(SUPERTESTE).
A tabela a seguir refere-se à 8ª série de Colégio Estadual.
MENINOS | MENINAS | |||||
---|---|---|---|---|---|---|
IDADES | 12 | 13 | 14 | 12 | 13 | 14 |
Nº DE ALUNOS | 0 | 14 | 4 | 1 | 16 | 3 |
Nessa classe, qual é a chance de se sortear um menino de 14 anos?
A chance de se sortear um menino de 14 anos é de:
Chance = \frac{Nº\ de\ meninos\ de\ 14\ anos}{Total\ de\ alunos}
Chance = \frac{4}{0\ +\ 14\ +\ 4\ +\ 1\ +\ 16\ +\ 3}
Chance = \frac{4}{38} = \frac{4\ ÷\ 2}{384\ ÷\ 2} = \frac{2}{19}
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTE).
O DVD de um cantor famoso é vendido em várias lojas, e o preço varia de uma para outra. O gráfico mostra a relação entre o número de DVDs vendidos e o preço:
De acordo com o gráfico, é verdade que:
De acordo com o gráfico, em geral, vende mais é quem tem o menor preço.
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a planta baixa de um pátio, sabendo que cada lado da malha quadriculada vale 1 m.
/img1_quiz12_Mat_8ano_EF.png )
Nesse pátio, a área ladrilhada é de:
Nesse pátio, a área ladrilhada é de:
Resolução 1:
• Soma dos quadradinhos de cor branca.
Área = 145\ quadradinhos,
pois cada quadridinho tem 1 unidade de área.
Resolução 2:
Área = A(total)\ -\ [A(piscina) + A(vestiário)]
Área = 20 \cdot 10\ -\ [5 \cdot 9 + 2 \cdot 5]
Área = 200\ -\ [45 + 10]
Área = 200\ -\ 55
Área = 145\ m^{2}
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTE). Na figura, r e s são retas paralelas.
/img2_quiz12_Mat_8ano_EF.png )
Considere as sentenças:
(I) Os triângulos ABC e A'CB têm mesma área.
(II) Pode-se obter a área do triângulo ABC multiplicando-se \overline{CB} por \overline{AB} e dividindo por 2.
(III) A área do quadrilátero AA'BC é a soma das áreas do triângulos ABC e AA'B.
As sentenças verdadeiras são:
A sentença (I) é verdadeira pois ambos triângulos tem a mesma base (\overline{BC}) e a mesma altura (a distância entre as retas r e s que são paralelas).
A sentença (II) é falsa, pois \overline{AB} não é a altura do triângulo ΔABC.
A sentença (III) é verdadeira, pois o quadrilátero pode ser descomposto em dois triângulos: (ΔABC e ΔAA'B).
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTE). Resolva o sistema de equações a seguir e obtenha os valores de x e de y:
\begin{cases} 2x + y = 13 \\ x = y + 4 \end{cases}
Depois, calcule x^{2} + y^{2}. O resultado será:
Primeiro, resolver o sistema de equações pelo método da adição:
\begin{cases} 2x + y = 13 \\ x = y + 2 \end{cases}
\underline{ \begin{cases} 2x + y = 13 \\ x - y = 2 \end{cases}} +
3x = 15
x = \frac{15}{3} = 5
Agora, encontrar o valor de y.
x - y = 2
5 - y = 2
5 - 2 = y
y = 3
Por último:
= x^{2} + y^{2}
= 5^{2} + 3^{2}
= 25 + 9
= 34
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
O cafezinho vendido na padaria da esquina aumentou de R$ 0,80 para R$ 1,00.
Esse aumento, em termos percentuais, foi de:
O aumento foi de:
R \$\ 0,80\ ....\ 100 \%\
R \$\ 0,20\ ....\ x \%\
0,80x = 0,20\ \cdot\ 100
x = \frac{0,20\ \cdot\ 100}{0,80}
x = \frac{20}{0,80}
x = 25\%
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma herança de R$ 8.000,00 foi dividida em 16 partes iguais.
Coube a Marcelo 2\frac{1}{5} de uma das partes, que equivale, em reais a
Primeiro descobrir o valor de 1 parte:
= \frac{R \$\ 8\ 000,00}{16}
= R \$\ 500,00
Como Marcelo recebeu 2\frac{1}{5} = 2 + \frac{1}{5} = \frac{10}{5} + \frac{1}{5} = \frac{11}{5} da herança. Logo:
= R \$\ \color{Red}{\underline{500,00}} \cdot \frac{11}{\color{Red}{\underline{5}}}
= R \$\ 100,00 \cdot 11
= R \$\ 1\ 100,00
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTES). Observe a expressão a seguir:
(\frac{1}{4} - \frac{1}{2}) \cdot 8
O valor dessa expressão é:
O valor dessa expressão numérica é de:
= (\frac{1}{4} - \frac{1}{2}) \cdot 8
= (\frac{1}{4} - \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2}) \cdot 8
= (\frac{1}{4} - \frac{2}{4}) \cdot 8
= (- \frac{1}{4}) \cdot 8
= - \frac{8}{4}
= -\ 2
Portanto, alternativa "A".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTES). Observe a figura a seguir:
/img6_quiz12_Mat_8ano_EF.png )
Nessa figura, o valor de x é igual a:
Como uma volta completa vale 360°. Logo:
13x + 5º + 5x + 85º + 40º + 5x = 360º
13x + 5x + 5x = 360º\ -\ 5º\ -\ 40º\ -\ 85º
23x = 360º\ -\ 130º
23x = 230º
x = \frac{230º}{23}
x = 10°
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTES). Observe a figura a seguir:
/img7_quiz12_Mat_8ano_EF.png )
Qual dessas igualdades é verdadeira em todo e qualquer triângulo?
Sabemos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:
\hat{a} + \hat{b} + \hat{c} = 180º (I)
Também, sabemos que um ângulo raso mede 180º. Então:
\hat{c} + \hat{e} = 180º (II)
Comparando (I) e (II), obtemos:
\hat{c} + \hat{e} = \hat{a} + \hat{b} + \hat{c}
\hat{e} = \hat{a} + \hat{b} + \hat{c}\ -\ \hat{c}
\hat{e} = \hat{a} + \hat{b}
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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