(BPW).
Observe a reta numérica a seguir:
/img1_quiz16_Mat_8ano_EF.png )
O número \frac{25}{15}, nesse reta numérica, está localizado entre:
Transformando esse número em decimal, temos:
\frac{25}{15} = 25\ ÷\ 15 = 1,666...
Dessa forma, o número \frac{25}{15} está entre 1 e 2.
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:
(-4)^{2} \cdot (-3)^{0} \cdot 5^{1}
O resultado dessa expressão numérica é de:
O resultado dessa expressão numérica é de:
= (-4)^{2} \cdot (-3)^{0} \cdot 5^{1}
= 16 \cdot 1 \cdot 5
= +\ 80
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
• Numa competição um time de saída, ganha sete pontos.
• No jogo seguinte, perde cinco pontos.
• Em seguida, perde mais quatro pontos.
• O time se desestrutura e perde oito pontos seguidos.
• De repente, o time acerta a sua postura e ganha doze pontos.
• Mas numa bobeada da defesa, lá se vão três...
• No último jogo, faz quinze pontos.
O time terminou com
O time terminou com:
= + 7 - 5 - 4 - 8 - 12 - 3 + 15
= \underbrace{+ 7 + 15}\ \underbrace{- 5 - 4 - 8 - 12 - 3}
= + 22 - 32
= -\ 10
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Um estrada estadual de Goiás será recuperada em três etapas.
Na primeira etapa, será recuperado \frac{1}{4} da estrada.
Na segunda etapa, será recuperado \frac{2}{3} da estrada.
A fração que corresponde à terceira etapa é:
A fração que corresponde à terceira etapa é:
= 1ª\ etapa\ +\ 2ª\ etapa\ +\ 3ª\ etapa
= \frac{1}{4} + \frac{2}{3} + \frac{x}{y}
= \frac{1\ ×\ 3}{4\ ×\ 3} + \frac{2\ ×\ 4}{3\ ×\ 4} + \frac{x}{y}
= \frac{3}{12} + \frac{8}{12} + \frac{x}{12}
= \frac{3\ +\ 8\ +\ x}{12}
= \frac{11\ +\ x}{12}
Portanto, a terceira é \frac{1}{12}
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Para igualar o peso de duas sacas de feijão, um vendedor teve de passar 10,4 kg de um deles para o outro.
Isto porque o saco mais pesado tinha mais
Vamos chamar de X e Y o peso da saca de feijão. E que a saca X tem maior peso. Logo:
X = Y + 10,4\ kg
Logo, para igualar os pesos deve-se passar a metade de 10,4. Ou seja, 5,2 kg.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
[PROJETO (CON)SEGUIR].
A tabela mostra a distribuição dos alunos dos 3 turnos de uma escola da nossa rede municipal, de acordo com o sexo.
1º turno | 2º turno | 3º turno | |
---|---|---|---|
Meninas | 135 | 120 | 105 |
Meninos | 120 | 115 | 125 |
Podemos afirmar que
Observe a tabela a seguir:
1º turno | 2º turno | 3º turno | total | |
---|---|---|---|---|
Meninas | 135 | 120 | 105 | 360 |
Meninos | 120 | 115 | 125 | 360 |
TOTAL | 155 | 135 | 230 | 720 |
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). No gráfico, os dados indicam a venda mensal de sucos em um supermercado:
Analise as afirmativas abaixo:
I – o suco mais vendido foi o de caju.
II – foram vendidos 850 litros de suco de uva.
III – o suco de limão foi o menos vendido.
IV – foram vendidos um total de 2150 litros de suco.
São verdadeira(s) as afirmativas:
De acordo com o gráfico, as opções III e IV estão corretas.
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Henrique colheu 100 laranjas em seu quintal.
Deu \frac{2}{5} para seu irmão, \frac{3}{10} para seu primo e ficou com o restante.
No final, quantas laranjas ficou para Henrique?
A quantidade de laranjas que sobrou para Henrique foi:
= 1\ -\ (\frac{2}{5} + \frac{3}{10})
= 1\ -\ (\frac{2\ ×\ 2}{5\ ×\ 2} + \frac{3}{10})
= \frac{10}{10}\ -\ (\frac{4}{10} + \frac{3}{10})
= \frac{10\ -\ (4\ +\ 3)}{10}
= \frac{10\ -\ 7}{10}
= \frac{3}{10}
Dessa forma, temos:
= 100 \cdot \frac{3}{10}
= \frac{300}{10}
= 30\ laranjas
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
[PROJETO (CON)SEGUIR].
O trecho da reta numérica, a seguir, está dividida em segmentos de mesmo comprimento, que serão representados por A, B, C, D, E e F.
/img2_quiz16_Mat_8ano_EF.png )
Os números -0,3; \frac{3}{2}; \frac{15}{7} e 0,05 estão, respectivamente, nos seguintes segmentos:
Descobrir o valor de cada segmento desta reta numérica:
= \frac{Intervalo}{Nº\ de\ segmentos}
= \frac{|2,5\ -\ (-\ 1,1)|}{6}
= \frac{|3,6|}{6}
= 0,6
/img3_quiz16_Mat_8ano_EF.png )
Logo:
-\ 0,3 \Longrightarrow B
\frac{3}{2} = 1,5 \Longrightarrow E
\frac{15}{7} \cong 2,1 \Longrightarrow F
0,05 \Longrightarrow B
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Um caminhão está carregado de caixas de garrafas de água mineral, contendo 24 garrafas em cada uma.
As caixas, todas de mesmo tamanho, formam uma pilha com a forma de um bloco retangular.
São 7 caixas no comprimento, 4 caixas na largura e 8 na altura.
/img4_quiz16_Mat_8ano_EF.png )
Qual o total de garrafas de água mineral transportado por esse caminhão?
O total de garrafas de água mineral transportado por esse caminhão é:
Volume = comprimento × largura × altura
Volume = 7\ caixas × 4\ caixas × 8\ caixas
Volume = 224\ caixas
Como cada caixa tem 24 garrafas. Logo:
= 224 × 24
= 5\ 376\ garrafas
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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