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terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 09: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 09: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-AM).

Numa cidade Argentina, a temperatura era de 15°C. Cinco horas depois, o termômetro registrou –7°C.

Na realidade, a variação da temperatura em graus Celsius (°C) foi de

A
B
C
D

A variação de temperatura foi de:

    = |15 - (-7)|

    = |15 + 7|

    = 22ºC

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:

(24\ –\ 50) \cdot (-2)^{3} + (6 + 2\ –\ 12)

O valor da expressão é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão é

= (\underbrace{24\ –\ 50}) \cdot (\underbrace{-2)^{3}} + (\underbrace{6 + 2\ –\ 12})

= (\underbrace{–\ 26) \cdot (-8)} + (–\ 4)

= 208 + (–\ 4)

= 208\ –\ 4

= 204

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-AM). Observe a seguinte figura.

Com base nessa ilustração, a parte colorida pode ser representada pela fração

A
B
C
D

A parte colorida pode ser representada por:

    = \frac{Estrelas\ verdes}{Total\ de\ estrelas} =\frac{7}{12}

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM).

No dia 30 de março, em Brasília, foi registrada a temperatura mínima de 18º e a temperatura máxima de 38º.

Portanto, a temperatura mínima foi

A
B
C
D

A fração que corresponde a temperatura mínima é:

= \frac{Temperatura\ mínima}{Temperatura\ máxima} = \frac{18}{38}

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW). Observe a figura a seguir:

Em uma peça triangular ABC sabe-se que \overline{PB} é a bissetriz do ângulo A\hat{B}C.

Qual é a medida do ângulo interno α?

A
B
C
D

Veja a figura a seguir:


Como \overline{PB} é a bissetriz do ângulo A\hat{B}C. Então, o ângulo A\hat{B}C vale 35º + 35º = 70°. E também, sabemos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Dessa forma:

    \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180°

    60º + 70º + α = 180°

    α = 180°\ -\ 60º\ -\ 70º

    α = 50°

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:

(x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3

Sobre a equação essa é verdade que:

A
B
C
D

Temos que:

(x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3

x^{2} + x + 5x + 5 = x^{2} + 6x + 3

\color{Red}{\underline{x^{2}}}\ - \color{Red}{\underline{x^{2}}} + \color{blue}{\underline{x + 5x - 6x}} = 3 - 5

0 = - 2    (Falso)

Portanto, essa equação não tem solução.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(SARESP). Observe as figuras a seguir:

O lado do quadrado Q mede o triplo do lado do quadrado Q' (medidas em centímetros).

Considere as áreas dos dois quadrados (medidas em centímetros quadrados).

A área de Q é quantas vezes a área de Q'?

A
B
C
D

Vamos denominar de L o lado do quadrado Q'. Logo, as áreas dos dois quadrados são:

Área\ (Q') = L^{2}

e

Área\ (Q) = L^{2} = (3L)^{2} = 9L^{2} = 9 \cdot Área\ (Q')

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Os ângulos internos de um triângulo medem 2x, 3x e 5x.

O maior desses ângulos mede

A
B
C
D

Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:

    \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180°

    2x + 3x + 5x = 180°

    10x = 180°

    x = \frac{180°}{10} = 18º

Logo, o maior ângulo é:

    = 5x = 5 \cdot 18º = 90º

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW). Observe as expressões a seguir:

A = 5^{2}\ –\ 3^{2}   B = (5\ –\ 3)^{2}

Então, A + B vale:

A
B
C
D

Observe que:

    A = 5^{2}\ –\ 3^{2} = 25 - 9 = 16

e

    B = (5\ –\ 3)^{2} = 2^{2} = 4

Logo:

    A + B = 16 + 4 = 20

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW). Observe a expressão a seguir:

2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a

Para a =\ -1, obtém-se:

A
B
C
D

O valor da expressão para a =\ -1 é de:

= 2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a

= 2 \cdot (-1)^{3} - 2\cdot(-1) \cdot[3\cdot(-1) - 5] + (-1)^{2} +3\cdot(-1)

= 2 \cdot (-1) + 2 \cdot[-3\ -\ 5] + 1\ -\ 3

= -\ 2 + 2 \cdot[-8]\ -\ 2

= -\ 2\ -\ 16\ -\ 2

= -\ 20

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

Na festa junina é comum enfeitar as ruas com bandeirinhas, como na figura seguinte.


Se cada lado na bandeirinha for acrescido em duas unidades, então seu perímetro ficará

A
B
C
D

Como a bandeirinha tem 5 lados e foi acrescido duas unidades em cada lado. Então, o seu perímetro vai ser acrescido em:

    = 5 \cdot 2 = 10\ unidades.

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-AM).

Um ciclista parte de uma cidade A, em direção ao norte e depois de percorrer 12 km chega a uma cidade B.

Dali ele gira 90° em direção oeste e percorre 5 km, até chegar à cidade C.

Quantos quilômetros ele irá pedalar na volta, indo direto da cidade C à cidade A?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Aplicando do Teorema de Pitágoras, temos:

    (AC)^{2} = (AB)^{2} + (BC)^{2}

    x^{2} = 12^{2} + 5^{2}

    x^{2} = 144 + 25

    x^{2} = 169

    x = \sqrt{169}

    x = 13\ km

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
00:00:02
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