quarta-feira, 1 de março de 2017

Quiz 19: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 19: PORTUGUÊS - 3ª Série (Ens. Médio)
Quiz 19: PORTUGUÊS - 3ª Série (Ens. Médio)

01
(SAEPB). Leia o texto abaixo.

A herança

    Tenho muito carinho pelo meu telefone fixo. E isso desde os tempos em que ele não era chamado de telefone fixo, mas apenas de telefone. Embora eu perceba que ele não seja lá tão fixo assim, já que circula com desenvoltura pela casa toda.

    Meu pai não foi homem de muitas posses [...] nunca comprou nada, com raras exceções, nada que pudesse ficar, por exemplo, como herança. Entre as exceções, havia um telefone. [...] Era isso que eu queria dizer. Ganhei de herança do meu pai um telefone. [...]

    E é essa linha que eu vejo agora vivendo seus últimos dias. De pouco me serve aquele telefone fixo. Amigos, colegas, parentes, propostas de trabalho, chateações de telemarketing – tudo chega a mim pelo telefone celular.

XEXEO, Artur. Revista O Globo. n. 316, 15 ago. 2010.

No trecho “E isso desde os tempos em que...”, o pronome destacado retoma o trecho:

A
B
C
D
E


02
(2ª P.D – Seduc-GO). Leia o texto abaixo e responda.

Mini conto

Dalton Trevisan

    Os dois irmãos eram os piores inimigos. Bem me lembro no enterro da velhinha. Eles seguravam a alça do caixão – e não se olhavam. Pálidos, mas de fúria. Nem a cruz das almas comoveu os dois. Se odiavam tanto que a finadinha bulia sem parar entre as flores.

Disponível em: http://diedricheosmarlenes. blogspot.com.br/2008/01/oito-mini -contos-ou-grandes-poemas-de.html, acessado em 24/04/12

No trecho “... a finadinha bulia sem parar entre as flores”, a palavra destacada indica que a finadinha

A
B
C
D
E


03
(IDEBP). Leia o texto abaixo.

Como surgiram o Dia das Mães e outros feriados comerciais?

Marina Montomura

    Na verdade, o Dia das Mães não tem uma origem comercial. Desde a Grécia Antiga, havia celebrações na entrada da primavera, em homenagem a Reia, mãe de Zeus e considerada matriarca de todos os deuses. Mas essa festa ancestral se perdeu, e o Dia das Mães atual só surgiu no início do século passado, nos Estados Unidos, como homenagem às mulheres que haviam perdido os filhos na Guerra Civil Americana. A americana Anna Jarvis conseguiu oficializar primeiro o feriado em sua cidade, Webster, depois no estado de Virgínia Ocidental e, em 1914, o feriado se tornou nacional em todo o país. No Brasil, a data começou a ser comemorada sob influência americana – foi introduzida pela Associação Cristã de Moços (ACM) em 1918 – e, em 1932, foi oficializada pelo presidente Getúlio Vargas. Só em 1949, a data ficou mais comercial, quando rolaram propagandas para aumentar as vendas. Outros feriados, que têm uma origem “nobre” fora do Brasil e aqui ganharam caráter mais comercial, são o Dia dos Namorados, Dia da Criança e o Dia dos Pais.

Mundo Estranho. São Paulo: Abril, ed. 87, p. 34. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Quanto à origem do Dia das Mães, é possível concluir que

A
B
C
D
E


04
(SPAECE). Leia o texto abaixo.

Muito antes do celular

    Basta olhar com um pouquinho de atenção para o mundo à nossa volta e fica fácil perceber: as tecnologias de comunicação estão cada vez mais presentes em nossas vidas.

    Telefones celulares com mil e uma funções, internet rápida, tablets, conexão sem fio...

    Enviar e receber informações é o que está por trás de todas essas invenções.

    Cerca de 400 anos atrás, para uma mensagem sair de um lugar e chegar a outro, ela precisava ser escrita em um papel, que era transportado por um mensageiro do lugar onde a coisa aconteceu até o lugar onde estava a pessoa que seria informada sobre aquilo.

    Uma das maiores invenções humanas, o sistema de correios – surgido na Inglaterra no final do século 17 – permitiu dividir os custos de todas as mensagens trocadas, pois o mesmo mensageiro podia entregar vários bilhetes. [...]

    No mesmo século, a invenção dos jornais tornou possível receber informações sobre muitas coisas diferentes, que haviam acontecido em lugares diversos. Todas eram transmitidas ao mesmo tempo, graças a uma central (o jornal) que recebia cartas de correspondentes em diversos lugares, o tempo todo.

    Só que, apesar desses dois grandes avanços na forma como as informações podiam ser compartilhadas, as mensagens ainda dependiam da velocidade dos meios de transporte para chegar ao seu destinatário, fosse uma pessoa ou um jornal.

    A saída inovadora e revolucionária para esse problema foi a invenção da telegrafia (tele quer dizer “a distância”, e grafia significa “escrita”). Foram elaborados sistemas de semáforos em que letras são formadas por bandeirolas dispostas de maneiras específicas. [...]

    A partir do final do século 18, na França, foram instaladas “linhas” de semáforos, capazes de transmitir mensagens ao longo de centenas de quilômetros. [...] Já em meados do século 19, a descoberta da indução eletromagnética permitiu ligar dois pontos muito distantes por um fio condutor de eletricidade, dando origem à telegrafia por fio. [...]

    Com o desenvolvimento desta tecnologia, foi possível deitar cabos no leito dos oceanos, conectando todo o mundo através do telégrafo. E esse foi o ponto de partida para o surgimento de meios de comunicação como telefone, rádio e TV. [...]

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com .br/muito-antes-do-celular/. Acesso em: 26 ago. 2013. Fragmento. )

Qual é o assunto desse texto?

A
B
C
D


05
(3ª P.D – SEDUC-GO). Leia o texto abaixo e responda.

Amor à primeira vista

    Papel, plástico, alumínio. Modernas embalagens industrializadas são essencialmente confeccionadas com essas três matérias-primas. Mas o resultado está longe de ser monótono.

    Desde que os especialistas em vendas descobriram que a embalagem é um dos primeiros fatores que influenciam a escolha do consumidor, ela passou a ser estudada com mais atenção. Atualmente, estampa cores fortes, letras garrafais e formatos curiosos na tentativa de chamar a atenção nas prateleiras dos supermercados. Produtos infantis, por exemplo, apelam para desenhos animados ou super-heróis da moda para derrubar a concorrência. Provavelmente é o caso do achocolatado que você toma de manhã, do queijinho suíço do meio da tarde e até mesmo da sopinha da noite.

    Essas embalagens despertam o interesse dos consumidores muitas vezes, eles levam o produto para casa mais porque gostaram de sua roupagem do que pelo fato de apreciarem o conteúdo. [...]

Um argumento que sustenta a tese de que “a embalagem agora é uma forma de conquistar o consumidor” é que

A
B
C
D
E


06
(SEAPE). Leia os textos abaixo.

Saiba mais sobre mudanças climáticas

    O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar. [...]

    São várias as consequências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8ºC desde a Revolução Industrial. Acima de 2ºC, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas. [...]

    Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais, eficiência energética e a reciclagem de materiais, melhorar o transporte público são algumas das possibilidades.

Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_ brasileira/reducao_de_impactos2 /clima/mudancas_climaticas/. Acesso em: 28 jun. 2010. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

A principal informação apresentada no Texto é

A
B
C
D
E


07
(PROEB). Leia o texto abaixo.

A meia hora que faz toda diferença

    Às vésperas do século XXI, a antiga siesta espanhola vem invadindo os escritórios dos executivos brasileiros. Na Espanha, a exigência da produtividade tem obrigado os trabalhadores a abrir mão do hábito. Aqui, religiosamente após o almoço, advogados e empresários desligam o telefone celular, afrouxam o nó da gravata e tiram seu cochilo.

    Houve até um empresário gaúcho, Ricardo Ferreira, que se mudou para Canoas, na grande Porto Alegre, onde fica sua fábrica, para conseguir manter o hábito de almoçar na sua casa e dormir na sequência. Quando morava em Porto Alegre, os congestionamentos o impediam de almoçar em casa, colocar o pijama e tirar o cochilo de trinta minutos.

    Atualmente, só abre mão da siesta às quartas-feiras, quando tem uma reunião de trabalho após o almoço. “É o pior dia e o meu rendimento cai durante toda a tarde”. Ferreira chegou a pensar em abandonar o hábito quando começou a apresentar problemas de saúde e excesso de peso. Em um spa, ficou sabendo que a prática era, pelo contrário, saudável. Luís Carlos Silveira, médico-diretor do spa, diz que um descanso de vinte minutos permite reduzir a adrenalida e o estresse acumulado. “Recomendo a siesta, mas muitos dizem que não têm tempo.” afirma Silveira.

    As regras para os executivos dorminhocos são: primeiro, nunca estender a siesta por mais de 30 minutos. “Você acorda cansado e mal-humorado”, afirma outro empresário, João Gomes. A segunda regra é tornar o habito constante. “É preciso regular nosso relógio biológico. Não adianta dormir apenas um dia por semana”, aconselha.

*Adaptado: Reforma Ortográfica.

A siesta é benéfica ao organismo, porque

A
B
C
D
E


08
(PAEBES). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://nanihumor.blogspot.com/ 2009/12/o-humor-das-coisas-8.html.

Nesse texto, predomina, na fala do jornal, uma linguagem

A
B
C
D
E


09
(AREAL). Leia o texto abaixo.

Cuidar da saúde... de todos

    Mundo Jovem: Que questões devemos levar em conta para termos uma vida saudável?

    Jane Maria Reos Wolff: Devemos ter a responsabilidade com as atitudes que vão trazer para nós uma qualidade de vida melhor. A atividade física é fundamental. E não precisamos ir lá para a academia malhar. Podemos caminhar ao ar livre, próximo ao local onde moramos, onde trabalhamos. Uns 30 minutos e ir acrescentando 10 minutos a cada semana, até chegar em uma hora, três vezes por semana. Na caminhada, olhamos o ambiente e estamos nos cuidando. Esse é um momento muito importante, porque envolve cuidado e alguma distração. Melhora a saúde física, porque trabalhamos a musculatura e as articulações, melhoramos as atividades cardíaca e respiratória. A circulação melhora nosso corpo. Estaremos fazendo um bem para nós mesmos modificando a atividade. Em vez de ficarmos sentados o tempo todo na frente da televisão, vamos caminhar, correr...

    Mas quem prefere esportes ou mesmo a academia, fique à vontade: o importante é fazer atividade física.

    Outra atitude que não pensamos muito como cuidado de saúde é o uso do cinto de segurança, que pode prevenir acidentes graves e poupar nossa vida. [...] Então precisamos estar atentos a essas atitudes de preservação e de prevenção relativas à nossa saúde.

Disponível em: http://www.mundojovem.pucrs .br/entrevista-02-2012.php. Acesso em: 22 dez. 2011. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “Então precisamos estar atentos a essas atitudes de preservação...” (4° parágrafo), a palavra destacada estabelece relação de

A
B
C
D


10
(SAEMS). Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://www.meninocaranguejo.com/tirinhas. Acesso em: 8 dez. 2014.

Esse texto é engraçado porque

A
B
C
D
E


11
(SPAECE). Leia o texto abaixo e responda.

    Às 15:03 em 16 janeiro 2 009, Lourdes Alves disse...

    Olá Carla, espero te encontrar no próximo dia 12 de fevereiro. Gosto da possibilidade do encontro presencial e tenho certeza que temos figurinhas para trocar.

    Um forte abraço e bem-vinda.

    Às 14:01 em 17 janeiro 2 009, Carla Amaral disse...

    Sim, nem que chova canivete, vou estar presente no encontro em fevereiro.

    Me encontro regularmente com César, Mara, Rachel e Marília (menos). Neste final de semana vamos juntos para Socorro... estão todos bem.

    Abraços

    Carla

Disponível em: http://escoladeredes.net/profiles /comment/list?attachedToType. Acesso em: 14 jan. 2011.

A expressão “nem que chova canivete” (5° parágrafo) sugere

A
B
C
D
E


12
(SEAPE). Leia os textos abaixo.

Texto 1

Saiba mais sobre mudanças climáticas

    O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar. [...]

    São várias as consequências do aquecimento global. Algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta como o aumento da intensidade de eventos de extremos climáticos (furacões, tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca ou deslizamentos de terra). Além disso, os cientistas hoje já observam o aumento do nível do mar por causa do derretimento das calotas polares e o aumento da temperatura média do planeta em 0,8ºC desde a Revolução Industrial. Acima de 2ºC, efeitos potencialmente catastróficos poderiam acontecer, comprometendo seriamente os esforços de desenvolvimento dos países. Em alguns casos, países inteiros poderão ser engolidos pelo aumento do nível do mar e comunidades terão que migrar devido ao aumento das regiões áridas. [...]

    Existem várias maneiras de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa. Diminuir o desmatamento, incentivar o uso de energias renováveis não convencionais, eficiência energética e a reciclagem de materiais, melhorar o transporte público são algumas das possibilidades.

Disponível em: http://www.wwf.org.br/natureza_ brasileira/reducao_de_impactos2/ clima/mudancas_climaticas/. Acesso em: 28 jun. 2010. *Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

Texto 2

Disponível em: http://maracatublog.files. wordpress.com/2008/02/ aquecimento-global.jpg. Acesso em: 28 jun. 2010. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

O acontecimento representado no Texto 2 é uma consequência de qual fato descrito no Texto 1?

A
B
C
D
E




Nenhum comentário:

Postar um comentário