sexta-feira, 31 de março de 2017

Quiz 26: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 26: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 26: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia os textos a seguir e responda.

Texto 1

“Pol favol”

    Minha filha de 5 anos [...] já sabe muito bem as palavras mágicas para conquistar a mãe: “Pol favol.” [...] Mas como fazer um equilíbrio entre os muitos pedidos e o atendimento dessas solicitações?

    As massivas propagandas nos meios de comunicação colaboram ainda mais para a lista dos desejos consumistas das crianças — que nem sempre podem ser atendidos, e nem devem. Não podemos confundir dar carinho com dar presentes. Os filhos têm que aprender a conviver com as frustrações e com os “nãos” que a vida vai lhes dar. E o bom senso parece o mais adequado: dar o que se pode e, mesmo assim, algumas vezes, em ocasiões especiais [...].

    É difícil para muitos pais, no que me incluo, dizer o tal “não”, mas se ganha em crescimento para a criança que, aos poucos, vai aprendendo também sobre economia doméstica.

    Quando coloca o “pol favol” na frente dos pedidos, um “não” fica ainda mais difícil e deve ser acompanhado de uma explicação para que o filho entenda o real valor do material e, ainda assim, que um carinho vale muito mais que isso.

    Ver um filho abrir o presente é muito emocionante, assim como presenciar [...] a interação que ele vai fazer com esses brinquedos em seu mundo de criança. O “sim” faz parte e também é necessário: proporciona a certeza de que haverá em toda a vidinha deles momentos de alegria.

    A verdadeira felicidade não tem preço e está ali, muito perto da gente, no convívio de um lar que sabe o valor do “sim”, do “não” e do “por favor”.

Disponível em: http://www.mundotexto.com .br/redacao_dissertativa/ redacao_dissertativa_846.html. Acesso em: 26 out. 2015. Fragmento.

Texto 2


Disponível em: http://portaleliomar.opovo.com.br/ wp-content/uploads/2012/06/consumismo -infantil-e1339081530349.jpeg>. Acesso em: 26 out. 2015.

Sobre o consumismo infantil, uma informação presente nesses dois textos é a

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


02
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

O segredo dos inovadores

    Não é dinheiro, nem status, nem reconhecimento o que motiva, em primeiro lugar, os inovadores. Muito menos pressão. Mas o prazer da descoberta: a sensação de aprender e vencer desafios.

    Está aí a condição essencial para as empresas conseguirem atrair e reter talentos para gerar inovação dos negócios, segundo um estudo intitulado “O Princípio do Progresso”, que acaba de ser lançado pela editora da escola de negócios de Harvard.

    A forma como se chegou a essa conclusão foi “inusual”. Os pesquisadores conseguiram que centenas de empregados, todos envolvidos em processos de inovação em suas empresas, escrevessem diários sobre seus sentimentos no trabalho. Daí saíram 64 mil comentários.

    Com base nesse material, viu-se que quanto mais as empresas geravam em seus funcionários a sensação de progresso individual, mesmo em pequenas coisas, mais fácil era ter equipes engajadas para inovar e não cair na aposentadoria mental.

    Em poucas palavras, a empresa que inova é um misto de escola com laboratório, onde se mantém sempre o prazer de aprender.

    O que os pesquisadores de Harvard alertam é o seguinte: num mundo cada vez mais competitivo e veloz, quem não tiver um ambiente inovador — e, portanto, empregados engajados — está condenado.

    Não é à toa que as grandes empresas têm cada vez mais dificuldades de atrair talentos inovadores que, muitas vezes, preferem correr riscos e abrir seus próprios negócios.

DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: http://portal.aprendiz.uol.com.br /2011/09/14/o-segredo-dos-inovadores/. Acesso em: 22 nov. 2011.Fragmento.

O argumento que comprova a tese de que a motivação do profissional está na sensação de aprender e vencer desafios é:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


03
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 03 e 04.

Cidades de papel

    Eu estava tentando pensar em algo mais quando nós três vimos, ao mesmo tempo, a massa humana [...] que atende pelo nome de Chuck Parson caminhando cheio de si em nossa direção. [...]

    Havia uns dois anos que Chuck não representava um problema maior para nós — alguém do grupinho de alunos descolados tinha decretado que não era para mexer com a gente.

    Então era meio esquisito ele vir falar conosco. [...]

    — O que você sabe sobre Margo e Jase? [...]

    Pensei em tudo que sabia sobre eles: Jase era o primeiro e único namorado sério de Margo Roth Spiegelman. [...]

    — Eu mal conheço a Margo — falei, o que tinha se tornado verdade.

    Ele refletiu por um instante, e eu tentei encarar aqueles olhos juntos. Ele assentiu muito ligeiramente [...] e se afastou, a caminho de sua primeira aula do dia: como manter e cultivar os músculos peitorais. O segundo sinal tocou. Um minuto para a aula. Radar e eu estávamos na turma de cálculo; Ben, na de matemática finita. As salas eram geminadas; caminhamos juntos, os três lado a lado, confiando que o mar de alunos iria abrir passagem para nós, e abriu.

GREEN, John. Cidades de papel. Tradução Juliana Romeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015. cap. 1. In: Google livros. Disponível em: https://bit.ly/2NZvMvh. Acesso em: 18 jul. 2018. Fragmento.

Nesse texto, há uma ironia no trecho:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
Nesse texto, no trecho “... confiando que o mar de alunos iria abrir passagem...” (último parágrafo), a expressão destacada foi utilizada para
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.


TOKUMOTO, Ricardo. In: Inturmut. Disponível em: http://ryotiras.com/inturnut. Acesso em: 7 fev. 2018.

De acordo com esse texto, infere-se que o menino do quarto quadrinho

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 06 e 07.

Segredos do mar

    Quando chega o verão, nós, humanos, nos sentimos atraídos pelo mar. Multidões se reúnem nas praias buscando um contato com as ondas que nos proporcionam prazer e descanso.

    Porém, o caminhar do ser humano deixa sua trilha fatal nas areias da praia.

    Milhões de sacolas de nylon e plásticos de todo o tipo são largados na costa, o vento e as marés se encarregam de arrastá-los para o mar.

    Uma sacola de nylon pode navegar várias dezenas de anos sem se degradar.

    As tartarugas marinhas confundem-nas com as medusas e as comem, afogando-se na tentativa de engoli-las.

    Milhares de golfinhos também morrem afogados...

    Eles não têm capacidade para reconhecer os lixos dos humanos, até porque, “tudo o que flutua no mar se come”.

    A tampa plástica de uma garrafa, de maior consistência do que a sacola plástica, pode permanecer inalterada, navegando nas águas do mar por mais de um século.

    O Dr. James Ludwing, que estava estudando a vida do albatroz na ilha de Midway, no Pacífico, a muitas milhas dos centros povoados, fez uma descoberta espantosa.

    Quando começou a recolher o conteúdo do estômago de oito filhotes de albatrozes mortos, encontrou: 42 tampinhas plásticas de garrafa, 18 acendedores e restos flutuantes que, em sua maioria, eram pequenos pedaços de plástico. Esses filhotes haviam sido alimentados por seus pais que não conseguiram fazer a distinção dos desperdícios no momento de escolher o alimento.

    A próxima vez em que você for à sua praia preferida, talvez encontre na areia, lixo que outra pessoa ali deixou. Não foi lixo deixado por você, porém, é SUA PRAIA, é o SEU MAR, é o SEU MUNDO e você deve fazer algo por ele.

Disponível em: http://mercedeschavarria.multiply .com/journal/item/50. Acesso em: 9 dez. 2010. Fragmento.

Qual é a tese defendida pelo autor desse texto?

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


07
No trecho “... anos sem se degradar.” (4ª parágrafo), a palavra destacada possui o mesmo sentido de
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 08 e 09.

Estudo mostra que o cacau sofrerá com mudanças no clima

    O cacau — uma das culturas economicamente mais importantes da África Ocidental e um dos [...] culpados pelos prazeres do mundo ocidental — será fortemente afetado pela mudança climática, segundo um novo estudo.

    Mais da metade do chocolate do mundo é originário de Gana e Costa do Marfim, onde o crescimento do cacau será muito diferente em 2050, de acordo com o estudo realizado pelo Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT).

    “Provavelmente algumas áreas permanecerão adequadas para o cacau, mas saberemos somente quando os agricultores adaptarem sua gestão agronômica às novas condições.

    Haverá também áreas onde a adequação do cacau aumentará”, afirma o estudo. “A mudança climática não só traz más notícias, mas também uma série de oportunidades em potencial. Os beneficiados serão aqueles que estiverem prontos para a mudança e souberem se adaptar.”

    O mais importante é que o declínio da produção de cacau mostrará a fragilidade da dependência dos agricultores em uma única cultura para ganhar a vida.

    Diversificar para culturas mais resistentes ao calor é fundamental, afirma o estudo.

    Os autores recomendam laranja, óleo de palma e de caju como possíveis alternativas. O relatório também recomenda um melhor sombreamento para as plantas de cacau, o acesso a novas variedades de sementes e uma melhor prevenção de incêndios florestais.

    “Temos que pensar cada vez mais em alta qualidade”, disse North. “Como diminuirão os suprimentos, será mais importante ter uma estratégia de qualidade do que uma estratégia de volume.”

Disponível em: http://www2.uol.com.br/sciam /noticias/estudo_mostra_que _o_cacau_sofrera_com_ mudancas_no_clima.html. Acesso em: 12 nov. 2011. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... não só traz más notícias, mas também uma série de oportunidades...” (3º parágrafo), as expressões destacadas estabelecem com a frase anterior uma relação de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


09
A informação principal desse texto refere-se
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Piada

    A menina foi visitar a avó no campo. A avó tinha uma criação enorme de aves, e a menina, que morava na cidade, ficou encantada. E de repente, passeando pela fazenda da avó, ela viu um pavão. Voltou correndo para casa e, toda alegre, avisou à vovó:

    — Vovó! Vovó! Uma de suas galinhas está dando flor!

Para você morrer de rir. Belo Horizonte: Leitura, 2001, p. 13.

No trecho “Uma de suas galinhas está dando flor!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 11 e 12.

A hora do planeta

    Apagar a luz de casa pode ser um ato corriqueiro, mas, no dia 26 de março passado, a iniciativa tinha um significado maior. Ao todo, 123 cidades brasileiras ficaram às escuras por uma hora, solidárias à campanha A hora do planeta. Criada pela WWF-Austrália em 2007, a iniciativa foi uma maneira simbólica que a organização não governamental — comprometida com a conservação da natureza — encontrou para mobilizar a sociedade e seus governantes quanto ao aquecimento global. É um exemplo de que é possível trazer para a prática uma ideia que começou na internet, defende a superintendente do WWF-Brasil, Regina Cavini, coordenadora nacional da campanha. “As redes sociais hoje abrem espaço para as pessoas se mostrarem proativas e exercerem o ativismo nas redes. No entanto, a internet ainda é uma ferramenta nova e não aprendemos a usá-la em todo seu potencial”, diz Regina [...].

    Apesar de investir nesse enfoque, a ativista não acredita que a internet seja o futuro do ativismo ambiental. “A ferramenta não vai substituir [...] a prática, mas fazer parte do dia a dia, como um importante aliado [...]”. No próximo ano, A hora do planeta está prevista para o dia 28 de março, das 20h às 21h. Fique ligado! Ou melhor, desligado.

LEDÓ, Maria Júlia. Revista do Correio, 27 nov. 2011.

Nesse texto, o trecho em que o autor estabelece contato direto com o leitor é:

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


12
A finalidade desse texto é
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário