(ANGUERA).
Certo refrigerante é vendido por R$ 0,90 em latas de 350 mL, e por R$ 1,90 em garrafas de 2L.
Estabelecendo uma comparação, para o consumidor podemos afirmar que:
Observe que:
[tex]\frac{R \$\ 0,90}{350\ mL} = \frac{R \$\ 0,90}{0,350\ L} = R \$\ 2,57\ o\ Litro [tex]
[tex]\frac{R \$\ 1,90}{2\ L} = R \$\ 0,95\ o\ Litro [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ANGUERA).
Em um terreno com 1.260 m² de área total, foram construídas três casas de mesmo tamanho e um espaço de área de lazer de 720 m².
Qual a área de cada casa?
A área de cada casa é:
[tex]Área(casa) = \frac{Área(total)\ -\ Área(lazer)}{3} [tex]
[tex]Área(casa) = \frac{1\ 260\ -\ 720}{3} [tex]
[tex]Área(casa) = \frac{540}{3} [tex]
[tex]Área(casa) = 180\ m^{2} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
O gráfico a seguir mostra o resultado da venda de celulares pela empresa Xcel no ano passado.
Qual o total de celulares vendidos pela empresa Xcel no ano passado?
O total de celulares vendidos pela empresa Xcel no ano passado foi:
[tex] = 2500 + 2000 + 1000 + 500 [tex]
[tex] = R \$\ 6\ 000 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ANGUERA).
Jorge tinha, em sua carteira, duas notas de R$ 100,00; três notas de R$ 50,00 e oito moedas de R$ 0,25. Numa compra efetuada em um Mercado, ele gastou metade desta quantia.
Quanto lhe restou?
Jorge tinha na carteira:
[tex] = 2 \cdot 100 + 3 \cdot 50 + 8 \cdot 0,25 [tex]
[tex] = 200 + 150 + 2 [tex]
[tex] = R \$\ 352,00 [tex]
Como Jorge gastou a metade. Então, sobrou:
[tex] = \frac{ R \$\ 352,00 }{2}[tex]
[tex] = R \$\ 176,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(ANGUERA).
Observe a figura a seguir:
Assinale o número racional que representa a parte pintada, em relação ao todo da figura.
Observe que:
[tex] = \frac{Parte\ pintada}{Total} [tex]
[tex] = \frac{40}{100} = 40\ ÷\ 100 = 0,4 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] \frac{1}{4} + \frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2} [tex]
O dobro do resultado desta expressão numérica é:
O dobro do resultado desta expressão numérica é:
[tex]= 2 × (\frac{1}{4} + \underbrace{\frac{3}{4} \cdot \frac{1}{2} })[tex]
[tex]= 2 × (\frac{1}{4} + \frac{3}{8})[tex]
[tex]= 2 × (\frac{1\ ×\ 2}{4\ ×\ 2} + \frac{3}{8})[tex]
[tex]= 2 × (\frac{2}{8} + \frac{3}{8})[tex]
[tex]= 2 × (\frac{2\ +\ 3}{8})[tex]
[tex]= 2 × \frac{5}{8}[tex]
[tex]= \frac{10}{8} = \frac{10\ ÷\ 2}{8\ ÷\ 2} = \frac{5}{4}[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(OBM).
A figura a seguir é composta por quadrados. A área do pequeno quadrado vermelho é 1 cm².
Qual é a área do quadrado maior ABCD?
Pelo enunciado, temos que a área de cada quadradinho vale 1 cm². Logo, a área do quadrado maior ABCD é:
[tex] Área = 3 × 36\ cm^{2} + 4 × 9\ cm^{2} [tex]
[tex] Área = 108\ cm^{2} + 36\ cm^{2} [tex]
[tex] Área = 144\ cm^{2} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(Cesgranrio-RJ). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] 0,333...\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\frac{2}{3} + 2) [tex]
O valor dessa expressão numérica é de:
O valor dessa expressão numérica é de:
[tex]= \underbrace{0,333...}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\frac{2}{3} \underbrace{+ 2}) [tex]
[tex]= \frac{1}{3}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ (\underbrace{\frac{2}{3} + \frac{6}{3}}) [tex]
[tex]= \frac{1}{3}\ +\ \frac{7}{2}\ -\ \frac{8}{3} [tex]
[tex]= \frac{1\ ×\ 2}{3\ ×\ 2}\ +\ \frac{7\ ×\ 3}{2\ ×\ 3}\ -\ \frac{8\ ×\ 2}{3\ ×\ 2} [tex]
[tex]= \frac{2}{6}\ +\ \frac{21}{6}\ -\ \frac{16}{6} [tex]
[tex]= \frac{2\ +\ 21\ -\ 16}{6} [tex]
[tex]= \frac{7}{6} [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(SEED–PR).
A sala de aula da professora Marilene tem 40 alunos. Determinado dia faltaram 10 alunos.
Qual a porcentagem de alunos presentes neste dia?
Como a sala de aula tem 40 alunos e neste dia faltaram 10. Então, o total de alunos presentes são: 40 – 10 = 30 alunos. Portanto:
[tex] 40\ alunos\ ....\ 100\ \% [tex]
[tex] 30\ alunos\ ....\ x\ \% [tex]
[tex] 40x = 30\ \cdot 100 [tex]
[tex] x = \frac{3\ 000}{40} [tex]
[tex] x = 75\ \% [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Sabe-se que a gasolina brasileira tem uma tolerância máxima de 27% de álcool em seu composto.
Qual quantidade máxima de litros de álcool pode ser encontrada num tanque com 50 litros de gasolina?
Observe:
[tex] 50\ litros\ ....\ 100\ \% [tex]
[tex] x\ litros\ ....\ 27\ \% [tex]
[tex] 100x = 50\ \cdot 27 [tex]
[tex] x = \frac{1\ 350}{100} [tex]
[tex] x = 13,5\ litros\ de\ álcool [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Observe que a caixa a seguir, tem dimensões internas, de 4 m de comprimento, 2 m de largura e 1,5 m de altura.
De acordo com as dimensões especificadas da caixa, a medida do seu volume corresponde a
O volume da caixa é de:
[tex]V = 4cm × 2cm × 1,5cm [tex]
[tex]V = 12\ cm^{3} [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Observe o quadrado que segue e a medida de seus lados.
Se a área desse quadrado é de [tex]121\ cm^{2}[tex], então valor de [tex]x[tex] é:
O valor de x é:
[tex] L^{2} = área [tex]
[tex] (x + 5)^{2} = 121 [tex]
[tex] x + 5 = \sqrt{121} [tex]
[tex] x + 5 = 11 [tex]
[tex] x = 11\ -\ 5 [tex]
[tex] x = 6 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Créditos da resolução: Prof. Warles.)
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