terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 09: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 09: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 09: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-AM).

Numa cidade Argentina, a temperatura era de 15°C. Cinco horas depois, o termômetro registrou –7°C.

Na realidade, a variação da temperatura em graus Celsius (°C) foi de

A
B
C
D

A variação de temperatura foi de:

    [tex]= |15 - (-7)| [tex]

    [tex]= |15 + 7| [tex]

    [tex]= 22ºC [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex](24\ –\ 50) \cdot (-2)^{3} + (6 + 2\ –\ 12)[tex]

O valor da expressão é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão é

  [tex]= (\underbrace{24\ –\ 50}) \cdot (\underbrace{-2)^{3}} + (\underbrace{6 + 2\ –\ 12})[tex]

  [tex]= (\underbrace{–\ 26) \cdot (-8)} + (–\ 4)[tex]

  [tex]= 208 + (–\ 4)[tex]

  [tex]= 208\ –\ 4[tex]

  [tex]= 204[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(SEDUC-AM). Observe a seguinte figura.

Com base nessa ilustração, a parte colorida pode ser representada pela fração

A
B
C
D

A parte colorida pode ser representada por:

    [tex]= \frac{Estrelas\ verdes}{Total\ de\ estrelas} =\frac{7}{12}[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM).

No dia 30 de março, em Brasília, foi registrada a temperatura mínima de 18º e a temperatura máxima de 38º.

Portanto, a temperatura mínima foi

A
B
C
D

A fração que corresponde a temperatura mínima é:

  [tex]= \frac{Temperatura\ mínima}{Temperatura\ máxima} = \frac{18}{38}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(BPW). Observe a figura a seguir:

Em uma peça triangular ABC sabe-se que [tex]\overline{PB}[tex] é a bissetriz do ângulo [tex]A\hat{B}C[tex].

Qual é a medida do ângulo interno [tex]α[tex]?

A
B
C
D

Veja a figura a seguir:


Como [tex]\overline{PB}[tex] é a bissetriz do ângulo [tex]A\hat{B}C[tex]. Então, o ângulo [tex]A\hat{B}C[tex] vale [tex]35º + 35º = 70°[tex]. E também, sabemos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Dessa forma:

    [tex] \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]

    [tex] 60º + 70º + α = 180° [tex]

    [tex] α = 180°\ -\ 60º\ -\ 70º [tex]

    [tex] α = 50°[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex](x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3[tex]

Sobre a equação essa é verdade que:

A
B
C
D

Temos que:

  [tex](x + 5) \cdot (x + 1) = x^{2} + 6x + 3[tex]

  [tex]x^{2} + x + 5x + 5 = x^{2} + 6x + 3[tex]

  [tex]\color{Red}{\underline{x^{2}}}\ - \color{Red}{\underline{x^{2}}} + \color{blue}{\underline{x + 5x - 6x}} = 3 - 5[tex]

  [tex]0 = - 2    (Falso)[tex]

Portanto, essa equação não tem solução.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(SARESP). Observe as figuras a seguir:

O lado do quadrado Q mede o triplo do lado do quadrado Q' (medidas em centímetros).

Considere as áreas dos dois quadrados (medidas em centímetros quadrados).

A área de Q é quantas vezes a área de Q'?

A
B
C
D

Vamos denominar de L o lado do quadrado Q'. Logo, as áreas dos dois quadrados são:

  [tex]Área\ (Q') = L^{2} [tex]

e

  [tex]Área\ (Q) = L^{2} = (3L)^{2} = 9L^{2} = 9 \cdot Área\ (Q') [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Os ângulos internos de um triângulo medem [tex]2x[tex], [tex]3x[tex] e [tex]5x[tex].

O maior desses ângulos mede

A
B
C
D

Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:

    [tex] \hat{A} + \hat{B} + \hat{C} = 180° [tex]

    [tex] 2x + 3x + 5x = 180° [tex]

    [tex] 10x = 180° [tex]

    [tex] x = \frac{180°}{10} = 18º [tex]

Logo, o maior ângulo é:

    [tex] = 5x = 5 \cdot 18º = 90º[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(BPW). Observe as expressões a seguir:

[tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2}[tex]   [tex]B = (5\ –\ 3)^{2}[tex]

Então, [tex]A + B[tex] vale:

A
B
C
D

Observe que:

    [tex]A = 5^{2}\ –\ 3^{2} = 25 - 9 = 16[tex]

e

    [tex]B = (5\ –\ 3)^{2} = 2^{2} = 4 [tex]

Logo:

    [tex]A + B = 16 + 4 = 20 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW). Observe a expressão a seguir:

[tex] 2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a [tex]

Para [tex]a =\ -1[tex], obtém-se:

A
B
C
D

O valor da expressão para [tex]a =\ -1[tex] é de:

[tex]= 2a^{3} - 2a (3a - 5) + a^{2} +3a [tex]

[tex]= 2 \cdot (-1)^{3} - 2\cdot(-1) \cdot[3\cdot(-1) - 5] + (-1)^{2} +3\cdot(-1) [tex]

[tex]= 2 \cdot (-1) + 2 \cdot[-3\ -\ 5] + 1\ -\ 3 [tex]

[tex]= -\ 2 + 2 \cdot[-8]\ -\ 2 [tex]

[tex]= -\ 2\ -\ 16\ -\ 2 [tex]

[tex]= -\ 20 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

Na festa junina é comum enfeitar as ruas com bandeirinhas, como na figura seguinte.


Se cada lado na bandeirinha for acrescido em duas unidades, então seu perímetro ficará

A
B
C
D

Como a bandeirinha tem 5 lados e foi acrescido duas unidades em cada lado. Então, o seu perímetro vai ser acrescido em:

    [tex] = 5 \cdot 2 = 10\ unidades. [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-AM).

Um ciclista parte de uma cidade A, em direção ao norte e depois de percorrer 12 km chega a uma cidade B.

Dali ele gira 90° em direção oeste e percorre 5 km, até chegar à cidade C.

Quantos quilômetros ele irá pedalar na volta, indo direto da cidade C à cidade A?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Aplicando do Teorema de Pitágoras, temos:

    [tex](AC)^{2} = (AB)^{2} + (BC)^{2} [tex]

    [tex] x^{2} = 12^{2} + 5^{2} [tex]

    [tex] x^{2} = 144 + 25 [tex]

    [tex] x^{2} = 169 [tex]

    [tex] x = \sqrt{169} [tex]

    [tex] x = 13\ km [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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