(SARESP).
Um camelô comprou 30 ursinhos de pelúcia por R$ 165,00.
Desejando lucrar R$ 75,00 com a venda desses ursinhos, por quanto o camelô deve vender cada um?
O camelô deverá vender cada ursinho por:
[tex]= \frac{Preço\ de\ venda}{30\ ursinhos} [tex]
[tex]= \frac{165\ +\ 75}{30} [tex]
[tex]= \frac{240}{30} [tex]
[tex]= R \$\ 8,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Se 250 g de azeitonas custam R$ 4,60, qual será o preço de [tex]\frac{3}{4}[tex] de quilo de azeitonas?
O preço de [tex]\frac{3}{4}\ kg = 750\ gramas[tex] de quilo de azeitonas é:
[tex] 250\ g\ ....\ R \$\ 4,60 [tex]
[tex] 750\ g\ ....\ x [tex]
[tex] 250x = 750 \cdot 4,60 [tex]
[tex] x = \frac{\color{Red}{750}\ \cdot\ 4,60}{\color{Red}{250}} [tex]
[tex] x = 3 \cdot 4,60 [tex]
[tex] R \$\ 13,80 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Como o velocímetro do automóvel estava quebrado, o motorista marcou o tempo que levou para ir do marco do quilômetro 102 até o marco do quilômetro 104.
Nesse percurso, ele demorou 90 s. Qual era a velocidade do automóvel?
A velocidade média é razão entre o espaço percorrido (km) e a variação do tempo (h). Logo:
[tex]V_{(média)} = \frac{Δv}{Δt} [tex]
[tex]V_{(média)} = \frac{(104\ -\ 102)\ km}{90\ s} [tex]
[tex]V_{(média)} = \frac{2\ km}{90\ s} [tex]
[tex]V_{(média)} = \frac{2\ km}{\frac{90s}{3\ 600\ s}} [tex]
[tex]V_{(média)} = 2 \cdot {\frac{3\ 600\ s}{90\ s}} [tex]
[tex]V_{(média)} = 2 \cdot 40 [tex]
[tex]V_{(média)} = 80\ km/h [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Se 35% de todo o meu dinheiro correspondem a R$ 105,00, quanto possuo no total?
Tenho no total:
[tex] 35 \%\ ....\ R \$\ 105,00 [tex]
[tex] 100 \%\ ....\ x [tex]
[tex] 35x = 100 \cdot 105 [tex]
[tex] x = \frac{100\ \cdot\ \color{Red}{105}}{\color{Red}{35}} [tex]
[tex] x = 100 \cdot\ 3 [tex]
[tex] x = R \$\ 300,00 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Considere todos os números primos maiores que 30 e menores que 40. A soma desses números é:
Os números primos (são os números que tem apenas 2 divisores: o número 1 e ele mesmo) entre 30 e 40 é:
[tex]31\ e\ 37 [tex]
Então, a soma é:
[tex] Soma = 31\ +\ 37 [tex]
[tex] Soma = 68 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] \frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}[tex]
O valor dessa expressão é:
O valor da expressão numérica é:
[tex]= \frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}[tex]
[tex]= \frac{1\ ×\ 4}{6\ ×\ 4}\ -\ \frac{3\ ×\ 6}{4\ ×\ 6}\ +\ \frac{5\ ×\ 3}{8\ ×\ 3}[tex]
[tex]= \frac{4}{24}\ -\ \frac{18}{24}\ +\ \frac{15}{24}[tex]
[tex]= \frac{4\ -\ 18\ +\ 15}{24}[tex]
[tex]= \frac{-\ 14\ +\ 15}{24}[tex]
[tex]= \frac{1}{24} [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Quantos lados tem o polígono cuja soma dos ângulos internos é 1800º?
Como um triângulo tem como soma de seus ângulos internos valendo 180°. Logo, o Polígono que tem 1 800º como soma dos ângulos internos é:
[tex] = \frac{1\ 800º}{180°} [tex]
[tex] = 10\ triângulos\ [tex]
Portanto, o polígono deve ter 12 lados.
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Escrevendo-se [tex]2,5 \cdot 10^{3}[tex], por extenso, obtém-se:
Escrevendo por extenso, obtemos:
[tex] = 2,5 \cdot 10^{3}[tex]
[tex] = 2,5 \cdot 1000[tex]
[tex] = 2\ 500[tex]
Então:
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Observe a expressão numérica a seguir:
[tex](\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8[tex]
O valor desta expressão númérica é:
O valor desta expressão númérica é:
[tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8[tex]
[tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2}) \cdot 8[tex]
[tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{2}{4}) \cdot 8[tex]
[tex]= (\frac{1\ -\ 2}{4}) \cdot 8[tex]
[tex]= (\frac{-\ 1}{4}) \cdot 8[tex]
[tex]= \frac{-\ 8}{4}[tex]
[tex]= -\ 2[tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Qual é a área, em centímetros quadrados, de um triângulo com base de 12 cm e altura medindo [tex]\frac{2}{3}[tex] da base?
A área do triângulo é:
[tex]Área = \frac{base\ ×\ h}{2}[tex]
[tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ b}{3}}{2}[tex]
[tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ 12}{3}}{2}[tex]
[tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{24}{3}}{2}[tex]
[tex]Área = \frac{12\ ×\ 8}{2}[tex]
[tex]Área = 6\ ×\ 8[tex]
[tex]Área = 48\ cm^{2}[tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Três latas iguais de massa de tomate mais uma lata de atum custam, juntas, R$ 3,00.
Duas latas de massa de tomate mais duas latas de atum (todas iguais às anteriores) custam, juntas, R$ 3,40.
Qual é o preço de uma lata de massa de tomate?
O preço de uma lata de massa de tomate é:
Equacionando o problema:
[tex] x = preço\ da\ lata\ de\ extrato\ de\ tomate [tex]
[tex] y = preço\ da\ lata\ de\ atum [tex]
[tex] \begin{cases} 3x + y = 3,00 × (-2)\\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases} [tex]
[tex] \underline{\begin{cases} - 6x\ - 2y = - 6,00 \\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases}}+ [tex]
[tex] -4x = -\ 2,60 × (-1)[tex]
[tex] 4x = 2,60 [tex]
[tex] x = \frac{2,60}{4} [tex]
[tex] x = R \$\ 0,65 [tex]
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SARESP).
Num trabalho impresso em computador foi colocada uma figura retangular de 3,4 cm de largura por 7,2 cm de altura.
Desejando-se ampliar a figura proporcionalmente para que fique com 5,1 cm de largura, qual deverá ser a altura?
Observe a figura a seguir:
Agora, encontrar a constante de proporcionalidade, k:
[tex] k = \frac{5,1}{3,4} = 1,5 [tex]
Dessa forma, a nova largura vai ser:
[tex] x = k\ × 7,2 [tex]
[tex] x = 1,5\ × 7,2 [tex]
[tex] x = 10,8\ cm [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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