domingo, 29 de março de 2020

D29 - Quiz por descritor - Mat - 3ª série - E.M

Quiz D29: MATEMÁTICA - ENSINO MÉDIO
D29: MATEMÁTICA - Ensino Médio

D29: Resolver problema que envolva função exponencial.

01
(SEAPE).

Em uma experiência em um laboratório, uma população de ratazanas apresentou um crescimento exponencial por um determinado período. Durante esse tempo, o número de ratazanas podia ser calculado por meio da função [tex] N(t) = 9 \cdot 3^\frac{4t}{300} [tex], onde t é o tempo dado em dias. Ao final desse período, a população de ratazanas era de 27 indivíduos.

Por quanto tempo essa população de ratazanas apresentou esse crescimento exponencial?

A
B
C
D
E

Observe:

    [tex] N(t) = 9 \cdot 3^\frac{4t}{300} [tex]

    [tex] 27 = 9 \cdot 3^\frac{4t}{300} [tex]

    [tex] \frac{27}{9} = 3^\frac{4t}{300} [tex]

    [tex] 3 = 3^\frac{4t}{300} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] 1 = \frac{4t}{300} [tex]

    [tex] 4t = 300 [tex]

    [tex] t = \frac{300}{4} [tex]

    [tex] t = 75\ dias [tex]

Logo, opção C.


02
(CEB).

Em uma pesquisa realizada, constatou-se que a população A de determinada bacté¬ria cresce segundo a expressão [tex]A(t) = 25 \cdot 2^{t} [tex], onde t representa o tempo em horas.

Para atingir uma população de 400 bactérias, será necessário um tempo de:

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] A(t) = 25 \cdot 2^{t} [tex]

    [tex] 400 = 25 \cdot 2^{t} [tex]

    [tex] \frac{400}{25} = 2^{t} [tex]

    [tex] 16 = 2^{t} [tex]

    [tex] 2^{4} = 2^{t} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] t = 4\ horas [tex]

Logo, opção C.


03
(CEB).

Uma maionese mal conservada causou mal-estar nos freqüentadores de um clube. Uma investigação revelou a presença da bactéria salmonela, que se multiplica segundo a lei: [tex]n(t) = 200 \cdot 2^{2t} [tex], em que n(t) é o número de bactérias encontradas na amostra de maionese t horas após o início do almoço.

Quando o número de bactérias era de 3200, tinha passado:

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] n(t) = 200 \cdot 2^{2t} [tex]

    [tex] 3\ 200 = 200 \cdot 2^{2t} [tex]

    [tex] \frac{3\ 200}{200} = 2^{2t} [tex]

    [tex] 16 = 2^{2t} [tex]

    [tex] 2^{4} = 2^{2t} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] 2t = 4 [tex]

    [tex] t = \frac{4}{2} = 2\ horas [tex]

Logo, opção E.


04
(CEB).

O número de bactérias Q em certa cultura é uma função do tempo t e é dado por

[tex] Q(t) = 600 \cdot 3^{2t} [tex]

onde t é medido em horas.

O tempo t para que se tenham 48 600 bactérias é:

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] Q(t) = 600 \cdot 3^{2t} [tex]

    [tex] 48 600 = 600 \cdot 3^{2t} [tex]

    [tex] \frac{48 600}{600} = 3^{2t} [tex]

    [tex] 81 = 3^{2t} [tex]

    [tex] 3^{4} = 3^{2t} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] 2t = 4 [tex]

    [tex] t = \frac{4}{2} = 2\ horas [tex]

Logo, opção B.


05
(SEAPE).

A lei [tex] P(t) = 100 \cdot (0,5)^{t} [tex] representa o percentual de agrotóxico P que age sobre a lavoura ao longo do tempo t, em horas.

Qual é o percentual de agrotóxico que age sobre a lavoura em 2 horas?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] P(t) = 100 \cdot (0,5)^{t} [tex]

    [tex] P(2) = 100 \cdot (0,5)^{2} [tex]

    [tex] P(2) = 100 \cdot 0,25 [tex]

    [tex] P(2) = 25 \%\ [tex]

Logo, opção E.


06
(SAEPE).

A taxa de crescimento populacional de uma determinada cidade é da ordem de 1% ao ano. A função que fornece esse crescimento populacional é dada pela expressão: [tex] P(t) = p_{0} \cdot (1,01)^{t} [tex], onde [tex]P_{0} = 10 000[tex] é a população inicial e t, o tempo em anos.

Adote [tex] 1,01^{20} = 1,22.[tex]

Qual é a população dessa cidade após 20 anos?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] P(t) = p_{0} \cdot (1,01)^{t} [tex]

    [tex] P(20) = 10\ 000 \cdot (1,01)^{20} [tex]

    [tex] P(20) = 10\ 000 \cdot 1,22 [tex]

    [tex] P(20) = 12\ 200 [tex]

Logo, opção C.


07
(SAEPE).

Um determinado elemento químico sofre desintegração com o passar do tempo. Uma vez observada a quantidade inicial [tex] (Q_{0}) [tex], em gramas, desse elemento, é possível calcular a quantidade Q(t), em gramas, ainda existente dessa amostra, após t dias decorridos da observação inicial. Esse cálculo é feito através da função [tex] Q(t) = Q_{0} \cdot (1,5)^{-0,001t} [tex].

Após 1 000 dias da observação inicial de uma amostra de 2 000 gramas, a quantidade ainda existente desse elemento químico será de, aproximadamente,

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] Q(t) = Q_{0} \cdot (1,5)^{-0,001t} [tex]

    [tex] Q(1000) = 2000 \cdot (1,5)^{-0,001 \cdot 1000} [tex]

    [tex] Q(1000) = 2000 \cdot (1,5)^{-1} [tex]

    [tex] Q(1000) = 2000 \cdot \frac{1}{1,5} [tex]

    [tex] Q(1000) = \frac{2\ 000}{1,5} [tex]

    [tex] Q(1000) = 1\ 333,33\ g [tex]

Logo, opção C.


08
(SAEPE).

Estudos indicam que o número N de camarões criados em cativeiro, decorridos x meses, é dado pela fórmula [tex] N(X) = 500 \cdot 2^{0,5x}[tex].

Qual é a quantidade de camarões criados em cativeiro após 10 meses?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] N(X) = 500 \cdot 2^{0,5x} [tex]

    [tex] N(10) = 500 \cdot 2^{0,5 \cdot 10} [tex]

    [tex] N(10) = 500 \cdot 2^{5} [tex]

    [tex] N(10) = 500 \cdot 32 [tex]

    [tex] N(10) = 16\ 000\ camarões [tex]

Logo, opção E.


09
(SAERO).

O crescimento de bactérias em uma cultura obedeceu à função [tex] f(t) = 20 \cdot 2^{t-1}[tex], em que f(t) é o número de bactérias e t, o tempo em horas.

Qual será o tempo necessário para que o número de bactérias seja igual a 20 480?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] f(t) = 20 \cdot 2^{t-1}[tex]

    [tex] 20\ 480 = 20 \cdot 2^{t-1}[tex]

    [tex] \frac{20\ 480}{20} = 2^{t-1} [tex]

    [tex] 1\ 024 = 2^{t-1} [tex]

    [tex] 2^{10} = 2^{t-1} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] t-1 = 10 [tex]

    [tex] t = 10 + 1 = 11\ horas [tex]

Logo, opção D.


10
(APA – Crede-CE).

Em uma determinada região do Nordeste, a área territorial onde acontecem queimadas tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, conforme a lei da função [tex] y = 2^{x} \cdot 300 [tex], em que y representa a área, em metros quadrados, onde acontecem as queimadas e a variável x representa o tempo em anos.

Em quanto tempo a área onde acontecem as queimadas chegará a 1200 m²?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] y = 2^{x} \cdot 300 [tex]

    [tex] 1\ 200 = 2^{x} \cdot 300 [tex]

    [tex] \frac{1\ 200}{300} = 2^{x} [tex]

    [tex] 4 = 2^{x} [tex]

    [tex] 2^{2} = 2^{x} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] x = 2\ anos [tex]

Logo, opção B.


11
(SAERJ).

O administrador de uma fábrica de peças de automóveis utiliza a função [tex] P(t) = 30 \cdot 3^{t+1}[tex] para estimar a quantidade de peças que são produzidas por hora. Nessa função, P(t) corresponde ao número de peças produzidas e t é o tempo em horas.

Qual é o tempo necessário para que sejam fabricadas 2 430 peças?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] P(t) = 30 \cdot 3^{t+1}[tex]

    [tex] 2\ 430 = 30 \cdot 3^{t+1}[tex]

    [tex] \frac{2\ 430}{30} = 3^{t+1} [tex]

    [tex] 81 = 3^{t+1} [tex]

    [tex] 3^{4} = 3^{t+1} [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] t + 1 = 4 [tex]

    [tex] t = 4 - 1 [tex]

    [tex] x = 3\ horas [tex]

Logo, opção B.


12
(PAEBES).

A evolução prevista para uma certa cultura de bactérias é dada por [tex] N(t) = 2 \cdot 3^t [tex], em que N é o número de bactérias, e t é o tempo em anos.

Qual será o tempo necessário para que o número de bactérias seja de 486?

A
B
C
D
E

Observe que:

    [tex] N(t) = 2 \cdot 3^t [tex]

    [tex] 486 = 2 \cdot 3^t [tex]

    [tex] \frac{486}{2} = 3^t [tex]

    [tex] 243 = 3^t [tex]

    [tex] 3^{5} = 3^t [tex]

Igualdade de potências, devemos ter bases e expoentes iguais. Logo:

    [tex] x = 5\ anos [tex]

Logo, opção E.






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