(SEDUC-AM).
Numa cidade Argentina, a temperatura era de 15°C. Cinco horas depois, o termômetro registrou –7°C.
Na realidade, a variação da temperatura em graus Celsius (°C) foi de
A variação de temperatura foi de:
[tex]= |15 - (-7)| [tex]
[tex]= |15 + 7| [tex]
[tex]= 22ºC [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex](24\ –\ 50) \cdot (-2)^{3} + (6 + 2\ –\ 12)[tex]
O valor da expressão é:
O valor dessa expressão é
[tex]= (\underbrace{24\ –\ 50}) \cdot (\underbrace{-2)^{3}} + (\underbrace{6 + 2\ –\ 12})[tex]
[tex]= (\underbrace{–\ 26) \cdot (-8)} + (–\ 4)[tex]
[tex]= 208 + (–\ 4)[tex]
[tex]= 208\ –\ 4[tex]
[tex]= 204[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a seguinte figura.
Com base nessa ilustração, a parte colorida pode ser representada pela fração
A parte colorida pode ser representada por:
[tex]= \frac{Estrelas\ verdes}{Total\ de\ estrelas} =\frac{7}{12}[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
No dia 30 de março, em Brasília, foi registrada a temperatura mínima de 18º e a temperatura máxima de 38º.
Portanto, a temperatura mínima foi
A fração que corresponde a temperatura mínima é:
[tex]= \frac{Temperatura\ mínima}{Temperatura\ máxima} = \frac{18}{38}[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a figura a seguir:
Em uma peça triangular ABC sabe-se que [tex]\overline{PB}[tex] é a bissetriz do ângulo [tex]A\hat{B}C[tex].
Qual é a medida do ângulo interno [tex]α[tex]?
Veja a figura a seguir:
Como [tex]\overline{PB}[tex] é a bissetriz do ângulo [tex]A\hat{B}C[tex]. Então, o ângulo [tex]A\hat{B}C[tex] vale [tex]35º + 35º = 70°[tex]. E também, sabemos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Dessa forma:
[tex] \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]
[tex] 60º + 70º + α = 180° [tex]
[tex] α = 180°\ -\ 60º\ -\ 70º [tex]
[tex] α = 50°[tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex](x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3[tex]
Sobre a equação essa é verdade que:
Temos que:
[tex](x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3[tex]
[tex]x^{2} + x + 5x + 5 = x^{2} + 6x + 3[tex]
[tex]\color{Red}{\underline{x^{2}}}\ - \color{Red}{\underline{x^{2}}} + \color{blue}{\underline{x + 5x - 6x}} = 3 - 5[tex]
[tex]0 = - 2 (Falso)[tex]
Portanto, essa equação não tem solução.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP). Observe as figuras a seguir:
O lado do quadrado Q mede o triplo do lado do quadrado Q' (medidas em centímetros).
Considere as áreas dos dois quadrados (medidas em centímetros quadrados).
A área de Q é quantas vezes a área de Q'?
Vamos denominar de L o lado do quadrado Q'. Logo, as áreas dos dois quadrados são:
[tex]Área\ (Q') = L^{2} [tex]
e
[tex]Área\ (Q) = L^{2} = (3L)^{2} = 9L^{2} = 9 \cdot Área\ (Q') [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Os ângulos internos de um triângulo medem [tex]2x[tex], [tex]3x[tex] e [tex]5x[tex].
O maior desses ângulos mede
Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:
[tex] \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]
[tex] 2x + 3x + 5x = 180° [tex]
[tex] 10x = 180° [tex]
[tex] x = \frac{180°}{10} = 18º [tex]
Logo, o maior ângulo é:
[tex] = 5x = 5 \cdot 18º = 90º[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe as expressões a seguir:
[tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex] [tex]B = (5\ –\ 3)^{2}[tex]
Então, [tex]A + B[tex] vale:
Observe que:
[tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2} = 25 - 9 = 16[tex]
e
[tex]B = (5\ –\ 3)^{2} = 2^{2} = 4 [tex]
Logo:
[tex]A + B = 16 + 4 = 20 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão a seguir:
[tex] 2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a [tex]
Para [tex]a =\ -1[tex], obtém-se:
O valor da expressão para [tex]a =\ -1[tex] é de:
[tex]= 2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a [tex]
[tex]= 2 \cdot (-1)^{3} - 2\cdot(-1) \cdot[3\cdot(-1) - 5] + (-1)^{2} +3\cdot(-1) [tex]
[tex]= 2 \cdot (-1) + 2 \cdot[-3\ -\ 5] + 1\ -\ 3 [tex]
[tex]= -\ 2 + 2 \cdot[-8]\ -\ 2 [tex]
[tex]= -\ 2\ -\ 16\ -\ 2 [tex]
[tex]= -\ 20 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Na festa junina é comum enfeitar as ruas com bandeirinhas, como na figura seguinte.
Se cada lado na bandeirinha for acrescido em duas unidades, então seu perímetro ficará
Como a bandeirinha tem 5 lados e foi acrescido duas unidades em cada lado. Então, o seu perímetro vai ser acrescido em:
[tex] = 5 \cdot 2 = 10\ unidades. [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Um ciclista parte de uma cidade A, em direção ao norte e depois de percorrer 12 km chega a uma cidade B.
Dali ele gira 90° em direção oeste e percorre 5 km, até chegar à cidade C.
Quantos quilômetros ele irá pedalar na volta, indo direto da cidade C à cidade A?
Observe a figura a seguir:
Aplicando do Teorema de Pitágoras, temos:
[tex](AC)^{2} = (AB)^{2} + (BC)^{2} [tex]
[tex] x^{2} = 12^{2} + 5^{2} [tex]
[tex] x^{2} = 144 + 25 [tex]
[tex] x^{2} = 169 [tex]
[tex] x = \sqrt{169} [tex]
[tex] x = 13\ km [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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