domingo, 26 de março de 2017

Quiz 31: PORT. - 3ª Série (Ens. Médio)

Quiz 31: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio
Quiz 31: PORTUGUÊS - 3ª Série - Ensino Médio

01
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Cozinhar é um Dom

    Cozinhar é um dom. Cozinhar é uma arte. Quando fazemos parte de uma refeição bem-feita e organizada, parece que o ato de sentarmos à mesa fica mais alegre e gostoso. E a pessoa que cozinhou o alimento, sente-se orgulhosa e satisfeita. [...] É muito bom saber cozinhar, sentir o aroma dos temperos no ar, o cheirinho gostoso de comida tomando conta do nosso lar. É de dar água na boca. [...] Na minha opinião, as comidas mais saborosas são as mais simples, aquelas que fazem parte da nossa rotina diária. A comida tem o poder de nos animar, mesmo quando o dia parece chato. E é por isso que podemos dizer, que quem cozinha, além de se satisfazer com o resultado final de sua obra, também tem o dom de deixar seus consumidores mais felizes. [...] Enfim, por todos esses motivos, acho interessante irmos em busca, cada vez mais, de conhecimento sobre aquilo que nos torna felizes. A culinária pode proporcionar o sentimento de satisfação tanto de quem consome o alimento tanto de quem o faz. [...]

ALINE. Cozinhar é um Dom. In: Medium. 2016. Disponível em: https://bit.ly/30oJ0sW. Acesso em: 8 mar. 2021. Fragmento.

No final desse texto, no trecho “A culinária pode proporcionar o sentimento de satisfação...”, a forma verbal em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 02, 03 e 04.

O calor volta a atingir o Sul essa semana? A resposta é sim!

    Você está se perguntando se o calor vai voltar a atingir o Sul? A resposta, infelizmente para aqueles que preferem o tempo ameno, é SIM. Nesta segunda-feira (31), ainda há potencial de chuva no Paraná e no leste de Santa Catarina, mas as máximas previstas em todos os estados já passam dos 30 graus.

    A partir desta terça-feira (01), a tendência é que o tempo fique mais seco e quente em todos os estados, com máximas aumentando e atingindo quase 40 graus no noroeste do Rio Grande do Sul — e fica ainda pior, na quarta-feira (02) as máximas podem ultrapassar os 40 graus no estado.

    A situação de calor extremo continua até esta quinta-feira (03), quando as máximas continuam atingindo valores em torno de 40 graus. Mas, felizmente, a chuva começa a retornar ao território gaúcho.

    Apenas entre os dias 05 e 06 de fevereiro, no próximo fim de semana, a chuva retorna de maneira mais generalizada para o Sul e alivia o calor. Mas, como o tempo pode variar localmente, não deixe de conferir a previsão para sua cidade [...].

MANENTE, Matheus. O calor volta a atingir o Sul essa semana? A resposta é sim! In: Tempo.com. 2022. Disponível em: https://bit.ly/3JrLvPz. Acesso em: 1 fev. 2022. Adaptado para fins didáticos. Fragmento.

02
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... para aqueles que preferem o tempo ameno ,...” (1º parágrafo), a palavra em destaque significa

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


03
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... as máximas podem ultrapassar os 40 graus...” (2° parágrafo), a forma verbal em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


04
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho que apresenta uma marca da parcialidade do autor é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 05, 06 e 07.

Vamos fugir com Calvin e Haroldo?

    Nem precisa ser criança para conhecer “Calvin and Hobbes”. Calvin é um menino [...] de seis anos e Hobbes é o seu tigre de pelúcia, mas que está muito vivo para o menino. Os dois são muito conhecidos para quem lê jornais e podem ser encontrados em livros didáticos. Quem nunca leu os originais em inglês deve estar se perguntando: mas não é Calvin e Haroldo?

    Pois bem, “Calvin and Hobbes” é uma série de tiras do norte-americano Bill Watterson, que também escrevia e ilustrava a obra. As tirinhas foram publicadas em mais de 2000 jornais pelo mundo entre a sua criação, em 1985, e o seu fim, em 1995. O nome “Calvin” é inspirado por João Calvino, reformador religioso do século XVI [...]. “Hobbes”, por sua vez, vem de Thomas Hobbes, o filósofo inglês do século XVII. [...] Quem estudou pra passar no vestibular ou pra mandar bem nas provas de filosofia provavelmente conhece as referências.

    Aqui no Brasil (e em Portugal também, conforme li) a obra foi nomeada “Calvin e Haroldo”, o que foi muito criticado pelos fãs, já que “Haroldo” não se refere a ninguém e, pelo jeito, só foi usado para deixar o nome mais simples aos leitores daqui.

    Comecei a ler Calvin e Haroldo [...] no último mês. Já havia lido em jornais e livros, mas nunca parei pra ler uma obra todinha deles. Estou encantada com a genialidade de Bill Watterson. Os quadrinhos, onde Calvin e Haroldo brincam, questionam os costumes, se aventuram e transformam a realidade em pura fantasia [...].

Disponível em: https://www.skoob.com.br/livro/resenhas /3611/mais-gostaram/mpage:2. Acesso em: 31 jan. 2022. Fragmento.

05
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, o trecho “... pra mandar bem nas provas...” (2º parágrafo) apresenta uma linguagem que pode ser encontrada em

A
B
C
D
E

    Alternativa "A".

(Créditos da resolução: ??.)


06
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, há uma marca de opinião no trecho:

A
B
C
D
E

    Alternativa "D".

(Créditos da resolução: ??.)


07
(MEC-CAED - ADF).

Nesse texto, no trecho “... também escrevia e ilustrava a obra...” (2º parágrafo), o termo em destaque foi utilizado para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


08
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Como comecei a escrever

    Aí por volta de 1910 não havia rádio nem televisão, e o cinema chegava ao interior do Brasil uma vez por semana aos domingos. As notícias do mundo vinham pelo jornal, três dias depois de publicadas no Rio de Janeiro. Se chovia a potes, a mala do correio aparecia ensopada, uns sete dias mais tarde. Não dava para ler o papel transformado em mingau.

    Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler, eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.

    Durante o curso, minhas professoras costumavam passar exercícios de redação. Cada um de nós tinha de escrever uma carta, narrar um passeio, coisas assim. Criei gosto por esse dever, que me permitia aplicar para determinado fim o conhecimento que ia adquirindo do poder de expressão contido nos sinais reunidos em palavras.

    Daí por diante, as experiências foram se acumulando, sem que eu percebesse que estava descobrindo a leitura. Alguns elogios da professora me animavam a continuar. Ninguém falava em conto ou poesia, mas a semente dessas coisas estavam germinando. Meu irmão, estudante na Capital, mandava-me revistas e livros, e me habituei a viver entre eles. Depois, já rapaz, tive sorte de conhecer outros rapazes que também gostavam de ler e escrever.

    Então começou uma fase muito boa de troca de experiências e impressões. Na mesa do cafésentado [...], eu tirava do bolso o que escrevera durante o dia, e meus colegas criticavam. Eles também sacavam seus escritos, e eu tomava parte nos comentários. Tudo com naturalidade e franqueza. Aprendi muito com os amigos, e tenho pena dos jovens de hoje que não desfrutam desse tipo de amizade crítica.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em: http://zip.net/bltdNR. Acesso em: 5 maio 2016.Fragmento.

Infere-se desse texto que o narrador

A
B
C
D
E

    Alternativa "E".

(Créditos da resolução: ??.)


09
(MEC-CAED - ADF). Leia o texto abaixo.

Disponível em: https://bit.ly/3gdshRi. Acesso em: 31 jan. 2022.

Nesse texto, as formas verbais “doe” e “multiplique” foram utilizadas para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


Leia o texto abaixo para responder as questões 10, 11 e 12.

10
(MEC-CAED - ADF).

Fóssil de pinguim gigante é descoberto na Nova Zelândia

    [...] O fóssil da nova espécie foi descoberto na Nova Zelândia, o mesmo país do papagaio gigante. O pinguim tinha um metro e 60 centímetros de altura e pesava de 70 a 80 quilos — medidas próximas às de uma mulher adulta, para se ter uma ideia.

    A nova espécie foi registrada por uma equipe de paleontólogos do Museu de Canterbury, na região norte do país. O Crossvallia waiparensis supera o pinguim-imperador, a maior espécie de pinguim atualmente. A ave ancestral é 40 centímetros mais alta e quatro vezes mais pesada que seu parente vivo.

    Os pesquisadores acreditam que o super pinguim tenha existido no Hemisfério Sul [...].

    A equipe não encontrou o esqueleto completo do animal, apenas alguns ossos das pernas, porém foi o suficiente para descobrir características valiosas do bicho. Os pés desempenhavam um grande papel na natação, mas talvez eles não estivessem adaptados a ficar de pé como os pinguins modernos.

    Esse não é o primeiro pinguim de proporções monstruosas a ser descoberto. O Crossvallia unienwillia foi encontrado na Antártica em 2000. Os dois viveram na mesma época, mas o fóssil mais recente ainda supera o outro: a nova espécie é 20 centímetros mais alta. [...]

    A Nova Zelândia possui uma grande coleção de aves monstruosas e extintas. O papagaio e o pinguim são apenas alguns exemplos. Lá também existia a águia-de-haast, com asas de três metros de comprimento, e uma espécie chamada moa, muito parecida com as emas brasileiras — a diferença é que a moa media mais de três metros e meio de altura. Pois é: com essas “super aves”, melhor pensar duas vezes antes de reclamar dos minúsculos cocôs de pombo.

ROSSINI, Maria Clara. Fóssil de pinguim gigante é descoberto na Nova Zelândia. In: Superinteressante. 2019. Disponível em: https://super.abril.com.br/ ciencia/fossil-de-pinguim- gigante-e-descoberto-na -nova-zelandia/. Acesso em: 4 fev. 2022. Fragmento.

Nesse texto, no trecho “... talvez eles não estivessem adaptados a ficar de pé...” (4º parágrafo), a palavra em destaque foi utilizada para

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


11
(MEC-CAED - ADF).

Qual é a informação principal desse texto?

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)


12
(MEC-CAED - ADF).

Um trecho desse texto em que há uma marca de parcialidade do autor é:

A
B
C
D
E

    Alternativa "C".

(Créditos da resolução: ??.)






Nenhum comentário:

Postar um comentário