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terça-feira, 1 de junho de 2021

Quiz 08: MAT. 1ª Série (Ens. Médio)

Quiz 08: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio
Quiz 08: MATEMÁTICA - 1ª Série - Ensino Médio

01
(IF).

Um garoto ao lançar uma pedra para cima, observou que sua trajetória era dada pela função h(x) = -x^{2} + 4x + 20, onde h é a altura em metros e x o tempo em segundos.

(Se necessário, utilize: y_{(vértice)} = \frac{- Δ}{4a}).

Qual será altura máxima que esta pedra conseguiu atingir?

A
B
C
D
E

A altura máxima atingida pela pedra será o valor do y_{(vértice)} = \frac{- Δ}{4a}. Então:

Δ = b^{2}\ -\ 4ac

Δ = 4^{2}\ -\ 4 \cdot (-1) \cdot 20

Δ = 16\ +\ 80 = 96

Portanto:

y_{(vértice)} = \frac{- Δ}{4a} = \frac{-\ 96}{4\ \cdot\ (-1)} = \frac{-\ 96}{-\ 4} = 24\ m

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(IF).

Numa sapataria, o custo diário da produção de x sapatos é dado por P(x) = x^{2}\ -\ 40x + 410, onde P é a produção de sapatos e x o valor em reais.

(Se necessário, utilize: x_{(vértice)} = \frac{- b}{2a}).

O dono da sapataria quer saber qual é o custo mínimo da produção diária?

A
B
C
D
E

Primeiro encontrar o valor do x_{(vértice)} que corresponde ao custo mínimo.

x_{(vértice)} = \frac{- b}{2a}

x_{(vértice)} = \frac{- (-\ 40)}{2\ \cdot\ 1}

x_{(vértice)} = \frac{40}{2} = 20

O custo mínimo é:

P(x) = x^{2}\ -\ 40x + 410

P(20) = 20^{2}\ -\ 40 \cdot 20 + 410

P(20) = 400\ -\ 800 + 410

P(20) = -\ 400 + 410

P(20) = R \$\ 10,00

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW). Observe o gráfico a seguir:

Quantas são as raízes desta função?

A
B
C
D
E

A raiz de uma função é o valor que o gráfico intercepta o eixo x. Logo:


Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

Um produto tem preço de 250 reais à vista. A prazo, em 5 parcelas mensais iguais, seu preço sofre acréscimo de 18%.

Qual é o valor de cada parcela?

A
B
C
D
E

Primeiro encontrar o valor com acréscimo de 18%. Logo, 100% + 18% = 118%.

   = 250 \cdot 118 \%

   = \color{Red}{\underline{250}} \cdot \frac{118}{\color{Red}{\underline{100}}}

   = 2,5 \cdot 118

   = R \$\ 295,00

Agora, encontrar o valor de cada parcela:

   = \frac{R \$\ 295,00}{5}

   = R \$\ 59,00

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW).

Uma mercadoria é vendida na seguinte condição de pagamento:

20% de entrada e o restante em 5 prestações iguais de R$ 54,00.

À vista concede-se desconto de 6%.

Qual é seu preço à vista?

A
B
C
D
E

Encontrar o valor das 5 prestações que corresponde a 80% da mercadoria.

   = 5 \cdot R \$\ 54,00 = R \$\ 270,00

Descobrir o preço total (100%) da mercadoria:

270\ .....\ 80 \%

x\ .....\ 100 \%

80x = 270 \cdot 100

x = 270\ \cdot\ \frac{\color{Red}{\underline{100}}}{\color{Red}{\underline{80}}}

x = 270 \cdot 1,25

x = R \$\ 337,50

Agora, conceder o desconto de 6% pela compra à vista. Ou seja, 100% – 6% = 94% = 0,94.

= 337,50 \cdot 0,94

= R \$\ 317,25

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(UEPA).

Um pequeno comerciante investiu R$ 1 000,00 na produção de bandeiras do seu time favorito, para venda em um estádio de futebol.

Foram vendidas x bandeiras ao preço de R$ 15,00 cada uma.

Então o lucro L(x) obtido na venda de x bandeiras é dado por:

A
B
C
D
E

A expressão que calcula o lucro é:

Lucro\ bruto = receita\ total\ –\ custos

L(x) = 15x\ –\ 1\ 000

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(Enem- adaptado).

Os congestionamentos de trânsito constituem um problema que aflige, todos os dias, milhares de motoristas brasileiros. O gráfico ilustra a situação, representando, ao longo de um intervalo definido de tempo, a variação da velocidade de um veículo durante um congestionamento.


Quantos minutos o veículo permaneceu imóvel ao longo do intervalo total analisado?

A
B
C
D
E

O intervalo de tempo que o veículo ficou imóvel (parado) foi de:

= (7\ -\ 4) + (14\ -\ 12)

= 3 + 2

= 5\ minutos

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(CODAP).

Os sistemas de cobrança dos serviços de internet móvel por duas empresas A e B são distintos.

A empresa A cobra uma quantia fixa de R$ 5,45 pela habilitação mensal do serviço e mais R$ 2,05 por dia que a pessoa utilizar o serviço no mês.

A empresa B cobra R$ 8,60 pela habilitação mensal e R$ 1,90 por dia utilizado no mês.

Uma pessoa resolveu testar esses serviços e adquiriu o plano pelas duas empresas, utilizando-o por 20 dias no mês.

A diferença entre o valor pago para cada empresa foi de

A
B
C
D
E

Para a empresa A:

A(x) = P(fixo) + P(variável)

A(x) = 5,45 + 2,05x

A(x) = 5,45 + \underbrace{2,05 \cdot 20}

A(x) = 5,45 + 41

A(x) = R \$\ 46,45

Para a empresa B:

B(x) = P(fixo) + P(variável)

B(x) = 8,60 + 1,90x

B(x) = 8,60 + \underbrace{1,90 \cdot 20}

B(x) = 8,60 + 38

B(x) = R \$\ 46,60

Portanto, a diferença entre o valor pago para cada empresa foi de:

= B(x)\ -\ A(x)

= R \$\ 46,60\ -\ R \$\ 46,45

= R \$\ 0,15

Portanto, alternativa "E".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(CODAP).

Uma organização não governamental (ONG) possui estoque de alimentos suficiente para servir refeições para uma população de 750 moradores de rua durante 25 dias.

Devido a um desastre natural, mais 500 pessoas necessitam de ajuda para se alimentar.

Se a quantidade de alimento permanecer a mesma, esse estoque durará por

A
B
C
D
E

Com o "aumento" dos moradores de rua, a mesma quantidade de alimentos vai atender "menos" dias. Logo, as grandezas são inversamente proporcionais. Portanto:

      750\ moradores\ ....\ 25\ dias

(750 + 500)\ moradores\ ....\ x\ dias

   \frac{750}{1\ 250} = \frac{25}{x}  \Longrightarrow  \frac{750}{1\ 250} = \frac{x}{25}

1\ 250x = 750 \cdot 25

x = \frac{750\ \cdot\ 25}{1\ 250}

x = \frac{18\ 750}{1\ 250}

x = 15\ dias

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(PUC-SP).

Dos 15 000 candidatos que inscreveram-se na PUC, foram aprovados 9 600.

Qual a porcentagem de reprovação?

A
B
C
D
E

Primeiro vamos encontrar a quantidade de candidatos que reprovaram:

= 15\ 000\ -\ 9\ 600 = 5\ 400

As grandezas "candidatos" e "percentual" são diretamente proporcionais.

Agora, encontrar o valor percentual de reprovação.

    15\ 000\ candidatos\ ....\ 100 \%

    5\ 400\ candidatos\ ....\ x \%

   \frac{15\ 000}{5\ 400} = \frac{100}{x}

   15\ 000x = 5\ 400 \cdot 100

   x = \frac{5\ 400\ \cdot\ 100}{15\ 000}

   x = \frac{540\ \color{Red}{\underline{000}}}{15\ \color{Red}{\underline{000}}} = \frac{540}{15} = 36 \%

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(Vunesp).

A figura a seguir representa um trecho da reta numérica em que estão destacados os números racionais 0, x, y e 1.


Analise as quatro afirmações seguintes a respeito desses números

I) x \cdot y < x

II) \frac{1}{y} > \frac{1}{x}

III) \frac{x}{y} > 1

IV) \frac{x}{y} < x

As únicas duas afirmações corretas são

A
B
C
D
E

Vamos considerar x = 0,3  e  y = 0,6, ou seja, y > x. Agora, analisar cada afirmação:

I)x \cdot y < x

    0,3 \cdot 0,6 < 0,3

   0,15 < 0,3   (Verdadeiro)

II)\frac{1}{y} > \frac{1}{x}

    \frac{1}{0,6} > \frac{1}{0,3}

   1,666... > 3,333..   (Falso)

III)\frac{x}{y} > 1

    \frac{0,6}{0,3} > 1

   2 > 1   (Verdadeiro)

IV)\frac{x}{y} < x

    \frac{0,3}{0,6} < 0,3

   0,5 < 0,3   (Falso)

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW). Observe a reta numérica a seguir:

Considerando que os espaços tem a mesma medida. Qual alternativa melhor representa a posição do número \frac{ \sqrt[3]{27} }{2}?

A
B
C
D
E

O valor do número é:

   \frac{\sqrt[3]{27} }{2} = \frac{3}{2} = 1,5

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Quarta-feira, 02 de Abril de 2025 
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