quarta-feira, 3 de março de 2021

QUIZ 12: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 12: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 12: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SUPERTESTE).

A tabela a seguir refere-se à 8ª série de Colégio Estadual.

MENINOS MENINAS
IDADES121314 12 13 14
Nº DE ALUNOS0144 1 16 3

Nessa classe, qual é a chance de se sortear um menino de 14 anos?

A
B
C
D

A chance de se sortear um menino de 14 anos é de:

  [tex] Chance = \frac{Nº\ de\ meninos\ de\ 14\ anos}{Total\ de\ alunos} [tex]

  [tex] Chance = \frac{4}{0\ +\ 14\ +\ 4\ +\ 1\ +\ 16\ +\ 3} [tex]

  [tex] Chance = \frac{4}{38} = \frac{4\ ÷\ 2}{384\ ÷\ 2} = \frac{2}{19} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SUPERTESTE).

O DVD de um cantor famoso é vendido em várias lojas, e o preço varia de uma para outra. O gráfico mostra a relação entre o número de DVDs vendidos e o preço:


De acordo com o gráfico, é verdade que:

A
B
C
D

De acordo com o gráfico, em geral, vende mais é quem tem o menor preço.

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW). Observe a planta baixa de um pátio, sabendo que cada lado da malha quadriculada vale 1 m.

Nesse pátio, a área ladrilhada é de:

A
B
C
D

Nesse pátio, a área ladrilhada é de:


Resolução 1:

Soma dos quadradinhos de cor branca.

    [tex]Área = 145\ quadradinhos[tex],

pois cada quadridinho tem 1 unidade de área.


Resolução 2:

 [tex] Área = A(total)\ -\ [A(piscina) + A(vestiário)] [tex]

 [tex] Área = 20 \cdot 10\ -\ [5 \cdot 9 + 2 \cdot 5] [tex]

 [tex] Área = 200\ -\ [45 + 10] [tex]

 [tex] Área = 200\ -\ 55 [tex]

 [tex] Área = 145\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SUPERTESTE). Na figura, [tex]r[tex] e [tex]s[tex] são retas paralelas.

Considere as sentenças:

(I) Os triângulos [tex]ABC[tex] e [tex]A'CB[tex] têm mesma área.

(II) Pode-se obter a área do triângulo [tex]ABC[tex] multiplicando-se [tex]\overline{CB}[tex] por [tex]\overline{AB}[tex] e dividindo por 2.

(III) A área do quadrilátero [tex]AA'BC[tex] é a soma das áreas do triângulos [tex]ABC[tex] e [tex]AA'B[tex].

As sentenças verdadeiras são:

A
B
C
D

A sentença (I) é verdadeira pois ambos triângulos tem a mesma base ([tex]\overline{BC}[tex]) e a mesma altura (a distância entre as retas [tex]r[tex] e [tex]s[tex] que são paralelas).

A sentença (II) é falsa, pois [tex]\overline{AB}[tex] não é a altura do triângulo [tex]ΔABC[tex].

A sentença (III) é verdadeira, pois o quadrilátero pode ser descomposto em dois triângulos: ([tex]ΔABC[tex] e [tex]ΔAA'B[tex]).

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SUPERTESTE). Resolva o sistema de equações a seguir e obtenha os valores de x e de y:

[tex] \begin{cases} 2x + y = 13 \\ x = y + 4 \end{cases} [tex]

Depois, calcule [tex]x^{2} + y^{2}[tex]. O resultado será:

A
B
C
D

Primeiro, resolver o sistema de equações pelo método da adição:

    [tex] \begin{cases} 2x + y = 13 \\ x = y + 2 \end{cases} [tex]

    [tex]\underline{ \begin{cases} 2x + y = 13 \\ x - y = 2 \end{cases}} + [tex]

    [tex]3x = 15 [tex]

    [tex]x = \frac{15}{3} = 5 [tex]

Agora, encontrar o valor de y.

    [tex] x - y = 2 [tex]

    [tex] 5 - y = 2 [tex]

    [tex] 5 - 2 = y [tex]

    [tex] y = 3 [tex]

Por último:

    [tex]= x^{2} + y^{2}[tex]

    [tex]= 5^{2} + 3^{2}[tex]

    [tex]= 25 + 9[tex]

    [tex]= 34[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW).

O cafezinho vendido na padaria da esquina aumentou de R$ 0,80 para R$ 1,00.

Esse aumento, em termos percentuais, foi de:

A
B
C
D

O aumento foi de:

    [tex]R \$\ 0,80\ ....\ 100 \%\ [tex]

    [tex]R \$\ 0,20\ ....\ x \%\ [tex]

    [tex]0,80x = 0,20\ \cdot\ 100 [tex]

    [tex]x = \frac{0,20\ \cdot\ 100}{0,80}[tex]

    [tex]x = \frac{20}{0,80}[tex]

    [tex]x = 25\%[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW). Observe os segmentos AB e CD a seguir:

Quantas vezes AB cabe em CD?

A
B
C
D

Dividindo o comprimento do segmento CD por AB, obtemos:

    [tex] = \frac{3}{2} = 1,5\ vez [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SUPERTESTE). A figura mostra um bolo dividido em partes iguais.

Dois terços de uma dessas partes correspondem a:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


    [tex] = \frac{2\ pedaços}{12\ pedaços} = \frac{1}{6} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-AM).

Uma herança de R$ 8.000,00 foi dividida em 16 partes iguais.

Coube a Marcelo [tex]2\frac{1}{5}[tex] de uma das partes, que equivale, em reais a

A
B
C
D

Primeiro descobrir o valor de 1 parte:

    [tex]= \frac{R \$\ 8\ 000,00}{16} [tex]

    [tex]= R \$\ 500,00 [tex]

Como Marcelo recebeu [tex]2\frac{1}{5} = 2 + \frac{1}{5} = \frac{10}{5} + \frac{1}{5} = \frac{11}{5}[tex] da herança. Logo:

    [tex]= R \$\ \color{Red}{\underline{500,00}} \cdot \frac{11}{\color{Red}{\underline{5}}} [tex]

    [tex]= R \$\ 100,00 \cdot 11 [tex]

    [tex]= R \$\ 1\ 100,00 [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SUPERTESTES). Observe a expressão a seguir:

[tex] (\frac{1}{4} - \frac{1}{2}) \cdot 8 [tex]

O valor dessa expressão é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão numérica é de:

    [tex]= (\frac{1}{4} - \frac{1}{2}) \cdot 8 [tex]

    [tex]= (\frac{1}{4} - \frac{1\ ×\ 2}{2\ ×\ 2}) \cdot 8 [tex]

    [tex]= (\frac{1}{4} - \frac{2}{4}) \cdot 8 [tex]

    [tex]= (- \frac{1}{4}) \cdot 8 [tex]

    [tex]= - \frac{8}{4} [tex]

    [tex]= -\ 2 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SUPERTESTES). Observe a figura a seguir:

Nessa figura, o valor de x é igual a:

A
B
C
D

Como uma volta completa vale 360°. Logo:

  [tex] 13x + 5º + 5x + 85º + 40º + 5x = 360º [tex]

  [tex] 13x + 5x + 5x = 360º\ -\ 5º\ -\ 40º\ -\ 85º[tex]

  [tex] 23x = 360º\ -\ 130º[tex]

  [tex] 23x = 230º[tex]

  [tex] x = \frac{230º}{23}[tex]

  [tex] x = 10°[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SUPERTESTES). Observe a figura a seguir:

Qual dessas igualdades é verdadeira em todo e qualquer triângulo?

A
B
C
D

Sabemos que a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Logo:

   [tex] \hat{a} + \hat{b} + \hat{c} = 180º   (I)[tex]

Também, sabemos que um ângulo raso mede 180º. Então:

   [tex] \hat{c} + \hat{e} = 180º   (II)[tex]

Comparando (I) e (II), obtemos:

   [tex] \hat{c} + \hat{e} = \hat{a} + \hat{b} + \hat{c} [tex]

   [tex] \hat{e} = \hat{a} + \hat{b} + \hat{c}\ -\ \hat{c} [tex]

   [tex] \hat{e} = \hat{a} + \hat{b} [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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