domingo, 28 de março de 2021

QUIZ 18: MATEMÁTICA 8° Ano

Quiz 18: MATEMÁTICA - 8° ANO
Quiz 18: MATEMÁTICA - 8° ANO

01
(MEC-CAED - ADF).

Observe o número apresentado abaixo.

421 800

Qual é o valor relativo do algarismo 1 nesse número?

A
B
C
D

Observe a tabela a seguir:

Classe dos
Milhares
Classe das
Unidades Simples
4 2 1 ,8 0 0
Centenadezena unidade décimocentésimomilésimo

A ordem ocupada pelo algarismo 6 nesse número é "UNIDADE DE MILHAR", ou seja, 1 000.

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


02
(MEC-CAED - ADF).

Um conjunto habitacional possui uma área de lazer que será cercada. O síndico desse condomínio precisa estimar a quantidade de material que será utilizada e, para isso, precisa calcular o perímetro da região que será cercada. Observe as medidas dessa região na figura abaixo.


Qual é a medida do perímetro, em metros, dessa região que será cercada?

A
B
C
D

O perímetro dessa figura é:

  [tex] P = 10 m + 3 m + 7 m + 8 m + 11 m + 2 m + 6 m + 9 m [tex]

  [tex] P = 56\ metros. [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Luana preparou 14 jarras de refresco para o horário do almoço em seu restaurante. Em cada uma dessas jarras ela colocou 2,85 litros de refresco. Para o jantar, ela deve preparar a mesma quantidade de refresco que foi preparada para o almoço.

Em litros, qual é a quantidade de refresco que Luana deve preparar para o jantar no seu restaurante?

A
B
C
D

A quantidade de refresco que Luana deve preparar para o jantar no seu restaurante:


Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Thiago tem uma empresa que fabrica bolas de futebol. A sua empresa possui 6 máquinas que funcionam no mesmo ritmo e produzem, juntas, determinado lote de bolas em 8 minutos. Para economizar energia, essa fábrica utilizou, durante certo período de tempo, apenas 3 dessas máquinas na produção dessas bolas.

Nesse período de economia de energia, quantos minutos as 3 máquinas levaram para produzir um desses lotes de bolas de futebol?

A
B
C
D

Observe as grandezas minutos e máquinas são inversamente proporcionais. Logo:

  [tex]Minutos  Máquinas [tex]

     [tex] 8    6 [tex]

   [tex]\uparrow x    \downarrow 3 [tex]

Logo:

   [tex]\frac{8}{x} = \frac{3}{6} [tex]

   [tex]3x = 8 \cdot 6 [tex]

   [tex]x = \frac{48}{3} [tex]

   [tex]x = 16\ minutos [tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Observe o ponto [tex]M[tex] destacado no plano cartesiano abaixo.


Quais são as coordenadas [tex](x, y)[tex] desse ponto [tex]M[tex]?

A
B
C
D

As coordenadas do ponto [tex]M[tex] é:

    [tex]M = (x,\ y) = (-6,\ -3)[tex]

Portanto, alternativa "D".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Marta comprou uma pizza no final de semana. Após receber essa pizza em sua casa, Marta comeu certa quantidade de pedaços, de modo que restou [tex] \frac{5}{8}[tex] dessa pizza na embalagem. Em seguida, seu marido Jorge comeu uma quantidade equivalente a [tex] \frac{4}{8}[tex] da pizza inteira.

A quantidade de pizza que restou após Marta e Jorge terem comido esses pedaços representa que fração da pizza inteira?

A
B
C
D

A quantidade de pizza que restou após Marta e Jorge terem comido esses pedaços representa que fração da pizza inteira é de:

    [tex] = \frac{5}{8}\ -\ \frac{4}{8} [tex]

    [tex] = \frac{1}{8}[tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Para fazer uma receita de bolo de cenoura que rende 24 porções, Benedita utiliza 210 mL de óleo de soja. Benedita deseja preparar essa receita de maneira proporcional para fazer 16 porções desse bolo de cenoura.

Qual é a quantidade de óleo de soja, em mililitros, de que Benedita vai precisar para preparar essa receita?

A
B
C
D

As grandezas porções e mL são diretamente proporcionais, logo:

    Porções     mL

    [tex]24\ ----\ 210 [tex]

    [tex]16\ ----\ x [tex]

    [tex] 24x = 16 \cdot 210 [tex]

    [tex] x = \frac{16\ \cdot\ 210}{24} [tex]

    [tex] x = \frac{3\ 360}{24} [tex]

    [tex] x = 140\ mL [tex]

Portanto, alternativa "A".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Um muro de contenção foi construído às margens de uma rodovia onde houve um deslizamento de terra. Para isso, foram utilizados blocos de concreto com volume igual a [tex]1\ m^{3}[tex] cada. Observe, na figura abaixo, uma representação desse muro.


Quantos metros cúbicos de concreto, ao todo, foram utilizados na construção desse muro?

A
B
C
D

De acordo com a figura, temos 35 blocos e cada bloco tem [tex]1\ m^{3}[tex]. Logo:

   [tex] = 35 × 1[tex]

   [tex] = 35\ m^{3}[tex]

Portanto, alternativa "C".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


09
(MEC-CAED - ADF).

Pedro conversa diariamente com sua namorada, que viajou para uma região muito fria para realizar uma especialização em biologia. Em uma dessas conversas, ela comentou que a temperatura mínima prevista para o dia, na região onde mora, era de – 12°C. Pedro ficou surpreso, pois essa temperatura era o dobro da temperatura mínima registrada no dia na região onde ele mora.

Qual foi a temperatura mínima registrada na região onde Pedro mora?

A
B
C
D

A temperatura mínima registrada na região onde Pedro mora foi de:

    [tex]= \frac{-\ 12}{2} [tex]

    [tex]= -\ 6\ ºC [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


10
(MEC-CAED - ADF).

Judite está fazendo um painel, com figuras iguais, para decorar sua sala. Durante um dia, ela coloriu parte desse painel, deixando o restante para o dia seguinte. O desenho abaixo representa a parte do painel que Judite coloriu, destacada de amarelo, até o final desse dia.


Qual fração representa a parte amarelo que Judite coloriu, nesse dia, em relação ao painel completo?

A
B
C
D

A fração que representa a parte amarelo que Judite coloriu, nesse dia, em relação ao painel completo foi de:

    [tex]= \frac{Amarelo}{Total} [tex]

    [tex]= \frac{9}{16} [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Para transportar sua mercadoria, uma fábrica de alimentos embalou 540 pacotes de biscoitos em 27 caixas, de modo que todas as caixas ficaram com a mesma quantidade de pacotes de biscoitos.

Quantos pacotes de biscoitos foram embalados em cada uma dessas caixas?

A
B
C
D

A quantidade de pacotes de biscoitos que foram embalados em cada uma dessas caixas foi:

    [tex]= \frac{540}{27} [tex]

    [tex]= 20\ pacotes [tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Observe, na figura abaixo, uma representação dos anéis que Bianca possui. Note que alguns desses anéis possuem um acessório decorativo e outros não.


Com base nessa figura, qual é a fração que representa a quantidade de anéis que possuem um acessório decorativo em relação ao total de anéis que Bianca possui?

A
B
C
D

A fração que representa a quantidade de anéis que possuem um acessório decorativo em relação ao total de anéis que Bianca possui é de:

    [tex]= \frac{Acessório\ decorativo}{Total}[tex]

    [tex]= \frac{3}{5}[tex]

Portanto, alternativa "B".

(Créditos da resolução: Prof. Warles.)






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