(BPW).
Observe a expressão numérica a seguir
[tex] R = (2^{3} + 4^{3}) : 2[tex]
O valor de R é:
O valor de R é:
[tex] R = (2^{3} + 4^{3}) : 2[tex]
[tex] R = (2 \cdot 2 \cdot 2\ +\ 4 \cdot 4 \cdot 4) : 2[tex]
[tex] R = (8 + 64) : 2[tex]
[tex] R = 72 : 2[tex]
[tex] R = 36[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Num trapézio ABCD, os lados paralelos são AB e CD, e o lado AD é perpendicular aos lados paralelos.
Se os lados paralelos medem 20 cm e 16 cm, e se a área é 216 cm², quanto mede o lado AD?
O lado AD mede:
[tex] Área = \frac{(B\ +\ b)\ \cdot\ h}{2} [tex]
[tex] 216 = \frac{(20\ +\ 16)\ \cdot\ h}{2} [tex]
[tex] 216 \cdot 2 = 36\ \cdot\ h [tex]
[tex] \frac{432}{36} = h [tex]
[tex]h = 12\ cm [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] 5 : 3 : \frac{7}{8} [tex]
O valor dessa expressão numérica é:
O valor da expressão numérica é:
[tex]= \frac{5}{3} : \frac{7}{8} [tex]
[tex]= \frac{5}{3} × \frac{8}{7} [tex]
[tex]= \frac{5\ ×\ 8}{3\ ×\ 7} [tex]
[tex]= \frac{40}{21} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma aeronave partiu de uma cidade situada 600 metros acima do nível do mar, com tempo estável e temperatura de 28ºC.
Ao atingir a altitude máxima, de 3300 metros acima do nível do mar, o piloto avisou que a temperatura externa era de –40ºC.
Da saída da cidade ao momento que aeronave atingiu a altura máxima, quanto VARIOU a altitude da aeronave e a temperatura externa?
• Variação da altitude a aeronave:
[tex]Δh = 3\ 300\ -\ 600m = 2\ 700m [tex]
• Variação da temperatura:
[tex] ΔT = -40ºC\ -\ 28ºC = - 68ºC [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
O técnico de um time de futebol de salão apresentou aos jogadores uma tabela, que indica posição do time após seis jogos.
TABELA DE GOLS FEITOS E SOFRIDOS | ||
---|---|---|
1º Jogo | + 3 | – 4 |
2º Jogo | + 2 | – 2 |
3º Jogo | + 2 | – 3 |
4º Jogo | + 2 | – 1 |
5º Jogo | + 1 | 0 |
6º Jogo | + 1 | – 2 |
Sabendo que o técnico tem por hábito colocar + para gols feitos e – para gols sofridos.
Calcule quantos jogos esse time ganhou e perdeu, e também, o saldo de gols após cinco jogos?
Esse time ganhou 2 duas partidas (jogo 4 e 5) e perdeu 3 partidas (jogo 1, 3 e 6).
Agora, o salto de gols após os cinco primeiros jogos foi de:
[tex] Saldo = (+ 3 + 2 + 2 + 2 + 1) + (-4 - 2 - 3 - 1 + 0) [tex]
[tex] Saldo = (+ 10) + (- 10) [tex]
[tex] Saldo = 0 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Para se desfazer de um estoque de brinquedos, uma loja decidiu reduzir em 10% o preço dos brinquedos, que era de R$ 20,00.
Com isso não foi suficiente para atrair compradores, a loja baixou o preço em mais 15%.
Do preço inicial para o preço final, qual foi a redução percentual concedida?
Como a loja deu um desconto de 10% no primeiro desconto. Então:
[tex]= 100 \%\ -\ 10 \% = 90 \% = 0,90 [tex]
Agora, para o segundo desconto de 15%.
[tex]= 100 \%\ -\ 15 \% = 85 \% = 0,85 [tex]
Do preço inicial para o preço final, a redução percentual concedida foi de:
[tex]= 0,90 \cdot 0,85 = 0,235 × 100 = 23,5 \% [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma aeronave, com velocidade de 900km/h, leva 3 horas e 20 minutos para ir de Manaus a Brasília.
Se a mesma aeronave voasse a 750km/h, em quanto tempo faria a mesma viagem?
Com a redução da velocidade vai aumentar o tempo para cumprir a viagem no mesmo intervalo de tempo. Então, as grandezas "velocidade" e "tempo" são inversamente proporcionais. Temos que:
[tex]3h:20min = (3 + \frac{20}{60})h = (\frac{9}{3} + \frac{1}{3})h = \frac{10}{3} h[tex]
Sendo assim:
[tex] 900\ km/h\ ....\ \frac{10}{3} h [tex]
[tex] 750\ km/h\ ....\ x [tex]
[tex] \frac{900}{750} = \frac{x}{\frac{10}{3}} [tex]
[tex] 750x = \color{Red}{900} \cdot \frac{10}{\color{Red}{3}} [tex]
[tex] 750x = 300 \cdot 10 [tex]
[tex] x = \frac{3\ 000}{750} [tex]
[tex] x = 4\ minutos [tex]
[tex] x = 4\ × 60s [tex]
[tex] x = 240s [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma montadora de automóveis produz mensalmente 1600 veículos de um certo modelo de carro, se a linha de produção da montadora operar em 8 horas por dia.
Quantos veículos produzira se operar diariamente durante cinco horas?
Com a redução da carga horária vai diminuir a produção de carros. Então, as grandezas "quantidade de veículos" e "horas" são diretamente proporcionais. Temos que:
[tex] 1\ 600\ veículos\ ....\ 8\ h [tex]
[tex] x\ veículos\ ....\ 5\ h [tex]
[tex] \frac{1\ 600}{x} = \frac{8}{5} [tex]
[tex] 8x = 1\ 600 \cdot 5 [tex]
[tex] x = \frac{\color{Red}{1\ 600}\ \cdot\ 5}{\color{Red}{8}} [tex]
[tex] x = 200 \cdot 5 [tex]
[tex] x = 1\ 000\ veículos [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
A tabela abaixo mostra a produção e as vendas mensais de três montadoras de automóveis.
Montadora | Produção de veículos | Veículos vendidos |
---|---|---|
X | 2 000 | 1 700 |
Y | 5 000 | 3 600 |
Z | 3 000 | 2 700 |
Considerando que houve um sucesso de vendas em todas as montadoras.
Determine a porcentagem que representa o numero de veículos vendidos em relação aos veículos produzidos de cada uma das montadoras respectivamente?
Calculando as porcentagens:
[tex] = \frac{1\ 700}{2\ 000} = 0,85 = 85 \% [tex]
[tex] = \frac{3\ 600}{5\ 000} = 0,72 = 72 \% [tex]
[tex] = \frac{2\ 700}{3\ 000} = 0,90 = 90 \% [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Na Tabela abaixo estão computados as opiniões 60 estudantes de uma turma sobre o seu rendimento no 2º bimestre na componente curricular Matemática.
Opinião | Número de estudantes entrevistados |
---|---|
Excelente | 9 |
Ótimo | 15 |
Bom | 18 |
Regular | 12 |
Ruim | 3 |
Insuficiente | 3 |
TOTAL | 60 |
Qual o percentual de estudantes que consideram seu rendimento ótimo, bom e regular em Matemática?
O percentual de estudantes que consideram seu rendimento "ótimo, bom e regular" em Matemática é de:
[tex] = \frac{ótimo\ +\ bom\ +\ regular}{Total} [tex]
[tex] = \frac{15\ +\ 18\ +\ 12}{60} [tex]
[tex] = \frac{45}{60} [tex]
[tex] = 0,75 = 75 \% [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Num Notebook, para abrir certo arquivo, o usuário deve digitar 4 sinais (que são: / # | ^) numa certa ordem, sem repeti-los.
Se ele não conhece a ordem e procura acertar a senha por tentativas, qual é o número máximo de tentativas que fará?
Como tem 4 símbolos distintos, então, pelo princípio multiplicativo, temos:
[tex] = 4 \cdot 3 \cdot 2 \cdot 1 [tex]
[tex] = 24\ tentativas. [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
O número "0,000 000 25" escrito em notação científica é:
[tex]= 0,000\ 000\ 25 [tex]
[tex]= 0,\underbrace{000\ 000\ 2}_{7\ casas\ decimais}5 [tex]
[tex]= 2,5 \cdot 10^{-7} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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