segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 04: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 04: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 04: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(BPW).

Observe a expressão numérica a seguir

[tex] R = (2^{3} + 4^{3}) : 2[tex]

O valor de R é:

A
B
C
D

O valor de R é:

    [tex] R = (2^{3} + 4^{3}) : 2[tex]

    [tex] R = (2 \cdot 2 \cdot 2\ +\ 4 \cdot 4 \cdot 4) : 2[tex]

    [tex] R = (8 + 64) : 2[tex]

    [tex] R = 72 : 2[tex]

    [tex] R = 36[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

Num trapézio ABCD, os lados paralelos são AB e CD, e o lado AD é perpendicular aos lados paralelos.

Se os lados paralelos medem 20 cm e 16 cm, e se a área é 216 cm², quanto mede o lado AD?

A
B
C
D

O lado AD mede:


   [tex] Área = \frac{(B\ +\ b)\ \cdot\ h}{2} [tex]

   [tex] 216 = \frac{(20\ +\ 16)\ \cdot\ h}{2} [tex]

   [tex] 216 \cdot 2 = 36\ \cdot\ h [tex]

   [tex] \frac{432}{36} = h [tex]

   [tex]h = 12\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] 5 : 3 : \frac{7}{8} [tex]

O valor dessa expressão numérica é:

A
B
C
D

O valor da expressão numérica é:

    [tex]= \frac{5}{3} : \frac{7}{8} [tex]

    [tex]= \frac{5}{3} × \frac{8}{7} [tex]

    [tex]= \frac{5\ ×\ 8}{3\ ×\ 7} [tex]

    [tex]= \frac{40}{21} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM).

Uma aeronave partiu de uma cidade situada 600 metros acima do nível do mar, com tempo estável e temperatura de 28ºC.

Ao atingir a altitude máxima, de 3300 metros acima do nível do mar, o piloto avisou que a temperatura externa era de –40ºC.

Da saída da cidade ao momento que aeronave atingiu a altura máxima, quanto VARIOU a altitude da aeronave e a temperatura externa?

A
B
C
D

• Variação da altitude a aeronave:

    [tex]Δh = 3\ 300\ -\ 600m = 2\ 700m [tex]

• Variação da temperatura:

    [tex] ΔT = -40ºC\ -\ 28ºC = - 68ºC [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-AM).

O técnico de um time de futebol de salão apresentou aos jogadores uma tabela, que indica posição do time após seis jogos.

TABELA DE GOLS FEITOS E SOFRIDOS
1º Jogo+ 3– 4
2º Jogo+ 2– 2
3º Jogo+ 2– 3
4º Jogo+ 2– 1
5º Jogo+ 10
6º Jogo+ 1– 2

Sabendo que o técnico tem por hábito colocar + para gols feitos e – para gols sofridos.

Calcule quantos jogos esse time ganhou e perdeu, e também, o saldo de gols após cinco jogos?

A
B
C
D

Esse time ganhou 2 duas partidas (jogo 4 e 5) e perdeu 3 partidas (jogo 1, 3 e 6).

Agora, o salto de gols após os cinco primeiros jogos foi de:

  [tex] Saldo = (+ 3 + 2 + 2 + 2 + 1) + (-4 - 2 - 3 - 1 + 0) [tex]

  [tex] Saldo = (+ 10) + (- 10) [tex]

  [tex] Saldo = 0 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-AM).

Para se desfazer de um estoque de brinquedos, uma loja decidiu reduzir em 10% o preço dos brinquedos, que era de R$ 20,00.

Com isso não foi suficiente para atrair compradores, a loja baixou o preço em mais 15%.

Do preço inicial para o preço final, qual foi a redução percentual concedida?

A
B
C
D

Como a loja deu um desconto de 10% no primeiro desconto. Então:

    [tex]= 100 \%\ -\ 10 \% = 90 \% = 0,90 [tex]

Agora, para o segundo desconto de 15%.

    [tex]= 100 \%\ -\ 15 \% = 85 \% = 0,85 [tex]

Do preço inicial para o preço final, a redução percentual concedida foi de:

    [tex]= 0,90 \cdot 0,85 = 0,235 × 100 = 23,5 \% [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUC-AM).

Uma aeronave, com velocidade de 900km/h, leva 3 horas e 20 minutos para ir de Manaus a Brasília.

Se a mesma aeronave voasse a 750km/h, em quanto tempo faria a mesma viagem?

A
B
C
D

Com a redução da velocidade vai aumentar o tempo para cumprir a viagem no mesmo intervalo de tempo. Então, as grandezas "velocidade" e "tempo" são inversamente proporcionais. Temos que:

  [tex]3h:20min = (3 + \frac{20}{60})h = (\frac{9}{3} + \frac{1}{3})h = \frac{10}{3} h[tex]

Sendo assim:

  [tex] 900\ km/h\ ....\ \frac{10}{3} h [tex]

  [tex] 750\ km/h\ ....\ x [tex]

  [tex] \frac{900}{750} = \frac{x}{\frac{10}{3}} [tex]

  [tex] 750x = \color{Red}{900} \cdot \frac{10}{\color{Red}{3}} [tex]

  [tex] 750x = 300 \cdot 10 [tex]

  [tex] x = \frac{3\ 000}{750} [tex]

  [tex] x = 4\ minutos [tex]

  [tex] x = 4\ × 60s [tex]

  [tex] x = 240s [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Uma montadora de automóveis produz mensalmente 1600 veículos de um certo modelo de carro, se a linha de produção da montadora operar em 8 horas por dia.

Quantos veículos produzira se operar diariamente durante cinco horas?

A
B
C
D

Com a redução da carga horária vai diminuir a produção de carros. Então, as grandezas "quantidade de veículos" e "horas" são diretamente proporcionais. Temos que:

  [tex] 1\ 600\ veículos\ ....\ 8\ h [tex]

  [tex] x\ veículos\ ....\ 5\ h [tex]

  [tex] \frac{1\ 600}{x} = \frac{8}{5} [tex]

  [tex] 8x = 1\ 600 \cdot 5 [tex]

  [tex] x = \frac{\color{Red}{1\ 600}\ \cdot\ 5}{\color{Red}{8}} [tex]

  [tex] x = 200 \cdot 5 [tex]

  [tex] x = 1\ 000\ veículos [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-AM).

A tabela abaixo mostra a produção e as vendas mensais de três montadoras de automóveis.

Montadora Produção de
veículos
Veículos
vendidos
X2 0001 700
Y5 0003 600
Z3 0002 700

Considerando que houve um sucesso de vendas em todas as montadoras.

Determine a porcentagem que representa o numero de veículos vendidos em relação aos veículos produzidos de cada uma das montadoras respectivamente?

A
B
C
D

Calculando as porcentagens:

• Montadora X

 [tex] = \frac{1\ 700}{2\ 000} = 0,85 = 85 \% [tex]

• Montadora Y

 [tex] = \frac{3\ 600}{5\ 000} = 0,72 = 72 \% [tex]

• Montadora Z

 [tex] = \frac{2\ 700}{3\ 000} = 0,90 = 90 \% [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUC-AM).

Na Tabela abaixo estão computados as opiniões 60 estudantes de uma turma sobre o seu rendimento no 2º bimestre na componente curricular Matemática.

Opinião Número de estudantes
entrevistados
Excelente9
Ótimo15
Bom18
Regular12
Ruim3
Insuficiente3
TOTAL60

Qual o percentual de estudantes que consideram seu rendimento ótimo, bom e regular em Matemática?

A
B
C
D

O percentual de estudantes que consideram seu rendimento "ótimo, bom e regular" em Matemática é de:

  [tex] = \frac{ótimo\ +\ bom\ +\ regular}{Total} [tex]

  [tex] = \frac{15\ +\ 18\ +\ 12}{60} [tex]

  [tex] = \frac{45}{60} [tex]

  [tex] = 0,75 = 75 \% [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

Num Notebook, para abrir certo arquivo, o usuário deve digitar 4 sinais (que são: / # | ^) numa certa ordem, sem repeti-los.

Se ele não conhece a ordem e procura acertar a senha por tentativas, qual é o número máximo de tentativas que fará?

A
B
C
D

Como tem 4 símbolos distintos, então, pelo princípio multiplicativo, temos:

    [tex] = 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1 [tex]

    [tex] = 24\ tentativas. [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-AM).

O número "0,000 000 25" escrito em notação científica é:

A
B
C
D

O número "0,000 000 25" escrito em notação científica é:

    [tex]= 0,000\ 000\ 25 [tex]

    [tex]= 0,\underbrace{000\ 000\ 2}_{7\ casas\ decimais}5 [tex]

    [tex]= 2,5 \cdot 10^{-7} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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