quarta-feira, 1 de abril de 2020

D1 - Quiz por descritor - Mat - 9° Ano - E.F

Quiz D01: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D01: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D01: Identificar a localização e movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.

01
(PAEBES).

João e Pedro utilizaram uma malha quadriculada para construir um tabuleiro de “jogo da velha”, no qual as linhas são identificadas por letras, e, as colunas, por números. Durante uma partida, Pedro decidiu começar o jogo pela casa destacada em cinza.

Quais são as coordenadas da casa na qual Pedro começou o jogo?

A
B
C
D

Pedro começou o jogo na casa G3.

Logo, opção "D".


02
(SAEPI).

No jogo de xadrez utiliza-se um tabuleiro composto por oito colunas e oito linhas. A figura abaixo, representa um tabuleiro desse jogo, onde as colunas estão classificadas de F a M e as linhas numeradas de 1 a 8.

Qual é a posição da peça do cavalo nesse tabuleiro?

A
B
C
D

A posição do cavalo no tabuleiro é H6.

Logo, opção "C".


03
(SAEGO).

No quarto de Fernando tem uma estante de nichos para carrinhos, onde cada nicho pode ser localizado por uma linha e uma coluna conforme o desenho abaixo.

Arrumando essa estante, Fernando colocou seu carrinho favorito no nicho cuja posição é 2Q.

Qual é o carrinho favorito de Fernando?

A
B
C
D

Logo, opção "A".


04
(CEB).

Veja, abaixo, o mapa de uma parte do bairro onde Pedro mora.

No mapa, Pedro quer localizar a igreja, considerando um número e uma letra.

Qual é a localização da igreja?

A
B
C
D

A localização da igreja é (2, B).

Logo, opção "C".


05
(SIMAVE).

Juca desenhou a planta da casa onde mora. Ela tem dois quartos, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Observe essa planta.

Ao entrar em sua casa pela porta da sala e virar à direita, Juca está indo em direção:

A
B
C
D

Ao entrar em sua casa pela porta da sala e virar à direita, Juca está indo em direção ao quarto 2.

Logo, opção "D".


06
(SPAECE).

A figura abaixo representa o mapa de um bairro, em que cada quadrado representa um quarteirão, cuja distância entre duas esquinas é de 100m.

Uma pessoa saiu da esquina indicada pelo ponto P e percorreu o seguinte percurso:

caminhou 300 metros na direção Sul;

depois caminhou 200 metros na direção Leste;

e, finalmente, caminhou mais 100 metros na direção Sul.

Ao final desse percurso, essa pessoa chegou na esquina indicada pela letra

A
B
C
D

Ao final desse percurso, essa pessoa chegou na esquina indicada pela letra Q.

Logo, opção "A".


07
(Enem 2011).

O medidor de energia elétrica de uma residência, conhecido por “relógio de luz”, é constituído de quatro pequenos relógios, cujos sentidos de rotação estão indicados conforme a figura:

Disponível em: http://www.enersul.com.br. Acesso em: 26 abr. 2010.

A medida é expressa em KWh. O número obtido na leitura é composto por 4 algarismos. Cada posição do número é formada pelo último algarismo ultrapassado pelo ponteiro.

O número obtido pela leitura em kWh, na margem, é:

A
B
C
D

O número obtido pela leitura em kWh, é 2 614.

Logo, opção "A".


08
(PB 2011).

Observe o esquema a seguir:

Qual é o número que está entre Flávio e o número 6.

A
B
C
D

O número 5 está entre Flávio e o número 6.

Logo, opção "D".


09
(SPM 2006).

Os retângulos da figura representam cidades. Os números na figura representam os preços dos bilhetes de comboio entre cidades vizinhas.

O Pedro quer ir da cidade A para a cidade B e usando o trajeto que lhe fica mais barato.

Qual é o menor preço que o Pedro tem de pagar para viajar da cidade A para a cidade B?

A
B
C
D

O menor preço que o Pedro tem de pagar para viajar da cidade A para a cidade B é de 90.

[tex] P = 20 + 10 + 30 + 20 + 10 [tex]

[tex] P = 90 [tex]

Logo, opção "B".


10
(2ª P.D – Seduc-GO 2012).

Observe o croqui da sala de aula a seguir e depois analise as afirmações.

I – Inácio está assentado no centro da sala.

II – Alex, Carlos e Mônica sentam do lado direito do professor.

III – Silma, Rodrigo e Regina sentam do lado esquerdo do professor.

IV – A janela está a direita de Wagner, Deusite e Inácio.

Quais das afirmações estão corretas?

A
B
C
D

    As opções II e IV estão corretas.

    Logo, opção "A".


11
(Supletivo 2012 – MG).

Uma costureira dobrou um tecido retangular ao meio, seguindo a linha pontilhada, conforme mostra a figura 1. Em seguida, riscou com o giz o formato da gola que queria, como visto na figura 2. Finalmente, fez o recorte, deixando a peça conforme indicado na figura 3.

Considerando-se que a dobra que essa costureira fez na figura 1 é representada pela reta r, a figura que indica o modelo da gola feito pela costureira é:

A
B
C
D

    Logo, opção "B".


12
(CEB).

    No mapa abaixo, está representada a distância em quilômetros, entre as localidades A, B, C, D e E.

Quantos quilômetros percorreu um automóvel que vai de A até D passando por B e C?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] Distância: A → B → C → D [tex]

  [tex] Distância: 90 + 153 + 121 [tex]

  [tex] Distância: 364\ km [tex]

Portanto, opção "C".






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