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terça-feira, 2 de março de 2021

QUIZ 11: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 11: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 11: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(SEDUC-AM).

Um ginásio de uma determinada cidade tem capacidade para 8\ 500 pessoas nas arquibancadas, 3\ 200 na geral e 1\ 550 para as cadeiras cativas.

Na final de um campeonato esse ginásio estava completamente lotado. A quantidade de pessoas nesses três setores do estádio é

A
B
C
D

A quantidade de pessoas nesses três setores do estádio é:

    = 8\ 500 + 3\ 200 + 1\ 550

    = 13\ 250\ pessoas

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


02
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:

(-3)^{2} + (-5) + 4

O resultado da expressão é:

A
B
C
D

O resultado da expressão é:

    = \underbrace{(-3)^{2}} + \underbrace{(-5) + 4}

    = 9\ -\ 1

    = 8

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


03
(BPW).

Paulo possui x laranjas. Quadriplicando este valor ela terá 21 laranjas a mais do que a quantia que tem agora.

De acordo com este problema, a expressão que representa a quantidade de laranjas de Paulo é

A
B
C
D

Equacionando o problema:

x = nº\ de\ laranjas

4x = quadriplicando\ nº\ de\ laranjas

Sendo assim:

   4x = 21 + x

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


04
(BPW).

André calculou o valor da expressão a seguir, para x = 3 e y = 6.

x^{2} + 2y\ –\ \frac{y}{x}

Que valor André encontrou?

A
B
C
D

O valor encontrado por Paulo foi de:

    = x^{2} + 2y\ –\ \frac{y}{x}

    = \underbrace{3^{2}} + \underbrace{2 \cdot 6}\ –\ \underbrace{\frac{6}{3}}

    = 9 + \underbrace{12\ –\ 2}

    = 9 + 10

    = 19

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


05
(SEDUC-AM).

Uma mercearia vende dois chocolates ao preço de R$ 7,00.

Nesta mesma mercearia quantos chocolates podemos comprar com R$ 84,00?

A
B
C
D

A quantidade de chocolates que pode comprar com R$ 84,00 é:

   2\ chocolates\ ....\ R \$\ 7,00

   x\ chocolates\ ....\ R \$\ 84,00

   7x = 2 \cdot 84

   7x = 168

   x = \frac{168}{7}

   x = 24\ chocolates

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


06
(SEDUC-AM).

Um aparelho de TV foi comprado com entrada de 30% do valor do total e o restante em 4 parcelas de R$ 196,00.

Qual é o preço total, em reais, do aparelho de TV?

A
B
C
D

Cálculo do restante (4 parcelas de R$ 196,00 que corresponde a 70% da TV).

    = 4 \cdot 196,00

    = R \$\ 784,00

Agora, o cálculo do valor total da TV.

   70 \%\ ....\ R \$\ 784,00

   100 \%\ ....\ x

   70x = 100 \cdot 784

   70x = 78\ 400

   x = \frac{78\ 400}{70}

   x = R \$\ 1\ 120,00

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


07
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:

(24\ –\ 50) \cdot (-2)^{3} + (6 + 2\ –\ 12)

O valor dessa expressão é:

A
B
C
D

O valor dessa expressão é:

    =(\underbrace{24\ –\ 50}) \cdot \underbrace{(-\ 2)^{3}}\ +\ (\underbrace{6 + 2}\ –\ 12)

    =(\underbrace{–\ 26) \cdot (-\ 8)}\ +\ (\underbrace{8\ –\ 12})

    = 208 + (-\ 4)

    = 204

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


08
(BPW). Observe a figura a seguir:

Se o triângulo ΔACD é retângulo e isósceles, então o ângulo B\hat{C}D mede:

A
B
C
D

Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Então, para o triângulo ΔABC, temos:

    α + 90º + 30º = 180º

    α = 180º\ -\ 90º\ -\ 30º

    α = 180º\ -\ 120°

    α = 60º

Agora, para o triângulo ΔACD que é retângulo e isósceles. Logo:

    β + β + 90º = 180º

    2β = 180º\ -\ 90º

    β = \frac{90º}{2}

    β = 45º

Dessa forma, o ângulo B\hat{C}D vale:

    = α + β

    = 60º + 45º

    = 105º


Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


09
(SUPERTESTES).

Considere um recipiente cilíndrico de 20 cm de altura, com pouco de água, como se vê na figura.


Sobre essa situação, determine a sentença falsa:

A
B
C
D

A alternativa incorreta é letra "C", pois o correto é: x + y = 20

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


10
(SUPERTESTES). Observe a expressão a seguir:

F = \frac{5x}{3}\ -\ 1

Se F = 4, qual é o valor de x:

A
B
C
D

O valor de x é:

    F = \frac{5x}{3}\ -\ 1

    4 = \frac{5x}{3}\ -\ 1

    4\ +\ 1= \frac{5x}{3}

    5 = \frac{5x}{3}

    5x = 5 \cdot 3

    x = \frac{15}{5}

    x = 3

Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


11
(BPW).

Um camelô comprou x relógios por 500 dólares no total e quer vendê-los lucrando 50 dólares em cada um.

O preço de venda, em dólares, é:

A
B
C
D

Equacionando o problema:

x: quantidade\ de\ relógios

500: preço\ de\ custo

50: lucro

\frac{500}{x}: preço\ de\ unitário

Logo:

P(venda) = P(unitário) + Lucro

P(venda) = \frac{500}{x} + 50

Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


12
(BPW). O observe a figura a seguir:

A área do retângulo da figura é dada por x^{2} + 8x + 15 .

A medida do menor lado desse retângulo é dada por:

A
B
C
D

Observe a figura a seguir:


Área = x \cdot x + 5 \cdot x + 3 \cdot x + 5 \cdot 3

Área = x^{2} + \underbrace{5x + 3x} + 15

Área = x^{2} + 8x + 15

Dessa forma, o menor lado vale:

    x + 3

Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: Prof. Warles.)


  Domingo, 30 de Março de 2025 
00:00:02
8 6 b c B w




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