quarta-feira, 2 de junho de 2021

Quiz 11: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 11: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 11: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(IST).

O gráfico a seguir representa a temperatura, em ºC, em função do tempo, em minutos, de aquecimento da água:


Essa função é constente no intervalo de

A
B
C
D
E

A função é constante no intervalo de [tex] [5, 10] \cup [15, 20][tex].


Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(BPW).

O gráfico abaixo representa uma função trigonométrica definida no intervalo [0, 2π].


Essa função é crescente no intervalo

A
B
C
D
E

Essa função é crescente no intervalo de [tex] [0,\ \frac{π}{2}] \cup [\frac{3π}{2},\ 2π] [tex].



Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW). Observe o número irracional a seguir:

[tex] \frac{\sqrt{19}}{2} [tex]

Esse valor está localizado entre os números naturais

A
B
C
D
E

Observe:

   [tex] \frac{\sqrt{19}}{2} = \frac{4,35889...}{2} = 2,1794... [tex]

Desssa forma, o número [tex] \frac{\sqrt{19}}{2} [tex] está entre os números naturais 2 e 3.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

Observe os pontos destacados na reta numérica abaixo. Essa reta está dividida em segmentos de mesma medida.


O valor de [tex]- \frac{13}{4} [tex] está localizado entre quais números naturais?

A
B
C
D
E

Observe que:

   [tex] -\frac{13}{4} = -\ 3,25 [tex]

Desssa forma, o número [tex] - \frac{13}{4} [tex] está entre os números naturais [tex]– 3\ [tex] e [tex]– 4[tex].

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(NOBEL).

Um determinado medicamento deve ser administrado a um doente três vezes ao dia, em doses de 5 mL cada vez, durante 10 dias.

Se cada frasco contém [tex] 100\ cm^{3}[tex] do medicamento, qual o número de frascos necessários?

(Lembre-se: [tex]1\ mL = 1\ cm^{3}[tex]).

A
B
C
D
E

O número de frascos necessários é de:

  [tex] Nº = \frac{5\ mL\ \cdot\ 3\ vezes\ \cdot\ 10\ dias}{100\ mL} [tex]

  [tex] Nº = \frac{150\ mL}{100\ mL} [tex]

  [tex] Nº = 1,5\ frasco [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(NOBEL).

As rodas dianteiras de um trator têm um perímetro de 1,80 m e as traseiras têm 3 m de perímetro.

Enquanto a roda menor dá 90 voltas, quantas voltas dará a roda maior?

A
B
C
D
E

As grandezas "perímetro" e "voltas" são inversamente proporcionais. Logo, a roda maior dará:

  [tex] 1,80\ m\ ---\ 90\ voltas [tex]

  [tex] 3\ m\ ---\ x\ voltas [tex]

  [tex] \frac{1,80}{3} = \frac{90}{x}  \Longrightarrow  \frac{1,80}{3} = \frac{x}{90}[tex]

  [tex] 3x = 1,80 \cdot 90 [tex]

  [tex] x = \frac{162}{3} [tex]

  [tex] x = 54\ voltas [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(SMERJ).

Uma indústria de sucos tem sua produção diária [tex]P[tex], em garrafas, variando com o número de operadores em serviço [tex]x[tex], de acordo com a função [tex]P(x) = x^{2} + 50x + 2\ 000[tex].

Qual será a produção de sucos quando o número de operadores for de 30 pessoas?

A
B
C
D
E

A produção de sucos quando o número de operadores for de 30 pessoas é:

  [tex]P(x) = x^{2} + 50x + 2\ 000[tex]

  [tex]P(30) = 30^{2} + 50 \cdot 30 + 2\ 000[tex]

  [tex]P(30) = 900 + 1\ 500 + 2\ 000[tex]

  [tex]P(30) = 4\ 400\ garrafas[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SMERJ).

Uma bola de ping-pong é largada do alto de um edifício e cai em direção ao solo. Sua altura [tex]h[tex] em relação ao solo, [tex]t[tex] segundos após o lançamento, é dada pela expressão [tex]h = –5t^{2} + 125[tex].

Após quantos segundos do lançamento a bola atingirá o solo?

A
B
C
D
E

Quando a bola atingir o solo a sua altura será nula (zero). Logo, a bola atingirá o solo depois de:

  [tex]h =\ –5t^{2} + 125[tex]

  [tex]0 =\ –5t^{2} + 125[tex]

  [tex] 5t^{2} = 125[tex]

  [tex] t^{2} = \frac{125}{5} = 25[tex]

  [tex] t = \sqrt{25} = 5\ segundos[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(Simave/Proeb).

Veja a seguir a apresentação de dados sobre sons.

SONS
Nível sonoro
(Db)
Impressão subjectiva
140Destruição do ouvido
130Limite suportável de dor
120Ruído suportável
momentaneamente
110
100Ruído muito
inconvenientes
90
80Ruído suportável
mais intenso
70
60Ruídos correntes
50
40Calma
30Silêncio
20Silêncio anormal
10
0

Fonte: Gabinete de Avaliação Educacional – MEC. Disponível em: http://www.gave.min-edu .pt/np3content/?newsId=111& fileName=ruido_de _um_martelo.pdf. Acesso em 18 jun. 2011.

As impressões que um indivíduo tem ao ouvir sons de intensidades 25 Db e 118 Db são, respectivamente,

A
B
C
D
E

As impressões que um indivíduo tem ao ouvir sons de intensidade:

  25 Db = silêncio

  118 Db = ruído suportável momentaneamente

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(Simave/Proeb).

A tabela a seguir expõe os valores calóricos de alguns alimentos. Veja:

AlimentoQuantidade Calorias
Almôndega
de peru
1 unid. (25 g)46
Bacon fatiado1 fatia (10 g)54
Filé mignon1 fatia (100 g)140
Fígado de
boi frito
1 fatia (100 g)210
Moela de
galinha
1 porção (100 g)78
Peito de frango
sem pele
1 filé (100 g)100
Picanha1 fatia (100 g)287
Salsicha
Hot Dog
1 unid. (50 g)115

Fonte: Disponível em: http://www.faac.unesp.br /pesquisa/nos/bom_apetite/ tabelas/cal_ali.htm. Acesso em 17 jun. 2011.

O valor calórico total de 1 unidade de almôndega de peru e 1 fatia de bacon corresponde ao de:

A
B
C
D
E

O valor calórico total de 1 unidade de almôndega de peru e 1 fatia de bacon é::

  [tex] = 46 + 54 = 100\ calorias [tex]

Então, de acordo com a tabela, tem o mesmo valor calórico de 1 filé de peito de frango sem pele.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

Na minha cidade, foi feita uma pesquisa sobre o meio de transporte utilizado pelos alunos para chegarem à escola. Responderam à essa pergunta 800 alunos.

42% responderam que vão de carro,

25% responderam que vão de moto,

e o restante de ônibus.

Quantos alunos vão de ônibus para a escola?

A
B
C
D
E

Primeiro encontrar o percentual de alunos que vão de ônibus para a escola:

 [tex] = 100 \%\ - (42 \%\ + 25 \%) [tex]

 [tex] = 100 \%\ - 67 \% [tex]

 [tex] = 33 \% [tex]

Logo:

 [tex] 800\ alunos\ ---\ 100 \% [tex]

  [tex] x\ alunos\ ---\ 33 \% [tex]

  [tex] 100x = 800 \cdot 33 [tex]

  [tex] x = \frac{\color{Red}{800}\ \cdot\ 33}{\color{Red}{100}} [tex]

  [tex] x = 8 \cdot 33[tex]

  [tex] x = 264\ alunos[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

Uma loja lança uma promoção de 10% no preço dos seus produtos.

Se uma mercadoria custa R$ 120,00, quanto à mercadoria passará a custar?

A
B
C
D
E

Como a promoção é de 10%. Logo: 100% – 10% = 90%. Então, a mercadoria passará a custar:

  [tex] = R \$\ 120 \cdot 90 \% [tex]

  [tex] = R \$\ 120 \cdot \frac{90}{100} [tex]

  [tex] = R \$\ 120 \cdot 0,9 [tex]

  [tex] = R \$\ 108,00 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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