(SEDUC-AM).
Um ginásio de uma determinada cidade tem capacidade para [tex]8\ 500[tex] pessoas nas arquibancadas, [tex]3\ 200[tex] na geral e [tex]1\ 550[tex] para as cadeiras cativas.
Na final de um campeonato esse ginásio estava completamente lotado. A quantidade de pessoas nesses três setores do estádio é
A quantidade de pessoas nesses três setores do estádio é:
[tex] = 8\ 500 + 3\ 200 + 1\ 550 [tex]
[tex] = 13\ 250\ pessoas [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex] (-3)^{2} + (-5) + 4 [tex]
O resultado da expressão é:
O resultado da expressão é:
[tex]= \underbrace{(-3)^{2}} + \underbrace{(-5) + 4} [tex]
[tex]= 9\ -\ 1 [tex]
[tex]= 8 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Paulo possui [tex]x[tex] laranjas. Quadriplicando este valor ela terá 21 laranjas a mais do que a quantia que tem agora.
De acordo com este problema, a expressão que representa a quantidade de laranjas de Paulo é
Equacionando o problema:
[tex]x = nº\ de\ laranjas [tex]
[tex]4x = quadriplicando\ nº\ de\ laranjas [tex]
Sendo assim:
[tex] 4x = 21 + x [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
André calculou o valor da expressão a seguir, para [tex]x = 3[tex] e [tex]y = 6[tex].
[tex] x^{2} + 2y\ –\ \frac{y}{x} [tex]
Que valor André encontrou?
O valor encontrado por Paulo foi de:
[tex]= x^{2} + 2y\ –\ \frac{y}{x} [tex]
[tex]= \underbrace{3^{2}} + \underbrace{2 \cdot 6}\ –\ \underbrace{\frac{6}{3}} [tex]
[tex]= 9 + \underbrace{12\ –\ 2} [tex]
[tex]= 9 + 10 [tex]
[tex]= 19 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Uma mercearia vende dois chocolates ao preço de R$ 7,00.
Nesta mesma mercearia quantos chocolates podemos comprar com R$ 84,00?
A quantidade de chocolates que pode comprar com R$ 84,00 é:
[tex]2\ chocolates\ ....\ R \$\ 7,00 [tex]
[tex]x\ chocolates\ ....\ R \$\ 84,00 [tex]
[tex]7x = 2 \cdot 84 [tex]
[tex]7x = 168 [tex]
[tex]x = \frac{168}{7} [tex]
[tex]x = 24\ chocolates [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM).
Um aparelho de TV foi comprado com entrada de 30% do valor do total e o restante em 4 parcelas de R$ 196,00.
Qual é o preço total, em reais, do aparelho de TV?
Cálculo do restante (4 parcelas de R$ 196,00 que corresponde a 70% da TV).
[tex] = 4 \cdot 196,00 [tex]
[tex] = R \$\ 784,00 [tex]
Agora, o cálculo do valor total da TV.
[tex]70 \%\ ....\ R \$\ 784,00 [tex]
[tex]100 \%\ ....\ x [tex]
[tex]70x = 100 \cdot 784 [tex]
[tex]70x = 78\ 400 [tex]
[tex]x = \frac{78\ 400}{70} [tex]
[tex]x = R \$\ 1\ 120,00 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SEDUC-AM). Observe a expressão numérica a seguir:
[tex](24\ –\ 50) \cdot (-2)^{3} + (6 + 2\ –\ 12)[tex]
O valor dessa expressão é:
O valor dessa expressão é:
[tex]=(\underbrace{24\ –\ 50}) \cdot \underbrace{(-\ 2)^{3}}\ +\ (\underbrace{6 + 2}\ –\ 12)[tex]
[tex]=(\underbrace{–\ 26) \cdot (-\ 8)}\ +\ (\underbrace{8\ –\ 12})[tex]
[tex]= 208 + (-\ 4)[tex]
[tex]= 204[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). Observe a figura a seguir:
Se o triângulo [tex]ΔACD[tex] é retângulo e isósceles, então o ângulo [tex]B\hat{C}D[tex] mede:
Como a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo vale 180º. Então, para o triângulo [tex]ΔABC[tex], temos:
[tex] α + 90º + 30º = 180º [tex]
[tex] α = 180º\ -\ 90º\ -\ 30º [tex]
[tex] α = 180º\ -\ 120° [tex]
[tex] α = 60º [tex]
Agora, para o triângulo [tex]ΔACD[tex] que é retângulo e isósceles. Logo:
[tex] β + β + 90º = 180º [tex]
[tex] 2β = 180º\ -\ 90º [tex]
[tex] β = \frac{90º}{2} [tex]
[tex] β = 45º [tex]
Dessa forma, o ângulo [tex]B\hat{C}D[tex] vale:
[tex]= α + β [tex]
[tex]= 60º + 45º [tex]
[tex]= 105º [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTES).
Considere um recipiente cilíndrico de 20 cm de altura, com pouco de água, como se vê na figura.
Sobre essa situação, determine a sentença falsa:
A alternativa incorreta é letra "C", pois o correto é: [tex] x + y = 20 [tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(SUPERTESTES). Observe a expressão a seguir:
[tex]F = \frac{5x}{3}\ -\ 1 [tex]
Se [tex]F = 4[tex], qual é o valor de x:
O valor de x é:
[tex]F = \frac{5x}{3}\ -\ 1 [tex]
[tex]4 = \frac{5x}{3}\ -\ 1 [tex]
[tex]4\ +\ 1= \frac{5x}{3} [tex]
[tex]5 = \frac{5x}{3} [tex]
[tex]5x = 5 \cdot 3 [tex]
[tex]x = \frac{15}{5}[tex]
[tex]x = 3[tex]
Portanto, alternativa "C".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW).
Um camelô comprou [tex]x[tex] relógios por 500 dólares no total e quer vendê-los lucrando 50 dólares em cada um.
O preço de venda, em dólares, é:
Equacionando o problema:
[tex]x: quantidade\ de\ relógios [tex]
[tex] 500: preço\ de\ custo [tex]
[tex] 50: lucro [tex]
[tex] \frac{500}{x}: preço\ de\ unitário [tex]
Logo:
[tex] P(venda) = P(unitário) + Lucro [tex]
[tex] P(venda) = \frac{500}{x} + 50 [tex]
Portanto, alternativa "D".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
(BPW). O observe a figura a seguir:
A área do retângulo da figura é dada por [tex]x^{2} + 8x + 15 [tex].
A medida do menor lado desse retângulo é dada por:
Observe a figura a seguir:
[tex]Área = x \cdot x + 5 \cdot x + 3 \cdot x + 5 \cdot 3 [tex]
[tex] Área = x^{2} + \underbrace{5x + 3x} + 15 [tex]
[tex] Área = x^{2} + 8x + 15 [tex]
Dessa forma, o menor lado vale:
[tex]x + 3 [tex]
Portanto, alternativa "B".
(Fonte da resolução: Prof. Warles.)
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