segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 03: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 03: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SARESP).

Um camelô comprou 30 ursinhos de pelúcia por R$ 165,00.

Desejando lucrar R$ 75,00 com a venda desses ursinhos, por quanto o camelô deve vender cada um?

A
B
C
D

O camelô deverá vender cada ursinho por:

  [tex]= \frac{Preço\ de\ venda}{30\ ursinhos} [tex]

  [tex]= \frac{165\ +\ 75}{30} [tex]

  [tex]= \frac{240}{30} [tex]

  [tex]= R \$\ 8,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

Se 250 g de azeitonas custam R$ 4,60, qual será o preço de [tex]\frac{3}{4}[tex] de quilo de azeitonas?

A
B
C
D

O preço de [tex]\frac{3}{4}\ kg = 750\ gramas[tex] de quilo de azeitonas é:

    [tex] 250\ g\ ....\ R \$\ 4,60 [tex]

    [tex] 750\ g\ ....\ x [tex]

    [tex] 250x = 750 \cdot 4,60 [tex]

    [tex] x = \frac{\color{Red}{750}\ \cdot\ 4,60}{\color{Red}{250}} [tex]

    [tex] x = 3 \cdot 4,60 [tex]

    [tex] R \$\ 13,80 [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Como o velocímetro do automóvel estava quebrado, o motorista marcou o tempo que levou para ir do marco do quilômetro 102 até o marco do quilômetro 104.

Nesse percurso, ele demorou 90 s. Qual era a velocidade do automóvel?

A
B
C
D

A velocidade média é razão entre o espaço percorrido (km) e a variação do tempo (h). Logo:

   [tex]V_{(média)} = \frac{Δv}{Δt} [tex]

   [tex]V_{(média)} = \frac{(104\ -\ 102)\ km}{90\ s} [tex]

   [tex]V_{(média)} = \frac{2\ km}{90\ s} [tex]

   [tex]V_{(média)} = \frac{2\ km}{\frac{90s}{3\ 600\ s}} [tex]

   [tex]V_{(média)} = 2 \cdot {\frac{3\ 600\ s}{90\ s}} [tex]

   [tex]V_{(média)} = 2 \cdot 40 [tex]

   [tex]V_{(média)} = 80\ km/h [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SARESP).

Se 35% de todo o meu dinheiro correspondem a R$ 105,00, quanto possuo no total?

A
B
C
D

Tenho no total:

    [tex] 35 \%\ ....\ R \$\ 105,00 [tex]

    [tex] 100 \%\ ....\ x [tex]

    [tex] 35x = 100 \cdot 105 [tex]

    [tex] x = \frac{100\ \cdot\ \color{Red}{105}}{\color{Red}{35}} [tex]

    [tex] x = 100 \cdot\ 3 [tex]

    [tex] x = R \$\ 300,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SARESP).

Considere todos os números primos maiores que 30 e menores que 40. A soma desses números é:

A
B
C
D

Os números primos (são os números que tem apenas 2 divisores: o número 1 e ele mesmo) entre 30 e 40 é:

    [tex]31\ e\ 37 [tex]

Então, a soma é:

    [tex] Soma = 31\ +\ 37 [tex]

    [tex] Soma = 68 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:

[tex] \frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}[tex]

O valor dessa expressão é:

A
B
C
D

O valor da expressão numérica é:

    [tex]= \frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}[tex]

    [tex]= \frac{1\ ×\ 4}{6\ ×\ 4}\ -\ \frac{3\ ×\ 6}{4\ ×\ 6}\ +\ \frac{5\ ×\ 3}{8\ ×\ 3}[tex]

    [tex]= \frac{4}{24}\ -\ \frac{18}{24}\ +\ \frac{15}{24}[tex]

    [tex]= \frac{4\ -\ 18\ +\ 15}{24}[tex]

    [tex]= \frac{-\ 14\ +\ 15}{24}[tex]

    [tex]= \frac{1}{24} [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SARESP).

Quantos lados tem o polígono cuja soma dos ângulos internos é 1800º?

A
B
C
D

Como um triângulo tem como soma de seus ângulos internos valendo 180°. Logo, o Polígono que tem 1 800º como soma dos ângulos internos é:

    [tex] = \frac{1\ 800º}{180°} [tex]

    [tex] = 10\ triângulos\ [tex]

Portanto, o polígono deve ter 12 lados.


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SARESP).

Escrevendo-se [tex]2,5 \cdot 10^{3}[tex], por extenso, obtém-se:

A
B
C
D

Escrevendo por extenso, obtemos:

    [tex] = 2,5 \cdot 10^{3}[tex]

    [tex] = 2,5 \cdot 1000[tex]

    [tex] = 2\ 500[tex]

Então:

    "Dois mil e quinhentos"

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SARESP).

Observe a expressão numérica a seguir:

[tex](\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8[tex]

O valor desta expressão númérica é:

A
B
C
D

O valor desta expressão númérica é:

    [tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8[tex]

    [tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2}) \cdot 8[tex]

    [tex]= (\frac{1}{4}\ -\ \frac{2}{4}) \cdot 8[tex]

    [tex]= (\frac{1\ -\ 2}{4}) \cdot 8[tex]

    [tex]= (\frac{-\ 1}{4}) \cdot 8[tex]

    [tex]= \frac{-\ 8}{4}[tex]

    [tex]= -\ 2[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SARESP).

Qual é a área, em centímetros quadrados, de um triângulo com base de 12 cm e altura medindo [tex]\frac{2}{3}[tex] da base?

A
B
C
D

A área do triângulo é:


    [tex]Área = \frac{base\ ×\ h}{2}[tex]

    [tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ b}{3}}{2}[tex]

    [tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ 12}{3}}{2}[tex]

    [tex]Área = \frac{12\ ×\ \frac{24}{3}}{2}[tex]

    [tex]Área = \frac{12\ ×\ 8}{2}[tex]

    [tex]Área = 6\ ×\ 8[tex]

    [tex]Área = 48\ cm^{2}[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SARESP).

Três latas iguais de massa de tomate mais uma lata de atum custam, juntas, R$ 3,00.

Duas latas de massa de tomate mais duas latas de atum (todas iguais às anteriores) custam, juntas, R$ 3,40.

Qual é o preço de uma lata de massa de tomate?

A
B
C
D

O preço de uma lata de massa de tomate é:

Equacionando o problema:

[tex] x = preço\ da\ lata\ de\ extrato\ de\ tomate [tex]

[tex] y = preço\ da\ lata\ de\ atum [tex]

    [tex] \begin{cases} 3x + y = 3,00   × (-2)\\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases} [tex]

    [tex] \underline{\begin{cases} - 6x\ - 2y = - 6,00 \\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases}}+ [tex]

    [tex] -4x = -\ 2,60   × (-1)[tex]

    [tex] 4x = 2,60 [tex]

    [tex] x = \frac{2,60}{4} [tex]

    [tex] x = R \$\ 0,65 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SARESP).

Num trabalho impresso em computador foi colocada uma figura retangular de 3,4 cm de largura por 7,2 cm de altura.

Desejando-se ampliar a figura proporcionalmente para que fique com 5,1 cm de largura, qual deverá ser a altura?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Agora, encontrar a constante de proporcionalidade, k:

    [tex] k = \frac{5,1}{3,4} = 1,5 [tex]

Dessa forma, a nova largura vai ser:

    [tex] x = k\ × 7,2 [tex]

    [tex] x = 1,5\ × 7,2 [tex]

    [tex] x = 10,8\ cm [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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