terça-feira, 1 de agosto de 2017

ENEM_CiênciasNatureza_2014_2ªAp

ENEM 2014 - 2ª APLICAÇÃO
ENEM 2014 - CIÊNCIAS DA NATUREZA - 2ª APLICAÇÃO

01
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Se por um lado a Revolução Industrial instituiu um novo patamar de tecnologia e, com isso, uma melhoria na qualidade de vida da população, por outro lado os resíduos decorrentes desse processo podem se acumular no ar, no solo e na água, causando desequilíbrios no ambiente.

O acúmulo dos resíduos provenientes dos processos industriais que utilizam combustíveis fósseis traz como consequência o(a)

 O acúmulo dos resíduos provenientes dos processos industriais que utilizam combustíveis fósseis traz como consequência o(a) precipitação de chuvas ácidas, danificando florestas, ecossistemas aquáticos e construções.

Nota: Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema.


02
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

As miragens existem e podem induzir à percepção de que há água onde não existe. Elas são a manifestação de um fenômeno óptico que ocorre na atmosfera.

Disponível em: www.invivo.flocruz.br. Acesso em: 29 fev. 2012.

Esse fenômeno óptico é consequência da

  Miragem ou espelhismo é um fenômeno óptico muito comum em dias ensolarados, especialmente sobre rodovias, em paisagens desérticas, ou também em alto-mar. Trata-se de uma imagem causada pelo desvio da luz refletida pelo objeto, ou seja, é um fenômeno físico real (ilusão de óptica) e não deve ser confundida com uma alucinação.

  A refração é um fenômeno óptico que ocorre com a luz quando ela muda de meio de propagação como, por exemplo, ar e água. É importante ficar bem claro que esse acontecimento só ocorre quando o feixe de luz se propaga com velocidade diferente nos dois meios.


03
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Um pesquisador avaliou o efeito da temperatura do motor (em velocidade constante) e da velocidade média de um veículo (com temperatura do motor constante) sobre a emissão de monóxido de carbono (CO) em dois tipos de percurso, aclive e declive, com iguais distâncias percorridas em linha reta. os resultados são apresentados nas duas figuras.

Disponível em: www.producao.ufrgs.br. Acesso em 3 ago. 2012 (adaptado).

A partir dos resultados, a situação em que ocorre maior emissão de poluentes é aquela na qual o percurso é feito com o motor

Pelos gráficos, obtemos:

Temperatura "frio", pois quanto menor a temperatura maior é a emissão de poluentes, como mostra o 1° gráfico;

Em menores velocidades médias ocorreu maior emissão de poluentes, e por final, em pista aclive, ocorre a emissão de maior poluentes.


04
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A classificação dos seres vivos permite a compreensão das relações evolutivas entre eles. O esquema representa a história evolutiva de um grupo.

Os animais representados nesse esquema pertencem ao filo dos cordados, porque

Pela figura percebemos que todos os animais representados nesse esquema pertencem ao filo dos cordados, pois evoluíram a partir de um ancestral comum.


05
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Em museus de ciências, é comum encontrarem-se máquinas que eletrizam materiais e geram intensas descargas elétricas. O gerador de Van de Graaff (Figura 1) é um exemplo, como atestam as faíscas (Figura 2) que ele produz. O experimento fica mais interessante quando se aproxima do gerador em funcionamento, com a mão, uma lâmpada fluorescente (Figura 3). Quando a descarga atinge a lâmpada, mesmo desconectada da rede elétrica, ela brilha por breves instantes. Muitas pessoas pensam que é o fato de a descarga atingir a lâmpada que a faz brilhar. Contudo, se a lâmpada for aproximada dos corpos da situação (Figura 2), no momento em que a descarga ocorrer entre eles, a lâmpada também brilhará, apesar de não receber nenhuma descarga elétrica.

Disponível em: http://naveastro.com. Acesso em: 15 ago. 2012.

A grandeza física associada ao brilho instantâneo da lâmpada fluorescente, por estar próxima a uma descarga elétrica, é o (a)

Isso acontece porque como o potencial elétrico gerado pela esfera carregada tem simetria radial, e decai com o inverso da distância, as duas extremidades da lâmpada estarão sujeitas a potenciais diferentes, e conseqüentemente uma d.d.p. (diferença de potencial) aparece entre as extremidades que eletriza o gás no interior da lâmpada liberando energia na forma de luz. É importante ressaltar que a lâmpada emite luz até o limite onde a mão entra em contato com a lâmpada.


06
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Partículas beta, ao atravessarem a matéria viva, colidem com um pequena porcentagem de moléculas e deixam atrás de si um rastro aleatoriamente pontilhado de radicais livres e íons quimicamente ativos. Essas espécies podem romper ainda outras ligações moleculares, causando danos celulares.

HEWITT, P. G. Física conceitual, Porto Alegre: Bookaman, 2002 (adaptado).

A capacidade de gerar os efeitos descritos dá-se porque tal partícula é um

Radiação Beta: Alguns núcleos radioativos emitem elétrons comuns, que tem a carga elétrica negativa. Há os que emitem pósitrons, que são elétrons positivamente carregados. As partículas beta se propagam com velocidade quase igual à da luz. Alguns podem penetrar mais de 1 cm de madeira. Quando um núcleo emite uma partícula beta, também emite um neutrino. Um neutrino não tem carga elétrica e quase não tem massa. Na radiação de partículas beta negativas, um nêutron no núcleo transforma-se em um próton, um elétron negativo e um neutrino.


07
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada H1N1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse uma propagação da doença. Uma das ações mais importantes recomendadas pela OMS era a higienização adequada das mãos, especialmente após tossir e espirrar.

A ação recomendada pela OMS tinha como objetivo

As recomendações pela OMS de higienização serve para "reduzir a transmissão do vírus no ambiente".


08
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O sonar é um equipamento eletrônico que permite a localização de objetos e a medida de distâncias no fundo do mar, pela emissão de sinais sônicos e ultrassônicos e a recepção dos respectivos ecos. O fenômeno do eco corresponde à reflexão de uma onda sonora por um objeto, a qual volta ao receptor pouco tempo depois de o som ser emitido. No caso do ser humano, o ouvido é capaz de distinguir sons separados por, no mínimo, 0,1 segundo.

Considerando uma condição em que a velocidade do som no ar de 340 m/s, qual é a distância mínima a que uma pessoa deve estar de um anteparo refletor para que se possa distinguir o eco do som emitido?

Dados:

t = 0,1 s

[tex] V_{(som)} = 340\ m/s [tex]

[tex] D_{(ECO - ida e volta)} =\ ? [tex]

  [tex] v = \frac{Δs}{Δt} [tex]

  [tex] 0,1 = \frac{2 \cdot Δs}{340} [tex]

  [tex] 2 D = 340 \cdot 0,1 [tex]

  [tex] D = \frac{340\ \cdot\ 0,1}{2} = 17\ m [tex]


09
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Os bafômetros (etilômetros) indicam a quantidade de álcool, C₂H₆O (etanol), presente no organismo de uma pessoa através do ar expirado por ela. Esses dispositivos utilizam células a combustível que funcionam de acordo com as reações químicas representadas:

BRAATHEN, P. C. Hálito culpado: o principio químico do bafômetro. Química Nova na Escola, n. 5, maio 1997 (adaptado).

Na reação global de funcionamento do bafômetro, os reagentes e os produtos desse tipo de célula são


10
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Os gêmeos sempre exerceram um fascínio para a maioria das pessoas, principalmente os monozigóticos ou idênticos. Parte desse interesse está relacionada ao fato de que esses indivíduos representam a manifestação natural que mais se aproxima da clonagem na espécie humana.

O mecanismo que está associado com a formação dos indivíduos citados é a

Gêmeos idênticos também são chamados de monozigóticos ou univitelinos e correspondem a aproximadamente 30% dos casos de duplas gestações. Eles são o resultado da fecundação de um único óvulo, por um único espermatozoide, cujo zigoto, no início da gestação, divide-se em dois (ou mais), cada um fixando-se em uma região diferente do útero. Em razão desse fato é que gêmeos univitelinos são extremamente parecidos e sempre são do mesmo sexo. Quando esse evento não ultrapassa três dias, ainda no estágio de mórula, os gêmeos apresentam dois âmnios, dois córions e duas placentas. No período compreendido entre o quarto e o décimo quarto dia após a fecundação, somente o cordão umbilical e a cavidade amniótica (em alguns casos) não serão compartilhados.


11
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Um engenheiro decidiu instalar um aquecedor solar em sua casa, conforme o esquema.

De acordo com as instruções de montagem, para se ter um aproveitamento máximo da incidência solar, as placas do coletor solar devem ser instaladas com um ângulo de inclinação determinado.

Como citado no texto, para se ter um aproveitamento máximo da incidência solar deve-se ter um ângulo de inclinação determinado pela latitude.


12
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A água potável precisa ser límpida, ou seja, não deve conter partículas em suspensão, tais como terra ou restos de plantas, comuns nas águas de rios e lagoas. A remoção das partículas é feita em estações de tratamento, onde Ca(OH)₂ em excesso e Al₂(SO₄)₃ são adicionados em um tanque para formar sulfato de cálcio e hidróxido de alumínio. Esse último se forma como flocos gelatinosos insolúveis em água, que são capazes de agregar partículas em suspensão.

Em uma estação de tratamento, cada 10 gramas de hidróxido de alumínio é capaz de carregar 2 gramas de partículas. Após decantação e filtração, a água límpida é tratada com cloro e distribuída para as residências. As massas molares dos elementos H, O, Al, S e Ca são, respectivamente, 1g/mol, 16 g/mol, 27 g/mol, 32 g/mol e 40 g/mol.

Considerando que 1 000 litros da água de um rio possuem 45 gramas de partículas em suspensão, a quantidade mínima de Al₂(SO₄)₃ que deve ser utilizada na estação de tratamento de água, capaz de tratar 3 000 litros de água de uma só vez, para garantir que todas as partículas em suspensão sejam precipitadas, é mais próxima de

A equação química é:

[tex] Al_{2}(SO_{4})_{3} + 3 Ca(OH)_{2} → 2 Al(OH)_{3}+ 3 CaSO_{4} [tex]

Cálculo da quantidade de hidróxido de alumínio.

  [tex] Ca(OH)_{2}       Al(OH)_{3} [tex]

  342 g/mol ------ 2 × 78 g/mol

   x --------- 10 g

  [tex] x = \frac{342\ \cdot\ 10}{156} = \frac{3420}{156} = 21,93 ... \cong 21,9\ g [tex]

  Agora, a quantidade de [tex]Al_{2}(SO_{4})_{3}[tex] necessária para tratar de 3 000 litros, ou seja, retirar (3 x 45 = 135 g de partículas em suspensão), são:

  21,92 g ------- 2 g de partículas

   x ------- 135

  [tex]x = \frac{21,92\ \cdot\ 135}{2} = \frac{2959,2}{2} = 1\ 479,6 [tex] gramas de partículas suspensas


13
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Na técnica de plantio conhecida por hidroponia, os vegetais são cultivados em uma solução de nutrientes no lugar do solo, rica em nitrato e ureia.

Nesse caso, ao fornecer esses nutrientes na forma aproveitável pela planta, a técnica dispensa o trabalho das bactérias fixadores do solo, que, na natureza, participam do ciclo do(a)

  Ciclo do Nitrogênio: As plantas requerem certo número de elementos além daqueles que obtêm diretamente da atmosfera (carbono e oxigênio sob a forma de dióxido de carbono) e da água do solo (hidrogênio e oxigênio). Todos estes elementos, com exceção de um, provêm da desintegração das rochas e são captados pelas plantas a partir do solo. A exceção é o nitrogênio, que representa 78% da atmosfera terrestre.

  As rochas da superfície terrestre constituam também a fonte primária de nitrogênio, este penetra no solo, indiretamente por meio da atmosfera, e, através do solo, penetra nas plantas que crescem sobre ele.

  A maioria dos seres vivos é incapaz de utilizar o nitrogênio atmosférico para sintetizar proteínas e outras substâncias orgânicas. Ao contrário do carbono e do oxigênio, o nitrogênio é muito pouco reativo do ponto de vista químico, e apenas certas bactérias e algas azuis possuem a capacidade altamente especializada de assimilar o nitrogênio da atmosfera e convertê-lo numa forma que pode ser usada pelas células. A deficiência de nitrogênio utilizável constitui muitas vezes, o principal fator limitante do crescimento vegetal.

 O processo pelo qual o nitrogênio circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio.


14
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Para a proteção contra curtos-circuitos em residências são utilizados disjuntores, compostos por duas lâminas de metais diferentes, com suas superfícies soldadas uma à outra, ou seja, uma lâmina bimetálica. Essa lâmina toca o contato elétrico, fechando o circuito e deixando a corrente elétrica passar. Quando da passagem de uma corrente superior à estipulada (limite), a lâmina se curva para um dos lados, afastando-se do contato elétrico e, assim, interrompendo o circuito. Isso ocorre porque os metais da lâmina possuem uma característica física cuja resposta é diferente para a mesma corrente elétrica que passa no circuito.

A característica física que deve ser observada para a escolha dos dois metais dessa lâmina bimetálica é o coeficiente de

  Disjuntor é um sistema de segurança de um circuito elétrico, contra sobrecargas elétricas ou curtos-circuitos e tem a função de interromper a passagem de corrente elétrica no circuito, caso a intensidade da corrente ultrapassar a intensidade limite que, normalmente, vem especificada nos próprios disjuntores.

  Quando a lâmina se curva para um dos lados ocorre o processo de dilatação térmica.


15
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Folhas de papel, como as utilizadas para a impressão de documentos, são opacas e permeáveis aos líquidos. Esse material é constituído de microfibras entrelaçadas de celulose, que são transparentes à luz. Quando sobre elas se derrama glicerina, elas se tornam translúcidas. Uma imagem da superfície de uma folha de papel, ampliada por um microscópio eletrônico de varredura, pode ser vista na figura. No quadro é apresentada a razão (n) entre a velocidade da luz no vácuo e no respectivo material (celulose, glicerina ou ar).

Nessa situação, o papel se tornou translúcido porque a luz é

  Ao derramar glicerina tornaram as folhas de papel translúcidas. Isso foi possível pois ocorreu a refração da luz parcialmente.

  Como (n) é obtida pela razão entre a velocidade da luz no vácuo e no respectivo material (celulose, glicerina ou ar).

  Como a glicerina tem n = 1,47, ou seja, [tex](n_{(glicerina)} > n_{(celulose)} > n_{(ar)}[tex]. Isso implica que o papel tornou translúcido porque a luz é menos refratada.


16
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Ao se caracterizarem os aspectos ambientais do setor sucroalcooleiro, é preciso analisar dois setores: o setor agrícola, que se refere às atividades desenvolvidas na área que a cultura da cana-de-açúcar ocupa, e o setor industrial, que está relacionado à fabricação de açúcar e álcool.

ALVARENGA, R. P.; QUEIROZ, T. R. Produção mais limpa e aspectos ambientais na indústria sucroalcooleira. Disponível em: www.advanceincleanerproduction.net. Acesso em: 3 ago. 2012 (adaptado).

Para essa atividade produtiva, como impacto ambiental causado pelo setor industrial, tem-se o(a)

Como a questão relaciona com os aspectos ambientais do setor sucroalcooeiro. E principalmente sobre o impacto ambiental no setor industrial. Logo, esse impacto é causado pela geração de resíduos poluidores.


17
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.

Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).

O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade de

A relação de mutualismo entre as algas e os corais traz beneficio pois, as algas são responsáveis pela fotossíntese que lhe fornecem os nutrientes necessários.


18
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Em um caso de anemia, a quantidade de sulfato de ferro (II) (FeSO₄, massa molar igual a 152 g/mol) recomendada como suplemento de ferro foi de 300 mg/dia. Acima desse valor, a mucosa intestinal atua como barreira, impedindo a absorção de ferro. Foram analisados cinco frascos de suplemento, contendo solução aquosa de FeSO₄, cujos resultados encontram-se no quadro.

Se for ingerida uma colher (10 mL) por dia do medicamento para anemia, a amostra que conterá a concentração de sulfato de ferro (II) mais próxima da recomendada é a do frasco de número

Dados:

[tex] m_{1} = \frac{300\ mg}{1000} = 0,3\ g [tex]

[tex] V = \frac{10\ mL}{1000} = 0,01\ L [tex]

[tex] MM_{1} = 152\ g/mol [tex]

  [tex] m = \frac{m_{1}}{MM_{1} \cdot V} = \frac{0,3}{152\ \cdot\ 0,01} = 0,197 ... [tex]

  [tex] m \cong 0,2\ mol/L [tex]


19
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

  Estranha neve:

  espuma, espuma apenas

  que o vento espalha, bolha em baile no ar,

  vinda do Tietê alvoroçado ao abrir de comportas,

  espuma de dodecilbenzeno irredutível,

  emergindo das águas profanadas do rio-bandeirante, hoje rio-despejo

  de mil imundícies do progresso.

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1992 (fragmento).

Nesse poema, o autor faz referência à

  No poema faz referência à presença de detergentes sintéticos como agentes poluentes de águas.


20
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Ao assistir a uma apresentação musical, um músico que estava na plateia percebeu que conseguia ouvir quase perfeitamente o som da banda, perdendo um pouco de nitidez nas notas mais agudas. Ele verificou que havia muitas pessoas bem mais altas à sua frente, bloqueando a visão direta do palco e o acesso aos alto-falantes. Sabe-se que a velocidade do som no ar é 340 m/s e que a região de frequências das notas emitidas é de, aproximadamente, 20 Hz a 4 000 Hz.

Qual fenômeno ondulatório é o principal responsável para que o músico percebesse essa diferenciação do som?

Difração: passagem de uma onda pela borda de uma barreira ou através de uma abertura provocando, em geral, um alargamento do comprimento de onda e interferência das frentes de onda que criam regiões de maior ou menor intensidade.


21
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O álcool comercial (solução de etanol) é vendido na concentração de 96%, em volume. Entretanto, para que possa ser utilizado como desinfetante, deve-se usar uma solução alcoólica na concentração de 70%, em volume.

Suponha que um hospital recebeu como doação um lote de 1 000 litros de álcool comercial a 96%, em volume, e pretende trocá-lo por um lote de álcool desinfetante.

Para que a quantidade total de etanol seja a mesma nos dois lotes, o volume de álcool a 70% fornecido na troca deve ser mais próximo de

Comercial: 96% = 0,96

Desinfetante: 70% = 0,7

Logo,

  96% ∙ 1000 L = 70% ∙ x

  0,96 ∙ 1000 = 0,7 ∙ x

  [tex] x = \frac{0,96\ \cdot\ 1000}{0,7} = \frac{960}{0,7} [tex]

  [tex] x = 1\ 371,42 ... \cong 1\ 371\ L [tex]


22
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Na Antiguidade, algumas pessoas acreditavam que, no lançamento oblíquo de um objeto, a resultante das forças que atuavam sobre ele tinha o mesmo sentido da velocidade em todos os instantes do movimento. Isso não está de acordo com as interpretações científicas atualmente utilizadas para explicar esse fenômeno.

Desprezando a resistência do ar, qual é a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória?

  Como desprezou a resistência do ar, logo a direção e o sentido do vetor força resultante que atua sobre o objeto no ponto mais alto da trajetória é vertical para baixo, pois somente o peso está presente durante o movimento.


23
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguínea AB e o filho, tipo sanguíneo B.

O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é

  A alternativa "A", exclui a paternidade pois:

  Não ocorrendo a possibilidade do genótipo do filho, ou seja, [tex]I^{B} I^{B}[tex] ou [tex]I^{B} i[tex].


24
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O movimento pelo saneamento do Brasil, desencadeado durante a Primeira República, colocou em evidência as precárias condições de saúde das populações rurais. A origem e trajetória desse movimento estiveram diretamente relacionadas à história da doença de Chagas.

KROPF. S. P.; Disponível em: www.fiocruz.br. Acesso em: 1 ago. 2012 (adaptado).

A intervenção ambiental considerada fundamental para a prevenção dessa doença é a

A intervenção ambiental considerada fundamental para a prevenção dessa doença é a melhoria das condições de habitação, com redução de insetos no ambiente domiciliar e peridomiciliar.


25
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Água dura é aquela que contém concentrações relativamente altas de íons Ca²⁺ e Mg²⁺ dissolvidos. Apesar de esses íons não representarem risco para a saúde, eles podem tornar a água imprópria para alguns tipos de consumo doméstico ou industrial. Objetivando reduzir a concentração de íons Ca²⁺ e Mg²⁺ de uma amostra de água dura ao mínimo possível, um técnico em química testou os seguintes procedimentos no laboratório:

I. Decantação da amostra de água.

II. Filtração da amostra de água.

III. Aquecimento da amostra de água.

IV. Adição do solvente orgânico CCl₄ à amostra de água.

V. Adição de CaO e Na₂CO₃ à amostra de água.

BROWN, T. L. et al. Química, a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005 (adaptado).

O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é o(a)

O método considerado viável para tratar a água dura e aumentar seu potencial de utilização é a reação química com CaO e [tex]Na_{2}CO_{3}[tex], para precipitar esses íons na forma de compostos insolúveis.


26
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O Brasil tem investido em inovações tecnológicas para a produção e comercialização de maçãs. Um exemplo é a aplicação do composto volátil 1-metilciclopropeno, que compete pelos sítios de ligação do hormônio vegetal etileno nas células desse fruto.

Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado).

Com base nos conhecimentos sobre o efeito desse hormônio, o 1-metilciclopropeno age retardando o(a)

O hormônio vegetal etileno está relacionado com o amadurecimento do fruto.


27
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Surtsey é uma ilha vulcânica situada perto da costa sul da Islândia. A erupção vulcânica que lhe deu origem ocorreu na década de 1960, o que faz dela, seguramente, a ilha mais nova do Oceano Atlântico. As primeiras espécies que aí se fixaram foram musgos e liquens. À medida que as aves foram fixando-se na ilha, as condições do solo foram melhorando e espécies vegetais mais complexas puderam iniciar a colonização do território. Em 1988 foi observada a presença do primeiro arbusto.

Disponível em: www.nacopadasarvores.blogspot.com.br. Acesso em: 25 maio 2012 (fragmento).

O conjunto das alterações ocorridas no ambiente descrito é exemplo de

Sucessão ecológica é o desenvolvimento de uma comunidade ou biocenose, compreendendo a sua origem, crescimento, até chegar a um estado de equilíbrio dinâmico com o meio ambiente.


28
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Recentemente foram obtidos os fios de cobre mais finos possíveis, contendo apenas um átomo de espessura, que podem, futuramente, ser utilizados em microprocessadores. O chamado nanofio, representado na figura, pode ser aproximado por um pequeno cilindro de comprimento 0,5 nm (1 nm = 10⁻⁹). A seção reta de um átomo de cobre é 0,05 nm² e a resistividade do cobre é 17 Ω.nm. Um engenheiro precisa estimar se seria possível introduzir esses nanofios nos microprocessadores atuais.

AMORIM, E. P. M; SILVA. E. Z. Ab initio study of linear atomic chains in copper nanowires. Physical Review B, v. 81, 2010 (adaptado).

Um nanofio utilizando as aproximações propostas possui resistência elétrica de

Dados:

[tex] L = 0,5 nm\ (1 nm = 10^{–9}) = 0,5 \cdot 10^{–9} [tex]

[tex] p = 17\ Ω\cdot nm [tex]

[tex] A = 0,05\ nm^{2} [tex]

R = ?

  [tex] R = p \cdot \frac{L}{A} = 17\ Ω\cdot nm \cdot \frac{0,5\ nm}{0,05\ \cdot\ nm^{2}} [tex]

  [tex] R = \frac{8,5}{0,05} = 170\ Ω [tex]


29
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Os manuais dos fornos micro-ondas desaconselham, sob pena de perda de garantia, que eles sejam ligados em paralelo juntamente a outros aparelhos eletrodomésticos por meio de tomadas múltiplas, popularmente conhecidas como "benjamins" ou "tês", devido ao alto risco de incêndio e derretimento dessas tomadas, bem como daquelas dos próprios aparelhos.

Os riscos citados são decorrentes da

Os riscos citados são decorrentes da corrente elétrica superior ao máximo que a tomada múltipla pode suportar.


30
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Um método para determinação do teor de etanol na gasolina consiste em misturar volumes conhecidos de água e de gasolina em um frasco específico. Após agitar o frasco e aguardar um período de tempo, medem-se os volumes das duas fases imiscíveis que são obtidas: uma orgânica e outra aquosa. O etanol, antes miscível com a gasolina, encontra-se agora miscível com a água.

Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer

Para explicar o comportamento do etanol antes e depois da adição de água, é necessário conhecer o tipo de interação entre as moléculas.


31
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

No Brasil e no mundo têm surgido movimentos e leis para banir o uso de sacolas plásticas, em supermercados, feitas de polietileno. Obtida a partir do petróleo, a matéria-prima do polietileno é o gás etileno, que depois de polimerizado dá origem ao plástico, composto essencialmente formado pela repetição de grupos – CH₂ –. O principal motivo do banimento é a poluição, pois se estima que as sacolas levam cerca de 300 anos para se degradarem no meio ambiente, sendo resistentes a ataques químicos, à radiação e a microorganismos.

O motivo pelo qual essas sacolas demoram muito tempo para se degradarem é que suas moléculas

  A principal razão é que a natureza ainda não sabe como se livrar dele. "Bactérias e fungos que decompõem os materiais não tiveram tempo de desenvolver enzimas para degradar a substância", afirma a engenheira química Marilda Keico Taciro, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O plástico é um material novo na natureza - o primeiro modelo surgiu só em 1862, criado pelo britânico Alexander Parkes. Cada uma de suas moléculas possui centenas de milhares de átomos, principalmente carbono e hidrogênio. Como as ligações entre os átomos são muito estáveis, os decompositores não conseguem quebrar o material em partes menores para destruí-lo. Resultado: alguns tipos de plástico, como o PET, usado em garrafas de refrigerantes, levam mais de 200 anos para desaparecer.

  "Com a evolução, os microorganismos devem se adaptar, mas isso pode levar milhões de anos", diz o biólogo José Gregório Cabrera Gomes, também do IPT. Por isso, o descarte de plásticos é uma grande dor de cabeça para os ecologistas do século XXI. O material produz gases tóxicos ao ser queimado e tem reciclagem complicada, porque não se pode misturar diferentes tipos de plástico. O jeito é desenvolver modelos biodegradáveis como o PHB, que, em aterros sanitários, vira pó em apenas seis meses. Mas esses ainda custam caro - até cinco vezes mais que os convencionais - e, por isso, respondem por apenas 1% do total de plásticos vendidos no mundo.


32
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Fusíveis são dispositivos de proteção de um circuito elétrico, sensíveis ao excesso de corrente elétrica. Os modelos mais simples consistem de um filamento metálico de baixo ponto de fusão, que se funde quando a corrente ultrapassa determinado valor, evitando que as demais partes do circuito sejam danificadas. A figura mostra um diagrama de um circuito em que o fusível F protege um resistor R de 12 Ω, uma lâmpada L de 6 W e um alto-falante que conduz 1 A.

Sabendo que esse fusível foi projetado para trabalhar com uma corrente até 20% maior que a corrente nominal que atravessa esse circuito, qual é o valor, em ampères, da corrente máxima que o fusível F permite passar?

Cálculo da resistência equivalente do circuito:

Resistor: R = 12 Ω

Lâmpada:

  [tex] P = \frac{U^{2}}{R} → R = \frac{12^{2}}{6} = \frac{144}{6} = 24\ Ω [tex]

Auto-falante:

  [tex] U = R i → 12 = R \cdot 1 → R = 12 [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{R_{(Resitor)}} + \frac{1}{R_{(Lâmpada)}} + \frac{1}{R_{(auto-falente)}} [tex]

  [tex] \frac{1}{R_{(equiv.)}} = \frac{1}{12} + \frac{1}{{24}} + \frac{1}{12} = \frac{5}{24} [tex]

  [tex] R_{(equiv.)} = \frac{24}{5} \ Ω [tex]

Agora, cálculo da corrente:

  [tex] U = Ri → 12 = \frac{24}{5}i [tex]

  [tex] i = \frac{60}{24} = 2,5\ A [tex]

Como o fusível suporta até 20%. Logo,

  [tex] i = 2,5 \cdot 1,2 = 3,0\ A [tex]


33
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A tabela lista os valores de pH de algumas bebidas consumidas pela população.

O esmalte dos dentes é constituído de hidroxiapatita (Ca₅(PO₄)₃OH), um mineral que sofre desmineralização em meio ácido, de acordo com a equação química:

Das bebidas listadas na tabela, aquela com menor potencial de desmineralização dos dentes é o

Como o esmalte dos dentes é constituído de hidroxiapatita [tex](Ca_{5}(PO_{4})_{3}OH)[tex], é um mineral que sofre desmineralização em meio ácido, portanto, a bebida com menor potencial de desmineralização dos dentes é aquele que tem maior pH, portanto, de acordo com tabela é o "chá".


34
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.

Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?

  Como [tex] \frac{360}{90} = 4[tex]. Portanto, a força que a Bomba aplica no cosmonauta é proporcional a sua velocidade. Logo, 4 vezes. Portanto:

 [tex] 0,2 × 4 = 0,8\ m/s [tex]


35
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O arroz-dourado é uma planta transgênica capaz de produzir quantidades significativas de betacaroteno, que é ausente na variedade branca. A presença dessa substância torna os grãos amarelados, o que justifica seu nome.

A ingestão dessa variedade geneticamente modificada está relacionada à redução da incidência de

 A) A fragilidade óssea está relacionada com carência de cálcio (FALSA).

 B) a fraqueza muscular geralmente é causada por deficiência de vitamina D porque para os músculos esqueléticos funcionarem adequadamente, seus receptores de vitamina D devem ser suportados pela vitamina D. (FALSA).

 C) O arroz-dourado possui o betacaroteno presente em grãos amarelados. E a carência de betacaroteno causa problemas de visão. (VERDADEIRA)

 D) A falta de iodo no organismo pode levar à diminuição da produção de hormônios da tireoide e ao bócio e, por isso, é importante incluir o iodo na dieta e consumir diariamente este mineral. (FALSA).

 E) O sangramento está relacionado o baixa quantidade de plaquetas. (FALSA).


36
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca. As plantas podem acumular água no caule e na raiz, além de apresentarem folhas pequenas, que em algumas espécies assumem a forma de espinhos.

Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas características?

As principais características da caatinga são:

  - forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas;

  - presença de cactos e bromélias;

  - os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação);

 - as folhas deste tipo de vegetação são de tamanho pequeno.


37
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A figura apresenta a comparação dos gastos de três tipos de lâmpadas residenciais de mesmo brilho, durante cinco anos. Considera-se a utilização média de vinte pontos de luz, utilizando em média dez lâmpadas acesas durante 6 horas ao custo de R$ 0,30, para cada 1kWh consumido.

Com base nas informações, a lâmpada energeticamente mais eficiente, a mais viável economicamente e a de maior vida útil são, respectivamente


38
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O bisfenol-A é um composto que serve de máteria-prima para a fabricação de polímeros utilizados em embalagens plásticas de alimentos, em mamadeiras e no revestimento interno de latas. Esse composto está sendo banido em diversos países, incluindo o Brasil, principalmente por ser um mimetizador de estrógenos (hormônios) que, atuando como tal no organismo, pode causar infertilidade na vida adulta. O bisfenol-A (massa molar igual a 228 g/mol) é preparado pela condensação da propanona (massa molar igual a 58 g/mol) com fenol (massa molar igual a 94 g/mol), em meio ácido, conforme apresentado na equação química.

PASTIRE, M. Anvisa proíbe mamadeiras com bisfeno-A no Brasil. Folha de S. Paulo, 15 set. 2011 (adaptado).

Considerando que, ao reagir 580 g de propanona com 3 760 g de fenol, obteve-se 1,14 kg de bisfenol-A, de acordo com a reação descrita, o rendimento real do processo foi de

Veja que:

  fenol     propanona

  2 ∙ 94 g/mol ----- 58 g/mol

   x ---------- 580

  [tex] x = \frac{2\ \cdot\ 94\ \cdot\ 580}{58} = \frac{109\ 040}{58} = 1\ 880\ g [tex]

Agora, encontrando o rendimento:

  3 760 g ----- 100 %

  1 880 g ----- x %

  [tex] x = \frac{1\ 880\ \cdot\ 100}{3\ 760} = 50 \% [tex]


39
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

O cobre, muito utilizado em fios da rede elétrica e com considerável valor de mercado, pode ser encontrado na natureza na forma de calcocita, Cu₂S (s), de massa molar 159 g/mol. Por meio da reação.

é, possível obtê-lo na forma metálica.

A quantidade de matéria de cobre metálico produzida a partir de uma tonelada de calcocita com 7,95% (m/m) de pureza é

Veja que:

  calcocita, [tex]Cu_{2}S[tex] (s)     Cu (s)

  159 g/mol ------ 2 mols

  1 ton = 1 000 000 g ------- x mol

  [tex] x = \frac{1\ 000\ 000\ \cdot\ 2}{159} = 12\ 578\ 616 ... [tex]

  [tex] x \cong 12\ 578,6\ mols [tex]

Agora, com um rendimento de 7,95% temos:

  12 578,6 mols ----- 100 %

   x mols ------ 7,95 %

  [tex]x = \frac{12\ 578,6\ \cdot 7,95}{100} = 1000 = 1,0 \cdot 10^{3} [tex]


40
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A formação de estalactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio (CaCO₃) é encontrada em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água em CO₂ dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons Ca²⁺ e HCO³⁻. Numa segunda etapa, a solução aquosa desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de CO₂ e a deposição de CaCO₃, de acordo com a equação apresentada.

KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. L.; WEAVER, G. C. Química geral e reações químicas. São Paulo: Cengage Learning, 2010 (adaptado).

Considerando o equilíbrio que ocorre na segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo (a)

 Com o aumento da temperatura favorece a reação endotérmica. Ou seja, desloca a reação para direita aumentado a quantidade de carbonato, [tex]CaCO_{3}[tex].


41
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Em um experimento, foram separados três recipientes A, B e C, contendo 200 mL de líquidos distintos: o recipiente A continha água, com densidade de 1,00 g/mL; o recipiente B, álcool etílico, com densidade de 0,79 g/mL; e o recipiente C, clorofórmio, com densidade de 1,48 g/mL. Em cada um desses recipientes foi adicionada uma pedra de gelo, com densidade próxima a 0,90 g/mL.

No experimento apresentado, observou-se que a pedra de gelo


42
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Os efeitos do exercícios físico na redução de doenças cardiovasculares são bem conhecidos, aumentando, por exemplo, a tolerância a infartos em comparação com indivíduos sedentários. Visando ganho de força, de massa muscular e perda de gordura, verifica-se o uso de anabolizantes por alguns esportistas. Em uma pesquisa com ratos, confirmou-se a melhora da condição cardíaca em resposta ao exercício, mas verificou-se que os efeitos benéficos do exercício físico são prejudicados pelo uso de anabolizantes, como o decanoato de nandrolona, aumentando a área cardíaca afetada pelo infarto.

CHAVES, E. A. et al. Cardioproteção induzida pelo exercício é prejucada pelo tratamento com anabolizante decanoato de nandrolona. Brazilian Journal of Biomotricity, v. n. 3, 2007 (adaptado).

Qual gráfico representa os resultados desse estudo?

Pela a leitura do texto, constatamos que a alternativa correta é "B". Ou seja, sedentário e exercícios com anabolizante aumenta a chance de infarto.


43
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

Fertilizantes químicos mistos, denominados NPK, são utilizados para aumentar a produtividade agrícola, por fornecerem os nutrientes nitrogênio, fósforo e potássio, necessários para o desenvolvimento das plantas. A quantidade de cada nutriente varia de acordo com a finalidade do adubo. Um determinado adubo NPK possui, em sua composição, as seguintes substâncias: nitrato de amônio (NH₄NO₃), ureia (CO(NH₂)₂), nitrato de potássio (KNO₃), fosfato de sódio (Na₃PO₄) e cloreto de potássio (KCl).

A adição do adubo descrito provocou diminuição no pH de um solo. Considerando o caráter ácido/básico das substâncias constituintes desse adubo, a diminuição do pH do solo deve ser atribuída à presença, no adubo, de uma quantidade significativa de

  O pH de soluções de sais: Quando um sal se dissolve na água, sofre hidrolise, o pH resultante pode ser básico, ácido ou neutro, dependendo da natureza do sal:

  Nitrato de amônio ([tex]NH_{4}NO_{3}[tex]): A solução aquosa salina de Nitrato de amônio ([tex]NH_{4}NO_{3}[tex]) possui pH < 7, acompanhe seu processo de obtenção:

[tex]NH_{4}NO_{3} (aq) + H_{2}O (l) ↔ \underbrace{NH_{4}OH (aq)}_{base\ fraca} + \underbrace{HNO_{3} (aq)}_{ácido\ forte} [tex]

  Logo, o nitrato de amônio satisfaz o problema.


44
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A eutrofização é um dos fenômenos responsáveis pela mortalidade de parte das espécies aquáticas e, em regiões próximas a centros urbanos, pela perda da qualidade de vida da população. Um exemplo é a lagoa da Pampulha, um dos mais conhecidos pontos turísticos da capital de Minas Gerais, onde as atividades de pesca e nado não são mais permitidas.

Para evitar a ocorrência desse fenômeno em lagos deve-se

  Como a eutrofização de ecossistemas é um enriquecimento da água por nutrientes, o que provoca um grande crescimento bacteriano e, por fim, pode promover escassez de oxigênio.

  Portanto, para evitar a ocorrência desse fenômeno em lagos deve-se diminuir o teor de nutrientes despejados nas águas.


45
(ENEM 2014 - 2ª Aplicação).

A escolha de uma determinada substância para ser utilizada como combustível passa pela análise da poluição que ela causa ao ambiente e pela quantidade de energia liberada em sua combustão completa. O quadro apresenta a entalpia de combustão de algumas substâncias. As massas molares dos elementos H, C e O são, respectivamente, iguais a 1 g/mol, 12 g/mol e 16 g/mol.

Levando-se em conta somente o aspecto energético, a substância mais eficiente para o obtenção de energia, na combustão de 1 kg de combustível, é o

• Acetileno:

  26 g/mol ------- – 1 298 kj/mol

  1000 g -------- x

  [tex] x = \frac{1000\ \cdot\ (- 1298)}{26} \cong 49\ 923\ kj/mol [tex]

• Etano:

  30 g/mol -------- – 1 558 kj/mol

  1000 g ------- x

  [tex] x = \frac{1000\ \cdot\ (- 1558)}{30} \cong 51\ 933,33\ kj/mol [tex]

• Etanol:

  46 g/mol -------- – 1 366 kj/mol

  1000 g -------- x

  [tex] x = \frac{1000\ \cdot\ (- 1366)}{46} \cong 29\ 695,6\ kj/mol [tex]

• Hidrogênio:

  2 g/mol ------- – 242 kj/mol

  1000 g ------- x

  [tex] x = \frac{1000\ \cdot\ (- 242)}{2} \cong 121\ 000\ kj/mol [tex]

• Metanol:

  32 g/mol ------- – 558 kj/mol

  1000 g ------ x

  [tex] x = \frac{1000\ \cdot\ (- 588)}{32} = 17\ 437,5\ kj/mol [tex]

Logo, o hidrogênio é a substância mais eficiente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário