domingo, 26 de março de 2017

Quiz 32: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 32: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 32: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

Leia os textos abaixo e responda as questões 01 e 02.

Texto 1


THAVES, Bob. Frank & Ernest. In: O Estado de São Paulo. 2012. Disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/# !/20121220-43528-nac-82-cd2-d6-not. Acesso em: 12 abr. 2022.

Texto 2

Como era a vida das pessoas durante a Pré-História?

    Tudo o que aconteceu antes do surgimento da escrita, por volta de 4.000 anos atrás, é considerado Pré-História. Os estudiosos acreditam que a história só pode ser estudada a partir de documentos escritos. [...] O termo Pré-História foi criado em 1851, para designar a História antes da História registrada.

    A Pré-História marcou o aparecimento do homem moderno, o Homo sapiens, há 200 mil anos. Mas antes dele, outros hominídeos surgiram. Existem relatos de que há sete milhões de anos viveu o Sahelanthropus tchadensis, provavelmente o primeiro a se levantar e andar em apenas dois membros. De lá para cá mais de 20 espécies foram descobertas. Uns são bem diferentes, como o Homo floresiensis, que tinha apenas um metro de altura. O Homo sapiens é nosso ancestral mais próximo e única espécie que conseguiu sobreviver.

    Na Pré-História o homem não sabia escrever, mas há registros de que ele usava outros meios para se expressar. Por esculturas, desenhos nas cavernas (as pinturas rupestres), colares e ferramentas criadas por eles, como os martelos e as estacas de pedra e ossos, eles registraram a forma como viviam.

    Os homens pré-históricos viviam dentro de cavernas [...]. Mas também era comum o homem viver ao ar livre, em pequenos bandos, e de tempos em tempos procurar um novo lugar para morar, de acordo com a oferta de alimento na região.

    Homens, mulheres e crianças que viviam na Pré-História não tinham muitos utensílios para cozinhar. Eles se alimentavam de frutas, folhas e raízes, além de peixes e da carne dos animais que caçavam. [...]

    Na Pré-História ainda predominavam os animais da megafauna, que são aquelas espécies muito grandes, como a preguiça-gigante, tatu, mastodonte, mamute, tigre-dente-de-sabre e bisão. O desaparecimento deles ainda é um mistério. [...]

    O fogo sempre ajudou o homem a sobreviver. Além de assustar os predadores, iluminar o caminho e a caverna, ainda o ajudava a se aquecer. Provavelmente, o fogo surgiu a partir da queda de um raio. Somente depois disso, o homem aprendeu a bater uma pedra em outra ou esfregar duas madeiras para dar atrito e fazer o fogo. [...]

REGINA, Silvia. Como era a vida das pessoas durante a Pré-História? In: Recreio. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3umvoy9. Acesso em: 8 abr. 2022. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

O assunto em comum a esses textos é

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 2, no trecho “... que tinha apenas um metro de altura.” (2° parágrafo), o pronome destacado se refere a

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Presidência da República

Casa Civil

Subchefia para Assuntos Jurídicos

LEI DE 15 DE OUTUBRO DE 1827.

   

Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do Império.

   D. Pedro I [...] Imperador Constitucional e Defensor Perpétuo do Brasil: Fazemos saber a todos os nossos súditos que a Assembléia Geral decretou e nós queremos a lei seguinte:

    Art. 1º Em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos, haverão as escolas de primeiras letras que forem necessárias.

    Art. 2º Os Presidentes das províncias, em Conselho e com audiência das respectivas Câmaras, enquanto não estiverem em exercício os Conselhos Gerais, marcarão o número e localidades das escolas, podendo extinguir as que existem em lugares pouco populosos e remover os Professores delas para as que se criarem, onde mais aproveitem, dando conta a Assembléia Geral para final resolução.

    Art. 3º Os presidentes, em Conselho, taxarão interinamente os ordenados dos Professores, regulando-os de 200$000 a 500$000 anuais, com atenção às circunstâncias da população e carestia dos lugares, e o farão presente a Assembléia Geral para a aprovação.

    Art. 4º As escolas serão do ensino mútuo nas capitais das províncias; e serão também nas cidades, vilas e lugares populosos delas, em que for possível estabelecerem-se.

    Art. 5º Para as escolas do ensino mútuo se aplicarão os edifícios, que couberem com a suficiência nos lugares delas, arranjando-se com os utensílios necessários à custa da Fazenda Pública e os Professores que não tiverem a necessária instrução deste ensino, irão instruir-se em curto prazo e à custa dos seus ordenados nas escolas das capitais. [...]

BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda crear escolas de primeiras letras em todas as cidades, vlias e lugares mais populosos do Império. Disponível em: https://bit.ly/3DJUeec. Acesso em: 5 abr. 2022. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto.

O contexto social retratado nesse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 04 e 05.

Cavalos-marinhos ressurgem na orla carioca

    Visados por aquaristas e muito sensíveis à poluição, os coloridos e delicados peixinhos estiveram perto de desaparecer do litoral carioca. Pois voltaram a se multiplicar. O ressurgimento se deve a normas mais duras contra a pesca e é sinal de que a qualidade das águas está melhorando.

    Pesquisadores do Projeto Cavalos-Marinhos do Rio de Janeiro descobriram que a população desses peixes vem crescendo, inclusive em locais improváveis, como a [...] baía de Guanabara. Em 2015, eram encontrados em média dois cavalos-marinhos a cada 400 metros quadrados na baía. Em 2018, esse número subiu para oito peixes por 400 metros quadrados. Em 2021, o crescimento progressivo foi confirmado: média de 13 cavalinhos na mesma área.

    Para a bióloga Natalie Freret-Meurer, coordenadora do Projeto Cavalos-Marinhos do Rio de Janeiro, um dos maiores desafios é educar a população para que não capture os peixes [...], disse em entrevista ao jornal [...].

    Desde 2014, uma portaria [...] proibiu a captura, transporte, armazenamento, guarda e manejo desses animais. Segundo a bióloga, essa medida resultou no aumento da população de cavalos-marinhos na orla do Rio.

    Outro dado apontado pelos estudiosos é a melhora na qualidade da água, já que os cavalos-marinhos são considerados [...] bioindicadores de qualidade ambiental, dada a sua sensibilidade ao bem-estar do ecossistema no qual estão inseridos.

Disponível em: https://riodeboasnoticias.com. br/cavalos-marinhos-ressurgem -na-orla-carioca/. Acesso em: 29 mar. 2022. Fragmento.

04
(MEC-CAED - ADF).

O assunto desse texto é

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Em qual trecho desse texto há uma relação de causa e efeito?

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Transporte Sustentável CARVALHO, Moisés. Transporte Sustentável. 2022. Disponível em: https://bit.ly/37EA0qT. Acesso em: 12 abr. 2022.

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo as questões 07 e 08.

07
(MEC-CAED - ADF).

Única brasileira da Olimpíada Internacional de Informática passa no MIT aos 17 anos

    A estudante de 17 anos, Carolina Moura Valle Costa, de São Paulo (SP) [...] foi aprovada no MIT, considerada uma das melhores universidades do mundo.

    A disputadíssima universidade Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, é a nova conquista de Carol [...].

    Carolina Moura está no 3º ano do ensino médio.

    Mesmo tão jovem, ela ganhou medalha de bronze nas edições de 2020 e 2021 na Olimpíada Internacional de Informática. [...]

    Ela também tem uma medalha de ouro na Olimpíada Europeia de Informática para Garotas (EGOI); dois ouros na Olimpíada Ibero-Americana de Informática; 3 ouros e 2 pratas na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e um bronze na Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO).

    Carol começou em competições desse tipo aos 11 anos e conta que, a princípio, os resultados não eram tão bons.

    “No começo meus resultados não eram muito bons, até porque eu não sabia quanta dedicação era necessária, ou os métodos apropriados para estudar. Com o tempo, peguei o jeito”, contou a jovem. [...]

    Que demais!

SOUZA, Jéssica. Única brasileira da Olimpíada Internacional de Informática passa no MIT aos 17 anos. In: Só Notícia Boa. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3OIjgjl. Acesso em: 5 abr. 2022. Fragmento.

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

Em qual trecho desse texto há uma opinião?

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia os textos abaixo e responda as questões 09 e 10.

Texto 1


Bentô cake LEITE, Willian. Bentô cake. In: Willtirando. 2022. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/page/2/. Acesso em: 7 abr. 2022. Fragmento.

Texto 2

Bentô cake: minibolos com frases engraçadas e irônicas viram febre em São Carlos

    O doce de origem japonesa ganhou destaque na internet por ser personalizado com frases divertidas e memes. Eles custam, em média, R$ 35, pesam em torno de 350 gramas e têm 10 centímetros de diâmetro.

    Feito a partir de uma mistura de ironia com uma dose de frase engraçada e uma cobertura de criatividade, o “bentô cake” tem caído nas graças da internet [...].

    Com tradições japonesas, já que no país ocidental bentô ou obentô é uma espécie de porção individual de comida levada para viagem, o “bolinho marmita” chegou ao Brasil em 2021 e acabou se popularizando pelas redes sociais.

    Cantadas, indiretas, declarações e felicitações são as formas mais comuns escolhidas para passar uma mensagem usando um bentô cake.

    “Virou uma febre quando juntou a personalização de frases engraçadas com os memes, principalmente com o personagem ‘Flork’. As pessoas gostam de presentear com doces, principalmente quando é possível personalizar, juntando o bom humor que o brasileiro adora”, contou a confeiteira Carla Guinart, de 42 anos.

MARIN, Ana. Bentô cake: minibolos com frases engraçadas e irônicas viram febre em São Carlos. In: G1. 2022. Disponível em: http://glo.bo/3EEXjgr. Acesso em: 7 abr. 2022. Fragmento.

09
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF).

No último parágrafo do Texto 2, a expressão “Virou uma febre” foi usada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 11 e 12.

Com curadoria de professor da USP, exposição ensina sobre evolução humana

    Este é o último fim de semana para conferir a exposição itinerante Do macaco ao homem – Transições, que está desde o início do mês no Internacional Shopping, em Guarulhos. Aberta ao público, a mostra inédita é uma realização conjunta do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, do Museu Catavento e da empresa Modulart.

    A curadoria é de Walter Neves, professor sênior do IEA, um entusiasta da divulgação científica para o grande público com vasta experiência em exposições museográficas. No IEA, ele coordena o Núcleo de Popularização dos Conhecimentos sobre Evolução Humana.

    Do macaco ao homem – Transições trata do processo evolutivo humano, desde os primeiros bípedes, datados em sete milhões de anos, até o surgimento do Homo sapiens (homem moderno), há cerca de 200 mil anos. A história é contada por meio de réplicas de partes dos ancestrais humanos e ferramentas de pedra. No total, são seis bustos, seis crânios, sete hemicrânios, ferramentas e holografias, entre outros itens.

    “Tendo em vista a especificidade do espaço onde está sendo montada, a exposição não tem um circuito obrigatório de visitação”, explica Neves. “Ela é composta por cinco módulos independentes, que poderão ser visitados em qualquer sequência, como o módulo da bipedia, o módulo da evolução do cérebro e o módulo da evolução da tecnologia da pedra lascada”, diz.

    De acordo com ele, um dos pontos altos é a reconstituição facial dos ancestrais do homem, que mostra como eram seus rostos quando vivos. Outra atração é a cópia da reconstituição do esqueleto completo de Lucy e outra de como ela seria quando viva, entre os quais o visitante poderá ser fotografado. Lucy foi encontrada na Etiópia em 1974/1975 e pertence à espécie Australopithecus afarensis. Datada de 3,2 milhões de anos, revolucionou os estudos sobre evolução humana. [...]

REZENDE, Fernanda. Com curadoria de professor da USP, exposição ensina sobre evolução humana. In: Jornal da USP. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3DlTr38. Acesso em: 29 mar. 2022. Fragmento.

11
(MEC-CAED - ADF).

Qual é a informação principal desse texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “‘... onde está sendo montada,...’” (4º parágrafo), o termo destacado refere-se a

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)






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