segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 02: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 02: MATEMÁTICA 8° ANO
Quiz 02: MATEMÁTICA 8° ANO

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Ana e paula colecionam figurinhas. Ana tem 255 figurinhas e Paula, 98.

Quantas figurinhas Ana tem a mais que Paula?

A
B
C
D

Observe a resolução:

  [tex] = Figurinhas_{(Ana)} - Figurinhas_{(Paula)} [tex]

  [tex] = 255 - 98 [tex]

  [tex] = 157\ figurinhas [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Na tabela abaixo está representada a quantidade de pães vendidos em uma padaria durante uma semana.

Tipos de Pães Quantidade
Pão de batata200
Pão de
cachorro-quente
150
Pão de sal400
Pão doce250

Qual foi a quantidade total de pães de sal e pães doces vendidos nessa padaria durante essa semana?

A
B
C
D

A quantidade total de pães de sal e pães doces vendidos é:

  [tex] = (pães\ de\ sal)\ +\ (pães\ doces) [tex]

  [tex] = 400\ +\ 250 [tex]

  [tex] = 650\ pães [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe a reta numérica abaixo. Ela está divivida em segmentos de mesma medida.


Qual é o ponto que melhor representa o número -5 nesse reta?

A
B
C
D

Observe a reta numérica a seguir:


Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

O consumo diário de água em uma determinada casa é de 750 litros de um reservatório com capacidade para 1 000 litros de água.

A fração que representa o consumo diário de água nessa casa, em relação à capacidade do reservatório, é

A
B
C
D

Observe a representação fracionária a seguir:

  [tex] \frac{Consumo\ diário}{Capacidade\ total} = \frac{750}{1\ 000} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

João comprou um terreno retangular com 15 metros de largura por 30 metros de comprimento.

Qual a área do terreno comprado por João?

A
B
C
D

Calculando a área do terreno de João.

  [tex] Área = comprimento × largura [tex]

  [tex] Área = 30 × 15 [tex]

  [tex] Área = 450\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe a expressão algébrica no quadro abaixo.

[tex]\frac{x^{2}\ -\ 4x}{x\ +\ 1}[tex]


Qual é o valor numérico dessa expressão para [tex]x = -2[tex]?

A
B
C
D

Substituindo [tex]x = -2[tex] na expressão:

    [tex]= \frac{x^{2}\ -\ 4x}{x\ +\ 1}[tex]

    [tex]= \frac{(-2)^{2}\ -\ 4 \cdot (-2)}{-2\ +\ 1}[tex]

    [tex]= \frac{4\ +\ 8}{-1}[tex]

    [tex]= \frac{12}{-1}[tex]

    [tex]= -12[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Observe abaixo os quadriláteros que Denise desenhou.


Qual desses quadriláteros é um losango?

A
B
C
D

    Trata-se de uma figura geométrica que possui quatro lados iguais e, como consequência, seus lados opostos são paralelos. Um losango é um polígono que possui quatro lados congruentes. Portanto, a figura 3 é um losango.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Uma confecção produziu 400 biquínis. Desses biquínis, 50 estão com defeitos.

Qual é a porcentagem do total de biquínis produzidos que apresentou defeitos?

A
B
C
D

Observe que:

  [tex] \frac{50}{400} = \frac{50\ ÷ 4}{400\ ÷\ 4} = \frac{12,5}{100} = 12,5 \%\ [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

O desenho abaixo representa um cone.


A planificação desse cone é


A
B
C
D

    A planificação de um cone resulta em duas figuras geométricas planas, um círculo e um setor circular.

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Eduardo precisa tomar [tex]\frac{1}{5} [tex] de um xarope por dia.

Qual a porcentagem correspondente à quantidade diária de xarope a ser tomada?

A
B
C
D

Observe:

   [tex]\frac{1}{5} = \frac{1\ ×\ 20}{5\ ×\ 20} = \frac{20}{100} = 20 \%\ [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Em uma cidade do interior de Minas Gerais, o prefeito resolveu reformar a pracinha central, de tal forma que, em seu projeto, ela terá um formato triangular, de lados iguais medindo 36 metros. Nela haverá 3 canteiros, cujos lados terão a metade da medida do lado da pracinha. No centro, será instalada uma academia popular, cujo formato, também triangular, tem a dimensão obtida a partir da metade da medida dos lados dos canteiros. O projeto dessa praça está representado no esquema abaixo.


A região onde será instalada a academia será totalmente cimentada para comportar os aparelhos. A medida, em metros, do perímetro da região onde será instalada a academia popular é

A
B
C
D

Observe a resolução a seguir:


    [tex] Perímetro = 9 + 9 + 9 = 27\ m [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Em uma gincana de Matemática, a professora dividiu a turma em grupos, sendo que cada um recebeu cinco fichas contendo os números inteiros indicados abaixo. Para ganhar um ponto, o grupo deveria acertar a soma dos números impressos nessas fichas.

242

-347

-565

198

315




O grupo que ganhou um ponto apresentou o resultado

A
B
C
D

O grupo que ganhou fez:

  [tex] = 242 - 347 - 565 + 198 + 135 [tex]

  [tex] = -\ 157 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)




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