domingo, 19 de março de 2017

Quiz 35: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 35: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 35: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

Leia os textos abaixo e responda as questões 01 e 02.

Texto 1

Humanos podem não ser os únicos mamíferos que cuidam de plantações

    Talvez os seres humanos não sejam os únicos mamíferos que cuidam da terra para cultivar alimentos. Cientistas da Universidade da Flórida (EUA) descobriram que os roedores da espécie Geomys pinetis também praticam um tipo de agricultura. Análises em um campo de tocas feitas pelos animais sugerem que eles colhem as raízes de pinheiros que crescem em suas casas — e também as cultivam.

    A equipe planejava observar se o crescimento das raízes invadia os túneis em que os roedores vivem, além de estudar como os roedores cultivam a fonte de alimento nos túneis já feitos e nas novas tocas.

    Uma vez que as raízes atingem as tocas, os roedores incentivam seu crescimento com fezes e urina. Embora não seja a forma mais sofisticada de agricultura, os pesquisadores sugerem que, de certa forma, esse método seja parecido com o que os seres humanos fazem.

    Existe um debate científico sobre o que caracteriza agricultura. Os cientistas por trás do estudo apontam que os roedores sabem o que estão fazendo quando cuidam de suas raízes. Os animais gastam tempo e energia para defender suas plantações, trabalhando na manutenção das tocas e no crescimento das raízes. Segundo eles, o que faz disso uma forma de agricultura é a utilização dos resíduos como fertilizante para melhorar as condições do ambiente. [...]

CAPARROZ, Leo. Humanos podem não ser os únicos mamíferos que cuidam de plantações. In: Superinteressante. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3IQeA8q. Acesso em: 20 jul. 2022. Fragmento.

Texto 2

Formigas desenterram fósseis e levam à descoberta de 10 mamíferos extintos

    Um grupo de paleontólogos descobriu dez novas espécies de mamíferos extintos a partir de milhares de fósseis minúsculos, como dentes ou ossos da mandíbula. Eles contaram com ajudantes igualmente pequenos para encontrar os espécimes: formigas.

    Os fósseis microscópicos vieram do noroeste de Nebraska (Estados Unidos). Eles são abundantes por lá, assim como nos estados vizinhos, Wyoming e Dakota do Sul. Mas nem por isso é fácil encontrá-los — a não ser que você procure nos lugares certos. Como o topo de formigueiros.

    Há mais de um século, cientistas raspam esses montes de areia e terra procurando pequenos ossos nos sedimentos. É uma boa tática, porque as formigas exploram o subsolo em busca de materiais (como pedacinhos de rocha) com os quais possam cobrir seus montes para fortalecê-los.

    Em 2015, um caçador de fósseis amador de Nebraska notou que havia uma quantidade impressionante de dentes e ossos nos formigueiros de sua propriedade. Então, começou a coletar amostras e enviá-las para Clint Boyd, paleontólogo do Serviço Geológico de Dakota do Norte.

    Ele não parou desde então. O resultado foi uma coleção de mais de 6 mil microfósseis, que foram estudados por Boyd, Bill Korth, pesquisador do Rochester Museum & Science Center (Nova York), e outros paleontólogos. O estudo foi publicado recentemente pelo Instituto de Paleontologia de Vertebrados de Rochester. [...]

COSTA, Luisa. Formigas desenterram fósseis e levam à descoberta de 10 mamíferos extintos. In: Superinteressante. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3v2kaiq. Acesso em: 20 jul. 2022. Fragmento.

01
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


02
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, o termo “Geomys pinetis” (1º parágrafo) é um exemplo de linguagem

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 03 e 04.

    Caro Senhor Tempo,

    Espero que esta o encontre passando bem, ou melhor, passando o mais devagar possível.

    Por aqui vai-se indo, como o Senhor quer e consente, meio rápido demais para o meu gosto, e quando vi já era dezembro.

    Foi-se mais um ano.

    E com ele foram-se uma quantidade incalculável de amores, cores, idades, [...] não sei quantos neurônios, memórias, remorsos, desvarios, cabelos, ilusões [...], algumas verdades indiscutíveis, umas calças que não fecham mais e aquele vestido de que eu gostava tanto.

    Foi-se o meu gosto por vitrine.

    Foi-se quase todo o meu vidro de perfume. [...]

    Foram-se exatamente nove vírgula seis por cento de todas as minhas esperanças.

    Será que o Senhor não se cansa, seu Tempo?

    Não pensa em tirar umas férias, dar uma pausa, respirar um pouco? Não lhe agrada a ideia de mudar o andamento? Diminuir o ritmo? [...]

    Me diga sinceramente: para que tanta pressa?

    Anda difícil acompanhar seus passos ultimamente.

    Não precisa dar meia-volta, eu não espero tanto. Eternidade? Não. Só queria sua amizade.

    [...] Foi-se mais um ano.

    [...] Tentei voltar atrás em algumas decisões. Já era tarde.

    Não deixei nada para amanhã. Mesmo assim não fiz sequer metade do que pretendia. [...]

    Calma, Tempo! Espere só um minutinho para eu explicar melhor meu ponto de vista.

    Nem todo mundo é pedra, concorda? Dito isso, imagine então quantos pobres mortais sofrem da mesma agonia diária: giros e mais giros nos ponteiros [...]. Está fugindo de alguém? De quem? De mim? De ontem?

    Eu conheço de cor suas obrigações.

    Estou convencida de suas utilidades.

    Não fosse o Senhor, não existiriam saudade, retrato, suvenir, antiguidade, história, época, período, calendário, outrora, passatempo, novidade, creme antirrugas, disputa por pênaltis, antepassado, descendente, dia, noite, nada, não existiria sabedoria, eu sei disso.

    Não tome como queixas minhas palavras, por favor, não tome.

    Aqui vai apenas uma súplica.

    Ah, se o Senhor fosse mais indulgente, mais piedoso [...] e se distraísse aí pelo caminho, [...] e sofresse um devaneio, e ficasse de bobeira, esquecido das horas, divagando.

    Escute aqui, seu Tempo, que tal deixar passar o resto e parar quieto um pouco?

FALCÃO, Adriana. Caro Senhor Tempo. In: Três em casa. Disponível em: https://bit.ly/3aEV0PQ. Acesso em: 14 jul. 2022. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.

03
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, nos versos “Não fosse o Senhor, não existiriam saudade...”, há uma relação de

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... de que eu gostava tanto.” (4º parágrafo), a expressão destacada substitui

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


05
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Disponível em: http://f.i.uol.com.br/folha/cartum/images/2120016.jpeg. Acesso em: 13 jul. 2022.

Infere-se desse texto que

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Mudar de opinião faz bem!

    Existe uma frase que diz assim: “O triste não é mudar de ideia, triste é não ter ideia para mudar.” E essa frase nos fazer pensar o seguinte, mudar de ideia não é o problema, principalmente quando percebemos que algo está errado.

    Se o caminho que você está seguindo não está sendo o melhor, você precisa repensá-lo, assim como você deve mudar os seus propósitos quando eles não estão alinhados aos seus valores. Ou seja, é pensando em uma outra opinião que você pode descobrir que há um jeito, um caminho, um propósito melhor do que você tem tido de ideia.

    Mudar de opinião não é o problema, mas sim insistir naquilo apenas por vaidade ou orgulho mesmo sabendo que o que tem feito não está funcionando, e para não ficar feio nem chato, você continua pensando e fazendo tudo igual.

    Isso também não significa que você deve ficar mudando de ideia toda hora, pois tem coisas que quando queremos de verdade, mesmo que outras pessoas digam o contrário, você tem que persistir. Porém quando você mesmo percebe que aquilo não vai funcionar ou que aquele pensamento não é o mais certo, é claro que você tem que mudar de opinião!

    O que não pode também é mudar de opinião apenas para agradar os outros, apenas de maneira política para não ficar mal com o ambiente. Não prefira pensar de outra forma, mesmo que no fundo você não concorde, só para se dar bem com os outros, porque isso acaba corrompendo os seus valores.

    Mas se você reconhece que seus valores não estão sendo afetados, que seus propósitos continuam de maneira forte e alinhada e ainda assim o seu pensamento e o seu jeito estão errados, por que não mudar de opinião? Pense bem, mudar de opinião faz bem! [...]

ELIAS, Marcelo de. Mudar de opinião faz bem! In: Marcelo de Elias. Disponível em: https://bityli.com/rbLF5. Acesso em: 20 jul. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

Nesse texto, para defender a ideia de que mudar de ideia é algo positivo, um argumento apresentado pelo autor está no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo e responda as questões 07 e 08.

Terra do sem fim

O navio

    [...] João Magalhães disse que sim, era bem possível. Pensava se demorar na zona algum tempo, ia mesmo ver se valia a pena empregar algum dinheiro em terra, em roças de cacau. Desde o Rio que vinham lhe falando desta zona, da dinheirama que havia por lá. Estava tentado a empregar uma parte do seu capital em fazendas de cacau. É verdade que ele também não podia se queixar, tinha a maior parte do seu dinheiro em prédios no Rio e davam boa renda. Mas restava-lhe algum no banco, umas dezenas de contos e muita apólice da dívida pública. Se valesse a pena...

    Maneca Dantas falou sério, aconselhando:

    — Pois vale, seu Capitão. Vale a pena. Cacau é uma lavoura nova mas a terra daqui é a melhor do mundo para cacau. Já veio muito doutor por aqui estudar e isso é coisa assentada. Não há terra melhor pro cacau. E a lavoura é o que há de bom, eu não troco por café nem por cana-de-açúcar. Só que a gente ainda é um bocado braba mas isso não há de meter medo a um homem como o senhor. Seu Capitão, eu lhe digo: dentro de vinte anos Ilhéus é uma grande cidade, uma capital e todos esses povoados de hoje vão ser cidades enormes. Cacau é ouro, seu Capitão.

    A conversa foi assim se prolongando, falaram da viagem, João Magalhães falou de outras paisagens, viagens de trem, de navios enormes, seu prestígio crescia de momento para momento. A roda foi aumentando [...].

AMADO, Jorge. Terra do sem fim. Disponível em: https://bit.ly/3z7KLN7. Acesso em: 15 jul. 2022. Fragmento.

07
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “Só que a gente ainda é um bocado braba mas isso não há de meter medo a um homem como o senhor.” (3º parágrafo), foi utilizada a linguagem

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF).

O contexto social a que esse texto faz referência é

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia os textos abaixo e responda as questões 09, 10 e 11.

Texto 1

Palavras

    Felizmente há palavras para tudo. Felizmente que existem algumas que não se esquecerão de recomendar que quem dá deve dar com as duas mãos para que em nenhuma delas fique o que a outras deveria pertencer. Assim como a bondade não tem por que se envergonhar de ser bondade, também a justiça não deverá esquecer-se de que é, acima de tudo, restituição, restituição de direitos. Todos eles, começando pelo direito elementar de viver dignamente. Se a mim me mandassem dispor por ordem de precedência a caridade, a justiça e a bondade, daria o primeiro lugar à bondade, o segundo à justiça e o terceiro à caridade. Porque a bondade, por si só, já dispensa a justiça e a caridade, porque a justiça justa já contém em si caridade suficiente. A caridade é o que resta quando não há bondade nem justiça.

SARAMAGO, José. Caderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Texto 2

Bondade

    Dos sentimentos humanos, a bondade, pela sua benevolência, costuma ser conceituada como o mais nobre desses sentimentos. Tenho me encontrado frequentemente com a bondade e, a cada encontro, acrescento um pouco mais do meu entendimento à dimensão altruísta desse sentimento. Altruísta, sim, pois inteiramente debruçada sobre esse lado humano, cultivado, cuidadosamente, esferas intimas do coração. Explicar ou teorizar a bondade é tarefa difícil [...].

    Sei que a bondade se diferencia de outros sentimentos nobres, por exemplo, ela não é gentileza, talvez até tenha um pouco disso, pois, embora importante, a gentileza cumpre mais com sua função social; a bondade, também, não é solidariedade – pode até assemelhar-se um pouco à solidariedade, mas vai um pouco além. Tem algum conteúdo de compaixão, mas ultrapassa esse sentimento por não ficar estacionada na dor pelo sofrimento alheio. [...] A bondade, portanto, é quase indefinível; contém elementos de todos esses nobres sentimentos humanos, mas, conforme já disse, vai além. Como compreender a bondade? Vejo a bondade como a capacidade que algumas pessoas possuem de desenvolver a sua dimensão humana em conformidade com a dimensão humana do outro. [...] É generosa, enobrecedora, transcende limites. [...]

BORGES, Mariú Cerchi. Bondade. In: Diário de Uberlândia. 2019. Disponível em: https://diariodeuberlandia.com.br/coluna/3605/. Acesso em: 18 jul. 2022. Fragmento.

09
(MEC-CAED - ADF).

Esses textos têm em comum o fato de

A
B
C
D
E

    Alternativa "B".

(Créditos da resolução: ??.)


10
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, no trecho “Felizmente há palavras para tudo.”, a palavra em destaque foi usada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

No Texto 1, no trecho “Se a mim me mandassem dispor por ordem de precedência a caridade, a justiça e a bondade,...”, o termo em destaque foi usado para

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Leia o texto abaixo.

Quebra de milho

    [...] A terra é a mãe,

    isso não é segredo

    O que se planta

    esse chão nos dá

    Uma promessa [...]

    Prá mandar chuva

    pro milho brotar...

    Passou setembro,

    outubro já chegou

    Já vejo o milho

    brotando no chão

    Tapando a terra

    feito manto verde

    Prá esperança do meu coração

    Mês de dezembro,

    vem as boas novas

    A roça toda já se embonecou[...]

    E comer o fruto

    que já madurou...

    Mês de janeiro,

    comer milho assado

    Mingau e angu

    no mês de fevereiro

    Na palha verde

    enrolar pamonha

    E comer cuscuz

    durante o ano inteiro

    Quando é chegado

    o tempo da colheita

    Quebra de milho,

    grande mutirão

    A vida veste sua roupa nova

    Prá ir no baile lá no casarão...

ANDRADE, Tom; MANUELITO. Quebra de milho. Disponível em: https://bit.ly/3vivLKA. Acesso em: 12 abr. 2022. Fragmento. Mantida a ortografia original do texto.

Qual é o contexto social em evidência nesse texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário