terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 10: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 10: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 10: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-AM).

Chico vai pintar a parede de sua casa que mede 5m de comprimento por 2,80m de altura. Nessa parede há duas janelas de 1,50m por 1m.

Qual a área que será pintada?

A
B
C
D

A situação pode ser descrito como na figura a seguir:


A área da parede a ser pintada é:

  [tex]A_{(pintada)} = A_{(parede)}\ -\ 2 \cdot A_{(janela)} [tex]

  [tex]A_{(pintada)} = \underbrace{5 \cdot 2,8}\ -\ \underbrace{2 \cdot 1,50 \cdot 1} [tex]

  [tex]A_{(pintada)} = 14\ -\ 3 [tex]

  [tex]A_{(pintada)} = 11\ m^{2} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-AM).

Um caminhão pesa [tex]2,5\ toneladas[tex]. Ele será carregado com 200 sacas de arroz, que pesam [tex]30\ kg[tex] cada.

Qual será o peso total do caminhão depois de carregado?

A
B
C
D

O peso total do caminhão depois de carregado é:

    [tex] Peso = P_{(caminhão)} + P_{(kg\ de\ arroz)} [tex]

    [tex] Peso = 2,5\ ton\ + 200 \cdot 30\ kg [tex]

    [tex] Peso = 2,5\ \cdot 1\ 000\ kg + 6\ 000\ kg [tex]

    [tex] Peso = 2\ 500\ kg + 6\ 000\ kg [tex]

    [tex] Peso = 8\ 500\ kg [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW).

Ana Carla resolveu dar 414 reais aos seus dois sobrinhos de presente de Natal.

Ela repartiu o dinheiro da seguinte forma:

Júlia ganhou [tex]\frac{4}{9}[tex] do total;

André ganhou o restante.

Quantos reais cada sobrinho ganhou de presente?

A
B
C
D

• Júlia ganhou:

    [tex]= 414 \cdot \frac{4}{9}[tex]

    [tex]= \frac{1\ 656}{9}[tex]

    [tex]= R \$\ 184,00[tex]

• André ganhou o restante:

    [tex]= 414,00\ -\ 184,00[tex]

    [tex]= R \$\ 230,00[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(SEDUC-AM). Observe a expressão a seguir:

[tex] M = -1 + 2^{2} -(7 \cdot 4 : 14) [tex]

Qual é o valor de M?

A
B
C
D

O valor de M é:

    [tex] M = -\ 1 + \underbrace{2^{2}} -(\underbrace{7 \cdot 4} : 14) [tex]

    [tex] M = -\ 1 + 4 -(\underbrace{28 : 14}) [tex]

    [tex] M = \underbrace{-\ 1 + 4}\ -\ 2 [tex]

    [tex] M = 3\ -\ 2 [tex]

    [tex] M = 1 [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-AM).

Chegando ao trabalho, um senhor estacionou seu carro na garagem situada 2 pavimentos abaixo do piso térreo. A partir deste ponto ele sobe 5 pavimentos até seu escritório.

Em que piso fica situado o escritório?

A
B
C
D

Observe a situação a seguir:


Sendo assim, o escritório está no piso 3.

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(BPW).

Em uma aula de matemática alguns alunos estavam tentando escrever exemplos de dízimas periódicas.

Veja a seguir alguns exemplos:

    [tex]Pedro:  \frac{1}{5} [tex]

    [tex]Aninha:  \frac{1}{3} [tex]

    [tex]José:  \frac{2}{4} [tex]

    [tex]Júlio:  \frac{3}{12} [tex]

Qual aluno escreveu um exemplo correto de dízima periódica?

A
B
C
D

O aluno que escreveu um exemplo corretamente de dízima periódica foi aninha, pois:

  [tex]Pedro:  \frac{1}{5} = 1 ÷ 5 = 0,2 [tex]

  [tex]Aninha:  \frac{1}{3} = 1 ÷ 3 = 0,3333... [tex]

  [tex]José:  \frac{2}{4} = 2 ÷ 4 = 0,5 [tex]

  [tex]Júlio:  \frac{3}{12} = 3 ÷ 12 = 0,25 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(BPW). Observe a expressão a seguir:

[tex] K = (-5)^{2}\ –\ 5^{2} + 1 [tex]

O valor de K é:

A
B
C
D

O valor de K é:

    [tex] K = \underbrace{(-5)^{2}}\ –\underbrace{\ 5^{2}} + 1 [tex]

    [tex] K = \underbrace{25\ –\ 25} + 1 [tex]

    [tex] K = 0 + 1 [tex]

    [tex] K = 1 [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(SEDUC-AM).

Em uma cidade do Alasca, o termômetro marcou –15ºC pela manhã.

Se a temperatura descer mais 13ºC, o termômetro vai marcar

A
B
C
D

Se a temperatura descer (diminuir) mais 13ºC, chegará em:

   [tex] = -\ 15\ -\ 13 = - 28ºC [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SEDUC-AM).

Em uma determinada turma sabe-se que 60% dos alunos foram aprovados.

Que fração do total de alunos representa o percentual de reprovados?

A
B
C
D

O percentual de alunos reprovados é de:

    [tex] = 100 \%\ -\ 60 \%\ = 40 \% [tex]

Dessa forma, a fração do total de alunos que representa o percentual de reprovados é de:

  [tex]= 40 \%\ = \frac{40}{100} = \frac{40\ ÷\ 20}{100\ ÷\ 20} = \frac{2}{5} [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SEDUC-AM).

Se 12 pessoas tivessem recebido K laranjas cada uma, faltariam 6 laranjas para completar 90.

O número de laranjas que cada pessoa teria recebido seria

A
B
C
D

O total de laranjas distribuidos por de:

    [tex]= 90 - 6 = 84 [tex]

O número de laranjas que cada pessoa recebeu foi de:

    [tex] K = \frac{84}{12} = 7\ laranjas [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(SEDUC-AM).

A área de lazer da escola de Pedrinho tem o formato da figura abaixo, com suas respectivas medidas, e que a mesma passa por uma reforma.


Qual a quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área?

A
B
C
D

Observe na figura, o valor dos lados ocultos.


A quantidade, em metros, de fita decorativa necessária para contornar essa área é:

  [tex] Q = 45 + 10 + 15 + 20 + 30 + 30 [tex]

  [tex] Q = 150\ metros\ de\ fita [tex]

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(SEDUC-AM).

O gráfico indica o tempo gasto por 4 atletas numa prova de 100 metros rasos.


Quem venceu essa prova de 100 metros rasos?

A
B
C
D

Quem chegou primeiro, ou seja, venceu a prova foi quem gastou menos tempo para completar a prova.

De acordo com o gráfico, foi André com 11 segundos.

Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)






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