terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2016_3ªAp

ENEM 2016 - 3ª APLICAÇÃO
ENEM 2016 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 3ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Um pesquisador preparou um fragmento do caule de uma flor de margarida para que pudesse ser observado em microscopia óptica. Também preparou um fragmento de pele de rato com a mesma finalidade. Infelizmente, após algum descuido, as amostras foram misturadas.

Que estruturas celulares permitiriam a separação das amostras, se reconhecidas?

As estruturas são parede celular e cloroplastos, estruturas características de células vegetais.


02
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

O quadro apresenta alguns exemplos de combustíveis empregados em residências, indústrias e meios de transporte.

São combustíveis líquidos à temperatura ambiente de 25 °C:

Veja o esquema a seguir:

Logo, os combustíveis líquidos são etanol, metanol e octano.


03
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Um navio petroleiro é capaz de transportar milhares de toneladas de carga. Neste caso, uma grande quantidade de massa consegue flutuar. Nesta situação, o empuxo é

O empuxo é igual a força peso do petroleiro.


04
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Benjamin Franklin (1706-1790), por volta de 1757, percebeu que dois barcos que compunham a frota com a qual viajava para Londres permaneciam estáveis, enquanto os outros eram jogados pelo vento. Ao questionar o porquê daquele fenômeno, foi informado pelo capitão que provavelmente os cozinheiros haviam arremessado óleo pelos lados dos barcos. Inquirindo mais a respeito, soube que habitantes das ilhas do Pacífico jogavam óleo na água para impedir que o vento a agitasse e atrapalhasse a pesca.

Em 1774, Franklin resolveu testar o fenômeno jogando uma colher de chá (4 mL) de óleo de oliva em um lago onde pequenas ondas eram formadas. Mais curioso que o efeito de acalmar as ondas foi o fato de que o óleo havia se espalhado completamente pelo lago, numa área de aproximadamente 2 000 m², formando um filme fino.

Embora não tenha sido a intenção original de Franklin, esse experimento permite uma estimativa da ordem de grandeza do tamanho das moléculas. Para isso, basta supor que o óleo se espalha até formar uma camada com uma única molécula de espessura.

RAMOS, C. H. I. História. CBME Informação, n. 9, jan. 2006 (adaptado).

Nas condições do experimento realizado por Franklin, as moléculas do óleo apresentam um tamanho da ordem de

Dados:

[tex] V = 4 mL = 4 \cdot 10^{−6}\ m^{3} [tex]

[tex] A = 2 000\ m^{2} = 2 \cdot 10^{3}\ m^{2}[tex]

O volume que o óleo ocupa é o mesmo, no recipiente e no mar:

  [tex] 4 \cdot 10^{−6}\ m^{3}[tex]

Tem-se a área em que todo esse óleo se distribui ([tex]2 \cdot 10^{3}\ m^{2}[tex]), ora, para gerarmos a terceira dimensão, o volume, basta multiplicarmos a área, pela altura, no caso, nossa incógnita (x):

  [tex] x \cdot 2 \cdot 10^{3} = 4 \cdot 10^{-6} [tex]

  [tex] x = \frac{4\ \cdot\ 10^{-6}}{2\ \cdot\ 10^{3}} [tex]

  [tex] x = 2\ \cdot\ 10^{-9} [tex]


05
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Em uma floresta existiam duas populações herbívoras que habitavam o mesmo ambiente. A população da espécie X mostrava um grande número de indivíduos, enquanto a população Z era pequena. Ambas tinham hábitos ecológicos semelhantes. Com a intervenção humana, ocorreu fragmentação da floresta em duas porções, o que separou as populações X e Z. Após algum tempo, observou-se que a população X manteve sua taxa populacional, enquanto a população Z aumentou a sua até que ambas passaram a ter, aproximadamente, a mesma quantidade de indivíduos.

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de:

A relação ecológica entre as espécies X e Z, quando no mesmo ambiente, é de competição.


06
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Adicionar quantidades de álcool à gasolina, diferentes daquelas determinadas pela legislação, é uma das formas de adulterá-la. Um teste simples para aferir a quantidade de álcool presente na mistura consiste em adicionar uma solução salina aquosa à amostra de gasolina sob análise.

Essa metodologia de análise pode ser usada porque o(a)

Essa metodologia de análise pode ser usada porque o álcool contido na gasolina interage com a solução salina, formando duas fases, uma delas de gasolina pura.


07
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A crescente produção industrial lança ao ar diversas substâncias tóxicas que podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques para filtração por materiais porosos, ou para dissolução em água ou solventes orgânicos de baixa polaridade, ou para neutralização em soluções ácidas ou básicas. Um dos poluentes mais tóxicos liberados na atmosfera pela atividade industrial é a 2,3,7,8-tetraclorodioxina.

Esse poluente pode ser removido do ar pela passagem através de tanques contendo

A 2,3,7,8-tetraclorodioxina é apolar, embora ela tenha em sua composição o cloro e o oxigênio, que são bastante eletronegativos. Isso ocorre porque a tetraclorodioxina é simétrica, de modo que os vetores momento dipolo se anulam. Logo, estamos em busca do composto menos polar possível (lembre que apolar dissolve apolar). Isso é dito, inclusive, no enunciado em: "podem ser removidas pela passagem do ar contaminado em tanques...para a dissolução...em solventes orgânicos de baixa polaridade,...". Veja que todos os compostos de B à E são polares, devido a presença de àtomos com eletronegatividade elevada (cloro, oxigênio e nitrogênio), além da assimetria dos compostos, de forma que o momento dipolo resultante é diferente de zero.

Já o hexano, é um composto simétrico, que não possui àtomos com eletronegatividade elevada, de forma que seu momento dipolo resultante é nulo, o que o caracteriza como um composto apolar. Logo, a alternativa correta é letra A.


08
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Um bafômetro simples consiste em um tubo contendo uma mistura sólida de dicromato de potássio em sílica umedecida com ácido sulfúrico. Nesse teste, a detecção da embriaguez por consumo de álcool se dá visualmente, pois a reação que ocorre é a oxidação do álcool a aldeído e a redução do dicromato (alaranjado) a cromo(III) (verde) ou cromo(II) (azul).

A equação balanceada da reação química que representa esse teste é:

Dados:

dicromato de potássio = [tex]Cr_{2}O_{7}^{2-} [tex]

cromato de potássio = [tex]CrO_{4}^{2-} [tex]

álcool = [tex] CH_{3} – CH_{2} – OH [tex]

aldeído = [tex] CH_{3} – CHO[tex]

ácido carboxílico = [tex] CH_{3} – COOH [tex]

Abstraindo as informações do texto:

  O bafômetro simples é uma mistura do dicromato de potássio [tex]Cr_{2}O_{7}^{2-} [tex] com .... Isso exclui as opções C e E por se tratar de cromato de potássio.

  Exclui-se a opção D por não apresentar a função álcool ([tex] CH_{3} – CH_{2} – OH [tex]).

  E, na oxidação do álcool obtêm-se aldeído. Então exclui-se a opção A por se tratar de uma acido carboxílico.

  Então, por exclusão, a opção correta é a B.


09
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Climatério é o nome de um estágio no processo de amadurecimento de determinados frutos, caracterizado pelo aumento do nível da respiração celular e do gás etileno (C₂H₄). Como consequência, há o escurecimento do fruto, o que representa a perda de muitas toneladas de alimentos a cada ano.

É possível prolongar a vida de um fruto climatérico pela eliminação do etileno produzido. Na indústria, utiliza-se o permanganato de potássio (KMnO₄) para oxidar o etileno a etilenoglicol (HOCH₂CH₂OH), sendo o processo representado de forma simplificada na equação:

O processo de amadurecimento começa quando a concentração de etileno no ar está em cerca de 1,0 mg de C₂H₄ por kg de ar.

As massas molares dos elementos H, C, O, K e Mn são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol, 16 g/mol, 39 g/mol e 55 g/mol.

A fim de diminuir essas perdas, sem desperdício de reagentes, a massa mínima de KMnO4 por kg de ar é mais próxima de

  [tex] 2 KMnO_{4} + 3 C_{3}H_{4} + 4 H_{2}O \longrightarrow [tex]

  [tex] 2 \cdot 158 g ---- 3 \cdot 30 g [tex]

  [tex] x g ----- 1,0 mg = 0,001 g[tex]

  [tex] c = \frac{2\ \cdot\ 158\ \cdot\ 0,001}{3\ \cdot\ 30}\ \cong\ 0,00351 [tex]

Assim em mg, temos:

  [tex] 0,00351g \cdot\ 1000 \cong 3,51\ mg [tex]

Portanto, o valor da massa mínima de [tex] KMnO_{4}[tex] é de 3,51 mg .

Logo, o valor mais próximo é de 3,8 mg.


10
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Uma família adquiriu um televisor e, no manual do usuário, constavam as especificações técnicas, como apresentado no quadro. Esse televisor permaneceu 30 dias em repouso (stand-by). Considere que a eficiência entre a geração e a transmissão de eletricidade na usina é de 30%.

Que quantidade de energia, em joules, foi produzida na usina para manter o televisor em stand-by?

Cálculo da quantidade de energia para potência em repouso:

  [tex] E = p \cdot Δt [tex]

  [tex] E = 1W \cdot\ 30\ dias [tex]

  [tex] E = 1 \cdot 30 \cdot 24 \cdot 3600 [tex]

  [tex] E = 2\ 592\ 000 J [tex]

Como a eficiência entre a geração e a transmissão de eletricidade na usina é de 30%. Logo,

  2 592 000 J ----------30 %

    x J ----------100 %

  [tex] x = \frac{2\ 592\ 000 \cdot 100}{30} = 8\ 640\ 000 [tex]

  [tex] x = 8, MJ [tex]


11
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Na preparação da massa do pão, presente na mesa do café da maioria dos brasileiros, utiliza-se o fungo Saccharomyces cerevisiae vivo, contido no fermento. Sua finalidade é fazer com que a massa cresça por meio da produção de gás carbônico.

Esse processo químico de liberação de gás é causado pela

Esse processo químico de liberação de gás é causado pela fermentação alcoólica.


12
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Atualmente, soldados em campo, seja em treinamento ou em combate, podem aquecer suas refeições, prontas e embaladas em bolsas plásticas, utilizando aquecedores químicos, sem precisar fazer fogo. Dentro dessas bolsas existe magnésio metálico em pó e, quando o soldado quer aquecer a comida, ele coloca água dentro da bolsa, promovendo a reação descrita pela equação química:

O aquecimento dentro da bolsa ocorre por causa da

O aquecimento dentro da bolsa ocorre por causa da oxidação sofrida pelo magnésio, que é uma reação exotérmica.


13
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A utilização de placas de aquecimento solar como alternativa ao uso de energia elétrica representa um importante mecanismo de economia de recursos naturais. Um sistema de aquecimento solar com capacidade de geração de energia de 1,0 MJ/dia por metro quadrado de placa foi instalado para aquecer a água de um chuveiro elétrico de potência de 2 kW, utilizado durante meia hora por dia.

A área mínima da placa solar deve ser de

Capacidade: 1,0 MJ/dia m²

P = 2 kW = 2 000 W

T = 0,5 h/dia

Cálculo da energia consumida (em joule) pelo chuveiro em 0,5h.

  [tex] E = p \cdot Δt = 2 000 \cdot 0,5 \cdot 3600 [tex]

  [tex] E = 3\ 600\ 000 = 3,6 \cdot 10^{6} J [tex]

Agora,

  [tex] 1,0 \cdot 10^{6} J/dia ----- 1\ m² [tex]

  [tex] 3,6 \cdot 10^{6} J ------ x\ m² [tex]

  [tex]x = \frac{3,6\ \cdot\ 10^{6}}{1,0\ \cdot\ 10^{6}} = 3,6\ m^{2} [tex]


14
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

O cladograma representa relações filogenéticas entre os vertebrados.

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é:

A correspondência correta entre as indicações numéricas no cladograma e a característica evolutiva é ovo amniótico.


15
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes – aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano.

Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado).

A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é desencadear a produção de anticorpos.


16
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Para reciclar um motor de potência elétrica igual a 200 W, um estudante construiu um elevador e verificou que ele foi capaz de erguer uma massa de 80 kg a uma altura de 3 metros durante 1 minuto. Considere a aceleração da gravidade 10,0 m/s².

Qual a eficiência aproximada do sistema para realizar tal tarefa?

Dados:

P = 200 w

m = 80 kg

h = 3m

t = 1 min = 60 s

g = 10 m/s²

Cálculo do potência mecânico realizado:

  [tex] P = \frac{τ}{Δt} = \frac{F\ \cdot\ Δs}{Δt} = \frac{m\ \cdot\ a\ \cdot\ Δs}{Δt}[tex]

  [tex] P = \frac{80\ \cdot\ 10\ \cdot\ 3}{60} = 40\ W[tex]

Logo,

  200 w ------ 100%

  40 w ------- x %

  [tex]x = \frac{100\ \cdot\ 40}{200} = 20 \% [tex]


17
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Para comparar a eficiência de diferentes combustíveis, costuma-se determinar a quantidade de calor liberada na combustão por mol ou grama de combustível. O quadro mostra o valor de energia liberada na combustão completa de alguns combustíveis.

As massas molares dos elementos H, C e O são iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente.

ATKINS, P. Princípios de química. Porto Alegre: Bookman, 2007 (adaptado).

Qual combustível apresenta maior liberação de energia por grama?

Cálculo da energia de cada substância:

Para o Hidrogênio.

  [tex] E = \frac{-286}{2}\ = - 143\ KJ/mol [tex]

Para o Etanol.

  [tex] E = \frac{-1368}{46}\ \cong\ -29,7\ KJ/mol [tex]

Para o Metano.

  [tex] E = \frac{-890}{16}\ \cong\ -55,6\ KJ/mol [tex]

Para o Metanol.

  [tex] E = \frac{-726}{32}\ \cong\ -22,6\ KJ/mol [tex]

Para o Octano.

  [tex] E = \frac{-5\ 471}{114}\ \cong\ -47,9\ KJ/mol [tex]

Portanto, o hidrogênio libera maior quantidade de energia.


18
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A Caatinga é um ecossistema que se encontra nos lados equatoriais dos desertos quentes, com índices pluviométricos muito baixos. Chove pouco no inverno e as chuvas, quando ocorrem, acontecem no verão. Apresenta plantas semelhantes às das regiões de deserto quente, do tipo xerófitas, como as cactáceas, com adaptações às condições de escassez de água.

SADAVA, D. et al. Vida: a ciência da biologia. Porto Alegre: Artmed, 2009 (adaptado).

Uma característica que permite a sobrevivência dessas plantas, na condição da escassez citada, é a presença de

A característica que permite a sobrevivência dessas plantas, na condição da escassez citada, é a presença de folhas modificadas em espinhos.


19
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A água consumida na maioria das cidades brasileiras é obtida pelo tratamento da água de mananciais. A parte inicial do tratamento consiste no peneiramento e sedimentação de partículas maiores. Na etapa seguinte, dissolvem-se na água carbonato de sódio e, em seguida, sulfato de alumínio. O resultado é a precipitação de hidróxido de alumínio, que é pouco solúvel em água, o qual leva consigo as partículas poluentes menores. Posteriormente, a água passa por um processo de desinfecção e, finalmente, é disponibilizada para o consumo.

No processo descrito, a precipitação de hidróxido de alumínio é viabilizada porque

No processo descrito, a precipitação de hidróxido de alumínio é viabilizada porque o equilíbrio químico do carbonato em água torna o meio alcalino.


20
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Almanaque do Biotônico, 1935. Disponível em: www.miniweb.com.br. Acesso em: 22 abr. 2011 (adaptado).

O rótulo do produto descreve características de uma doença que pode ser prevenida com o(a)

  A ancilostomíase, popularmente chamada de amarelão, é uma doença parasitária causada pelos vermes Ancylostoma duodenale ou Necatur americanus, que provoca anemia e leva o paciente a comer terra. Esta doença é caracterizada pelos seus típicos sintomas, como cor amarelada da pele, anemia e fraqueza generalizada.

  A transmissão do amarelão ocorre quando um indivíduo anda descalço ou toma banho de sol. Um verme, o ancilostomídeo, penetra na pele, geralmente na zona dos pés, nádegas e costas, avançando aleatoriamente, produzindo uma erupção de formatos irregulares.

  Portanto, a doença que pode ser prevenida com o uso de calçados.


21
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A corrida dos 100 m rasos é uma das principais provas do atletismo e qualifica o homem mais rápido do mundo. Um corredor de elite foi capaz de percorrer essa distância em 10 s, com 41 passadas. Ele iniciou a corrida com o pé direito.

O período de oscilação do pé direito desse corredor foi mais próximo de

Dados:

Δs = 100m

Δt = 10 s

N° passos = 41 [tex] \cong 40\ passos[tex]

Período (T) = ?

Cálculo da frequência: número de passos por segundo.

  [tex] f = \frac{N°\ de\ passos}{t(s)} = \frac{40}{10} = 4\ passos/s [tex]

Assim, o tempo de um passo é [tex]\frac{1}{4} [tex].

Agora, o período de oscilação da perna "ida e volta" é:

  [tex]ida = \frac{1}{2}s [tex]

e

  [tex] volta = \frac{1}{2}s [tex]


22
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Após a germinação, normalmente, os tomates produzem uma proteína que os faz amolecer depois de colhidos. Os cientistas introduziram, em um tomateiro, um gene antissentido (imagem espelho do gene natural) àquele que codifica a enzima "amolecedora". O novo gene antissentido bloqueou a síntese da proteína amolecedora.

SIZER, F.; WHITNEY, E. Nutrição: conceitos e controvérsias. Barueri: Manole, 2002 (adaptado).

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter

Um benefício ao se obter o tomate transgênico foi o fato de o processo biotecnológico ter prolongado o tempo de vida do tomate, pela falta da proteína que o amolece.


23
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Em mídias ópticas como CDs, DVDs e blue-rays, a informação é representada na forma de bits (zeros e uns) e é fisicamente gravada e lida por feixes de luz laser. Para gravar um valor "zero", o laser brilha intensamente, de modo a "queimar" (tornar opaca) uma pequena área do disco, de tamanho comparável a seu comprimento de onda. Ao longo dos anos, as empresas de tecnologia vêm conseguindo aumentar a capacidade de armazenamento de dados em cada disco; em outras palavras, a área usada para se representar um bit vem se tornando cada vez mais reduzida.

Qual alteração da onda eletromagnética que constitui o laser permite o avanço tecnológico citado no texto?

A alteração da onda eletromagnética que constitui o laser permite o avanço tecnológico citado no texto o aumento de sua frequência.


24
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Todo ano, cresce a demanda mundial de energia com o aumento das populações e do consumo. É cada vez mais necessário buscar fontes alternativas que não degradem os recursos do planeta nem comprometam a sobrevivência das espécies. Ainda há muito o que se descobrir sobre o uso eficiente de recursos energéticos provenientes de fontes renováveis, mas elas estão mais próximas do que parece da adoção em larga escala.

BARBOSA, M. A sustentabilidade da energia renovável. Superinteressante, n. 102, 1996.

Os recursos energéticos do tipo citado são provenientes de

Os recursos energéticos do tipo citado são provenientes de células solares e geradores eólicos.


25
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A telefonia móvel no Brasil opera com celulares cuja potência média de radiação é cerca de 0,6 W. Por recomendação do ANSI/IEEE, foram estipulados limites para exposição humana à radiação emitida por esses aparelhos. Para o atendimento dessa recomendação, valem os conselhos: segurar o aparelho a uma pequena distância do ouvido, usar fones de ouvido para as chamadas de voz e utilizar o aparelho no modo viva voz ou com dispositivos bluetooth. Essas medidas baseiam-se no fato de que a intensidade da radiação emitida decai rapidamente conforme a distância aumenta, por isso, afastar o aparelho reduz riscos.

COSTA, E. A. F. Efeitos na saúde humana da exposição aos campos de radiofrequência. Disponível em: www.ced.ufsc.br. Acesso em: 16 nov. 2011 (adaptado).

Para reduzir a exposição à radiação do celular de forma mais eficiente, o usuário deve utlizar

Logo, para reduzir a exposição à radiação do celular de forma mais eficiente, o usuário deve utilizar o sistema viva voz, com o aparelho apoiado numa mesa de trabalho.


26
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A busca por substâncias capazes de minimizar a ação do inseto que ataca as plantações de tomate no Brasil levou à síntese e ao emprego de um feromônio sexual com a seguinte fórmula estrutural:

Uma indústria agroquímica necessita sintetizar um derivado com maior eficácia. Para tanto, o potencial substituto deverá preservar as seguintes propriedades estruturais do feromônio sexual: função orgânica, cadeia normal e a isomeria geométrica original.

A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual obtido industrialmente é:

A fórmula estrutural do substituto adequado ao feromônio sexual, que apresenta função orgânica, cadeia normal e a isomeria geométrica original, obtido industrialmente é a opção E.


27
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Disponível em: http://angelobranco.blogspot.com.br. Acesso em: 4 maio 2013.

Na tirinha, o processo mencionado pelo molusco está relacionado a um mecanismo de

O processo mencionado pelo molusco está relacionado a um mecanismo de defesa.


28
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Os raios X utilizados para diagnósticos médicos são uma radiação ionizante. O efeito das radiações ionizantes em um indivíduo depende basicamente da dose absorvida, do tempo de exposição e da forma da exposição, conforme relacionados no quadro.

Disponível em: www.cnen.gov.br. Acesso em: 3 set. 2012 (adaptado).

Para um técnico radiologista de 90 kg que ficou exposto, por descuido, durante 5 horas a uma fonte de raios X, cuja potência é de 10 mJ/s, a forma do sintoma apresentado, considerando que toda radiação incidente foi absorvida, é

Relendo o prefixo da unidade de medida da potência:

  [tex] P = 10\ mJ/s = 10 \cdot 10^{-3} J/s = 10^{-2} J/s [tex]

Transformando a unidade de medida do tempo:

  [tex] Δt = 5 h = 5 \cdot 3600 s = 18 000 s = 18 \cdot 10^{3} s [tex]

Calculando a quantidade de energia absorvida durante o tempo de exposição:

  [tex] E = P \cdot Δt = 10^{-2} J/s \cdot 18 \cdot 10^{3} s = 180 J [tex]

Agora, determinando a dose absorvida:

  [tex] D = \frac{180\ J}{90\ kg} = 2\ J/kg [tex]


29
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

As águas dos oceanos apresentam uma alta concentração de íons e pH entre 8,0 e 8,3. Dentre esses íons estão em equilíbrio as espécies carbonato (CO₃⁻²) e bicarbonato (HCO₃⁻), representado pela equação química:

As águas dos rios, ao contrário, apresentam concentrações muito baixas de íons e substâncias básicas, com um pH em torno de 6. A alteração significativa do pH das águas dos rios e oceanos pode mudar suas composições químicas, por precipitação de espécies dissolvidas ou redissolução de espécies presentes nos sólidos suspensos ou nos sedimentos.

A composição dos oceanos é menos afetada pelo lançamento de efluentes ácidos, pois os oceanos

A composição dos oceanos é menos afetada pelo lançamento de efluentes ácidos, pois os oceanos apresentam um equilíbrio entre os íons carbonato e bicarbonato, que atuam como sistema-tampão.


30
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Nos ambientes tropicais, os modelos convencionais de produção agrícola têm gerado degradação dos recursos naturais e um manejo cada vez mais caro e trabalhoso. Pela legislação brasileira, os sistemas agroflorestais (SAFs) são sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes são manejadas em associação com plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas, culturas agrícolas e forrageiras em uma mesma unidade de manejo, de acordo com arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre esses componentes.

Disponível em: www.ambienteduran.eng.br. Acesso em: 4 ago. 2012 (adaptado).

Os SAFs são atualmente muito adotados como estratégia de manejo ambiental no Brasil porque

Os SAFs são atualmente muito adotados como estratégia de manejo ambiental no Brasil porque permitem a utilização do solo com culturas diversas.


31
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Combustíveis automotivos têm sido adulterados pela adição de substâncias ou materiais de baixo valor comercial. Esse tipo de contravenção pode danificar os motores, aumentar o consumo de combustível e prejudicar o meio ambiente. Vários testes laboratoriais podem ser utilizados para identificar se um combustível está ou não adulterado. A legislação brasileira estabelece que o diesel, obtido do petróleo, contenha certa quantidade de biodiesel. O quadro apresenta valores de quatro propriedades do diesel, do biodiesel e do óleo vegetal, um material comumente utilizado como adulterante.

Com base nas informações apresentadas no quadro, quais são as duas propriedades que podem ser empregadas tecnicamente para verificar se uma amostra de diesel comercial está ou não adulterada com óleo vegetal?

As duas propriedades que podem ser empregadas tecnicamente para verificar se uma amostra de diesel comercial está ou não adulterada com óleo vegetal é a densidade e viscosidade.


32
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A figura apresenta diferentes fases do ciclo de uma célula somática, cultivada e fotografada em microscópio confocal de varredura a laser. As partes mais claras evidenciam o DNA.

JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004 (adaptado).

Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em

Na fase representada em D, observa-se que os cromossomos encontram-se em migração.


33
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Em 26 de dezembro de 2004, um tsunami devastador, originado a partir de um terremoto na costa da Indonésia, atingiu diversos países da Ásia, matando quase 300 mil pessoas. O grau de devastação deveu-se, em boa parte, ao fato de as ondas de um tsunami serem extremamente longas, com comprimento de onda de cerca de 200 km. Isto é muito maior que a espessura da lâmina de líquido, d, típica do Oceano Índico, que é de cerca de 4 km. Nessas condições, com boa aproximação, a sua velocidade de propagação torna-se dependente de d, obedecendo à relação [tex] V = \sqrt{g \cdot d} [tex]. Nessa expressão, g é a aceleração da gravidade, que pode ser tomada como 10 m/s².

SILVEIRA, F. L.; VARRIALE, M. C. Propagação das ondas marítimas e dos tsunami. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, n. 2, 2005 (adaptado).

Sabendo-se que o tsunami consiste em uma série de ondas sucessivas, qual é o valor mais próximo do intervalo de tempo entre duas ondas consecutivas?

Dados:

V = ?

g = 10 m/s²

d = 4 km = 4 000 m

λ = 200 km = 200 000 m

Cálculo da velocidade:

  [tex] V = \sqrt{g \cdot d} = \sqrt{10 \cdot 4000} [tex]

  [tex] V = \sqrt{10 \cdot 40\ 000} = 200\ m/s [tex]

Cálculo da frequência:

  [tex] V = λ \cdot f [tex]

  [tex] 200 = 200\ 000 \cdot f [tex]

  [tex] f = \frac{200}{200\ 000} = \frac{1}{1000} Hz [tex]

Cálculo do tempo (período):

  [tex] T = \frac{1}{\frac{1}{1000}} [tex]

  [tex] T = 1\ 000 s [tex]

Convertendo em minutos:

[tex] = \frac{1000 s}{60s} = 16,66 ...\ min \cong\ 17\ min [tex]


34
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Durante a formação de uma tempestade, são observadas várias descargas elétricas, os raios, que podem ocorrer: das nuvens para o solo (descarga descendente), do solo para as nuvens (descarga ascendente) ou entre uma nuvem e outra. As descargas ascendentes e descendentes podem ocorrer por causa do acúmulo de cargas elétricas positivas ou negativas, que induz uma polarização oposta no solo.

Essas descargas elétricas ocorrem devido ao aumento da intensidade do(a)

Essas descargas elétricas ocorrem devido ao aumento da intensidade do campo elétrico entre as nuvens e a superfície da Terra.


35
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Os indivíduos de uma população de uma pequena cidade, fundada por uma família de europeus, são, frequentemente, frutos de casamentos consanguíneos. Grande parte dos grupos familiares dessa localidade apresenta membros acometidos por uma doença rara, identificada por fraqueza muscular progressiva, com início aos 30 anos de idade. Em famílias com presença dessa doença, quando os pais são saudáveis, somente os filhos do sexo masculino podem ser afetados. Mas em famílias cujo pai é acometido pela doença e a mãe é portadora do gene, 50% da descendência, independentemente do sexo, é afetada.

Considerando as características populacionais, o sexo e a proporção dos indivíduos afetados, qual é o tipo de herança da doença descrita no texto?

Considerando as características populacionais, o sexo e a proporção dos indivíduos afetados, o tipo de herança da doença descrita no texto é recessiva, ligada ao cromossomo X.


36
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

O processo de dessulfurização é uma das etapas utilizadas na produção do diesel. Esse processo consiste na oxidação do enxofre presente na forma de sulfeto de hidrogênio (H₂S) a enxofre elementar (sólido) que é posteriormente removido. Um método para essa extração química é o processo Claus, no qual parte do H₂S é oxidada a dióxido de enxofre (SO₂) e, então, esse gás é usado para oxidar o restante do H₂S. Os compostos de enxofre remanescentes e as demais moléculas presentes no diesel sofrerão combustão no motor.

MARQUES FILHO, J. Estudo da fase térmica do processo Claus utilizando fluidodinâmica computacional. São Paulo: USP, 2004 (adaptado).

O benefício do processo Claus é que, na combustão do diesel, é minimizada a emissão de gases

O benefício do processo Claus é que, na combustão do diesel, é minimizada a emissão de gases promotores da acidificação da chuva.


37
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

O choque elétrico é uma sensação provocada pela passagem de corrente elétrica pelo corpo. As consequências de um choque vão desde um simples susto até a morte. A circulação das cargas elétricas depende da resistência do material. Para o corpo humano, essa resistência varia de 1 000 Ω, quando a pele está molhada, até 100 000 Ω, quando a pele está seca. Uma pessoa descalça, lavando sua casa com água, molhou os pés e, acidentalmente, pisou em um fio desencapado, sofrendo uma descarga elétrica em uma tensão de 120 V.

Qual a intensidade máxima de corrente elétrica que passou pelo corpo da pessoa?

Dados:

U = 120 V

i = ?

[tex] R_{(molhada)} = 1\ 000\ Ω [tex]

Cálculo da corrente:

  [tex] U = R i[tex]

  [tex] 120 = 1000 i[tex]

  [tex] i = \frac{120}{1000} = 0,12A = 120mA [tex]


38
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Em um laboratório, são apresentados aos alunos uma lâmpada, com especificações técnicas de 6 V e 12 W, e um conjunto de 4 pilhas de 1,5 V cada.

Qual associação de geradores faz com que a lâmpada produza maior brilho?

Na associação C, pois os geradores "pilhas" estão associadas em série.


39
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

As emissões de dióxido de carbono (CO₂) por veículos são dependentes da constituição de cada tipo de combustível. Sabe-se que é possível determinar a quantidade emitida de CO₂, a partir das massas molares do carbono e do oxigênio, iguais a 12 g/mol e 16 g/mol, respectivamente. Em uma viagem de férias, um indivíduo percorreu 600 km em um veículo que consome um litro de gasolina a cada 15 km de percurso.

Considerando que o conteúdo de carbono em um litro dessa gasolina é igual a 0,6 kg, a massa de CO₂ emitida pelo veículo no ambiente, durante a viagem de férias descrita, é igual a

Cálculo da quantidade de litros de gasolina gasta na viagem.

  1 L de gasolina ------ 15 km

  x L ------- 600 km

  [tex] x = \frac{600}{15} = 40\ litros [tex]

Cálculo da massa de carbono produzida na viagem:

  1 Litro -------- 0,6 kg de C

  40 Litros ------- x kg de C

  [tex] x = 40 \cdot 0,6 = 24\ kg\ de\ carbono [tex]

Agora, encontrar o valor da massa de [tex]CO_{2}[tex] emitida:

  24 kg -------- 12 g

  x kg -------- 44 g

  [tex] x = \frac{24\ \cdot\ 44}{12} = 88\ kg [tex]


40
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Para verificar a eficácia do teste de DNA na determinação de paternidade, cinco voluntários, dentre eles o pai biológico de um garoto, cederam amostras biológicas para a realização desse teste. A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles.

OLIVEIRA, F. B.; SILVEIRA, R. M. V. O teste de DNA na sala de aula: é possível ensinar biologia a partir de temas atuais. Revista Genética na Escola, abr. 2010.

Após a análise das bandas de DNA, pode-se concluir que o pai biológico do garoto é o

As bandas que o filho apresentar necessariamente ou vieram do pai, ou vieram da mãe, então, veja que no caso da 2ª e 3ª bandas que o filho apresenta estão presentes apenas no indivíduo de número 4.


41
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno – derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se à rápida decomposição das sacolas biodegradáveis pela ação de bactérias, em comparação às sacolas comuns.


42
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Algumas crianças, ao brincarem de esconde-esconde, tapam os olhos com as mãos, acreditando que, ao adotarem tal procedimento, não poderão ser vistas.

Essa percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem vistos, os objetos

Essa percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem vistos, os objetos refletem partículas de luz (fótons), que atingem os olhos.


43
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

O descarte do óleo de cozinha na rede de esgotos gera diversos problemas ambientais. Pode-se destacar a contaminação dos cursos-d,água, que tem como uma das consequências a formação de uma película de óleo na superfície, causando danos à fauna aquática, por dificultar as trocas gasosas, além de diminuir a penetração dos raios solares no curso hídrico.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Qual das propriedades dos óleos vegetais está relacionada aos problemas ambientais citados?

A propriedade dos óleos vegetais que está relacionada aos problemas ambientais citados é a baixa densidade em relação à água.


44
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

Um produtor rural registrou queda de produtividade numa das áreas de plantio de arroz de sua propriedade. Análises químicas revelaram concentrações elevadas do íon amônio (NH₄⁺) e baixas dos íons nitrito (NO₂⁻) e nitrato (NO₃⁻) no solo. Esses compostos nitrogenados são necessários para o crescimento dos vegetais e participam do ciclo biogeoquímico do nitrogênio.

Em qual etapa desse ciclo biogeoquímico são formados os compostos que estão em baixa concentração nesse solo?

A etapa desse ciclo biogeoquímico são formados os compostos que estão em baixa concentração nesse solo é a Nitrificação.


45
(ENEM 2016 - 3ª Aplicação).

A obtenção de energia por meio da fissão nuclear do ²³⁵U é muito superior quando comparada à combustão da gasolina. O calor liberado na fissão do ²³⁵U é 8 x 10¹⁰ J/g e na combustão da gasolina é 5 x 10⁴ J/g.

A massa de gasolina necessária para obter a mesma energia na fissão de 1 kg de ²³⁵U é da ordem de

Cálculo da energia liberada por 1 kg de [tex] ^{235}U[tex].

  [tex] 8 \cdot 10^{10}J ---- 1\ g [tex]

  [tex] 1\ J ------ 1\ 000 g [tex]

  [tex] x = 8 \cdot 10^{13} [tex]

Agora,

  [tex] x = \frac{8\ \cdot\ 10^{13}}{5\ \cdot\ 10^{4}} = 1,6 \cdot 10^{9} [tex]

Logo, a ordem de grandeza é de [tex] 10^{9} [tex] .





Nenhum comentário:

Postar um comentário