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segunda-feira, 1 de março de 2021

QUIZ 03: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 03: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 03: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SARESP).

Um camelô comprou 30 ursinhos de pelúcia por R$ 165,00.

Desejando lucrar R$ 75,00 com a venda desses ursinhos, por quanto o camelô deve vender cada um?

A
B
C
D

O camelô deverá vender cada ursinho por:

= \frac{Preço\ de\ venda}{30\ ursinhos}

= \frac{165\ +\ 75}{30}

= \frac{240}{30}

= R \$\ 8,00

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SARESP).

Se 250 g de azeitonas custam R$ 4,60, qual será o preço de \frac{3}{4} de quilo de azeitonas?

A
B
C
D

O preço de \frac{3}{4}\ kg = 750\ gramas de quilo de azeitonas é:

    250\ g\ ....\ R \$\ 4,60

    750\ g\ ....\ x

    250x = 750 \cdot 4,60

    x = \frac{\color{Red}{750}\ \cdot\ 4,60}{\color{Red}{250}}

    x = 3 \cdot 4,60

    R \$\ 13,80

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(SARESP).

Como o velocímetro do automóvel estava quebrado, o motorista marcou o tempo que levou para ir do marco do quilômetro 102 até o marco do quilômetro 104.

Nesse percurso, ele demorou 90 s. Qual era a velocidade do automóvel?

A
B
C
D

A velocidade média é razão entre o espaço percorrido (km) e a variação do tempo (h). Logo:

   V_{(média)} = \frac{Δv}{Δt}

   V_{(média)} = \frac{(104\ -\ 102)\ km}{90\ s}

   V_{(média)} = \frac{2\ km}{90\ s}

   V_{(média)} = \frac{2\ km}{\frac{90s}{3\ 600\ s}}

   V_{(média)} = 2 \cdot {\frac{3\ 600\ s}{90\ s}}

   V_{(média)} = 2 \cdot 40

   V_{(média)} = 80\ km/h

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SARESP).

Se 35% de todo o meu dinheiro correspondem a R$ 105,00, quanto possuo no total?

A
B
C
D

Tenho no total:

    35 \%\ ....\ R \$\ 105,00

    100 \%\ ....\ x

    35x = 100 \cdot 105

    x = \frac{100\ \cdot\ \color{Red}{105}}{\color{Red}{35}}

    x = 100 \cdot\ 3

    x = R \$\ 300,00

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SARESP).

Considere todos os números primos maiores que 30 e menores que 40. A soma desses números é:

A
B
C
D

Os números primos (são os números que tem apenas 2 divisores: o número 1 e ele mesmo) entre 30 e 40 é:

    31\ e\ 37

Então, a soma é:

    Soma = 31\ +\ 37

    Soma = 68

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SARESP). Observe a expressão numérica a seguir:

\frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}

O valor dessa expressão é:

A
B
C
D

O valor da expressão numérica é:

    = \frac{1}{6}\ -\ \frac{3}{4}\ +\ \frac{5}{8}

    = \frac{1\ ×\ 4}{6\ ×\ 4}\ -\ \frac{3\ ×\ 6}{4\ ×\ 6}\ +\ \frac{5\ ×\ 3}{8\ ×\ 3}

    = \frac{4}{24}\ -\ \frac{18}{24}\ +\ \frac{15}{24}

    = \frac{4\ -\ 18\ +\ 15}{24}

    = \frac{-\ 14\ +\ 15}{24}

    = \frac{1}{24}

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SARESP).

Quantos lados tem o polígono cuja soma dos ângulos internos é 1800º?

A
B
C
D

Como um triângulo tem como soma de seus ângulos internos valendo 180°. Logo, o Polígono que tem 1 800º como soma dos ângulos internos é:

    = \frac{1\ 800º}{180°}

    = 10\ triângulos\

Portanto, o polígono deve ter 12 lados.


Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SARESP).

Escrevendo-se 2,5 \cdot 10^{3}, por extenso, obtém-se:

A
B
C
D

Escrevendo por extenso, obtemos:

    = 2,5 \cdot 10^{3}

    = 2,5 \cdot 1000

    = 2\ 500

Então:

    "Dois mil e quinhentos"

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SARESP).

Observe a expressão numérica a seguir:

(\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8

O valor desta expressão númérica é:

A
B
C
D

O valor desta expressão númérica é:

    = (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1}{2}) \cdot 8

    = (\frac{1}{4}\ -\ \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2}) \cdot 8

    = (\frac{1}{4}\ -\ \frac{2}{4}) \cdot 8

    = (\frac{1\ -\ 2}{4}) \cdot 8

    = (\frac{-\ 1}{4}) \cdot 8

    = \frac{-\ 8}{4}

    = -\ 2

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SARESP).

Qual é a área, em centímetros quadrados, de um triângulo com base de 12 cm e altura medindo \frac{2}{3} da base?

A
B
C
D

A área do triângulo é:


    Área = \frac{base\ ×\ h}{2}

    Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ b}{3}}{2}

    Área = \frac{12\ ×\ \frac{2\ \cdot\ 12}{3}}{2}

    Área = \frac{12\ ×\ \frac{24}{3}}{2}

    Área = \frac{12\ ×\ 8}{2}

    Área = 6\ ×\ 8

    Área = 48\ cm^{2}

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SARESP).

Três latas iguais de massa de tomate mais uma lata de atum custam, juntas, R$ 3,00.

Duas latas de massa de tomate mais duas latas de atum (todas iguais às anteriores) custam, juntas, R$ 3,40.

Qual é o preço de uma lata de massa de tomate?

A
B
C
D

O preço de uma lata de massa de tomate é:

Equacionando o problema:

x = preço\ da\ lata\ de\ extrato\ de\ tomate

y = preço\ da\ lata\ de\ atum

    \begin{cases} 3x + y = 3,00   × (-2)\\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases}

    \underline{\begin{cases} - 6x\ - 2y = - 6,00 \\ 2x + 2y = 3,40 \end{cases}}+

    -4x = -\ 2,60   × (-1)

    4x = 2,60

    x = \frac{2,60}{4}

    x = R \$\ 0,65

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SARESP).

Num trabalho impresso em computador foi colocada uma figura retangular de 3,4 cm de largura por 7,2 cm de altura.

Desejando-se ampliar a figura proporcionalmente para que fique com 5,1 cm de largura, qual deverá ser a altura?

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Agora, encontrar a constante de proporcionalidade, k:

    k = \frac{5,1}{3,4} = 1,5

Dessa forma, a nova largura vai ser:

    x = k\ × 7,2

    x = 1,5\ × 7,2

    x = 10,8\ cm

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
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