sexta-feira, 31 de março de 2017

Quiz 27: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 27: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 27: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e, responda as questões 01, 02 e 03.

Backup de lembranças

    O americano Gordon Bell, pioneiro da comunicação na década de 60, fez um experimento consigo mesmo para mostrar como finalmente podemos escapar do esquecimento biológico. Tudo começou em 1998, quando Bell decidiu digitalizar todos os documentos de papel que guardava desde os anos 50: fotos, anotações de trabalho e até imagens de suas roupas. No “ápice” do experimento, retratado em O Futuro da Memória (2009, Editora Campus), ele chegou a gravar quase tudo o que acontecia na sua vida. Para isso, usava uma microcâmera em seu peito que tirava fotos a cada 5 segundos, e carregava um gravador para captar todos os sons que ouvia. Tudo o que Gordon lê num computador é automaticamente repassado para um sistema que funciona como um Google pessoal. Lá, ele consegue checar instantaneamente quando e com quem estava em dado momento, e até encontrar o que aquela pessoa disse. “É ótimo ter um backup de memória”, diz o pesquisador da Microsoft de 76 anos, que critica as técnicas de memorização.

    Na verdade, há quem argumente que a cabeça é um dos piores lugares para se guardar uma memória — ao menos se você quiser ser uma versão mais próxima do que realmente aconteceu. Imagine que nosso armazenamento de informação é semelhante a uma trupe de atores (os neurônios) interpretando uma peça. Cada um sabe somente suas falas, que devem ser ditas após a deixa dos outros. Se um dos atores ficar doente, atrapalha a peça, forçando os companheiros a improvisar. A metáfora serve para explicar por que, ao recuperarmos algumas de nossas memórias, nós as fortalecemos, mas enfraquecemos e esquecemos outras que não estão relacionadas. E (desculpe, Gordon Bell) não há arquivo que combata isso.

Galileu. n. 241. Ago. 2011. p. 45. Fragmento.

Nesse texto, o autor compara os neurônios a

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "E".

(Fonte da resolução: ??.)


02
Nesse texto, sobre o armazenamento da memória, há uma opinião em:
A
B
C
D
E

    A questão é bastante claro, visto que é explícita a defesa da opinião sobre o armazenamento da memória por Gordon Bell, visto que todo o seu experimento se baseia em beckups de memória a partir de sua crítica às técnicas e memorização.

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: provaparana.)


03
Nesse texto, no trecho “, ele consegue checar instantaneamente...” (1° parágrafo), a palavra destacada está no lugar de
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


04
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Para os pilotos da Sauber, as difi culdades devem ser bastante diferentes no GP do Brasil

    Prontos para correr a última prova da temporada 2013, Esteban Gutiérrez e Nico Hulkeberg fi zeram suas avaliações sobre o GP do Brasil [...] no circuito de Interlagos.

    Segundo Hulkenberg, as boas lembranças da etapa brasileira lhe motivam a tentar fazer o máximo possível com o C32 da Sauber.

    Hulkenberg e Gutiérrez deram suas opiniões sobre o circuito de Interlagos.

    “O GP do Brasil é sempre muito especial. A atmosfera é algo extraordinário. Tenho boas lembranças do Brasil. Consegui aqui a minha primeira pole position em 2010. No ano passado eu estava em condições complicadas e terminei a corrida no pódio”, relembrou Hulkenberg.

    Já Gutiérrez prevê difi culdades para o GP do Brasil. Pela primeira vez em Interlagos, o piloto da Sauber destacou que ainda possui problemas para aprender a correr em novas pistas com o C32. “Interlagos é uma pista em que eu nunca dirigi, no entanto, é muito curto e eu geralmente ainda tenho problemas para aprender a guiar em pistas assim. Quando eu era mais novo eu tinha um simulador de PlayStation, e eu sempre escolhia muito esta pista. Agora vou ter a chance de pilotar por ela de verdade. Temos que usar todas as oportunidades para arrancar o máximo de pontos possíveis”, fi nalizou Gutiérrez.

Disponível em: http://migre.me/hqNaW. Acesso em: 14 nov. 2013.

A respeito do circuito de Interlagos, Esteban Gutiérrez e Nico Hulkeberg apresentam opiniões

A
B
C
D
B

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


05
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto abaixo.

Dona Idalina

    Ela não tinha muito mais do que 1,5 metro de altura. Por isso, o coque de dois andares, no estilo “bolo de noiva” e os infalíveis saltos 12. O tec-tec nos corredores nos avisava da chegada da baixinha, mas assim que aparecia na porta da classe, ela crescia e sua gigantesca autoridade preenchia a sala. Alunas de pé, 40 ginasianas tagarelas, e nenhum pio. [...]

    E nunca a ouvi aumentar o tom de voz. Bastava a inflexão e já nos púnhamos no nosso lugar. Voz poderosa e mágica que sabia também modular-se em doçuras quando lia um poema, vibrar uma passagem mais emocionante de um romance, e ainda ser firme e clara quando explicava a gramática. Felicidade para mim era ter uma redação escolhida por ela. Porque ela a lia. L-i-a. Lia se transportando e nos transportando para um mágico mundo de sons melodiosos, pausas, tons, ritmos. Palavras que ganhavam vida e beleza. Ao ouvi-la, até eu duvidava: teria sido eu mesma que escrevera tão bonito? [...]

PAMPLONA, Rosana. Carta na escola: set. 2010. Fragmento.

Nesse texto, predomina um sentimento de

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


06
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e responda as questões 06 e 07.

Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por pesquisadores com uso de radar

    Pesquisadores italianos anunciaram nesta quarta-feira (25) que há indícios de presença de água líquida em Marte. Segundo dados coletados por um radar da Agência Especial Europeia (ESA), há um “reservatório” de água líquida repousando abaixo de camadas de gelo e poeira na região polar sul do planeta vermelho.

    A descoberta levanta a possibilidade de que se encontre vida no planeta, já que a água é essencial para a existência de organismos vivos. Os cientistas tentam há muito tempo provar a existência de água líquida em Marte. [...]

    A confirmação científica sobre como deve ser esse líquido – doce ou salgado – deverá demorar, de acordo com o doutor em astronomia pela USP, Douglas Galante. Ele diz que para conseguir isso, precisamos perfurar o solo do planeta em uma profundidade que ainda não estamos preparados. [...]

    Antes dos pesquisadores italianos, a Nasa já tinha apontado outras evidências de água líquida em Marte. Em 2015, a agência anunciou que o robô Curiosity descobriu sinais da existência de ‘salmouras’ na superfície do planeta, formadas quando os sais no solo, chamados de percloratos, absorvem vapor de água da atmosfera.

    “O que a gente descobriu primeiro é que existia água congelada em solo marciano. Depois, foram encontradas evidências de água escorrendo pela superfície de Marte, mas ela aparecia esporadicamente, só no verão, e era salobra. E o que esse novo trabalho mostrou? É a primeira vez que foi encontrada uma grande quantidade de água na superfície marciana em estado líquido”, explicou Galante. [...]

    O que é importante entender é que esses sais na água de Marte, os percloratos, podem não ser os melhores para proliferação de organismos vivos e são tóxicos. Pesquisadores mostram, no entanto, que há alguns tipos de vida que poderiam viver nessa salmoura do planeta vermelho. [...]

DANTAS, Carolina. Evidências da presença de água líquida em Marte são descobertas por pesquisadores com uso de radar. In. G1. 2018. Acesso em: 3,0 ju. 2018. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... mas ela aparecia esporadicamente,...” (5º parágrafo), o pronome em destaque refere-se à

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


07
De acordo com esse texto, a consequência da descoberta de água em marte está no trecho:
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


08
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

Disponível em: http://www.umsabadoqualquer.com/page/4//. Acesso em: 23 nov. 2015.

O humor desse texto está no fato de o gato ter

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "D".

(Fonte da resolução: ??.)


09
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir.

Argentinos são maioria entre estrangeiros que visitam Búzios, diz pesquisa

    A Prefeitura de Búzios, no litoral norte do Rio de Janeiro, divulgou neste sábado em seu site uma pesquisa que aponta que 59% dos turistas estrangeiros que visitam a cidade são procedentes da Argentina.

    Além de serem os estrangeiros em maior número, os argentinos permanecem no município em temporadas com média de sete dias, segundo o levantamento, que escutou 2 135 turistas entre janeiro e março deste ano. Além disso, alguns deles passam a residir no balneário, na Região dos Lagos, e se tornam proprietários de pousadas, restaurantes e outros negócios.

    De acordo com a pesquisa, 40% dos turistas estrangeiros em Búzios procedem de Chile, Uruguai, França e Estados Unidos e 1% restante de outros 52 países, com um número crescente de russos.

    Entre os visitantes brasileiros, cuja temporada média é de entre três e quatro dias na cidade, 45% são de outras cidades do Rio, 19% do estado de São Paulo e 13% de Minas Gerais.

    Ainda segundo o levantamento, 62% dos visitantes se hospedam na rede hoteleira da cidade, 8% em navios e 30% em municípios vizinhos, como Cabo Frio e Arraial do Cabo.

Disponível em: http://br.finance.yahoo.com/news/argentinos. Acesso em: 1 jul. 2011.

Qual é o assunto abordado nesse texto?

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "A".

(Fonte da resolução: ??.)


10
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto a seguir e responda as questões 10 e 11.

A evidência

    Ainda que pasmem os leitores, ainda que não acreditem e passem, doravante, a chamar este escritor de mentiroso e fátuo, a verdade é que, certo dia que não adianta precisar, entraram num restaurante de luxo, que não me interessa dizer qual seja, um ratinho gordo e catita e um enorme tigre de olhar estriado e grandes bigodes ferozes. Entraram e, como sucede nas histórias deste tipo, ninguém se espantou, muito menos o garçom do restaurante.

    Era apenas mais um par de fregueses. Entrados os dois, ratinho e tigre, escolheram uma mesa e se sentaram. O garçom andou de lá prá cá e de cá prá lá, como fazem todos os garçons durante meia hora, na preliminar de atender fregueses, mas, afinal, atendeu-os, já que não lhe restava outra possibilidade, pois, por mais que faça um garçom, acaba mesmo tendo que atender seus fregueses. Chegou, pois, o garçom e perguntou ao ratinho o que desejava comer. Disse o ratinho, numa segurança de conhecedor:

    — Primeiro você me traga Roquefort au Blinnis. Depois Couer de Baratta filet roti à la broche pommes dauphine. Em seguida Medaillon Lagartiche Foie Gras de Strasbourg. E, como sobremesa, me traga um Parfait de biscuit Estraguèe avec Cerises Jubilée. Café.

    Beberei, durante o jantar, um Laffite Porcherrie Rotschild 1934.

   — Muito bem — disse o garçom. E, dirigindo-se ao tigre — E o senhor, que vai querer?

    — Ele não quer nada — disse o ratinho.

    — Nada? – tornou o garçom — Não tem apetite?

    — Apetite? Que apetite? — rosnou o ratinho enraivecido — [...] Então você acha que se ele estivesse com fome eu ia andar ao lado dele?

Moral: É necessário manter a lógica mesmo na fantasia.

FERNANDES, Millôr. Fábulas fabulosas. Rio de Janeiro, 1964, p. 89.

Nesse texto, no trecho “... um ratinho gordo e catita e um enorme tigre de olhar estriado e grandes bigodes ferozes.” (1º parágrafo), o elemento da narrativa predominante é

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)


11
Nesse texto, no trecho “Em seguida Medaillon Lagartiche Foie Gras de Strasbourg.” (2º parágrafo), o autor empregou a palavra destacada para
A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "C".

(Fonte da resolução: ??.)


12
(SEDUCE-GO - A.D. - 2021).

Leia o texto e responda.


LEITE. Obstáculos da leitura #83. In: Sófia e Otto. 2018. Disponível em: http:// sofiaeotto.com.br. Acesso em: 13 jul. 2018.

De acordo com esse texto, a menina

A
B
C
D
E

    Portanto, alternativa "B".

(Fonte da resolução: ??.)




Nenhum comentário:

Postar um comentário