quarta-feira, 1 de abril de 2020

D3 - Quiz por descritor - Mat - 9° Ano - E.F

Quiz D03: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL
D03: MATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTAL

D03: Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.

01
(Telecurso 2000).

Observe a figura de um tripé de câmera fotográfica.

http://images03.olx.com.br/ui/2/08/36/33680236_1.jpg. Acesso em: 3 jul. 2010. (Adaptada)

Pode-se notar que as três pernas do tripé formam um triângulo denominado ABC. Considere que os ângulos dos vértices A e B desse triângulo medem, respectivamente, 40° e 87°.

O valor do ângulo C, em graus, é de

A
B
C
D

A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo,

    [tex] \widehat {A} + \widehat {B} + \widehat {C} = 180°[tex]

    [tex] 40° + 87° + \widehat {C} = 180°[tex]

    [tex] \widehat {C} = 180° - 40° - 87° [tex]

    [tex] \widehat {C} = 180° - 127° [tex]

    [tex] \widehat {C} = 53° [tex]

Portanto, altenativa "A".


02
(SAEPE).

Observe os triângulos abaixo.

Qual desses triângulos é equilátero?

A
B
C
D

   O triângulo equilátero possuem os seus lados e ângulos congruentes (iguais). Portanto, o triângulo III é equilátero.

    Logo, opção "C".


03
(SAEP).

Observe o triângulo EFG abaixo, retângulo em F.

Quanto mede o ângulo x desse triângulo?

A
B
C
D

Observe:

Cálculo do ângulo y.

    [tex] \widehat {y} + 120° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {y} = 180° - 120° [tex]

    [tex] \widehat {y} = 60° [tex]

Agora, encontrar o ângulo x, sabendo que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo,

    [tex] \widehat {F} + \widehat {E} + \widehat {G} = 180°[tex]

    [tex] 90° + \widehat {x} + 60° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 90° - 60° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 150° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 30° [tex]

Portanto, altenativa "A".


04
(SAEP 2013).

Na figura abaixo há dois triângulos semelhantes. As figuras não estão desenhadas em escala.

A medida do lado AB é:

A
B
C
D

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AB}{DE} = \frac{BC}{EF} [tex]

    [tex] \frac{AB}{4,5} = \frac{18}{6} [tex]

    [tex] \frac{AB}{4,5} = 3 [tex]

    [tex] AB = 3 \cdot 4,5 [tex]

    [tex] AB = 13,5\ cm [tex]

Portanto, altenativa "D".


05
(SAEP 2013).

Observe as figuras.

Quanto aos lados das figuras acima podemos afirmar que os triângulos são respectivamente

A
B
C
D

   Por definição, temos:

Triângulo equilátero: lados e ângulos congruentes;

Triângulo isósceles: 2 lados e 2 ângulos congruentes;

Triângulo escaleno: todos lados e ângulos distintos entre si.

   Portanto, opção "A".

   


06
(SAEP 2013).

Maria Sofia desenhou dois triângulos, sendo que o triângulo SRT é uma ampliação do triângulo ABC.

A medida x do lado SR é igual a

A
B
C
D

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AC}{TS} = \frac{AB}{SR} [tex]

    [tex] \frac{4}{12} = \frac{5}{x} [tex]

    [tex] 4x = 12 \cdot 5 [tex]

    [tex] x = \frac{60}{4} [tex]

    [tex] x = 15\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".


07
(Prova Brasil).

Janine desenhou dois triângulos, sendo que o triângulo DEF é uma redução do triângulo ABC.

A medida x do lado DF é igual a:

A
B
C
D

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{AC}{DF} = \frac{AB}{DE} [tex]

    [tex] \frac{12}{x} = \frac{8}{4} [tex]

    [tex] 8x = 12 \cdot 4 [tex]

    [tex] x = \frac{48}{8} [tex]

    [tex] x = 6\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".


08
(CEB).

No pátio de uma escola, a professora de matemática pediu que Júlio, que mede 1,60m de altura, se colocasse em pé, próximo de uma estaca vertical. Em seguida, a professora pediu a seus alunos que medissem a sombra de Júlio e a da estaca. Os alunos encontraram as medidas de 2m e 5m, respectivamente, conforme ilustraram as figuras abaixo.

A altura da estaca média:

A
B
C
D

Utilizando semelhança de triângulos, temos:

    [tex] \frac{x}{1,60} = \frac{5}{2} [tex]

    [tex] 2x = 1,60 \cdot 5 [tex]

    [tex] x = \frac{8}{2} [tex]

    [tex] x = 4\ cm [tex]

Portanto, altenativa "B".


09
(CEB).

    De acordo com o triângulo abaixo, assinale a alternativa correta:

A
B
C
D

Encontrar o ângulo x, sabendo que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180°. Logo,

    [tex] 55° + \widehat {x} + 35° = 180°[tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 55° - 35° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 180° - 90° [tex]

    [tex] \widehat {x} = 90° [tex]

Então, O valor de x é 90° e este é um triângulo retângulo.

Portanto, altenativa "A".


10
(Saerjinho).

As medidas dos ângulos de um triângulo PQR são [tex]\widehat {P} = 40°[tex], [tex]\widehat {Q} = 80°[tex] e [tex]\widehat {R} = 60°[tex].

Uma relação entre os lados [tex]\overline{PQ}[tex], [tex]\overline{QR}[tex] e [tex]\overline{PR}[tex] desse triângulo é

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:

Em um triângulo, o tamanho do lado é proporcional ao ângulo oposto a esse lado. Portanto,

   [tex] 80° > 60° > 40° [tex]

   [tex]\overline{PR} > \overline{PQ} > \overline{QR} [tex]

Portanto, opção "B".


11
(SAEGO-2012 – Adaptado).

Observe o triângulo a seguir:

O nome desse triângulo é:

A
B
C
D

    O triângulo que possui um ângulo maior que 90° é chamado obtusângulo. Portanto, opção "C".


12
Observe a figura:

A classificação do triângulo quanto aos lados e quanto aos ângulos é:

A
B
C
D

    O triângulo que possui todos lados distintos é chamado de triângulo escaleno. E, o que tem um ângulo reto (90°) é chamado de triângulo retângulo.

    Portanto, opção "A".






2 comentários:

  1. BOA NOITE PASSANDO AQUI PRA AGRADECER, ESSA POSTAGEM FEITA POR VC MUITO ME AJUDOU NA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO. OBRIGADO DE CORAÇÃO MESMO E CONTINUI COM ESSE BELO TRABALHO!!!

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