Leia e observe as informações do quadro abaixo para responder às questões 01, 02, 03, 04 e 05.
Observe, na imagem abaixo, parte do interior de um mercado municipal, com bancas de diversos produtos.
/img1_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
João é o proprietário da banca de peixes desse mercado, e Antônia é a proprietária da banca de frutas.
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Mariana comprou R$ 3 100,00 de peixe na banca de João. Como ela realizou o pagamento à vista, recebeu um desconto de 3% em relação ao valor total de sua compra.
Qual é o valor que Mariana pagou por essa compra?
Como Mariana recebeu um desconto de 3%, logo: 100% - 3% = 97%.
[tex]= 3\ 100 \cdot 97 \% [tex]
[tex]= 3\ 1\color{Red}{00} \cdot \frac{97}{1\color{Red}{00}} [tex]
[tex]= 31 \cdot 97 [tex]
[tex]= R \$\ 3\ 007,00 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
O mercado tem uma região com quatro bancas de mesma medida. Observe, na imagem abaixo, uma representação da vista superior dessa região, com as quatro bancas, em cinza, e o corredor, em amarelo.
/img2_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
O piso da parte do corredor dessa região será trocado.
Qual é a medida da área, em metro quadrado, desse corredor que terá o piso trocado?
A medida da área do piso do corredor será utilizado a seguinte estratégia: Área total menos a área das quatro bancas. Logo;
[tex]= Área_{(total)} - Área_{(4\ bancas)} [tex]
[tex]= L^{2} - (4 \cdot l^{2}) [tex]
[tex]= 7^{2} - (4 \cdot 2^{2}) [tex]
[tex]= 49 - (4 \cdot 4) [tex]
[tex]= 49 - 16 [tex]
[tex]= 33\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Letícia é cliente da banca de frutas de Antônia e foi até essa banca para fazer compras. Observe, na imagem abaixo, as frutas que estão disponíveis nessa banca.
/img3_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
Letícia irá comprar uma laranja, um mamão dentre os dois tipos disponíveis, uma penca de banana dentre os três tipos disponíveis e uma maçã dentre os dois tipos disponíveis.
No máximo, quantas combinações diferentes de frutas Letícia pode fazer ao realizar sua compra?
Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos:
[tex]P = P_{(laranja)} \cdot P_{(mamão)} \cdot P_{(banana)} \cdot P_{(maçã)} [tex]
[tex]P = 1 \cdot 2 \cdot 3 \cdot 2 [tex]
[tex]P = 12\ combinações [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Na banca de João, o preço de cada quilograma de tilápia é R$ 50,00, e o de salmão é R$ 90,00. Mariana é cliente de João e, em determinado dia, comprou salmão e tilápia, totalizando 50 quilogramas. Ela pagou R$ 3 100,00 por essa compra. O sistema de equações abaixo representa essa situação, em que [tex]s[tex] é a quantidade de salmão, e [tex]t[tex] é a quantidade de tilápia que Mariana comprou.
[tex] \begin{cases} s + t = 50 \\ 90s + 50t = 3\ 100 \end{cases} [tex]
Quantos quilogramas de salmão Mariana comprou nesse dia?
Resolvendo o sistema de equações, temos:
[tex] \begin{cases} s + t = 50 \Longrightarrow t = 50 - s (I)\\ 90s + 50t = 3\ 100 (II) \end{cases} [tex]
Substituindo a equação (I) em (II).
[tex] 90s + 50 \cdot (50 - s) = 3\ 100 [tex]
[tex] 90s + 2\ 500 - 50s = 3\ 100 [tex]
[tex] 40s = 3\ 100 - 2\ 500[tex]
[tex] 40s = 600[tex]
[tex] s = \frac{60\color{Red}{0}}{4\color{Red}{0}} = \frac{60}{4}[tex]
[tex] s = 15 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Para delimitar a região do mercado, uma grade será instalada em todo o seu contorno. Observe, na figura abaixo, uma representação da vista superior da região onde será instalada a grade.
/img4_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
Qual é a quantidade mínima de grade, em metro, que será necessária para delimitar a região do mercado?
A quantidade de grade necessária para delimitar a região será de:
[tex] = 36 + 36 + 12 + 12 [tex]
[tex] = 96\ metros [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe o polígono representado na figura abaixo.
/img5_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
Qual é o nome desse polígono de acordo com o número de lados?
Como esse polígono tem 7 lados. Logo, ele denominado de "Heptágono".
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Pedro pedalou 3 quilômetros até o clube.
Quantos metros Pedro pedalou até esse clube?
sabemos que [tex]1\ km = 1000\ metros[tex]. Logo;
[tex]= 3\ km [tex]
[tex]= 3\ \cdot 1000 [tex]
[tex]= 3\ 000\ metros [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Patrícia comprou 5 pacotes de fitas decorativas, cada um deles contendo 38 fitas decorativas.
Quantas fitas decorativas Patrícia comprou no total?
Como cada pacote tem 38 fitas. Logo, cinco pacotes terá:
[tex]= 5 \cdot 38 [tex]
[tex]= 190\ fitas [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe abaixo a planificação da superfície de um sólido.
/img6_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado em
O sólido geométrico que corresponde a essa planificação está representado pela opção D.
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Para montar um combo em uma lanchonete, um cliente deve escolher 1 entre 6 opções disponíveis de sanduíche e 1 entre 5 opções disponíveis de suco.
No máximo, de quantas formas diferentes um cliente pode montar um combo nessa lanchonete?
A quantidade de combo disponível nessa lanchonete será de:
[tex] = sanduíche\ × sucos[tex]
[tex] = 6\ × 5[tex]
[tex] = 30\ formas\ diferentes[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
A dona de uma pizzaria contratou o serviço de um motoboy para a realização das entregas. A expressão abaixo é utilizada para calcular o valor que será pago ao motoboy por cada entrega. Com a distância total percorrida, em quilômetro, sendo representada por [tex]d[tex].
[tex] 12 + (5,5 \cdot d)[tex]
Qual é o valor, em real, que o motoboy receberá por uma entrega com 6 km de distância total?
Percorrendo 6 km esse motoboy vai receber:
[tex]= 12 + (5,5 \cdot d)[tex]
[tex]= 12 + (5,5 \cdot 6)[tex]
[tex]= 12 + 33[tex]
[tex]= 45,00\ reais[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
(Pacto Nacional da Recomposição da aprendizagem - 2024).
Observe, na imagem abaixo, a tela retangular de um monitor com suas medidas e uma área retangular pintada de cinza, que representa um defeito na tela.
/img11_quiz21_Mat_8ano_EF.png)
A medida da área dessa tela sem o espaço ocupado pelo defeito, em centímetro quadrado, é de
A medida da área dessa tela sem o espaço ocupado pelo defeito (Parte amarela), em centímetro quadrado, é de:
[tex]Área_{(amarela)} = Área_{(total)} - Área_{(cinza)} [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = [(40 + 20) \cdot (10 + 30)] - 20 \cdot 10 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = [60 \cdot 40] - 200 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = 2\ 400 - 200 [tex]
[tex]Área_{(amarela)} = 2\ 200\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles)
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