar pelas ruas íngremes e sinuosas de Ouro Preto não é voltar ao século XVIII. Os casarões coloniais ainda estão de pé, mas agora abrigam repúblicas de estudantes, restaurantes, lojas de artesanato e ateliês. A Secretaria de Turismo da cidade funciona na casa em que o poeta e inconfidente Tomás Antônio Gonzaga morou entre os anos de 1782 e 1788.

FARIAS, B.Juliana. Lembranças da Ouro Preto rebelde. Revista NOSSAHISTÓRIA, São Paulo, ano 2, n.23, p.84, set. 2005.

A análise do espaço geográfico permite compreendermos seu dinamismo e a vida em sociedade. Como produto das relações sociais, o espaço geográfico condiciona a sociedade. Embora a cidade de Ouro Preto tenha-se mantido, pela preservação do seu casario e do material utilizado na pavimentação de suas ruas, por exemplo, as funções da cidade foram modificadas. Essas transformações se relacionam com os avanços técnicos e tecnológicos do momento histórico contemporâneo mundial.

As modificações na funcionalidade dos objetos que compõem a vida urbana mostram o processo em que

A
B
C
D
E

As modificações na funcionalidade dos objetos que compõem a vida urbana mostram o processo em que o uso redefine a vida social.


25
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Amplamente conhecido no cenário brasileiro, o Movimento dos Sem-Terra (MST) tem motivado grande discussão a respeito da questão fundiária no Brasil, principalmente no que se refere à estratégia de ocupação de terras, política adotada pelo referido movimento social.

  O gráfico a seguir apresenta o número de famílias em acampamentos do MST, em dois períodos distintos, 1998 e 2005, em estados brasileiros.

Fonte: http://www.mst.org.br/mst/index.html, acesso em: 2/5/2009.

O gráfico mostra que as adesões ao MST variaram, o que indica que a atuação do movimento ocorreu de forma diferente nos estados, principalmente por questões locais e regionais, tanto que

A
B
C
D
E

O gráfico mostra que as adesões ao MST variaram, o que indica que a atuação do movimento ocorreu de forma diferente nos estados, principalmente por questões locais e regionais, tanto que houve redução do número de acampamentos nos estados do Rio Grande do Sul e de Rondônia, em decorrência das políticas de assentamentos rurais.


26
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

Disponível em: http: //upload.wikipedia.org/wikipedia/commons /d/dO/Pedro_Américo_-_Libertação_dos_Escravos,_1889.jpg Acesso em 04 dez. 2008.

  Os ex-escravos abandonam as fazendas em que labutavam, ganham as estradas à procura de terrenos baldios em que pudessem acampar, para viverem livres como se estivessem nos quilombos, plantando milho e mandioca para comer. Caíram, então, em tal condição de miserabilidade que a população negra se reduziu substancialmente. Menos pela supressão da importação anual de novas massas de escravos para repor o estoque, porque essas já vinham diminuindo há décadas. Muito mais pela terrível miséria a que foram atirados. Não podiam estar em lugar algum, porque, cada vez que acampavam, os fazendeiros vizinhos se organizavam e convocavam forças policiais para expulsá-los.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: evolução e sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p.221.

Comparando-se a linguagem do quadro acima, de Pedro Américo, A Libertação dos Escravos, com o texto de Darcy Ribeiro, percebe-se que

A
B
C
D
E

Comparando-se a linguagem do quadro acima, de Pedro Américo, A Libertação dos Escravos, com o texto de Darcy Ribeiro, percebe-se que a abolição é apresentada no quadro em atmosfera redentora, ao passo que, no texto, a abolição é problematizada historicamente.


27
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Entre os séculos XIX e XX, a razão principal para incentivar a vinda de imigrantes para o Brasil, uma iniciativa do Estado e de particulares (principalmente fazendeiros), foi a necessidade de conseguir mão de obra para a expansão da lavoura cafeeira. O gráfico a seguir representa as quantidades, em milhares, de imigrantes que entraram no Brasil, nos séculos XIX e XX.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 out. 2008 (adaptado).

Correlacionando a imigração para o Brasil com os outros eventos históricos registrados no gráfico, conclui-se que

A
B
C
D
E

Correlacionando a imigração para o Brasil com os outros eventos históricos registrados no gráfico, conclui-se que o Governo Vargas, percebendo que o número de empregos era insuficiente para a mão de obra no país, criou, em 1934, a Lei de Cotas de Imigração, o que resultou em um decréscimo na imigração.


28
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  É inegável que houve altíssimos ganhos de produtividade em muitos lugares onde a modernização agrícola foi totalmente implantada. Também não há dúvida quanto à influência da modernização no aumento da produção agrícola mundial nas últimas décadas, principalmente nos países desenvolvidos e em relação a certos cultivos dos países subdesenvolvidos. Estatísticas mundiais que abrangem o principal período de expansão do modelo modernizante (de 1950 a 1985) indicam aumento de 160% na produção de cereais.

ROSA, A. V. Agricultura e meio ambiente. São Paulo: Atual, 1998. – (Série meio ambiente)

Os dados estatísticos omitem as acentuadas diferenças regionais e os graves problemas associados aos sistemas mundiais de produção e comercialização de alimentos em razão

A
B
C
D
E

Os dados estatísticos omitem as acentuadas diferenças regionais e os graves problemas associados aos sistemas mundiais de produção e comercialização de alimentos em razão do avanço da fome em muitas partes do mundo.


29
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A crise de 1929 e, 10 anos mais tarde, a Segunda Guerra Mundial aceleraram muito o processo de substituição de importações, iniciado durante a Primeira Guerra. O Brasil teve que produzir os bens industrializados que antes sempre importara. O processo não mais se interrompeu, expandindo-se na década de 50, via implantação da indústria automobilística, e aprofundando-se na década de 70, graças à produção de máquinas e equipamentos.

CARVALHO, José Murilo de. Política brasileira no século XX: o novo no velho. In: CARDIM, C. H.; HIRST, M. (orgs.). Brasil-Argentina: soberania e cultura política. Brasília: IPRIFUNAG, 2003, p. 200.

Considerando-se o período histórico descrito no texto e as transformações ocorridas, é correto afirmar que

A
B
C
D
E

Considerando-se o período histórico descrito no texto e as transformações ocorridas, é correto afirmar que o Brasil, a partir da década de 1930, paulatinamente, deixou de ser um país essencialmente agrícola.


30
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   O gráfico abaixo mostra a variação anual da radiação solar incidente, ao longo do ano, segundo as diferentes latitudes.

Disponível em: http://ce.esalq.usp.br/aulas/lce306/aula5.pps#481,16,Slide16. Acesso em: 25 nov. 2008.

A respeito da incidência de radiação, observa-se que

A
B
C
D
E


31
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros”, como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo” do Segundo Reinado sucedeu uma República praticamente “sem povo”, ou seja, sem cidadania democrática.

LOPEZ, Adriana, MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: SENAC, 2008, p. 552. (adaptado)

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando o processo histórico de implantação e de consolidação da República no Brasil, é correto inferir que

A
B
C
D
E


32
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A Guerra do Vietnã, polêmico e violento conflito armado da segunda metade do século XX, envolveu as guerrilhas do Vietnã do Sul e o governo comunista do Vietnã do Norte. O conflito atingiu maiores proporções com a participação dos Estados Unidos da América (EUA) ao lado das tropas do Vietnã do Sul. Entretanto, foi também uma guerra com imagens, que divulgavam, amplamente e de forma crua, o sofrimento da população civil — crianças com os corpos queimados por napalm, mulheres violentadas, velhos feridos — e de jovens soldados americanos mutilados ou mortos e ensacados.

Considerando-se o fato histórico descrito, é correto afirmar que

A
B
C
D
E


33
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Ao contrário do que se acredita, o "discurso secreto" de Kruschev não significou a primeira manifestação de discordância dos novos governantes da URSS, ao acusar Stalin de genocídio. Antes disso, haviam sido dados os primeiros passos para o fim da estrutura repressiva que reinava no país. Na verdade, o discurso se baseia, em parte, nas conclusões obtidas pelo grupo chamado Comissão Shvernik, comissão especial que logrou reunir suficiente evidência para denunciar que, nos anos de 1930, mais de um milhão e meio de membros do partido haviam sido acusados de realizar atividades antissoviéticas, dos quais tendo sido executados mais de 680.000 deles.

O processo que desencadeou o término da estrutura repressiva que reinava na União Soviética ocorreu porque

A
B
C
D
E


34
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A liderança política do processo de independência das colônias foi decisiva para os rumos que as novas nações tomaram, pois as elites evitaram que as reivindicações mais radicais fossem atendidas, marginalizando, assim, política e socialmente, a maioria.

A ruptura dos laços coloniais não significou o surgimento de uma sociedade democrática e autônoma.

A respeito da formação do Estado Nacional na América Latina, é correto associar ao texto acima

A
B
C
D
E


35
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A Geografia, em sua trajetória cientifica, acompanhou o interesse do homem em conhecer sua morada, a Terra, e contribuiu para atender as demandas da sociedade em modificar o mundo para satisfazer suas necessidades e seus propósitos.

Tendo o texto com referência, assinale a opção correta.

A
B
C
D
E


36
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Em 1697, publicou-se, em Lisboa, “A arte da língua de Angola”, a mais antiga gramática de uma língua banto, escrita na Bahia, para uso dos jesuítas, com o objetivo de facilitar a doutrinação de negros angolanos.

  Os aportes bantos ou “bantuismos”, palavras africanas que se incorporaram à língua portuguesa no Brasil, estão associados ao regime da escravidão (senzala, mucama, banguê, quilombo). A maioria dessas palavras está completamente integrada ao sistema linguístico do português brasileiro, formando derivados da língua com base na raiz banto (esmolambado, dengoso, sambista, xingamento, mangação, molequeira, caçulinha, quilombola).

CASTRO, Yeda P. de. Das línguas africanas ao português brasileiro. Revista eletrônica do IPHAN. Dossiê Línguas do Brasil, nº 6 - jan/fev. 2007. Disponível em: http://www.revista.iphan.gov.br/materia.php?id=214. Acesso em: 09 fev.2009 (adaptado).

Dado o fato histórico-linguístico de incorporação de “bantuismos” na língua portuguesa, conclui-se que

A
B
C
D
E


37
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   A imagem de uma floresta intocada durante milhares de anos não resiste às evidências de que as ações humanas tiveram grande influência sobre os ecossistemas amazônicos. Estudos recentes vêm mostrando que a influência do homem sobre a cobertura vegetal da Amazônia, além de intensa, teve início com a chegada dos primeiros grupos de caçadores-coletores há 11 mil anos. As evidências botânicas dessa influência são concentrações de castanhais com árvores alinhadas, associados ao cacau selvagem, cujas árvores mais antigas chegam a mais de 500 anos de idade, além da grande heterogeneidade de plantas úteis cercadas por sítios arqueológicos.

  A presença humana é também evidenciada pela presença de geóglifos, que são estruturas geométricas de terra desenhadas por trincheiras escavadas no solo argiloso. Eles ocupam vastas regiões desde a fronteira com a Bolívia até a várzea amazônica. Pesquisas revelaram impressionantes paisagens construídas na Amazônia boliviana, compostas de campos elevados para agricultura e canais em zigue-zague, com lagos e reservatórios, para a criação de peixes.

Scientific American Brasil, Especial Amazônia, 2008 (com adaptações).

A partir do texto, é correto inferir que os povos précolombianos amazônicos tinham conhecimento de

A
B
C
D
E


38
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

Disponível em: www.mots.org.il. Acesso em: 02 mai. 2009.

A foto acima foi realizada por Sebastião Salgado, em 1989, no garimpo de Serra Pelada. Do ponto de vista social, ambiental e econômico, o fenômeno retratado

A
B
C
D
E


39
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Na América espanhola colonial, a primeira prioridade dos invasores foi extrair riquezas dos conquistados. Essa extração foi realizada mediante a apreensão direta de excedentes previamente acumulados de metais ou pedras preciosas. Isso tomou a forma de saques e pilhagens, uma maneira oficialmente aceita de pagar soldados ou expedicionários voluntários.

MACLEOD, Murdo J. Aspectos da economia interna da América espanhola colonial. In: BETHELL, Leslie. História da América. São Paulo: Edusp; Brasília: Funag, 1999, v. II, p. 219-220.

Tendo em vista as características citadas, conclui-se que a América espanhola colonial começou como uma sociedade

A
B
C
D
E


40
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Miami e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Paris, na França. Londres, na Inglaterra. Milão e Roma, na Itália. Bariloche e Buenos Aires, na Argentina. Madri, na Espanha. Frankfurt, na Alemanha. Santiago, no Chile.

  Montevidéu, no Uruguai. Caracas, na Venezuela. O que há em comum a essas 13 cidades? Elas foram o destino de 1.881 voos internacionais pagos com a cota de passagens aéreas dos deputados no período de janeiro de 2007 a outubro de 2008, conforme levantamento feito pelo sítio Congresso em Foco com base em registros fornecidos pelas companhias aéreas. O dado mais surpreendente da pesquisa é o número de parlamentares que utilizaram sua cota para pagar voos ao exterior. No período citado, 261 deputados – ou seja, 51% do total de 513 – fizeram isso, boa parte deles viajando em companhia de cônjuges ou familiares.”

Fonte: http://congressoemfoco.ig.com.br/noticia.asp?cod_canal=21&cod_publicacao=27907

   Resolução N.° 25, de 2001 – Institui o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

   Art. 5 – Atentam, ainda, contra o decoro parlamentar as seguintes condutas, puníveis na forma deste Código:

   VII – usar verbas de gabinete em desacordo com os princípios fixados no caput do art. 37 da Constituição Federal.

Fonte: http://apache.camara.gov.br/portal/arquivos/ Camara/internet/conheca/eticaedecoro/C%C3 %B3digo%20de%20%C3%89tica%20da%20CD.pdf

  Constituição da República Federativa do Brasil Art. 37 – A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constitui%C3%A7ao.htm

A análise do Código de Ética da Câmara dos Deputados, da Constituição Federal e da matéria do sítio Congresso em Foco permite inferir-se que o uso de passagens aéreas pagas com as verbas de gabinete dos parlamentares

A
B
C
D
E


41
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  As transformações técnicas e tecnológicas apresentam impactos importantes nos processos produtivos, no avanço do conhecimento e na vida cotidiana das sociedades. Estão presentes nos mais variados aspectos da sociedade e influenciaram, de forma variada, a história das civilizações, inclusive nas relações de poder entre os povos e na supremacia bélica.

O aparato bélico foi um fator determinante para o sucesso em diferentes combates. Isso fica evidente, ao se tomar como exemplo o caso

A
B
C
D
E


42
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  A análise histórica dos problemas que envolvem a cidadania no Brasil possibilita considerar-se que a herança colonial pesou mais na área dos direitos civis. O novo país herdou a escravidão, que negava a condição humana do escravo, herdou a grande propriedade rural, fechada à ação da lei, e herdou um Estado comprometido com o poder privado. Esses três empecilhos ao exercício da cidadania civil revelaram-se persistentes.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, p. 45 (adaptado).

Com base na herança colonial, tratada no texto acima, deve-se considerar que

A
B
C
D
E


43
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  A chamada Revolução Verde, iniciada na década de 1950, consistia em mudanças tecnológicas na produção agrícola e na reestruturação fundiária nos países subdesenvolvidos. Um dos objetivos dessas mudanças era resolver o problema da fome no mundo.

As consequências imediatas dessa revolução nos países subdesenvolvidos incluem

A
B
C
D
E


44
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

   Na primeira República, uma grande parcela da população brasileira vivia na mais extrema miséria, ou seja, convivia com os baixos salários, sem terras, devido à concentração fundiária, e explorada pelos coronéis. Uma forma de reação era a organização da população por meio de movimentos sociais, tendo alguns caráter messiânico, e outros sendo caracterizados como banditismo social. Os movimentos messiânicos misturavam misticismo, revolta e política.

Entre os fatos importantes que marcaram os movimentos messiânicos, inclui-se

A
B
C
D
E


45
(ENEM 2009 - 2ª Aplicação).

  Em seu discurso em honra dos primeiros mortos na Guerra do Peloponeso (séc. V a.C.), o ateniense Péricles fez um longo elogio fúnebre, exposto na obra do historiador Tucídides. Ao enfatizar o respeito dos atenienses à lei e seu amor ao belo, o estadista ateniense tinha em mente um outro tipo de organização de Estado e sociedade, contra o qual os gregos se haviam batido 50 anos antes e que se caracterizava por uma administração eficiente que concedia autonomia aos diferentes povos e era marcada pela construção de grandes obras e conquistas.

PRADO, A. L. A.,Tucídides, História da Guerra do Peloponeso, Livro I, São Paulo, Martins Fontes (com adaptações).

O “outro tipo de organização de Estado e sociedade” ao qual Péricles se refere era

A
B
C
D
E





Nenhum comentário:

Postar um comentário