Loading web-font TeX/Math/Italic

quinta-feira, 4 de março de 2021

QUIZ 15: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 15: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 15: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(ANGUERA).

Certo refrigerante é vendido por R$ 0,90 em latas de 350 mL, e por R$ 1,90 em garrafas de 2L.

Estabelecendo uma comparação, para o consumidor podemos afirmar que:

A
B
C
D

Observe que:

• Latas de 350 mL

    \frac{R \$\ 0,90}{350\ mL} = \frac{R \$\ 0,90}{0,350\ L} = R \$\ 2,57\ o\ Litro

• Garrafas de 2 L

    \frac{R \$\ 1,90}{2\ L} = R \$\ 0,95\ o\ Litro

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(ANGUERA).

Em um terreno com 1.260 m² de área total, foram construídas três casas de mesmo tamanho e um espaço de área de lazer de 720 m².

Qual a área de cada casa?

A
B
C
D

A área de cada casa é:

Área(casa) = \frac{Área(total)\ -\ Área(lazer)}{3}

Área(casa) = \frac{1\ 260\ -\ 720}{3}

Área(casa) = \frac{540}{3}

Área(casa) = 180\ m^{2}

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW).

O gráfico a seguir mostra o resultado da venda de celulares pela empresa Xcel no ano passado.


Qual o total de celulares vendidos pela empresa Xcel no ano passado?

A
B
C
D

O total de celulares vendidos pela empresa Xcel no ano passado foi:

= 2500 + 2000 + 1000 + 500

= R \$\ 6\ 000

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(ANGUERA).

Jorge tinha, em sua carteira, duas notas de R$ 100,00; três notas de R$ 50,00 e oito moedas de R$ 0,25. Numa compra efetuada em um Mercado, ele gastou metade desta quantia.

Quanto lhe restou?

A
B
C
D

Jorge tinha na carteira:

    = 2 \cdot 100 + 3 \cdot 50 + 8 \cdot 0,25

    = 200 + 150 + 2

    = R \$\ 352,00

Como Jorge gastou a metade. Então, sobrou:

    = \frac{ R \$\ 352,00 }{2}

    = R \$\ 176,00

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(ANGUERA).

Observe a figura a seguir:


Assinale o número racional que representa a parte pintada, em relação ao todo da figura.

A
B
C
D

Observe que:

    = \frac{Parte\ pintada}{Total}

    = \frac{40}{100} = 40\ ÷\ 100 = 0,4

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:

\frac{1}{4} + \frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2}

O dobro do resultado desta expressão numérica é:

A
B
C
D

O dobro do resultado desta expressão numérica é:

    = 2 × (\frac{1}{4} + \underbrace{\frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2} })

    = 2 × (\frac{1}{4} + \frac{3}{8})

    = 2 × (\frac{1\ ×\ 2}{4\ ×\ 2} + \frac{3}{8})

    = 2 × (\frac{2}{8} + \frac{3}{8})

    = 2 × (\frac{2\ +\ 3}{8})

    = 2 × \frac{5}{8}

    = \frac{10}{8} = \frac{10\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{5}{4}

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(OBM).

A figura a seguir é composta por quadrados. A área do pequeno quadrado vermelho é 1 cm².


Qual é a área do quadrado maior ABCD?

A
B
C
D

Pelo enunciado, temos que a área de cada quadradinho vale 1 cm². Logo, a área do quadrado maior ABCD é:


    Área = 3 × 36\ cm^{2} + 4 × 9\ cm^{2}

    Área = 108\ cm^{2} + 36\ cm^{2}

    Área = 144\ cm^{2}

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(Cesgranrio-RJ). Observe a expressão numérica a seguir:

0,333...\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\frac{2}{3} + 2)

O valor dessa expressão numérica é de:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é de:

= \underbrace{0,333...}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\frac{2}{3} \underbrace{+ 2})

= \frac{1}{3}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\underbrace{\frac{2}{3} + \frac{6}{3}})

= \frac{1}{3}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ \frac{8}{3}

= \frac{1\ ×\ 2}{3\ ×\ 2}\ +\ \frac{7\ ×\ 3}{2\ ×\ 3}\ -\ \frac{8\ ×\ 2}{3\ ×\ 2}

= \frac{2}{6}\ +\ \frac{21}{6}\ -\ \frac{16}{6}

= \frac{2\ +\ 21\ -\ 16}{6}

= \frac{7}{6}

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEED–PR).

A sala de aula da professora Marilene tem 40 alunos. Determinado dia faltaram 10 alunos.

Qual a porcentagem de alunos presentes neste dia?

A
B
C
D

Como a sala de aula tem 40 alunos e neste dia faltaram 10. Então, o total de alunos presentes são: 40 – 10 = 30 alunos. Portanto:

40\ alunos\ ....\ 100\ \%

30\ alunos\ ....\ x\ \%

40x = 30\ \cdot 100

x = \frac{3\ 000}{40}

x = 75\ \%

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(BPW).

Sabe-se que a gasolina brasileira tem uma tolerância máxima de 27% de álcool em seu composto.

Qual quantidade máxima de litros de álcool pode ser encontrada num tanque com 50 litros de gasolina?

A
B
C
D

Observe:

50\ litros\ ....\ 100\ \%

x\ litros\ ....\ 27\ \%

100x = 50\ \cdot 27

x = \frac{1\ 350}{100}

x = 13,5\ litros\ de\ álcool

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

Observe que a caixa a seguir, tem dimensões internas, de 4 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura.


De acordo com as dimensões especificadas da caixa, a medida do seu volume corresponde a

A
B
C
D

O volume da caixa é de:

    V = 4cm × 2cm × 1,5cm

    V = 12\ cm^{3}

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW).

Observe o quadrado que segue e a medida de seus lados.


Se a área desse quadrado é de 121\ cm^{2}, então valor de x é:

A
B
C
D

O valor de x é:

    L^{2} = área

    (x + 5)^{2} = 121

    x + 5 = \sqrt{121}

    x + 5 = 11

    x = 11\ -\ 5

    x = 6

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
00:00:02
p I z q 3 j




Nenhum comentário:

Postar um comentário